Lavar roupa não é algo complicado, mas para que elas fiquem limpinhas e cheirosas é importante seguir um passo a passo. E o primeiro deles é a pré-lavagem de roupas.
A pré lavagem de roupas, como você já deve imaginar, antecede a lavagem completa.
E porque ela é importante? Além de ajudar a identificar manchas, remove sujeiras pesadas e serve também para separar as peças por tipo. E tudo isso é necessário para garantir a durabilidade e a boa aparência das suas roupas.
A gente te conta tudo e mais um pouco a seguir, vem ver e aprender!
Pré-lavagem de roupas: por onde começar?
Separe as peças por tipo
O primeiro passo para uma lavagem de roupas bem sucedida é separar as peças por tipo. Isso significa que você deve reservar um dia da semana para lavar roupa de cama, outro para lavar roupa de banho e outro para as roupas do dia a dia.
Itens como toalhas de mesa, guardanapos e panos de prato também devem ser lavados separadamente. E não precisamos nem falar sobre os panos de chão, né?
Separe as peças por cor
Depois da primeira triagem, você deve separar as peças por cor. Isso vale tanto para as roupas, quanto para lençóis. Algumas peças podem soltar tinta e acabar manchando outras roupas.
Outro problema de misturar tudo é que as roupas pretas acabam pegando pelinhos e fiapos de tecidos de outra cor, ficando com uma aparência nada agradável.
O ideal é reservar um dia para roupas brancas, outro para roupas coloridas e outro apenas para as peças pretas.
Roupas que mancham
Quando você não tiver certeza se uma roupa solta ou não solta tinta é importante fazer um teste.
Basta umedecer uma pequena e discreta área. Em seguida, coloque-a sobre um tecido branco e passe o ferro quente sobre essa parte. Se a cor da roupa passar para o tecido branco, então esse é um sinal de que a peça tem potencial para manchar outras roupas. O mais acertado, nesse caso, é lavá-la a mão, separadamente.
Identifique manchas e sujeiras pesadas
O momento da pré-lavagem também serve para observar a situação “crítica” de cada peça.
Verifique se a roupa possui manchas (gordura, batom, caneta, desodorante, vinho, sangue, sorvete, entre outras) e sujeiras pesadas (em especial as meias). Em caso positivo, elas precisam ser tratadas separadamente antes de irem para a máquina.
Aqui, vale lembrar que para cada tipo de mancha existe um jeito diferente de fazer a remoção. As manchas de gordura e maquiagem, como batom, por exemplo, saem mais facilmente com a aplicação direta de detergente neutro sobre a área afetada.
Um pouco de água quente também ajuda, mas eis um truque profissional: nunca use água quente na roupa seca. Umedeça a peça primeiro com água fria e só depois trate-a com água quente para evitar que a roupa encolha ou desbote.
Para manchas de caneta, use álcool. Já nas manchas de molho de tomate, a recomendação é aplicar um pouco de suco de limão e aguardar alguns minutos antes de esfregar.
Após remover as manchas das roupas, enxágue-as e coloque na máquina de lavar.
Deixe de “molho”
O velho costume de deixar as roupas de molho ainda é muito eficaz na remoção das sujeiras mais difíceis. Essa etapa pode ser feita no tanque ou na máquina, caso a sua tenha essa função.
Coloque água em quantidade suficiente para cobrir as peças. Adicione um pouquinho de sabão em pó com o tira manchas da sua preferência. Se quiser, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água.
E por quanto tempo as roupas devem ficar de molho? O tempo médio de ação dos detergentes e tira manchas é de uma hora. Após esse período, a sujeira que se desgrudou das roupas pode acabar voltando para as fibras do tecido e todo o seu trabalho terá sido em vão.
Por isso, não adianta deixar as roupas de molho de um dia para o outro, ok? Uma horinha já é mais do que suficiente. Depois que as roupas já ficaram de molho, enxágue-as e coloque na máquina de lavar ou proceda a lavagem à mão.
Proteja as peças dentro da máquina
Outro cuidado importante é manter as roupas delicadas protegidas dentro da máquina de lavar. Sendo assim, a melhor coisa a fazer é colocá-las dentro de saquinhos próprios para lavagem. Mas não se preocupe, se você não tiver uma, improvise usando uma fronha de travesseiro.
As peças consideradas delicadas são lingeries, roupas de seda, nylon, bordadas, com apliques e rendas. O movimento da máquina de lavar pode fazer com que essas peças esgarcem, danifiquem as fibras, criem bolinhas ou fiapos. Por isso, é melhor evitar, né?
Use o ciclo correto da máquina
Você já deve ter percebido que existem vários ciclos de lavagem na máquina, certo? Pois bem, eles não estão lá a toa. Escolher o adequado para cada tipo de roupa ajuda a garantir resultados eficientes e prolonga a vida útil das peças.
O ciclo delicado, por exemplo, é recomendado para tecidos mais sensíveis, proporcionando uma lavagem suave com agitação reduzida e temperaturas mais baixas para evitar danos.
Já jeans, sarja e moletom podem ser lavados no de roupa pesada. Esse ciclo geralmente apresenta uma movimentação mais intensa e temperaturas mais altas para garantir uma limpeza profunda, removendo manchas e sujeira incrustada.
Além disso, há ciclos específicos para itens como roupas esportivas, roupas de cama e banho.
Não desperdice água
Evite a todo custo o desperdício de água durante a lavagem das roupas. E sabe qual é o melhor jeito de fazer isso? Sim, é com a pré-lavagem!
Quando você não elimina as manchas com antecedência, a sua máquina vai gastar água e sabão a toa, porque muito provavelmente as roupas vão sair de lá com as mesmas manchas de quando entraram.
Outra dica para economizar água é reunir o maior número de peças possível para aproveitar a capacidade da máquina de lavar. Imagina só encher o aparelho para lavar apenas uma toalha de banho ou uma roupa branca? Aguarde até que tenha peças o suficiente para fazer uma única lavagem.
Utilize os produtos certos
A utilização dos produtos certos é outro truque da pré-lavagem que você precisa conhecer!
Sabão em pó deve ser usado apenas no momento da lavagem. Na pré-lavagem, prefira o tira-manchas e bicarbonato de sódio. Já o amaciante de roupas deve ser usado apenas no ciclo final e na medida indicada pelo fabricante.
Lembre-se que o excesso de produtos pode manchar suas roupas, além de deixá-las endurecidas e até mesmo com mau cheiro.
Viu só como a pré-lavagem é importante? Agora é só cuidar das suas roupas direitinho e fazê-las durar por muito tempo!