Sabe aquele piso lindo, com acabamento impecável e que parece nem ter rejunte? O nome dele é porcelanato retificado.
E se você deseja saber mais a respeito desse material, continue acompanhando esse post com a gente. Trouxemos um guia completinho para tirar todas as suas dúvidas, vem ver.
O que é porcelanato retificado
O porcelanato retificado se diferencia dos demais tipos de piso, incluindo os porcelanatos comuns, conhecidos também como bold, apenas por um pequeno, mas significativo detalhe: as bordas.
Enquanto os pisos convencionais possuem bordas arredondadas, o que acaba resultando em peças de tamanhos irregulares, o porcelanato retificado possui bordas retas, regulares e precisamente cortadas por discos de diamante.
Esse processo de acabamento do porcelanato retificado é que garante peças regulares, uniformes e de acabamento impecável.
Vantagens do porcelanato retificado
Acredite se quiser, mas essa precisão no corte das peças de porcelanato conferem vantagens ao material que não existem nos demais tipos de piso. Dá só uma olhada:
Estética clean e uniforme
Por se tratar de um piso de corte reto e preciso, o porcelanato retificado consegue entregar uma estética muito mais clean e uniforme para os ambientes, valorizando a proposta de interiores.
Assentamento rápido e fácil
O porcelanato retificado ainda tem a vantagem de ser muito mais prático e rápido de ser instalado, uma vez que as bordas regulares facilitam o trabalho do profissional de obras.
Facilidade de manutenção
Todo mundo sabe que limpar rejunte é uma tarefa complicada e que muitas vezes não traz o resultado esperado. Isso porque com o passar do tempo o rejunte acaba encardindo de uma forma que se torna praticamente impossível recuperar o seu aspecto natural.
Contudo, isso não acontece com o porcelanato retificado, já que o piso possui juntas mínimas e quase imperceptíveis.
Só para você ter uma ideia, enquanto um piso comum pode ter até 5mm de junta, o piso porcelanato retificado chega a, no máximo, 1,5mm.
Tipos de porcelanato retificado
Polido
O porcelanato retificado polido ou brilhante, como também é chamado, possui superfície lisa e textura brilhante.
Esse tipo de piso possui a característica de ser muito escorregadio e, por essa razão, recomenda-se o seu uso apenas em locais secos e internos, como salas de estar e jantar, quartos e corredores.
O porcelanato retificado polido é perfeito para quem busca um projeto elegante, sofisticado e de alto padrão.
Natural
O porcelanato retificado natural, conhecido também como acetinado, possui superfície fosca e alta resistência.
A principal característica desse piso é a ação antiderrapante, ou seja, ele é pouco escorregadio e, por isso mesmo, é indicado para locais úmidos e molhados, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, apesar de também ser usado em áreas externas.
O porcelanato retificado natural é a escolha certa para ambientes com uma pegada mais rústica e moderna, mas que não abrem mão de um acabamento de primeira qualidade.
Externo
É possível ter um piso porcelanato retificado em áreas externas da casa, como varandas, terraços e jardins? Sim, é possível. Mas para isso, a dica é optar pelo piso porcelanato retificado externo.
Esse tipo de piso possui uma textura bem mais áspera do que os demais e, por isso mesmo, oferece segurança contra escorregões e quedas.
O porcelanato retificado externo pode ainda ser usado em beiras de piscina, garagens e em locais de grande fluxo de pessoas, como calçadas, por exemplo.
Onde usar o porcelanato retificado
O céu é o limite para o porcelanato retificado! Todo e qualquer ambiente da casa pode contar com esse tipo de piso, incluindo as áreas externas. Vale mencionar também que espaços comerciais e industriais também se beneficiam muito do piso retificado, graças a sua alta resistência e durabilidade.
Ou seja, um piso para todos!
Contudo, apesar da sua versatilidade é sempre importante se atentar para dois pontos principais antes de fazer a escolha do porcelanato retificado.
Primeiro, observe o tipo de ambiente que deseja aplicar o piso. Se ele for úmido ou molhado, prefira as versões natural ou externa. Já para ambientes secos e internos, qualquer tipo de porcelanato retificado pode ser usado.
O segundo ponto a ser observado é a estética. Se a sua intenção for criar um ambiente requintado e elegante, a melhor opção, sem dúvida, é o porcelanato polido. Já os ambientes mais modernos, o porcelanato natural se encaixa perfeitamente.
Inclusive, vale lembrar que atualmente existem modelos de porcelanato que imitam com muita naturalidade elementos como madeira e pedra, valorizando o projeto com peças de alta durabilidade e fácil manutenção.
Qual o preço do metro quadrado do porcelanato retificado?
Atualmente existem dezenas de marcas que comercializam pisos porcelanato retificado e essa concorrência ajuda a regular o preço do produto no mercado.
O tamanho das peças é outro fator que também impacta no custo total do piso, uma vez que as placas maiores costumam ser bem mais caras do que as de tamanho menor.
A textura do porcelanato retificado é outro elemento que influencia o preço. Os modelos com textura de mármore e madeira, por exemplo, costumam ser mais caros do que os porcelanatos de cor única e solida.
Mas só para você ter uma breve noção de valores, é possível dizer que os preços do porcelanato polido podem variar entre R$ 48 até R$ 570, em média, o metro quadrado.
Ou seja, vale uma boa pesquisa de mercado antes de tomar a decisão de compra.
Argamassa e rejunte para o porcelanato retificado
Existe argamassa e rejunte especifico para porcelanato retificado? Não, não existe. As argamassas convencionais, utilizadas para outros tipos de piso podem ser usadas também para assentar porcelanato retificado.
A dica é optar por argamassas próprias para ambientes internos ou externos, que garantirão a melhor aderência do piso e ajudam a evitar problemas de descolamento no futuro.
O mesmo se aplica ao rejunte. Escolha aquele mais indicado para o seu tipo de ambiente.
Cuidados e manutenção do porcelanato retificado
O porcelanato retificado possui uma manutenção simples, mas alguns cuidados sempre são importantes para garantir a beleza do piso. Confira as dicas:
- Após o assentamento do piso e a secagem completa da argamassa e do rejunte, inicie a limpeza do piso usando um aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias para remover a sujeira “grossa”.
- Em seguida, com uma esponja macia umedecida em água e detergente neutro, faça a limpeza dos resíduos de massa e argamassa, esfregando delicadamente.
- Finalize lavando o piso com água. Seque com um pano macio.
- No dia a dia, a limpeza do piso porcelanato retificado deve ser feita com um aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias. Evite materiais abrasivos que possam riscar o piso, como as vassouras do tipo piaçava ou esponjas de aço.
- Existe no mercado hoje em dia produtos específicos para limpeza de piso porcelanato, mas na ausência desses produtos, você pode optar por usar apenas água e detergente neutro. Não use produtos químicos, como solventes e alvejantes, por exemplo, eles podem manchar a superfície do porcelanato.
Confira a seguir 50 projetos que apostaram no uso do porcelanato retificado:
Imagem 1 – Porcelanato retificado acetinado na cozinha: visual clean e uniforme.
Imagem 2 – Piso porcelanato retificado branco para a cozinha moderna.
Imagem 3 – Nessa sala de estar, a opção foi pelo assentamento diagonal das peças do porcelanato retificado.
Imagem 4 – Com juntas mínimas de rejunte, o porcelanato retificado cria a sensação de um piso monolítico.
Imagem 5 – Porcelanato retificado cinza com efeito cimento queimado.
Imagem 6 – Porcelanato retificado cinza fosco para a cozinha de estilo moderno.
Imagem 7 – Porcelanato retificado cinza combinando com o sofá.
Imagem 8 – Piso porcelanato retificado seguindo a paleta de cores da cozinha.
Imagem 9 – Porcelanato retificado marmorizado no piso e nas paredes desse banheiro.
Imagem 10 – Piso porcelanato brilhante para sala de jantar: ideal para ambientes internos e secos.
Imagem 11 – Moderno, fosco e ainda assim super sofisticado.
Imagem 12 – Piso porcelanato retificado polido integrando a sala de jantar com a cozinha.
Imagem 13 – Menos rejunte, menos trabalho para limpar!
Imagem 14 – Porcelanato retificado amadeirado: vai dizer que não é igualzinho a madeira natural?
Imagem 15 – Porcelanato retificado branco para o banheiro: clássico dos clássicos.
Imagem 16 – Aqui, o porcelanato retificado branco também foi a opção, mas dessa vez para revestir o ambiente integrado.
Imagem 17 – Porcelanato retificado amadeirado: melhor custo beneficio.
Imagem 18 – Porcelanato retificado polido para uma cozinha elegante e moderna.
Imagem 19 – Quanto mais parecida a cor do rejunte com a cor do piso maior é o efeito de uniformidade.
Imagem 20 – Ao invés de cimento queimado, invista no porcelanato retificado cinza.
Imagem 21 – A cozinha branca ganha destaque com o piso porcelanato retificado acetinado cinza.
Imagem 22 – Porcelanato retificado marmorizado para o piso e paredes do quarto.
Imagem 23 – Fosco e moderno como todo piso porcelanato retificado e acetinado deve ser!
Imagem 24 – Um piso de cor clássica para acompanhar o charme e sofisticação da sala de jantar.
Imagem 25 – Marmorizado no piso, acetinado nas paredes.
Imagem 26 – Porcelanato retificado bege com pequenas texturas na superfície: ideal para disfarçar manchas e sujeiras.
Imagem 27 – Um porcelanato de efeito clean e uniforme para fazer a integração entre os ambientes.
Imagem 28 – Ao invés do branco, experimente um piso porcelanato cinza claro.
Imagem 29 – Rejunte branco combinando com a marcenaria da cozinha.
Imagem 30 – Já por aqui, a opção foi um porcelanato marmorizado polido para destacar o estilo sofisticado e contemporâneo da sala de jantar.
Imagem 31 – Sempre vai existir um porcelanato perfeito para o seu projeto.
Imagem 32 – Porcelanato branco para não ofuscar o mármore usado na ilha.
Imagem 33 – Porcelanato retificado do chão ao teto.
Imagem 34 – Um porcelanato de efeito minimalista assim como a cozinha.
Imagem 35 – Veios que simulam mármore!
Imagem 36 – Sala de estar com piso porcelanato retificado: facilidade na limpeza do dia a dia.
Imagem 37 – Para a área de serviço prefira os pisos retificados do tipo acetinado que não são escorregadios.
Imagem 38 – A beleza do mármore ao custo do porcelanato.
Imagem 39 – Porcelanato retificado cinza para um projeto super moderno.
Imagem 40 – Que tal pintar algumas peças de porcelanato?
Imagem 41 – Simples, prático e funcional.
Imagem 42 – Porcelanato retificado polido com efeito marmorizado para a sala de estar.
Imagem 43 – Porcelanato branco para seguir o padrão P&B da casa.
Imagem 44 – Porcelanato retificado na cozinha: água e detergente bastam para a limpeza diária.
Imagem 45 – E no banheiro, as juntas mínimas favorecem o trabalho de conservação do rejunte.
Imagem 46 – Para áreas externas prefira os porcelanatos foscos e antiderrapantes.
Imagem 47 – Peças maiores combinam com ambientes amplos.
Imagem 48 – O porcelanato retificado deve ser escolhido a partir do projeto estético que se tem para o ambiente.
Imagem 49 – Uma inspiração para te fazer repensar o uso do piso branco em banheiros…
Imagem 50 – Lindo, limpo e brilhante!