O primeiro apartamento é sinônimo de liberdade e independência. Mas a compra do primeiro imóvel também costuma ser cercada de dúvidas, inseguranças e alguns erros que poderiam ser facilmente evitados com algumas informações básicas.
Por isso, listamos aqui as recomendações mais relevantes que você precisa ter em mente na hora de comprar o primeiro apartamento e fazer a melhor escolha, acompanhe!
Porque investir em um apartamento?
Um patrimônio para vida
Um apartamento, mesmo que ainda esteja financiado, significa um patrimônio para o seu futuro. Ao quitar as prestações você terá um imóvel no seu nome que poderá ser vendido ou alugado.
Seu imóvel, sua cara
Mais uma vantagem de comprar o primeiro apartamento é a possibilidade de transformá-lo como bem entender, sem precisar se preocupar em devolvê-lo depois do jeito que estava.
Com um imóvel próprio você tem mais liberdade para escolher a decoração, indo desde a escolha dos revestimentos que serão utilizados até a cor das paredes e o uso de móveis planejados.
Chega de aluguel
Por mais que o apartamento esteja financiado você sabe que ao final o imóvel será seu. O mesmo não acontece com imóveis alugados, já que o dinheiro pago todo mês nunca mais retorna para você.
Sendo assim, a compra do primeiro apartamento representa um passo a mais na busca pela sua liberdade financeira.
Valorização do imóvel
Raramente você verá um imóvel perdendo valor. O que acontece, em quase cem por cento dos casos, é a valorização do bem. Aquele valor que você pagou lá na planta pode dobrar ou até triplicar no futuro!
Infraestrutura completa
Os apartamentos modernos quase sempre vem com uma infraestrutura completa, como, por exemplo, quadra poliesportiva, academia, salão de festas, piscina e brinquedoteca. Em alguns condomínios, a infraestrutura é ainda maior, podendo contar até mesmo com mini mercado e pet place.
Segurança e tranquilidade
Morar em apartamento também é sinônimo de segurança e tranquilidade. Em geral, esse tipo de moradia oferece maior segurança, uma vez que todo o condomínio é monitorado por câmeras e o acesso de pessoas que não moram no local é restrito.
Como comprar o primeiro apartamento: dicas para se dar bem
Decida onde e como desejar morar
“Se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”. Essa frase do gato de Alice no País das Maravilhas faz todo sentido na hora de comprar o primeiro apartamento.
Você precisa ter um ponto de partida que te oriente nas buscas pelo imóvel. E uma das primeiras decisões que precisa tomar é onde deseja morar, levando em consideração que cada bairro possui um valor no mercado imobiliário. Isso significa que o preço do metro quadrado em uma região pode ser muito maior ou menor do que em outra.
Também é importante se atentar para o tipo de apartamento que você deseja e, sobretudo, que você precisa. Você vai morar sozinho ou com um companheiro(a)? Tem filhos ou pretende ter em breve? Trabalha em casa? Tem animal de estimação? O apartamento é mais para investimento ou você pretende construir sua vida nesse local?
A resposta para todas essas perguntas irão te ajudar a descobrir, por exemplo, qual o tamanho mínimo ideal do apê, quantos quartos ele precisa ter e se oferece possibilidade de reformas no futuro. Elas também serão seu guia para entender se a infraestrutura do condomínio é suficiente ou se você precisa de algo mais.
Controle seus gastos e economize
Antes de comprar o primeiro apartamento, pare um pouquinho e organize sua vida financeira, principalmente se você não tem a menor ideia de como ela anda nos últimos tempos. A boa e velha planilha já é um bom começo, mas você ainda pode contar com aplicativos específicos que te ajudam a controlar as finanças pessoais.
Veja o que pode ser cortado do orçamento e de pouquinho em pouquinho você vai perceber que dá até para encaixar uma parcela maior do financiamento sem comprometer o seu padrão de vida.
Pesquise sobre a região
A região onde você deseja comprar o primeiro apartamento faz toda diferença. Procure por um bairro que ofereça os serviços e a estrutura que você e sua família necessitam, como, por exemplo, escolas, academias, padarias, supermercados, clinicas médicas, farmácia, entre outros.
Se puder ficar mais perto do trabalho, melhor ainda. Uma boa localização do imóvel te ajuda a poupar tempo e dinheiro com deslocamentos.
Busque por diferentes opções de crédito e financiamento
Hoje em dia o que não falta são opções de crédito e financiamento para adquirir o primeiro apartamento. Essas linhas de crédito vão desde o financiamento bancário tradicional até as cartas de crédito dos consórcios, passando ainda pelos incentivos habitacionais do governo.
Antes de comprar o imóvel é fundamental que você conheça qual a linha de crédito mais indicada para você. E mesmo no caso dos financiamentos bancários convencionais é sempre muito importante checar as condições de cada banco, uma vez que as taxas de juros e outros encargos variam significativamente entre as instituições.
Outra opção é verificar junto a construtora a possibilidade de financiamento direto, com taxas de juros reduzidas.
Para facilitar a compra do seu primeiro apartamento lembre-se ainda que você pode lançar mão do FGTS (caso tenha mais de três anos de trabalho com carteira assinada) e unir a renda com outro membro da família (cônjuge ou os pais, por exemplo).
Novo ou usado
O primeiro apartamento pode ser novo ou usado. Ambos possuem prós e contras que você deve analisar a partir das suas necessidades.
Um apartamento novo possui acabamentos mais modernos e uma estrutura elétrica e hidráulica que dificilmente dará problema tão cedo. Mais uma vantagem é o condomínio, geralmente bem estruturado e adaptado para o estilo de vida atual. No entanto, esses modelos de apartamento costumam ser menores e os mais baratos quase sempre estão localizados em bairros ainda em desenvolvimento.
Já os apartamentos usados precisam de uma vistoria cautelosa para verificar as condições da estrutura. Pode ser também que você precise trocar pisos e revestimentos, além de bancadas de banheiro e cozinha. Contudo, esses apartamentos costumam ser maiores e melhor localizados.
Portanto, pesquise sempre e não descarte nenhuma possibilidade até ter certeza do que é melhor para você e sua família!
Ofereça um bom valor de entrada
Quanto maior o valor de entrada para a compra do primeiro apartamento, melhor. Essa entrada irá garantir a redução das parcelas e o tempo para quitação do financiamento.
Parcelas realistas e imprevistos
Planeje parcelas realistas para o financiamento do primeiro apartamento. Elas precisam caber no seu orçamento atual, consumindo, no máximo, 30% da renda.
Porém, é preciso levar em consideração também que o financiamento imobiliário é uma dívida que se carrega por muito tempo, chegando a cerca de 30 anos em alguns casos. Nesse tempo muitas coisas podem acontecer e, por isso mesmo, é importante estar prevenido para situações como desemprego ou a perda de alguém da família que auxiliava no pagamento do financiamento.
Manter esse pensamento realista é fundamental para que você não caia em problemas maiores, chegando até mesmo a perder o bem por falta de pagamento. Para tanto, faça uma “reserva de emergência”. Esse valor pode te socorrer até tudo voltar ao normal.
Porque apartamento no primeiro andar é mais barato?
A diferença de preço entre apartamentos baixos e os superiores muitas vezes é notável. Por isso, vamos explorar alguns dos principais motivos dessa situação:
Acesso: O primeiro andar, quando localizado no apartamento térreo, oferece um acesso direto e fácil para a rua. A proximidade com a rua e a circulação de pessoas pode resultar em mais ruído e menos privacidade.
Segurança: A proximidade com o nível da rua pode tornar esses apartamentos mais acessíveis para intrusos, o que pode ser uma preocupação para os compradores. Observe como funciona a segurança do condomínio e o nível das janelas e varanda.
Vista: Os apartamentos em andares mais altos costumam oferecer vistas mais panorâmicas e com melhor aproveitamento da iluminação natural. Esses fatores valorizam o imóvel e, consequentemente, agregam no valor final. O primeiro andar, com uma visão mais restrita e potencialmente menos luz natural, pode não ser tão atraente.
Considerações sobre inundações: Em algumas áreas propensas a inundações, o risco de danos causados pela água pode ser maior no primeiro andar. Esse risco adicional pode afetar a avaliação do imóvel e a redução do preço.
Erros comuns para evitar na compra do primeiro apartamento
Não considerar os gastos extras
Um erro muito comum, mas que deve ser evitado a todo custo é não considerar os custos extras na compra do primeiro apartamento. Infelizmente, muita gente acaba tendo problemas financeiros porque calculou apenas as parcelas do financiamento no orçamento, deixando de lado outros custos como registro, escritura, entrega das chaves e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
Portanto, considere todos esses custos no valor total do imóvel e esteja preparado para eles.
Não ler o contrato com atenção
O contrato de compra e venda do apartamento precisa ser lido e relido com muita atenção e todas as dúvidas que você tiver devem ser sanadas junto com a corretora ou construtora.
Não vistoriar o imóvel
É imprescindível que o imóvel seja vistoriado, seja ele novo ou usado. Todos os detalhes devem ser observados e, se for o caso, abatidos do valor total.
Não pesquisar sobre a construtora
Existem empresas sérias e idôneas no mercado, ao mesmo tempo em que existem empresas que já deram muita dor de cabeça para os clientes, especialmente no que diz respeito a atrasos na entrada do imóvel. Use as redes sociais a seu favor e pesquise muito antes de fechar a compra.
Checklist do primeiro apartamento
Já comprou o primeiro apartamento? Maravilha! Agora você precisa se estabelecer no imóvel e deixá-lo com a sua cara.
Comece com uma boa faxina em todo o apartamento para que ele receba sua mudança em ótimo estado. Em seguida, troque o miolo da fechadura da porta de entrada por questões de segurança, afinal, muitas pessoas entraram e saíram do apartamento antes de você se mudar.
Também faça a ligação de luz, água, esgoto e gás. A contratação de serviço de internet e telefonia é outra coisa importante que você precisa fazer assim que se mudar.
Os ambientes básicos e mais funcionais da casa precisam estar minimamente equipados. A área de serviço deve ter uma máquina de lavar, os produtos e materiais de limpeza básicos, como sabão em pó, alvejante, água sanitária, vassoura, rodo e pá de lixo.
A cozinha é outro ambiente fundamental. Mas de início você não precisa de muita coisa, prefira ir montando esse espaço aos poucos, conforme suas necessidades. De antemão, tenha apenas o fogão ou cooktop, uma geladeira e um pequeno armário. Alguns utensílios, como talheres, copos, pratos e panelas, também são indispensáveis no primeiro apartamento.
Depois vá para o banheiro. Equipe-o com produtos de higiene básicos, como papel higiênico, sabonete, pasta de dente, além de lixeira e o chuveiro (esse item não está incluso com o apartamento).
Por fim, cuide do seu quarto. Tenha uma boa cama para dormir e um armário, mesmo que seja provisório.
O restante você vai fazendo aos poucos e imprimindo sua personalidade na medida em que vai conhecendo melhor sua nova casa. De resto, aproveite a compra do seu primeiro apartamento! Tim-tim! Você merece!