Está pensando em pendurar um quadro na parede do quarto? Ótima escolha, parabéns! Os quadros para quarto completam a decoração com muito estilo e personalidade. Mas com toda certeza você deve estar passando por um grande dilema que é definir qual quadro escolher entre tantas possibilidades.
Basta entrar em uma loja de decoração ou em sites especializados que já dá para ter uma ideia do tamanho da variedade. São quadros de estilo moderno, abstrato, clássico, isso sem falar das opções em fotografia, xilogravuras e gravuras.
Mas se fosse só definir o estilo do quadro estava bom, a questão é que ainda é preciso determinar com clareza o tamanho do quadro, o local exato onde ele será colocado e a moldura que irá acompanhar a obra.
Ufa! Escolher um quadro é uma tarefa mais complexa do que se pode imaginar. Mas calma lá, dedicamos esse post exclusivamente para esmiuçar esse assunto e te ajudar a escolher o quadro ideal para o seu quarto. Confira com a gente:
Como escolher quadros para quarto
Local
Comece a missão definindo o local onde o objeto será colocado. A parede escolhida te dará pistas importantes, como o tamanho do quadro, por exemplo. A maioria das decorações sugere que os quadros sejam colocados na parede da cama, a principal do cômodo. Mas também vale usar quadros na parede lateral, caso ela não tenha janelas, e na parede de frente a cama. O interessante é perceber que a cama é sempre o ponto de partida.
Independente de onde o quadro ficará exposto, a dica de ouro aqui chama-se proporção. Isso quer dizer que se a parede escolhida for ampla e totalmente livre o mais recomendado é escolher um quadro grande na posição horizontal. No entanto caso a parede seja pequena prefira um quadro menor e que preferencialmente esteja na vertical. Lembre-se sempre: proporção é tudo.
Medidas e composições dos quadros para quarto
Depois de definir a parede onde será colocado o quadro é hora de marcar o local onde ele será pendurado. Uma opção é deixá-lo centralizado junto a algum móvel, como a cama, por exemplo. Mas você também pode optar por uma composição irregular e mantê-lo mais a esquerda ou à direita.
Independente da posição, o mais adequado é deixar o centro do quadro a 1,60 metro de altura. Entretanto, se você preferir criar uma decoração mais moderna pode simplesmente colocar a moldura no chão e encostá-lo na parede ou quem sabe também apoiá-lo sobre uma prateleira.
Outra possibilidade é montar uma composição com três ou mais quadros. Nesse caso, mantenha uma harmonia visual entre os estilos artísticos, as cores predominantes e o tipo de moldura de cada quadro.
Estilo do quadro versus estilo da decoração
É muito importante adequar o tipo de quadro ao tipo de quarto. Ou seja, quartos infantis pedem por quadros de temas infantis, bem diferentes de um quarto adulto, por exemplo. Assim como o quadro deve se adequar a faixa etária do morador, ele também deve estar de acordo com o tipo de decoração predominante no ambiente. Exemplificando: um quadro de pintura clássica se encaixa melhor com uma decor do mesmo estilo. Enquanto uma decoração moderna e despojada se harmoniza com quadros que seguem linha semelhante.
Outra opção que vem fazendo sucesso são os quadros com frases e palavras. Esse tipo de quadro cai bem em quartos de todas as idades e, dependendo da tipografia e das cores utilizadas podem ser inseridos nos mais variados estilos de decoração.
Seja qual for o estilo da decoração, o mais importante é que o quadro reflita a personalidade e o estilo de quem vive no quarto.
A escolha da moldura
Para telas e pinturas clássicas, prefira molduras grossas, de madeira e com design rebuscado. Já para quadros de arte moderna, fotografias, xilogravuras e litogravuras, as melhores opções são os quadros com molduras finas e de linhas retas.
As cores da moldura também são importantes. Em quadros de arte moderna é possível apostar em molduras coloridas e vibrantes, como vermelho e amarelo. Mas se a ideia é bancar um ambiente sóbrio, neutro e discreto, opte pelas clássicas molduras de madeira.
Já as decorações de estilo escandinavo, industrial e minimalista comportam melhor molduras finas em tons de branco ou preto.
Cuidado com o que vai pendurar na parede
De acordo com o Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, os quadros tem uma importância muito grande nos ambientes, especialmente nos quartos, local da casa feito para relaxar e descansar.
Por isso prefira quadros com imagens calmas, relaxantes e de cores suaves. E, em contrapartida, descarte quadros de cores muito vibrantes ou imagens que podem perturbar o descanso.
Outra dica, ainda segundo o Feng Shui, é passar longe de quadros com figuras destorcidas, depressivas ou violentas. No quarto do casal a dica do Feng Shui é evitar imagens de pessoas sozinhas.
Para o Feng Shui, a energia contida nessas imagens teria o poder de afetar negativamente o cérebro provocando sensações desconfortáveis, como tristeza, raiva, angústia e insônia, por exemplo.
O Feng Shui orienta também a evitar deixar os quadros tortos, pois dessa maneira podem trazer desequilíbrios. Cuidado também para não deixar os quadros com molduras quebradas, desbotadas ou manchadas.
Preço e onde comprar quadros para quarto
Você não precisa desembolsar uma fortuna para decorar o quarto com quadros, a não ser que esteja disposto a isso. De modo geral, é possível decorar usando quadros gastando bem pouco. Na internet existe uma infinidade enorme de telas à venda pelos mais variados preços. Portanto, não tem desculpa para não colocar um quadrinho na parede do seu quarto.
60 modelos de quadros para quarto para você se inspirar
Anotou todas as dicas? Então prepare-se agora para ver quartos lindos decorados com quadros. Uma inspiração e tanto para você usar quadros sem medo de errar. Confira:
Imagem 1 – Quadro para quarto: composição de fotografias em preto e branco na cabeceira da cama; repare que mesmo em posições diferentes – horizontal e vertical – os quadros estão em harmonia.
Imagem 2 – Centralizar o quadro? Nem sempre, aqui, por exemplo, a proposta foi colocar os quadros a partir do centro avançado para a lateral oposta da janela.
Imagem 3 – Decorações modernas e joviais combinam muito bem com um mix de quadros com frases, vale apostar em cores, tamanhos e formatos variados.
Imagem 4 – Já no cantinho do quarto que serve como home office prefira um quadro de tonalidade neutra e sóbria.
Imagem 5 – Quadro para quarto: nesse quarto de casal, o quadro não é o destaque, mas ainda assim é parte importante da decoração.
Imagem 6 – Tamanhos variados, mas seguindo o mesmo padrão de imagens, cores e moldura.
Imagem 7 – O quadro de arte abstrata conseguiu se integrar perfeitamente a decoração; a dupla discreta de quadros laterais completam a proposta.
Imagem 8 – Quadros para quarto na linha da cabeceira, para fugir do padrão.
Imagem 9 – Composição colorida e alegre para avivar o quarto; a fina moldura preta não pesa visualmente na decoração.
Imagem 10 – Brancos, pequenos e discretos para combinar com a decoração sóbria e elegante do quarto.
Imagem 11 – Quadros de visual moderno em preto e branco descentralizado sobre a cama.
Imagem 12 – Regra não existe, vale o bom senso e diversas tentativas até encontrar o lugar ideal para colocar o seu quadro para quarto.
Imagem 13 – O tom marrom foi o escolhido para compor o fundo desses quadros, repare como a cor harmoniza bem com as demais cores da decor.
Imagem 14 – Quadro para quarto: a proposta aqui foi marcar a parede com uma cor vibrante e colocar sobre ela quadros de tamanhos variados em preto e branco.
Imagem 15 – Os quadros não precisam ser colocados na mesma linha, eles podem ser inseridos de modo irregular, um mais pra cima e outro mais pra baixo, por exemplo.
Imagem 16 – Já nos quartos infanto juvenis, quadros coloridos e descontraídos são sempre bem vindos.
Imagem 17 – Quadro para quarto: figuras geométricas e abstratas reforçam o estilo moderno da decoração.
Imagem 18 – E para as decorações de inspiração escandinava vale combinar quadros com bandeirolas e, claro, usar e abusar das estampas típicas desse estilo.
Imagem 19 – As boisseries recebem com toda delicadeza os quadros infantis.
Imagem 20 – Quadros para quarto: a fotografia de tamanho proporcional a cabeceira da cama reflete as preferências e estilo dos moradores.
Imagem 21 – Pequenos, mas marcantes no ambiente.
Imagem 22 – Exiba seus lugares preferidos na parede em formato de quadros.
Imagem 23 – Dividido ao meio, o quadro traz sensação de continuidade e amplitude ao quarto, sem contar que a imagem relaxa os olhos.
Imagem 24 – Escondidinho atrás da cabeceira: uma outra forma inusitada de usar quadros na decoração do quarto.
Imagem 25 – Quem disse que quadro possui um único formato? Você pode optar por um modelo redondo, como esse da imagem.
Imagem 26 – Na cor da decor.
Imagem 27 – O quadro com frases arrasta o olhar para o canto do quarto, tirando o foco da cama.
Imagem 28 – O quadro para quarto com figura de penas pode ser apreciado por quem está deitado na cama e por quem acaba de chegar.
Imagem 29 – A parede azul petróleo é a moldura perfeita para o quadro moderno.
Imagem 30 – Quadro para quarto: o preto e branco imperam em todos os elementos desse quarto, incluindo os quadros.
Imagem 31 – O azul e o verde formam essa composição de quadros com ilusão de ótica.
Imagem 32 – Simétricos, alinhados e no mesmo padrão de cores.
Imagem 33 – Parecem muito diferentes entre si? Mas repare que nessa composição três cores predominam: amarelo dourado, preto e branco, outra característica em comum são as molduras finas.
Imagem 34 – Um quadro para dar continuidade a cabeceira da cama.
Imagem 35 – Um quadro de frases românticas super combina com a decor clássica com toque provençal.
Imagem 36 – Quadro para quarto minimalista.
Imagem 37 – A parede que recebe os quadros é a que mais se destaca no ambiente.
Imagem 38 – Os amantes da fotografia podem apostar sem medo nessa arte para compor a decoração.
Imagem 39 – Qualquer semelhança do quadro com o tapete não é mera coincidência.
Imagem 40 – Quadros para quarto: já pensou em emoldurar suas próprias fotos para decorar o quarto? Não esqueça do vidro para proteger a imagem e dar o acabamento final.
Imagem 41 – Tem criado-mudo no quarto? Então você pode usá-lo para apoiar o quadro
Imagem 42 – O quadro deve acompanhar a decoração, mas, sobretudo, refletir o gosto e estilo dos moradores.
Imagem 43 – Cascata verde emoldurada sobre a cama.
Imagem 44 – Os hobbies preferidos também podem se tornar tema para a decor através dos quadros
Imagem 45 – Proporção e simetria impecáveis nesse quarto de casal.
Imagem 46 – Se o quadro não couber na parede da cabeceira, tudo bem, coloque-o na parede lateral.
Imagem 47 – Quadros para quarto: corações dourados para o quarto do bebê.
Imagem 48 – O quarto de traços masculinos escolheu quadros coloridos e de figuras humanas para completar a decor.
Imagem 49 – Cinza no quadro, na cama e nas paredes.
Imagem 50 – Um quadro de efeito ótico de tamanho grande para preencher a parede atrás da cama.
Imagem 51 – Despojamento na forma e no modo do quadro estar inserido no ambiente
Imagem 52 – O quarto que mescla estilos com muita propriedade escolheu a dedo o quadro da parede lateral.
Imagem 53 – Quadro e revestimento dividem a parede desse quarto.
Imagem 54 – Um quarto e várias formas de usar quadros: na parede, no chão e sobre o criado mudo.
Imagem 55 – O quarto dos irmãos ganhou quadros apoiados na cabeceira da cama.
Imagem 56 – Os cactos aparecem nesse quarto infantil decorando as paredes.
Imagem 57 – Uma fotografia emoldurada pode ser a solução para decorar o seu quarto.
Imagem 58 – A composição de quadros pode acompanhar a roupa de cama.
Imagem 59 – Quarto gamer cheio de personalidade!
Imagem 60 – Nem sempre ele precisa ser fixo na parede.