O que a gente mais quer nessa vida? Praticidade na cozinha, é claro! Afinal, ninguém quer passar o dia inteiro cozinhando e limpando, certo?
A sorte é que para isso você pode contar com as dicas de praticidade na cozinha que trouxemos agora, saindo do forno!
Você vai ver que com algumas atitudes simples é possível fazer um jantar prático, gostoso e saudável. Vem ver!
Dicas de praticidade na cozinha
Crie um cardápio para semana
Programar as refeições é um dos maiores truques de praticidade na cozinha. Quando você sabe o que e quanto preparar, consegue se organizar com antecedência, comprando todos os ingredientes necessários.
Além de mais praticidade, você ainda ganha um cardápio mais saudável e equilibrado, já que não corre o risco de ter que preparar “qualquer coisa” só porque não tinha os ingredientes que precisava.
Outra vantagem de preparar um cardápio semanal é a economia. O planejamento das refeições faz com que você compre apenas aquilo que precisa, sem desperdício e sem supérfluos.
Na hora de preparar o seu cardápio para semana, lembre-se de incluir as pequenas preparações, como café da manhã e café da tarde.
Organize a cozinha
Outra dica de praticidade na cozinha que vale ouro é a organização. É praticamente impossível cozinhar com praticidade em um ambiente desorganizado e mal planejado. Você simplesmente não sabe onde estão as coisas e perde um tempão procurando o que precisa.
Por isso, comece com uma boa faxina e organização na cozinha. A despensa, por exemplo, deve ser organizado de modo que você consiga visualizar tudo o que tem lá dentro, lembrando-se sempre de manter os mantimentos com prazo de validade mais próximo na frente.
Na geladeira, a recomendação é a mesma. Ajeite os alimentos mais perecíveis na frente e disponha tudo de modo claro e visível. Se necessário, coloque etiquetas para informar a data de preparação e validade das refeições que estão dentro de potinhos.
Os armários e gavetas de utensílios devem ser organizados seguindo a lógica daquilo que se usa mais. Isso significa manter os utensílios que são pouco utilizados nos armários mais altos e os que você usa com mais frequência à disposição nos armários e gavetas mais próximos.
Eletrodomésticos, como liquidificador e mixer, devem estar sempre à mão. Nada de coloca-los lá no fundo do armário, ok? Já os temperos secos devem ficar próximos ao fogão para agilizar o momento de temperar a comida.
Tudo no balcão
Se você já sabe o que vai cozinhar, então coloque todos os ingredientes que irá utilizar sobre o balcão. Parece bobeira, mas facilita e simplifica a vida.
Imagina ter que toda hora parar o que está fazendo, lavar e secar as mãos para pegar ingredientes e utensílios? No mínimo, vai te fazer perder tempo. Por isso, já deixe tudo separado com antecedência.
Ordem de cozimento
Comece a cozinhar aqueles alimentos que demoram mais para ficar prontos. Manter essa ordem no cozimento é fundamental para quem deseja praticidade na cozinha!
Enquanto um dos alimentos está sendo preparado, você pode começar a preparar os demais. Por exemplo, se o cardápio do dia pede arroz, feijão, carne de panela e salada, então comece colocando o feijão e a carne para cozinhar, depois faça o arroz e, por último, a salada.
Inclusive, aqui vai mais uma orientação: deixe para temperar a salada somente na hora de servir para evitar que as folhas fiquem murchas.
Sujou, limpou
Outro truque fundamental de praticidade na cozinha que é “sujou, limpou”. Ou seja, lave e seque a louça na medida em que está preparando as refeições.
Deixar tudo para o final, além de causar um desânimo, vai atrapalhar todo o processo de preparação dos alimentos. Então, crie desde o hoje o hábito de lavar a louça na medida em que ela começa a se acumular na pia.
Congele os alimentos
Nada mais prático do que alimentos e refeições congeladas no freezer, não é mesmo? Mas aqui não estamos falando daqueles produtos alimentícios comprados prontos no supermercado, como lasanhas, por exemplo.
A ideia aqui é congelar alimentos frescos, como frutas, legumes e temperos, ou, ainda, refeições para a semana que você mesmo tenha preparado.
Essa pode ser sua verdadeira salvação para aquele dia em que não dá tempo de preparar nada. Mas também é muito útil quando você está fazendo as refeições e não precisa, por exemplo, perder tempo picando cheiro verde, afinal, ele já está lavado e picadinho dentro do congelador.
Pré-preparações
Tenha sempre à mão alimentos pré-preparados para o consumo, seja congelado ou na geladeira.
Aqui, estamos nos referindo a manter a salada limpa e seca dentro de um pote prontinha para ser feita durante o jantar ou o tempero de alho feito com antecedência.
Outra ideia de pré-preparação que você pode ter à disposição é feijão e outras leguminosas cozidas, como grão de bico e lentilha.
Utensílios que facilitam a vida
Em alguns momentos você vai precisar contar com uma ajudinha extra. E não estamos falando de um ajudante. A ideia é ter em mãos alguns itens e utensílios que facilitem a vida. Muito provavelmente você já tem a maioria deles em casa, já que eles são itens básicos em qualquer cozinha.
E porque esses utensílios são tão indispensáveis? Eles evitem que você tenha que fazer “gambiarras” na hora de cozinhar, consumindo mais tempo do que o necessário e, ainda, te fazendo correr o risco de não ter o resultado esperado.
O primeiro item que você precisa ter é uma tábua. Não dá para ficar improvisando o corte de alimentos em cima de um prato ou diretamente sobre a bancada. Tenha em mãos ainda uma peneira para coar molhos, sucos e ingredientes secos para massas.
Um descascador de legumes é mais um quebra galho já que evita o desperdício do corte com a faca, além de tornar o processo mais rápido e descomplicado. Seguindo o mesmo raciocínio, não esqueça também do picador meia-lua. Esse acessório culinário é ótimo para picar a cebola bem pequeninha ou o cheiro verde, por exemplo.
Outro item que vale a pena investir é o escorredor de macarrão, mesmo que não cozinhe macarrão. Um acessório útil para escorrer saladas, legumes cozidos e qualquer outro alimento que você precise eliminar o excesso de água.
Por fim, uma boa dica de acessório para cozinha é o mixer. Com toda certeza, depois que você tiver um, não vai mais querer saber de outra coisa. Ele prepara sucos, vitaminas, cremes, purês e tudo o mais que você precisar transformar em pasta, como se fosse um liquidificador, só que muito mais prático, rápido e simples de limpar depois.
Quer mais algumas dicas de utensílios práticos para cozinha? Então anota mais esses itens: luva térmica, ralador, colheres medidoras, espátula de silicone, travessa de vidro e copo medidor.
Uma panela só
Quanto menos panelas você precisar usar para fazer a comida, melhor. Para tanto, é possível optar por preparações que exigem apenas uma panela, como um ensopado, por exemplo.
Outra opção é reaproveitar uma panela que acabou de ser usada para fazer outra coisa. Como, por exemplo, a frigideira que foi utilizada para refogar legumes pode ser usada depois para fritar um ovo. Assim, você aproveita até mesmo o caldo e sabor da última preparação para realçar o sabor do outro alimento.
Mas, apenas tome cuidado com certos tipos de alimentos que possam transferir sabores indesejados ou que não convenham para o tipo de prato que está sendo feito. Um bom exemplo é o peixe.
O alimento possui sabor forte e marcante, podendo facilmente ser transferido para outro alimento. Se esse não é seu objetivo, lave a panela e só depois continue o preparo.
Chame alguém para ajudar
Ter uma ajuda na cozinha facilita as preparações e ainda pode ser uma oportunidade para momentos descontraídos e divertidos.
Então, não perca a chance de chamar os filhos ou o companheiro (a) para ajudar a fazer comida. Aproveite esse momento para conversarem sobre como foi o dia e fortalecer os laços de família!
Receitas rápidas e fáceis
Sabe aquele espírito de masterchef que bate de vez em quando? Deixe ele só para o final de semana.
Durante a semana, busque por receitas simples, práticas e fáceis de preparar. Assim, além de fazer tudo com mais praticidade, você ainda garante um jantar delicioso para toda a família.
As receitas mais elaboradas, feitas com pouca frequência ou que nunca foram testadas, podem não sair como o planejado. Por isso, procure manter uma certa simplicidade na cozinha durante a semana e deixe as experiências gastronômicas para aqueles momentos em que você tem tempo livre e disponível para receitas mais exigentes.
Por fim, não se esqueça: a praticidade na cozinha tem tudo a ver com a criação de novos hábitos, como organização, por exemplo. Então, vá implementando as dicas aos poucos e quando menos esperar, a sua cozinha será prática, saudável e saborosa!