Se você está na dúvida de qual piso escolher para sua casa nós temos uma ótima sugestão: o porcelanato branco.
O porcelanato branco consegue unir a qualidade de um material super resistente com a versatilidade de uma cor que se encaixa em todo tipo de projeto, ou seja, não tem como errar com essa combinação!
Mas antes de ir comprar o seu porcelanato é importante conhecer alguns detalhes para que tudo fique realmente do jeitinho que você deseja.
Por isso, vamos começar explicando o que é o porcelanato e quais os tipos disponíveis hoje em dia no mercado, confira:
O que é porcelanato? Como escolher?
O porcelanato é um piso cerâmico, mas que se diferencia dos pisos convencionais pelo modo de produção. O porcelanato recebe um tratamento diferenciado que inclui a queima em temperaturas superiores a 1200°C.
O resultado desse processo de fabricação é um piso muito mais resistente, homogêneo e de acabamento vitrificado. O porcelanato também se destaca pela baixa absorção de água, tornando-o mais durável e indicado para áreas de grande fluxo.
As principais características do porcelanato ainda incluem juntas de rejuntes discretas e pouco aparentes e uma imensa variedade de acabamentos, cores e texturas, indo desde o brilhante até o fosco, passando por superfícies de aparência marmorizada e amadeirada. Outra característica importante do porcelanato é que ele pode ser usado tanto em área interna, quanto externa.
Veja a seguir os três tipos de porcelanato que existem no mercado e para quais projetos cada um deles é recomendado:
1. Porcelanato polido
O porcelanato polido possui acabamento alto brilho, deixando os ambientes mais amplos e iluminados, uma vez que eles refletem o espaço ao redor. O porcelanato polido é indicado para áreas internas, com exceção de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, já que a superfície lisa desse tipo de piso o torna escorregadio em áreas úmidas e molhadas.
A única desvantagem desse tipo de piso é a limpeza. O porcelanato polido deixa marcas mais aparentes e com isso exige manutenção maior e constante.
2. Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado possui superfície fosca e com textura mais áspera, sendo muito recomendado para áreas externas e ambientes molhados, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço.
3. Porcelanato esmaltado
O porcelanato esmaltado é o tipo mais versátil que existe. Esse piso recebe uma camada de esmalte em sua superfície e pode assumir um acabamento liso, áspero ou brilhante. Só tenha o cuidado de escolher o porcelanato esmaltado com maior número PEI (Porcelain Enamel Institute), referência utilizada para classificar o piso de acordo com a resistência.
Quanto maior for essa numeração, mais resistente é o porcelanato. Numerações muito baixas devem ser usadas preferencialmente em locais de pouco trafego.
Dicas para escolher o porcelanato branco ideal
- Observe o estilo que você deseja dar para o seu ambiente. Espaços mais clássicos, elegantes e sofisticados vão bem com um porcelanato branco polido, evidenciado o aspecto glamoroso do ambiente. Já se a intenção for criar espaços mais rústicos ou contemporâneos, uma boa pedida é o porcelanato branco acetinado.
- Em banheiros prefira o porcelanato branco esmaltado que é mais resistente a manchas e possui uma superfície mais áspera, trazendo mais segurança ao espaço.
- O tamanho das placas do porcelanato também é um item importante que deve ser levado em consideração. Os pisos muito grandes ficam mais harmoniosos em espaços igualmente grandes, já ambientes pequenos devem preferir placas menores, que acompanhem o tamanho do espaço.
- O porcelanato branco pode ainda ser combinado com porcelanatos de outras cores, dependendo do projeto e do estilo de decoração predominante. Uma boa pedida, especialmente para ambientes modernos, é a combinação de porcelanato branco com cinza.
- O porcelanato branco é um ótimo truque para ampliar visualmente ambientes pequenos. Por isso a dica aqui é escolher um piso porcelanato retificado com juntas de até 1,5 mm. Isso garante a sensação de um piso único, monolítico.
- O porcelanato branco nem sempre precisa ser liso por completo. Existem alguns modelos com textura que se encaixam perfeitamente em diferentes projetos de decoração. Uma sugestão é apostar no piso porcelanato branco com efeito marmorizado, criando um ambiente refinado e elegante.
Como limpar porcelanato branco
A limpeza e manutenção do porcelanato branco é o que vai garantir a beleza e a durabilidade do revestimento. Por isso, tome nota das dicas abaixo para que você mantenha seu piso sempre em ordem:
- O porcelanato branco, apesar da cor, é fácil e simples de limpar, uma vez que a superfície do piso não absorve umidade, ou seja, não mancha. Comece a limpeza do porcelanato com uma vassoura de cerdas macias para remover a poeira e resíduos soltos. Se preferir, pode usar um aspirador de pó.
- Em seguida, dilua em um balde cinco de litros de água, 4 colheres de detergente neutro e uma colher de água sanitária. Espalhe essa mistura no piso e com a ajuda de um esfregão, remova a sujeira mais difícil. Em seguida, despeje água limpa, remova o excesso com um rodo e seque com um pano macio e seco.
- Não utilize produtos abrasivos sobre o porcelanato, como ácidos, por exemplo. Também não é recomendado o uso de cera, já que o produto pode manchar e engordurar a superfície do piso.
- Para a limpeza do rejunte você pode optar por uma misturinha caseira de vinagre com bicarbonato de sódio. Basta espalhar a pastinha sobre o rejunte e depois esfregar com uma escovinha até remover a sujeira impregnada.
60 ambientes cheio de estilo com porcelanato branco
Confira agora uma seleção de fotos de ambientes decorados com porcelanato branco e inspire-se com cada uma delas:
Imagem 1 – Porcelanato branco acetinado para integrar visualmente os ambientes. A tonalidade do piso ainda se harmoniza com toda a decoração.
Imagem 2 – Porcelanato branco combinado com uma faixa cinza, também em porcelanato. Um piso bonito e resistente para a cozinha.
Imagem 3 – Porcelanato branco marmorizado para trazer charme e elegância para a cozinha pequena.
Imagem 4 – Aqui, as placas grandes de porcelanato ajudam a deixar o ambiente mais amplo.
Imagem 5 – A beleza do porcelanato branco de deixar o ambiente moderno, clean e funcional.
Imagem 6 – Sala de estar e jantar integradas pelo porcelanato branco. Repare que as juntas do rejunte praticamente não aparecem
Imagem 7 – Parede com porcelanato branco.
Imagem 8 – Piso porcelanato branco marmorizado com veios marrons dialogando diretamente com os demais elementos da decoração.
Imagem 9 – Porcelanato Calacata: o queridinho da decoração.
Imagem 10 – Peças retangulares é uma ótima opção para revestir as paredes.
Imagem 11 – Apartamento com porcelanato branco.
Imagem 12 – Porcelanato branco polido para o quarto e o closet. A combinação com o cinza deixou o ambiente sóbrio e moderno.
Imagem 13 – Cozinha branca moderna com piso porcelanato branco esmaltado.
Imagem 14 – A casa de estilo contemporâneo optou por usar o mesmo porcelanato branco com textura em todos os ambientes.
Imagem 15 – Sala com porcelanato branco polido. Luz e amplitude para o ambiente pequeno.
Imagem 16 – O mesmo porcelanato usado no chão pode ser utilizado na parede do box do banheiro, criando uma identidade visual.
Imagem 17 – O branco é a marca registrada dessa cozinha. A cor aparece no piso porcelanato, na pintura e nos móveis.
Imagem 18 – A peça de grande dimensão é ideal para ambientes amplos.
Imagem 19 – Aqui nessa sala, as placas retangulares de porcelanato branco acompanham o formato do ambiente.
Imagem 20 – A junta miníma garante um acabamento delicado e clean para o espaço.
Imagem 21 – Quer uma cozinha moderna e minimalista? O porcelanato branco acetinado é ideal para essa proposta.
Imagem 22 – Na dúvida, o porcelanato branco é a melhor escolha de piso. Combina com tudo e com todos os ambientes.
Imagem 23 – Porcelanato branco para varanda. Atenção para umidade que pode deixar o piso escorregadio, prefira as versões acetinada ou esmaltada.
Imagem 24 – Os móveis amadeirados formam uma bela combinação com o piso porcelanato branco.
Imagem 25 – Piso e teto branco para ampliar e iluminar o ambiente integrado.
Imagem 26 – Porcelanato branco e móveis pretos: uma combinação clássica que nunca sai de moda.
Imagem 27 – Anote aí essa dica de paleta de cores para cozinha: branco no piso e cinza com madeira nos móveis.
Imagem 28 – Porcelanato branco acetinado para a cozinha do espaço gourmet. Livre de acidentes e escorregões.
Imagem 29 – A casa de pé direito alto e super iluminada ficou ainda mais destacada com o piso porcelanato branco polido.
Imagem 30 – Sala de jantar moderna com porcelanato branco e móveis cinza.
Imagem 31 – Porcelanato branco na sala, apesar de ser um piso frio, o ambiente não perdeu aconchego e conforto.
Imagem 32 – Quer apostar em móveis escuros? Então aposte em um piso branco.
Imagem 33 – Porcelanato branco para o hall de entrada.
Imagem 34 – Sofisticação na sala de estar integrada ao home office graças ao piso porcelanato branco marmorizado.
Imagem 35 – A simplicidade de um piso branco às vezes é tudo o que você precisa.
Imagem 36 – Quer usar porcelanato branco no banheiro? Então prefira as versões acetinada e esmaltada que são mais ásperas e não provocam escorregões.
Imagem 37 – Mas em ambientes como a sala de estar e a sala de jantar o porcelanato polido branco está mais do que liberado.
Imagem 38 – Nesta sala, os detalhes em dourado complementam a beleza do piso porcelanato branco.
Imagem 39 – Ambientes descontraídos também se beneficiam do uso do porcelanato branco.
Imagem 40 – Um luxo esse banheiro todo revestido com porcelanato branco.
Imagem 41 – Uma bela inspiração para você: porcelanato branco combinado a madeira clara.
Imagem 42 – Já nesse banheiro a opção foi por usar porcelanato branco liso no chão e porcelanato branco marmorizado na parede.
Imagem 43 – Parece cerâmica comum, mas é porcelanato em placas pequenas.
Imagem 44 – O porcenalato branco pode ser elegante sim!
Imagem 45 – Decoração leve, clean e sofisticada nesse banheiro de porcelanato marmorizado.
Imagem 46 – Repare no brilho que o porcelanato polido oferece. Um piso capaz de iluminar ainda mais o ambiente, literalmente!
Imagem 47 – Que tal contrastar o porcelanato branco com paredes em tons marcantes?
Imagem 48 – Banheiro com porcelanato branco: um coringa para quem não quer ousar demais.
Imagem 49 – Rusticidade também combina com porcelanato branco.
Imagem 50 – Sala de estar com porcelanato branco.
Imagem 51 – Pensando em como montar uma cozinha clean? Então insira o porcelanato branco no projeto.
Imagem 52 – Porcelanato branco marmorizado no piso e na parede do box. Para finalizar e diferenciar o projeto, uma divisória de madeira.
Imagem 53 – A divisória amarela de acrílico “acendeu” esse banheiro moderno de tons neutros e porcelanato branco.
Imagem 54 – O clássico preto e branco passa pelo piso porcelanato nessa cozinha.
Imagem 55 – E que tal romantizar um pouco o banheiro de porcelanato branco? Para isso, invista em paredes e móveis em tons delicados de rosa.
Imagem 56 – Amplitude é a palavra que define esse ambiente com porcelanato branco.
Imagem 57 – Porcelanato branco marmorizado com veios pretos para quebrar a brancura do ambiente.
Imagem 58 – A frieza do porcelanato branco pode ser contrastada com o uso de móveis e elementos em madeira.
Imagem 59 – Banheiro com porcelanato branco para uniformizar o espaço.
Imagem 60 – Combine o porcelanato branco carrara com itens dourado.