Imagine um material que imita a madeira com perfeição, só que muito mais durável, prático e versátil? Esse material existe e é conhecido como porcelanato madeira. Provavelmente você já ouviu falar dele por aí, afinal não é de hoje que ele ajuda a compor projetos de decoração.
Mas com as crescentes inovações na área da construção, esse material tem se apresentado em formatos, texturas e cores cada vez mais variadas. Uma dessas apresentações, que tem conquistado arquitetos e decoradores, é o amadeirado.
Se você gosta da ideia e pretende investir em um porcelanato que imita madeira, então leia com atenção todas as informação e dicas abaixo para não errar na hora de comprar o seu. Não deixe também de conferir os lindos projetos inspirados no porcelanato amadeirado.
Vantagens do porcelanato que imita madeira
Durabilidade e resistência
Uma das principais vantagens do porcelanato madeira é no que diz respeito à sua durabilidade. O porcelanato por natureza já é um piso durável, mas quando comparado ao piso de madeira a vantagem é ainda maior.
O porcelanato madeira praticamente não precisa de manutenção. Muito diferente de um piso de madeira que precisa ser tratado e cuidado periodicamente.
Ele também é muito mais resistente do que a madeira. Não risca, não enverga e não sofre com umidade. Para quem tem crianças e animais de estimação em casa pode ficar despreocupado. O porcelanato madeira resiste às brincadeiras e peripécias de crianças e bichanos.
Quer outra vantagem em relação ao piso de madeira? O porcelanato madeira não corre o risco de sofrer com cupins e outros insetos que se aproveitam da madeira.
Beleza e versatilidade
Os porcelanatos que imitam madeira são tão realistas que é possível encontrar no mercado opções de pisos que chegam a destacar até os veios da madeira. Com textura e tudo. Por isso, eles são muito indicados para quem deseja unir a beleza da madeira com a funcionalidade do porcelanato.
Os porcelanatos madeira também estão disponíveis em diferentes tons – do claro ao escuro – para agradar a todos os gostos.
E não é somente como piso que ele pode ser utilizado. O porcelanato também tem sido muito utilizado para criar painéis e revestimentos de parede.
Falando em versatilidade, os porcelanatos cabem em todos os bolsos. Dependendo da textura, da cor e do tamanho da peça, os valores variam bastante. Basta procurar por aquele que mais atende as suas necessidades.
Em qualquer ambiente
Os porcelanatos de madeira se adaptam em qualquer ambiente, diferentemente da madeira que não pode ser instalada em locais úmidos e molhados.
Por essa razão, os porcelanatos madeira podem e devem ser colocados em banheiros, cozinhas e áreas externas. Deve-se apenas tomar um certo cuidado com áreas que recebem calor intenso, como churrasqueiras e fornos. A exposição a temperaturas muito altas podem danificar o piso.
Limpeza e praticidade
Uma das melhores partes de ter um porcelanato que imita madeira e a facilidade na hora de limpar. Basta um pano úmido com um pouco de sabão neutro e pronto. Tudo limpo!
Esqueça as ceras, polidores e outros produtos específicos para tratar madeira. E, a melhor parte, é que sobra mais tempo para curtir a casa.
Dicas na hora de comprar o porcelanato madeira
1. Tons
Antes de comprar o seu porcelanato madeira, decida o estilo que deseja dar à decoração. Os tons amadeirados mais claros são ótimos para áreas pequenas, pois ampliam a sensação visual de espaço. Os tons médio e escuro podem ser usados em áreas menores, mas como um detalhe ou uma faixa, assim não sobrecarregam o ambiente.
Os tons mais próximos ao natural da madeira remetem a ambientes mais rústicos, já os tons mais acinzentados trazem um toque de modernidade. Analise antes qual a impressão que deseja passar.
Para painéis de parede, os porcelanatos de tom médio e escuro contrastam melhor e garantem um resultado final mais atraente. Mas se a ideia é revestir totalmente a parede, a dica é escolher apenas um lado para fazer isso.
2. Locais de instalação
Os porcelanatos em madeira podem ser instalados sem erro em qualquer ambiente da casa. Tudo vai depender do estilo que você quer dar aos cômodos.
Em locais úmidos internos, como banheiro e cozinha, o porcelanato pode vir tanto no piso quanto na parede. Em locais externos, como varandas, quintais e beiradas de piscina o porcelanato também cai super bem. Contudo, você pode optar por modelos antiderrapantes que garantem mais liberdade, conforto e segurança.
3. Tamanhos
Os porcelanatos amadeirados estão disponíveis em diferentes formatos e tamanhos. As placas quadradas para esse tipo de proposta (imitar a madeira) não é muito indicada. O ideal é optar pelas réguas que se assemelham mais ao piso de madeira.
Um detalhe importante a ser observado é o tamanho da régua e do seu posicionamento – vertical ou horizontal. A direção em que for instalada pode trazer a sensação de amplitude ou redução do espaço visual. E um último detalhe: quanto menor o espaçamento entre as peças mais realista o piso irá parecer.
60 ideias de ambientes com porcelanato madeira: o piso que imita o material com muito charme e sofisticação
Com todas essas dicas em mão, agora é só conferir alguns projetos e se inspirar para fazer o seu:
Imagem 1 – Porcelanato madeira na parede e no piso.
A opção de usar porcelanato nesse projeto se estende do chão até a parede, criando uma continuidade visual interessante. Repare que o mesmo tom utilizado no porcelanato está presente também na madeira do telhado.
Imagem 2 – Porcelanato madeira na fachada.
A casa de estilo moderno ganhou um toque rústico com essa faixa de porcelanato em madeira que segue do chão às paredes.
Imagem 3 – Porcelanato amadeirado em linha desforme.
Imagem 4 – Porcelanato amadeirado cinzento.
Repare que nesse projeto a opção por utilizar um piso mais acinzentado deixou o ambiente mais moderno, sem, contudo, perder o aconchego que a (imitação da) madeira proporciona.
Imagem 5 – Porcelanato imitando madeira no box do banheiro.
Para os desavisados, esse revestimento passa facilmente como madeira natural. Mas somente um material como o porcelanato para criar um visual desses.
Imagem 6 – Painel de porcelanato madeira.
Imagem 7 – Porcelanato de tom médio no banheiro.
O tom médio desse porcelanato amadeirado deixou o banheiro aconchegante e muito bonito. A opção para não sobrecarregar visualmente o espaço foi utilizar o revestimento apenas nas paredes do box.
Imagem 8 – Porcelanato madeira na diagonal.
Uma outra forma de fazer a instalação do piso é no sentido diagonal. Esse direcionamento amplia visualmente o espaço e é uma das opções mais modernas hoje em dia. Porém, esse tipo de colocação requer mais peças, o que pode deixar o projeto um pouco mais caro.
Imagem 9 – Rústico dos materiais contrastando com a modernidade do preto.
Imagem 10 – Box com porcelanato de madeira.
O porcelanato amadeirado dentro do box se equilibrou com o tom de branco do restante do banheiro. Repare no tom de rejunte utilizado. A cor mais clara do acabamento deixou o espaçamento mais a mostra, caso deseje um acabamento sem marcas de rejunte opte por um rejunte do mesmo tom do piso.
Imagem 11 – Porcelanato amadeirado para um banheiro elegante e sofisticado.
Imagem 12 – Porcelanato imitando taco de madeira.
Imagem 13 – Porcelanato amadeirado rústico.
O visual desse porcelanato lembra um piso de madeira de demolição ou, até mesmo, um piso com efeito patiná. O fato é que o piso, por si só, já é capaz de garantir a decoração e o visual rústico desse ambiente.
Imagem 14 – Porcelanato de madeira na varanda.
Imagem 15 – Porcelanato madeira para criar um ambiente urbano rústico.
Imagem 16 – Porcelanato imitando madeira na sala.
Imagem 17 – Porcelanato amadeirado em áreas externas.
O porcelanato imitando madeira deu um ar acolhedor para essa área externa, contrastando com o jardim vertical e com os tijolinhos na parede.
Imagem 18 – Porcelanato amadeirado na beira da piscina.
Imagem 19 – Porcelanato amadeirado em conjunto com parede texturizada.
O porcelanato desse banheiro divide espaço com uma parede branca com revestimento texturizado. Apesar de serem propostas diferentes, a combinação deu certo.
Imagem 20 – Porcelanato de madeira para revestir torre de forno.
Imagem 21 – Porcelanato madeira para revestir box e banheira.
Imagem 22 – Porcelanato amadeirado para criar contraste.
O azul dessa cozinha criou um contraste interessante e moderno com o chão de porcelanato imitando madeira.
Imagem 23 – Porcelanato madeira para os detalhes.
Versátil, o porcelanato nesse exemplo foi utilizado para criar um detalhe especial no banheiro.
Imagem 24 – Porcelanato imitando madeira na churrasqueira.
Imagem 25 – Uma cozinha rústica e moderna.
Quando bem planejado o ambiente, o porcelanato agrega beleza e estilo. Nesse caso, ele trouxe um pouco de rusticidade ao ambiente, mas não descaracterizou a cara moderna do restante da cozinha.
Imagem 26 – Porcelanato amadeirado de tom claro.
Para criar um ambiente mais clean e neutro, opte pelos tons mais claros de porcelanato. Eles criam um visual elegante.
Imagem 27 – Porcelanato madeira no painel da TV.
Imagem 28 – Porcelanato madeira: em dois estilos.
Nesse banheiro foram utilizados porcelanatos com desenhos diferentes no chão e na parede. Destaque para o tom escuro do rejunte que não deixou sobressair o espaçamento entre as réguas, deixando o porcelanato ainda mais parecido com a madeira.
Imagem 29 – Porcelanato amadeirado para resistir à água e ao sol.
Imagem 30 – Entre os ambientes.
A possibilidade de instalação do porcelanato em qualquer ambiente permite uma unidade visual em toda a casa. Nesse projeto, cozinha e sala compartilham do mesmo piso.
Imagem 31 – Porcelanato amadeirado em combinação perfeita com o dourado.
Imagem 32 – Revestindo toda parede da cozinha.
Imagem 33 – Clean, mas muito marcante.
O piso de tom claro casou perfeitamente com a proposta clean desse ambiente. Mas, nem por isso, ele deixou de ser notado.
Imagem 34 – Um banheiro de muitas formas e tons.
O porcelanato nesse projeto marca presença no chão e nas paredes, em tons e formatos diferentes. Contrastando inclusive com as demais texturas do banheiro.
Imagem 35 – Porcelanato amadeirado servindo como painel para o luxuoso espelho.
Imagem 36 – Ambiente simples, mas com muito bom gosto.
A simplicidade do ambiente não o impede de esbanjar bom gosto. A escolha pelos materiais certos e que valorizam o espaço são o grande truque para decorar casas pequenas.
Imagem 37 – Toda atenção para ele.
Esse porcelanato imitando taco de madeira chama toda atenção para ele. O ambiente ganhou em sofisticação e beleza com a escolha.
Imagem 38 – Seguindo o tom dos móveis.
Imagem 39 – Uma varanda toda em madeira.
A madeira e a imitação dela está por todos os lados nessa varanda. No teto, o forro de madeira escuro contrasta com os tons mais claros do porcelanato amadeirado do chão e da churrasqueira. O azul das cadeiras dá vida e modernidade ao ambiente.
Imagem 40 – Jardim vertical feito com porcelanato amadeirado.
Imagem 41 – Porcelanato imitando madeira para criar um clima íntimo e acolhedor.
Imagem 42 – Porcelanato amadeirado preto: moderno e marcante.
Imagem 43 – Compondo espaços amplos.
Imagem 44 – Banheiro charmoso com porcelanato madeira.
O piso de porcelanato imitando madeira combinou harmoniosamente com os revestimentos de tijolinho branco e com o toque suave do rosa no chão e nas paredes. O resultado foi um banheiro charmoso e romântico.
Imagem 45 – Porcelanato madeira sob a banheira.
Imagem 46 – Ambiente clean com porcelanato madeira.
As paredes brancas e a ausência de elementos decorativos ressaltaram o piso de porcelanato de madeira.
Imagem 47 – Para ver até os veios da madeira.
Esse porcelanato imita tão perfeitamente a madeira que deixa qualquer um na dúvida sobre o material do piso. Até os veios da madeira se destacam.
Imagem 48 – Porcelanato madeira para uma cozinha ao estilo interior.
Imagem 49 – Porcelanato imitando madeira cria acolhimento e aconchego nas áreas externas.
Imagem 50 – Dois modelos juntos.
O porcelanato que rodeia a piscina é diferente do que cobre o restante da área desse quintal. Apesar da mistura, os dois possuem o mesmo tom e, assim, não interferem um no outro.
Imagem 51 – Listras de tons com porcelanato madeira.
Neste projeto, a proposta foi criar linhas horizontais de dois tons no piso. Um claro e outro escuro. O resultado ficou diferente e inusitado.
Imagem 52 – Porcelanato madeira para uma sala minimalista.
Imagem 53 – Um tom para sofisticar o ambiente.
Um porcelanato de tom escuro e fechado como esse, deixa qualquer projeto com um nível a mais de sofisticação.
Imagem 54 – Cinza nas paredes e madeira no chão.
Imagem 55 – Porcelanato amadeirado para um projeto jovem.
Imagem 56 – Porcelanato madeira na cozinha branca.
O destaque dessa cozinha branca é o porcelanato de madeira. O piso conferiu charme e beleza para o espaço.
Imagem 57 – Porcelanato madeira: piso claro para valorizar o restante da decoração.
Imagem 58 – Porcelanato madeira para criar ambientes rústicos.
Imagem 59 – Porcelanato imitando madeira para rodear a piscina.
Imagem 60 – Porcelanato de madeira para criar uma área externa confortável e aconchegante.