Poeira em casa é um problema. Ela compromete muito mais do que a aparência de pisos e móveis, é extremamente prejudicial para a saúde e qualidade de vida dos moradores.
Talvez você não saiba, mas a poeira nada mais é do que um aglomerado de resíduos orgânicos, como células mortas e pelos de animais, além de terra e fibras de tecidos. Essa combinação, incluindo os ácaros que habitam no meio, são a porta de entrada para problemas respiratórios, especialmente rinite alérgica, asma e bronquite.
No entanto, por mais prejudicial que a poeira possa ser, é muito improvável que você consiga se livrar dela completamente. Mas dá para melhorar muito! Quer saber como?
Você só precisa acompanhar as dicas profissionais que trouxemos e colocá-las em pratica hoje mesmo. Vem ver!
Como evitar a poeira em casa?
Deixe a rua lá fora
Uma das primeiras resoluções que você pode fazer é tirando os sapatos assim que chegar da rua. Deixe uma caixa, uma sapateira ou um cesto na entrada de casa onde os calçados possam ser colocados e substituídos.
Além da poeira, essa atitude ainda evita que você e sua família entrem em contato com inúmeros germes e bactérias.
Use pano úmido
Aposente o espanador. A melhor coisa para retirar a poeira de casa é o bom e velho pano úmido. Isso porque a umidade faz com que as partículas grudem melhor no pano. Mas não precisa encharcar, uma leve umedecida já é o suficiente. Essa medida vale tanto para o piso, quanto para os móveis.
E mais uma dica: opte por panos de microfibra que são mais aderentes à poeira e fuja de tecidos que repelem o pó, como alguns sintéticos de camiseta, por exemplo.
Tenha um aspirador de pó
Junto com o espanador, aposente também a vassoura. No lugar, tenha um bom aspirador de pó, de preferência com filtro HEPA, capaz de reter com maior eficiência os resíduos.
A vassoura até consegue remover e juntar o pó, mas, ao mesmo tempo, acaba liberando muitas partículas para o ar, fazendo com que grande parte fique suspensa e retorne para as superfícies logo depois.
Com o aspirador, esse problema não acontece. Mas, para garantir o máximo de eficiência do aparelho, lembre-se sempre de limpar o filtro.
E se o tempo for uma complicação para você, saiba que hoje em dia é possível contar com a ajuda do robô aspirador. Ele faz todo o árduo trabalho enquanto você continua fazendo as suas tarefas do dia a dia.
Elimine os excessos da decoração
Quanto mais itens espalhados pelos cômodos, mais difícil vai ser a limpeza e, consequentemente, maior será o acúmulo de pó. Portanto, na medida do possível, opte por uma decoração minimalista, dessa forma você consegue manter a casa livre da poeira por mais tempo!
Cuidado com tecidos
O excesso de tecidos também é algo problemático. Tudo porque além de reterem partículas de pó, também produzem poeira.
Sendo assim, elimine tapetes, almofadas, mantas em demasia e, se possível, troque as cortinas por persianas de PVC. Esse zelo é ainda mais importante para quem sofre com alergias.
Mantas, cobertor ou edredom?
Na hora de dormir, prefira mantas de microfibra que retém menos poeira e também não liberam fibras, como acontece com os cobertores mais peludos.
Bye, bye, bichinhos de pelúcia
Por mais fofinhos e lindinhos que os bichinhos de pelúcia possam ser, saiba que são uma das maiores fontes de poeira em uma casa. E, se você deseja evitá-la a todo custo, vai precisar se despedir deles ou, então, manter o mínimo possível na sua coleção.
Superfícies difíceis de limpar
Algumas superfícies são mais difíceis de limpar do que outras, como é o caso dos materiais rústicos. Esse tipo de material costuma ser poroso e absorver uma quantidade maior de poeira do que outros.
Um exemplo são as tábuas de madeira sem acabamento ou móveis feitos de vime e palha. Que tal substituir por MDF, vidro, inox ou madeira tratada?
Feche as janelas
É muito importante deixar a casa “respirar”. Mas você não precisa deixar todas as janelas abertas o dia inteiro. Abra-as pela manhã e depois mantenha apenas uma fresta aberta para ventilação. Dessa maneira, você evita que o excesso de pó que circula nas ruas entre na sua casa.
Escove os pets
Quem tem animais de estimação em casa sabe como eles soltam pelos. A melhor maneira de contornar essa situação é fazendo uma boa escovação no seu bichano, ao menos uma vez por semana. Assim, você evita a poeira em casa e ajuda a manter o seu pet mais limpinho e com o pelo bem macio.
Troque a roupa de cama regularmente
A roupa de cama é um dos lugares preferidos pelos ácaros. O contato com a pele faz com que esses seres microscópicos se alimentem e se reproduzam num ritmo alucinante.
E onde tem ácaro, tem pó. Por isso, a recomendação é: crie o hábito de trocar a roupa de cama toda semana, incluindo lençóis e fronhas. As capas de almofada dos sofás também devem ser trocadas com frequência.
Não acumule coisas
O excesso de objetos só serve para uma coisa: aumentar a poeira. E se você eliminar esse incômodo da sua vida, a saída é também fazer um destralhe.
Doe o que não utiliza mais e jogue fora tudo o que está quebrado e sem condições de uso. Além de melhorar o aspecto da sua casa, essa atitude ainda vai facilitar a limpeza e manter a casa livre do pó por mais tempo.
Limpe o filtro do ar condicionado
Quem tem ar condicionado em casa, sabe que precisa fazer a limpeza periódica do filtro. Com o passar do tempo, a poeira fica impregnada no local e acaba sendo devolvida para o ar, contribuindo para o aparecimento de rinites e outras alergias.
Purificador de ar
Quando o pó é demais, não tem outro jeito se não recorrer à um purificador de ar. Esse aparelho é capaz de retirar o pó do ambiente, deixando-o limpo e respirável.
Mas, atenção: é preciso manter o filtro sempre higienizado para que resíduos não retornem ao espaço.
Limpe a casa com regularidade
Não dá para reclamar da poeira se você passa mais de uma semana sem limpar a casa, concorda? Por isso, a regularidade na limpeza é muito importante.
Você não precisa fazer uma faxina completa por semana, mas certifique-se ao menos de passar um pano umedecido sobre os móveis e o piso, aspirar os tapetes, escovar os pets e trocar a roupa de cama sempre.
Tomando esses cuidados básicos fica muito mais fácil eliminar esse incômodo da sua casa. Adeus, poeira! Olá, limpeza!