O podocarpo é um tipo de pinheiro de origem asiática, muito comum em países como China e Japão. Por lá, inclusive, o pinheiro recebe o nome de Kusamaki.
Já por aqui, o podocarpo ganhou o apelido carinhoso de Pinheiro de Buda, talvez por referência à sua origem asiática e por seu cultivo em jardins de estilo zen.
Mas porque estamos aqui falando em podocarpo? Simples! Porque essa é uma das melhores opções de planta para quem deseja fazer uma cerca viva ou simplesmente complementar um projeto paisagístico.
O podocarpo também é tão versátil que pode ser usado em vasos formando composições menores, mas ainda assim muito elegantes, principalmente em entradas de casas e estabelecimentos comerciais.
Quer saber mais a respeito do podocarpo? Então continue a leitura deste post com a gente.
Características do Podocarpo
O podocarpo pertence a uma grande família de pinheiros chamada Podocarpaceae.
Esse pinheiro tem origem nos países asiáticos e se desenvolve muito bem em regiões de clima temperado e subtropical. Mas por sorte, o podocarpo também se mostrou muito aberto ao clima tropical e litorâneo brasileiro, ou seja, você pode plantar o pinheiro mesmo que more na praia.
O podocarpo, quando plantado livremente na natureza, pode chegar a atingir 20 metros de comprimento.
As folhas desse pinheiro são pequenas e alongadas com um tom de verde escuro brilhante muito bonito.
Na primavera, o podocarpo revela suas flores e seus pequenos frutos, semelhantes a bolinhas vermelhas, que são o alimento preferido de muitos pássaros.
Quando cuidado com carinho, o podocarpo pode viver por até 50 anos.
Como plantar podocarpo
O podocarpo pode ser plantado em vasos ou em canteiros e jardins, desde que tenha um solo apropriado para o seu desenvolvimento.
E que solo é esse? O podocarpo prefere solos férteis, bem drenados, um pouco arenoso e levemente ácido. Por isso, sempre recomenda-se a aplicação de um pouco de calcário junto ao solo.
Também é muito importante que o solo seja bem drenado, de modo que a água não fique acumulada junto a planta, encharcando a terra.
O modo mais simples e fácil de plantar podocarpo é pelo método da estaquia. Para isso, basta retirar um galho de uma planta já adulta e, em seguida, remover o excesso de folhas, deixando somente aquelas mais próximas da extremidade.
Depois enterre uma das pontas do galho em um recipiente com solo preparado com terra, substrato e areia.
Regue na sequência, mas não encharque. Dentro de algumas semanas, a nova planta poderá ser transplantada para o local definitivo.
Como plantar podocarpo em vaso
No caso do plantio do podocarpo em vasos, opte por recipientes de tamanho grande, com capacidade entre 30 a 50 litros.
Faça o sistema de drenagem. Se o vaso não tiver furos, providencie. Em seguida, forre o fundo com brita, argila expandida ou carvão. Depois coloque um pedaço de manta de jardinagem ou um simples TNT.
O próximo passo é adicionar uma camada fina de areia no fundo do vaso. Na sequência, complete o vaso com terra até a metade e só então insira a muda do podocarpo.
Complete o vaso com terra e pressione a muda do podocarpo para que ela se fixe na terra. Prontinho!
Como cuidar do podocarpo
O podocarpo é uma planta fácil de cuidar e a principal atenção que você deve ter diz respeito à luminosidade.
Para se desenvolver bem o podocarpo precisa de muita luz, se possível, luz solar direta, apesar dele aguentar bem a meia-sombra.
Por isso, prefira cultivar o podocarpo em áreas externas, como jardins, quintais e varandas.
A rega do podocarpo deve ser realizada a cada dois meses, em média, dependendo da umidade local e do clima da região em que você mora. No verão, o ideal é regar a planta todos os dias ao final da tarde, caso ela não receba água da chuva.
Já no inverno, regue o podocarpo a cada três dias, mais ou menos. O importante é que o podocarpo fique sempre com o solo levemente umedecido, mas nunca encharcado.
Outro cuidado que você deve ter em relação ao podocarpo é com a adubação. A cada dois ou três meses a planta vai pedir por algum tipo de adubo.
Você pode usar adubos orgânicos, como húmus de minhoca e esterco de galinha, ou, também, adubos sintéticos como o NPK 10-10-10 ou o NPK 10-15-10.
A poda do podocarpo deve ser realizada de acordo com o efeito paisagístico que você deseja. Se a intenção é ter uma planta longa e esguia, pode o podocarpo apenas na parte frontal.
Mas se a ideia é ter uma planta volumosa e mais estruturada, pode a parte superior do pinheiro.
O podocarpo pode receber podas de manutenção o ano inteiro.
Paisagismo com podocarpo
O podocarpo é uma planta muito versátil para projetos de paisagismo. O pinheiro pode ser usado para compor jardins de estilo zen, moderno, clássico ou com influência mediterrânea.
O podocarpo pode ser usado na sua forma natural ou trabalhado manualmente para adquirir a forma desejada.
Você pode usar o podocarpo de modo isolado, plantado em vasos e combinado a outras plantas ou, também, para formação de cercas vivas, plantados enfileirados e bem próximos um dos outros.
Veja a seguir 30 ideias de como usar o podocarpo em projetos paisagísticos e inspire-se: