Pendentes, ao lado do sofá ou sobre a mesinha de centro. Não importa o lugar, o importante mesmo é abrir espaço para as plantas para sala. Um único vasinho já é capaz de modificar o ambiente e transformá-lo em um lugar muito mais agradável, prazeroso e aconchegante.
Se você está pensando em adotar uma plantinha, esse post é perfeito para você. Vamos te mostrar as espécies ideais para cultivar na sala, os cuidados necessários para mantê-las sempre radiantes e, claro, uma seleção de fotos incríveis. Confira abaixo:
Espécies mais indicadas de plantas para sala
Para ter plantas sempre bonitas dentro de casa é importante observar as características de cada espécie e as condições que a sua sala oferece para ela. Se você tem uma sala cheia de luz natural e até com uma brecha de sol durante o dia, aposte em plantas que gostam desse tipo de ambiente. Agora, caso sua sala receba pouca ou quase nenhuma iluminação natural, o ideal é buscar por plantas que se adaptam melhor à sombra ou meia-sombra. Veja algumas opções:
1. Pleomele
A Pleomele (Dracaena reflexa) é um tipo de arbusto que pode atingir até dois metros de altura. Muito utilizada em decoração de interiores, essa espécie possui aspecto rústico e é perfeita para ser cultivada em ambientes de baixa luminosidade. Para mantê-la sempre bonita regue-a com frequência e mantenha a terra adubada.
2. Antúrio
O antúrio (Anthurium sp.) é uma planta de aparência rústica com folhas verde escuro e flores vermelhas, apesar de possuir outras variedades. A planta floresce o ano todo e é ótima para decorar mesas de centro e aparadores, em vasos maiores pode adornar algum canto da sala. Cultive-a à meia-sombra, mantendo a terra úmida e adubada para garantir a beleza do seu antúrio.
3. Lírio da Paz
O lírio da paz (Spathiphylum wallisii) é uma planta de porte elegante e clássico, ideal para decorar com graça e charme a sala de estar. O Lírio da Paz adora ambientes sombreados e frescos. Regue-o sempre que a terra estiver seca, essa espécie precisa de solo úmido para manter-se bonito e viçoso.
4. Palmeira Areca
A Palmeira Areca (Dypsis lutescens) é uma ótima opção de planta para sala. Ela se adapta muito bem à meia-sombra. Para cuidar da Palmeira Areca basta regá-la regularmente e manter a terra adubada e com boa drenagem. Atenção apenas para ambientes que possuam ar-condicionado, pois o equipamento pode prejudicar a planta que aprecia umidade.
5. Palmeira Ráfis
A Palmeira Ráfis (Rhapis Excelsa) também é muito utilizada na decoração de interiores. A planta cresce bem, podendo chegar a 1,5 metros, portanto prepare um cantinho da sala que possa acomodar adequadamente a palmeira. Mantenha o solo adubado e regue sempre que a terra estiver seca.
6. Dracena
A Dracena (Dracaena fragrans), também conhecida como pau d’água e coqueiro de vênus, é indicada para decorar salas que recebam luz solar direta. Por isso, o mais adequado é que ela seja cultivada próximo à janela. Regue e adube-a com frequência.
7. Singônio
As folhas rajadas do Singônio (Syngonium angustatum), que alteram de cor na medida em que a planta vai amadurecendo, tornam a planta uma excelente opção decorativa. Os cuidados com o singônio são simples: mantenha-o à meia sombra, regue e adube regularmente.
8. Jade
A Jade (Crassula ovata) também é conhecida como árvore da vida ou árvore da amizade. Mas não pense que é por causa do tamanho, pelo contrário, essa planta é de porte pequeno. A longa vida da planta é o que a torna semelhante a uma árvore. A jade, na verdade, é uma espécie de suculenta que ama ficar à sombra. A rega, como para qualquer suculenta, deve ser feita sempre que o solo estiver seco.
9. Cacto
Os cactos, dos mais variados tipos, são a planta da moda na decoração. Eles são muito fáceis de cuidar, não necessitam de regas constantes ou adubação. A variedade de espécies, dos menores aos maiores, permite que sejam usados em espaços variados.
10. Samambaia
As samambaias, também encontradas em diferentes espécies, voltaram com tudo para a decoração de interiores. A planta de folhas pendentes é ideal para adornar armários altos ou prateleiras elevadas. As samambaias, contudo, devem ser cultivadas à meia-sombra, com solo bem drenado e regas frequentes.
11. Ripsalis
O formato das folhas pendentes da Ripsalis (Rhipsalis bacífera) também a tornaram conhecida com o nome de cacto macarrão. Essa espécie combina muito bem com samambaias, bromélias e orquídeas. Cultive-a à meia-sombra com regas espaçadas.
12. Orquídea
As orquídeas, dos mais variados tipos, deixam qualquer ambiente mais sofisticado e elegante. Mesmo não florescendo todo o ano, as orquídeas precisam de cuidados constantes. Adubação apropriada e regas frequentes estão na lista de cuidados com a planta.
13. Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma das plantas mais utilizadas na decoração de casas, seja pelo seu simbolismo ou pela sua fácil manutenção. O fato é que a planta é ótima para purificar o ambiente e, segundo a tradição popular, mantem a casa protegida. A planta geralmente é utilizada na entrada do ambiente, mas também pode vir sobre mesas de centro ou em composições com outras espécies. Lembre-se de deixá-la a meia-sombra e de regá-la sempre que a terra estiver seca.
14. Costela de Adão
A Costela de Adão (Monstera Deliciosa) é uma planta de alto valor estético e decorativo. O formato de suas folhas embeleza qualquer ambiente e se tornou um ícone da cultura pop, presente até no mundo da moda. A planta aprecia meia-sombra e regas espaçadas. Para deixá-la ainda mais bonita, limpe as folhas com um pano úmido sempre que elas estiverem com pó.
16. Jibóia
A Jibóia (Epipremnum pinnatum) é uma planta de fácil manutenção, crescimento rápido e muito decorativa. A planta é um tipo de trepadeira que pode ser cultivada à meia-sombra, mesmo tolerando bem a exposição ao sol pleno.
É bom ter planta na sala?
Essa é a dúvida que aflige muitos na hora de adquirir uma “plantinha” para decorar a sala! Afinal, planta nem sempre é sinônimo de saúde e bem estar. Mas para seu alívio elas trazem uma série de vantagens para a sala de estar, principalmente se existe um espaço de trabalho nesse ambiente.
Veja aqui algumas delas
- Purifica o ar: Essa é a primeira de todas e a mais importante! Existe sensação melhor que um ambiente limpo e refrescante? As plantas melhoram a qualidade do ar em ambientes fechados, principalmente onde a circulação de ar é limitada, como a sala de estar.
- Reduz o estresse: Tudo que envolve a natureza é relaxante. Tirar uns minutos para cuidar delas pode ter um efeito calmante, principalmente para quem vive em cidades grandes, onde o contato é ainda menor. Estudos mostram que a presença de plantas na sala pode aumentar a sensação de bem estar dos moradores.
- Melhora da umidade: As plantas liberam água no ar através do processo de transpiração, o que pode aumentar a umidade do ambiente. Isso é particularmente útil em ambientes secos, ajudando a prevenir problemas respiratórios, pele seca, entre outros.
- Redução do ruído: Conforto sonoro na sala é tudo! As plantas diminuem os níveis de ruído dentro de uma sala, absorvendo, difundindo e refletindo sons. Isso pode criar um ambiente mais tranquilo e agradável para assistir uma televisão, conversar e relaxar!
- Estímulo e criatividade: A presença de plantas na sala de estar podem estimular a criatividade e a produtividade, principalmente para quem trabalha em casa. A cor verde, de acordo com o feng shui, possui um efeito calmante que ajuda a melhorar o foco e a clareza mental.
60 imagens de plantas para sala que você pode se inspirar na hora de decorar
Confira nas imagens abaixo como você pode inserir essas e outras plantas na sua sala e deixar o ambiente ainda mais bonito:
Imagem 1 – Uma sala moderna traz plantas até nos quadros.
Imagem 2 – Palmeira gigante enobrece a sala; mini jardim vertical deixa o ambiente ainda mais aconchegante.
Imagem 3 – Em meio à decoração branca, o vaso de Espada de São Jorge se destaca.
Imagem 4 – Plantas da moda compõem a decoração dessa sala.
Imagem 5 – Suculentas e mini cactos decoram com charme e são ótimas opções para quem não tem muito tempo para as plantinhas.
Imagem 6 – Discreta, ao lado do sofá, essa palmeira ráfis decora com sutileza.
Imagem 7 – Ambientes menores e com pouco espaço podem utilizar plantinhas suspensas no teto.
Imagem 8 – Costela de Adão no cesto de vime transformou o visual dessa sala.
Imagem 9 – No fundo branco, a samambaia se destaca.
Imagem 10 – Sala em tons pastéis ganha mais vida com o tom verde vibrante das plantas.
Imagem 11 – O verde fica por conta do vaso sobre a mesa.
Imagem 12 – Sala de estilo rústico foi valorizada com o vaso de cacto.
Imagem 13 – Na parede, no chão ou sobre móveis: escolha a melhor forma de inserir as plantas na decoração da sua sala.
Imagem 14 – Parede de tijolo fica ainda mais em evidência com a presença do vaso de palmeira.
Imagem 15 – Mesmo a decoração mais clean fica mais bonita na companhia de plantas.
Imagem 16 – Lembrando um terrário, o vasinho de barro fica acomodado dentro do recipiente de vidro.
Imagem 17 – Jiboia descendo pelas prateleiras do home office.
Imagem 18 – Verde vivo das folhas da avenca alegra a sala.
Imagem 19 – A decoração sóbria ganhou energia com o verde das folhas da costela de adão.
Imagem 20 – Vasos de barro são mais decorativos, porém disputam água com a planta.
Imagem 21 – Plantas para sala: Figueira Lira esbanjando vida e alegria na sala de estar.
Imagem 22 – Não quer plantar? Recolha galhos de espécies variadas e monte um arranjo.
Imagem 23 – Nesta sala as plantas ficam apenas no chão.
Imagem 24 – Espécies pendentes decoram o espaço que marca a divisão dos cômodos.
Imagem 25 – Planta com flor precisa de muita luz para se manter bonita; nesse caso a melhor opção é deixá-la sob a janela.
Imagem 26 – Decoração romântica e de tons pastéis ganha vida com o verde escuro do mini arbusto.
Imagem 27 – Quando as folhas começarem a amarelar, considere a possibilidade de fazer uma poda na sua planta.
Imagem 28 – Plantas para sala: cantinho dedicado só para elas.
Imagem 29 – Se o sol não entra na sua sala, aposte em um quadro da sua planta favorita.
Imagem 30 – Adapte o tamanho da vaso para o tamanho da planta.
Imagem 31 – Um delicado vaso de suculentas sobre os livros; no chão um exemplar de pacová.
Imagem 32 – Plantas para sala: Pacovás são ótimas opções decorativas para ambientes pouco iluminados.
Imagem 33 – Suportes próprios para plantas acomodam os vasos com mais sustentação.
Imagem 34 – Prateleiras altas? Aposte em espécies pendentes para decorá-la.
Imagem 35 – Chique, elegante ou rústico? Tenha os três estilos na sua sala com um vaso de costela de adão.
Imagem 36 – Em meio aos tons coloridos e vibrantes, o vaso discreto sobre a mesa não passa despercebido.
Imagem 37 – A rusticidade da samambaia em contraste com o vaso dourado.
Imagem 38 – Plantas para sala: lírio da paz garantindo o toque verde e natural à sala.
Imagem 39 – Plantas para sala: vaso de renda francesa complementa a proposta delicada e infantil dessa decoração.
Imagem 40 – Espada de São Jorge ou Santa Bárbara? Diferencie os tipos pela borda amarela na folha, característica presente apenas na versão feminina da planta.
Imagem 41 – Plantas para sala no alto, mas ainda sim podem ser apreciadas.
Imagem 42 – Plantas combinam com qualquer tipo de decoração de sala.
Imagem 43 – Tudo verde nessa varanda.
Imagem 44 – Se não puder apostar na versão natural, leve o verde para a sala com versões artificiais e estilizadas da sua planta preferida.
Imagem 45 – Plantas para sala: mesinha lateral parece que foi feita para apoiar vasos de planta.
Imagem 46 – Plantas para sala: folhas de Pacová decoram com descrição e elegância.
Imagem 47 – Ambientes rústicos pedem por plantas na decoração.
Imagem 48 – Plantas para sala de grande porte precisam ficar em um espaço que não atrapalhe a circulação.
Imagem 49 – Plantas para sala: mesmo distantes da janela, as plantas podem ser saudáveis se forem bem cuidadas.
Imagem 50 – Plantas valorizaram o piso de madeira dessa sala.
Imagem 51 – Espécies trepadeiras também podem ser utilizadas dentro de casa, a mais comum é a jiboia.
Imagem 52 – Na frente da parede verde, as plantas parecem se camuflar.
Imagem 53 – Arranjo descontruído de parede feito com galhos, folhas e flores.
Imagem 54 – Flores são mais difíceis de serem cultivadas dentro de casa, mas você pode inseri-las na decoração por meio de arranjos.
Imagem 55 – Plantas para sala na balança.
Imagem 56 – Plantas para sala: apenas um toque verde na decoração.
Imagem 57 – Sala de estilo tropical.
Imagem 58 – Perto da janela, os vasos de planta se aproveitam da luz.
Imagem 59 – Planta para sala: bananeira de jardim decorando a sala de cores sóbrias.
Imagem 60 – Sala azul e verde cheia de plantas.