Mais popularmente conhecido como porcelanato líquido, os pisos monolíticos são aqueles que possuem aparência uniforme e lisa, sem rejuntes, oferecendo um acabamento estético bonito com o nivelamento total da superfície.
Este tipo de material já se encontra disponível há muitos anos e é usado de forma ampla em situações onde é necessária uma resistência alta a ataques abrasivos mecânicos, produtos químicos e onde se quer evitar a proliferação de micróbios, como consultórios, clínicas, centro cirúrgicos e outros.
Difundido amplamente em ambientes industriais, este material tornou-se tendência junto com o cimento queimado, no qual busca-se por um piso nivelado e sem rejuntes. Por isto, cada vez mais encontramos este tipo de resina em ambientes residenciais.
Trata-se de uma alternativa flexível que pode ser aplicada sob outros pisos, entre eles o concreto, cimento, ardósia, pedras e cerâmicas. No entanto, antes de ser aplicado, é necessário avaliar exatamente qual a planicidade da superfície, e em geral é necessário um tratamento pré-aplicação que pode ser feito pela mesma empresa contratada.
Qual a diferença entre porcelanato comum e líquido?
É muito comum confundir o porcelanato comum e o líquido, no entanto, suas diferenças são evidentes e é possível perceber com certa facilidade.
O porcelanato comum é feito de placas cerâmicas sólidas, aplicadas lado a lado com rejunte, ou seja, há uma separação entre elas. Já o porcelanato líquido é uma resina uniforme e impermeável, que abrange toda a área aplicável, sem rejuntes, separações ou emendas.
Apesar do piso liso ser uma das opções mais populares, existem ainda os modelos que tem mais de uma cor e os que tem efeito 3D. Para atingir este objetivo, antes da resina, aplica-se um adesivo ilustrado. O resultado final é uma ilusão de ótica. Desta forma é possível imitar a aparência da natureza, do fundo do mar, obras de arte e outros.
Tipos de porcelanato líquido: poliuretano, uretano e epóxi
A resina mais conhecida do porcelanato líquido é aquela constituída pelo epóxi, no entanto, ele também pode ser constituído de outras substâncias como o uretano e o poliuretano. Além das diferenças na composição e na estética final, o processo de aplicação pode ser diferente e inclusive ter particularidades entre um material e outro.
Todas elas possuem ampla resistência química, mas o epóxi não é resistente a raios UV, o que torna inviável a sua aplicação em áreas externas que recebam a incidência de luz. Nestes casos o ideal é usar o poliuretano que é mais resistente aos raios UV e tem uma resistência química maior.
Para áreas internas das residências, o epóxi continua sendo o mais indicado. As outras substâncias são mais voltadas para áreas industriais que podem receber um ataque químico mais forte.
Como a aplicação do porcelanato líquido é feita?
O processo de aplicação do porcelanato líquido pode ser simples, mas requer cuidados. Começando pela superfície, o piso original deve ser nivelado antes da aplicação do selador. Após esse processo, com o piso áspero, deverá passar por um processo de limpeza. Com o piso limpo, o selador é aplicado com uma enceradeira para lixar e garantir o nivelamento. Após a secagem, o porcelanato líquido é aplicado com rodo nivelar em toda área, em seguida um rodo “fura-bolha”, feito especialmente para tirar as bolhas de ar que ficam na resina.
A atenção nesta última etapa é essencial, para não deixar marcas, os profissionais usam um sapato especial de prego, que tem pontas metálicas na sola. Suas pontas finas impedem que marcas maiores dos pés fiquem na resina, enquanto o processo de cura não é iniciado, a resina se autonivela. Após a aplicação do porcelanato líquido, geralmente se abre uma janela de 20 a 30 minutos para que imperfeições sejam corrigidas, também é necessário ficar atento com a poeira, pequenos objetos e fios de cabelo, que podem comprometer o resultado final.
Por ser um trabalho meticuloso é essencial que seja feito por um profissional da área. Uma grande vantagem é que esta técnica não vai deixar entulhos na sua residência.
Passo a passo de como instalar o porcelanato líquido
O canal Epoxi Edi começou a disponibilizar uma série de vídeos com o passo a passo completo com as técnicas principais para quem quer aplicar o porcelanato líquido. Os vídeos mostram a aplicação do material em uma pequena peça de porcelanato comum. Mesmo para quem vai contratar uma empresa especializada, pode ser interessante acompanhar o vídeo para obter mais detalhes ou até mesmo contratar o curso da empresa para saber tudo:
Durabilidade e manutenção do porcelanato líquido
O porcelanato líquido é um material altamente resistente para ter em qualquer ambiente residencial.
A limpeza do piso deve ser feita apenas com água e sabão neutro e a vantagem é que, a ausência de rejunte reduz a sujeira que se acumularia em um porcelanato comum.
Uma outra característica é que este piso não mancha com facilidade.
A manutenção pode ser feita a cada quatro anos com produtos especiais e enceradeiras.
Qual o valor do porcelana líquido?
O custo para contratar os profissionais e o material pode variar de região para região. Geralmente o custo com a mão de obra inclusa pode variar de R$170,00 até R$300,00 por metro quadrado. O recomendado é consultar diferentes empresas e profissionais, verificar seus trabalhos e referências para ter certeza de que o resultado é satisfatório.
Vantagens de se usar o porcelanato líquido
Conhecido por dar um acabamento liso e linear no piso, o porcelanato líquido possuí outras vantagens que vale a pena mencionar. Confira algumas:
- Pode ser aplicado em pouco tempo: já pensou em colocar um piso novo em algumas horas ou poucos dias? Com o porcelanato líquido isso é possível.
- Não faz sujeiras: todos que já fizeram obras e reformas em casa, sabem que dá trabalho limpar toda a sujeira e o entulho que sobra. Na troca de um piso de porcelanato comum, não é diferente. Se você optar por um piso monolítico, vai evitar toda esta dor de cabeça.
- É impermeável: o porcelanato líquido não absorve substâncias como líquidos, óleos, gorduras e outros produtos químicos, isto significa que seu piso dificilmente vai ter manchas oriundas deste tipo de contaminação.
- Estética limpa: sem rejuntes, este piso é ideal para quem quer unir ambientes e não ter separações de pisos entre uma sala e uma cozinha por exemplo.
- Manutenção simplificada: para limpar este tipo de piso, basta passar um sabão neutro diluído em água. Evite produtos químicos que possam por ventura danificá-lo.
- Personalizável: este é um tipo de piso ideal para quem quer ter um desenho ou textura personalizada para o seu ambiente ou até mesmo uma cor específica.
Se você procura facilidade na limpeza, beleza e praticidade o porcelanato liquido é a melhor alternativa. Além de obras de grande porte, ele também é muito bem-vindo em projetos de interiores!
60 modelos e fotos de ambientes com piso de porcelanato líquido
Separamos lindas referências de ambientes com porcelanato líquido de diferentes cores e desenhos para você se inspirar.
Imagem 1 – Porcelanato líquido rosa: um toque de cor para sua casa!
Imagem 2 – Possui um acabamento perfeito e brilhante.
Uma das características deste tipo de piso é que além de ser liso e nivelado, pode ser brilhante e reflete a luminosidade.
Imagem 3 – É possível criar desenhos abstratos com o porcelanato líquido.
Em uma cozinha com cores sóbrias, a escolha do porcelanato líquido 3D foi uma maneira de deixar o ambiente mais vivo. Neste caso, temos um desenho abstrato.
Imagem 4 – O método líquido se encaixa em diversas propostas na decoração.
Imagem 5 – O acabamento contínuo é uma das vantagens desse piso.
Imagem 6 – Para quem não abre mão de uma cor.
Uma das vantagens deste piso é poder escolher cores diferentes e inusitadas, neste caso, o porcelanato líquido tem cor verde água.
Imagem 7 – A escolha do acabamento mais claro do piso destacou outros elementos construtivos da residência.
Imagem 8 – Veja o efeito de amplitude que o porcelanato líquido proporciona.
Imagem 9 – Sem contar, o efeito clean quando a tonalidade é bem clara.
Imagem 10 – O acabamento perfeitamente liso deixa qualquer ambiente moderno e elegante.
Imagem 11 – E ainda há possibilidade de colorir seu piso.
Imagem 11 – A facilidade de limpar esse piso não tem igual!
Imagem 12 – Porcelanato líquido cinza: o efeito cimento queimado que todo mundo gosta!
Imagem 13 – Vai de salas até escritórios.
Imagem 14 – Em cozinhas é uma opção prática e moderna.
Imagem 15 – Veja o visual arejado e descolado que fica em um loft.
Imagem 16 – O branco não tem erro!
Imagem 17 – O destaque que sua casa precisa!
Imagem 11 – A facilidade de limpar esse piso não tem igual!
Imagem 12 – Porcelanato líquido cinza: o efeito cimento queimado que todo mundo gosta!
Imagem 13 – Vai de salas até escritórios.
Imagem 14 – Em cozinhas é uma opção prática e moderna.
Imagem 15 – Veja o visual arejado e descolado que fica em um loft.
Imagem 16 – O branco não tem erro!
Imagem 17 – O destaque que sua casa precisa!
Imagem 18 – Abuse de cores com um piso colorido.
Imagem 19 – Invista o porcelanato líquido em projetos corporativos.
Imagem 20 – Tenha uma cozinha autentica com técnicas construtivas modernas.
Imagem 21 – O bacana é que ele integra todos os ambientes da casa.
Imagem 22 – Porcelanato líquido mármore: moderno, clean e atemporal.
Imagem 23 – Acabamento impecável do porcelanato líquido.
Imagem 24 – Porcelanato líquido azul: deu match com os equipamentos em inox.
Imagem 25 – O quarto dos pequenos também pode receber esse acabamento.
Imagem 26 – Outro exemplo de porcelanato líquido com desenhos abstratos.
Imagem 27 – O porcelanato líquido cinza é uma alternativa certeira em qualquer projeto de interiores.
Imagem 28 – Esse tipo de piso é ideal para quem busca uma estética moderna e minimalista.
Imagem 29 – Cozinha com porcelanato líquido.
Imagem 30 – Porcelanato líquido: uma solução inovadora para um piso sem emendas e de alta durabilidade.
Imagem 31 – Faça um estudo das cores complementares para acertar na decoração.
Imagem 32 – Esta sala ilustra como o uso de um piso contínuo cria uma ilusão de um espaço maior.
Imagem 33 – Com o porcelanato líquido, é possível criar uma variedade de padrões e cores, tornando cada espaço único.
Imagem 34 – Porém, uma vez aplicado, alterar a cor ou o padrão pode ser um processo trabalhoso.
Imagem 35 – Esse material pode ser adaptado para refletir a personalidade e o estilo dos moradores.
Imagem 35 – O porcelanato líquido é um aliado para um projeto com estilo clean.
Imagem 36 – Ele também pode ser escuro, dependendo da proposta.
Imagem 37 – Em banheiros sua superfície pode ser escorregadia quando molhada, exigindo cuidados extras.
Imagem 38 – Cozinha branca com porcelanato líquido cinza.
Imagem 39 – É uma escolha prática para casas e espaços comerciais.
Imagem 40 – Porcelanato líquido na cozinha.
Imagem 41 – Ideal para espaços integrados e de grande fluxo devido à sua capacidade de cobrir grandes áreas sem juntas.
Imagem 42 – O projeto capta a essência do minimalismo através do porcelanato líquido.
Imagem 43 – O porcelanato líquido é uma escolha excelente para reformas, pois pode ser aplicado diretamente sobre pisos existentes.
Imagem 44 – Veja o reflexo suave e a textura uniforme que criam uma sensação de espaço e luz.
Imagem 45 – Ele ele é tão versátil que flexibiliza o layout de qualquer apartamento.
Imagem 46 – Banheiro com porcelanato líquido.
Imagem 47 – Este tipo de piso mantém a amplitude do espaço.
Imagem 48 – Inove e veja as vantagens do piso monolítico em seu quarto!
Imagem 49 – O brilho espelhado do porcelanato líquido eleva qualquer ambiente, criando uma sensação de amplitude e luxo.
Imagem 50 – A superfície lisa e sem emendas complementa a decoração simples, enfatizando a beleza na simplicidade e na funcionalidade.
Imagem 51 – Cozinha com porcelanato líquido.
Imagem 52 – Este projeto mostra como o porcelanato líquido pode adicionar um toque de sofisticação e modernidade ao ambiente.
Imagem 53 – Estenda o piso da cozinha até a área de serviços.
Imagem 54 – Por ser uma superfície de fácil limpeza e resistente a manchas, ele é ideal para áreas de alto tráfego.
Imagem 55 – A maioria dos banheiros possuem uma dimensão pequena, por isso o porcelanato líquido é ideal para se utilizar neste tipo de ambiente.
Imagem 56 – Luxo e durabilidade em um único material.
Imagem 57 – O porcelanato líquido em um tom vibrante se torna o destaque do ambiente!
Imagem 58 – Ilusão de amplitude com porcelanato líquido.
Imagem 59 – Ele é tão versátil que se harmoniza em diversos estilos de decoração.
Imagem 60 – O porcelanato líquido amarelo realça a estética da cozinha, deixando o ambiente mais alegre e divertido!