Após dois anos de restrições com festas por conta da pandemia de Covid-19, é normal que as pessoas fiquem perdidas sobre organização de eventos. Especialmente, sobre a quantidade de salgados e doces que devem ser servidos no evento.
Coxinhas, bolinhas de queijo, rissoles, brigadeiros e beijinhos… levante a mão quem não gosta desses salgados e doces? Para que uma festa seja um sucesso, com uma boa variedade de comidas diferentes, a quantidade de salgados e doces deve ser planejada com antecedência para evitar faltas e, também, desperdício.
Para te ajudar nessa tarefa de saber como calcular quantidade de salgados e doces para festas, nós separamos dicas de como fazer isso sem cometer erros. Confira a seguir!
Como não errar na quantidade de salgados e doces para festas
Se você quer organizar um evento de maneira adequada, é importante que estude com antecedência a quantidade de comida a ser servida. Para isso, observe esses fatores:
- Tipos de eventos;
- Lista dos convidados;
- Duração da festa;
- Horário do evento;
- Tipo do buffet.
1. Tipo de evento
A quantidade de salgados e doces para festa variará de acordo com otipo do evento. Por exemplo, se for uma festa infantil, você deverá dispor de um número maior de salgados e doces, porque os pequenos costumam dar preferência a esse tipo de menu. Já em um casamento, que costuma ter um coquetel diferenciado ou jantar, esse número de salgados e doces deverá ser reduzido.
2. Lista de convidados
Outro fator importante é fazer uma lista de convidados, separando essas pessoas por idade e gênero para que você saiba a quantidade de salgados e doces para festa. Dependendo da divisão dos seus convidados pela faixa etária, o consumo de comida poderá aumentar ou diminuir.
No caso das crianças, por exemplo, elas costumam consumir menos comida do que adultos, sendo um cálculo que a cada dois pequenos equivale a uma pessoa mais velha. Outro ponto é que os menores de dois anos, acabam nem entrando nessa contagem por comerem alimentos mais saudáveis, trazidos normalmente pelos pais.
Pessoas mais idosas comem menos do que adultos e homens consomem mais do que mulheres.
3. Duração da festa
Quanto maior o tempo de duração da festa, mais comida deverá ser oferecida aos convidados.
4. Horário do evento
O horário inicial do evento também pode interferir na quantidade de salgados e doces. Caso seja próximo ao horário do almoço ou jantar, os convidados comerão mais. Já se for uma festa após almoço, as pessoas consumiram menos comida por estarem satisfeitas.
5. Tipo de buffet
Se a contratação do buffet for de um serviço com salgados mais almoço ou jantar incluídos, a quantidade de quitutes será menor. Nesse caso, você pode considerar 12 salgados no almoço ou 6 no jantar, por exemplo.
Já se os salgados e doces forem o cardápio principal da festa, você deve considerar de 15 a 18 salgados por pessoa, em um evento com duração de cinco horas.
Como contar a quantidade de salgados e doces para festa
Como dissemos, se o menu principal da festa forem os salgadinhos, é importante definir uma média por pessoa. Normalmente, o estimado são de 15 a 18 salgados, levando em conta as variedades, ou seja, cinco coxinhas, quatro rissoles, três bolinhas de queijo, três quibes e assim por diante. Na verdade, isso ficará ao seu critério em escolher quais os sabores de salgados serão servidos.
Então, a estimativa para uma festa com 20 pessoas será encomendar entre 300 a 360 salgados, garantindo que assim não faltará comida.
Como saber quais sabores de salgados deverão ser servidos
Normalmente, quando a festa possui uma maior variedade de opções de cardápio, os convidados costumamexperimentar um pouco de tudo. O problema é que isso pode gerar desperdício de comida, por isso, não invista em tipos tão diferentes.
Nós recomendamos optar por um cardápio de quatro a oito tipos de salgados, comopções assadas e fritas. É importante fritar os salgados na hora do evento para que eles sejam servidos quentinhos e crocantes.Já as opções assadas, podem ser servidas em menor quantidade do que os fritos (as pessoas costumam preferir frituras).
Lembre-se de ter opções que possam atender vegetarianos ou celíacos no cardápio. Procure saber de antemão quantas pessoas não podem comer carne, leite ou derivados ou, ainda, glúten.
Como contar a quantidade de doces da festa
Assim como os salgados, o número de docinhos da festa deve ser proporcional a quantidade de convidados. Uma sugestão é estimar de cinco a sete doces variados por cabeça, tornando a mesa bem decorada e completa. Por exemplo, em uma festa para 20 pessoas, encomende de 100 até 140 docinhos.
Sobre os sabores, os doces mais populares são brigadeiro, beijinho, bicho de pé e brigadeiro branco.
Quantidade de salgados e doces para festa: tamanho do bolo
Claro que não iriamos esquecer de falar sobre o protagonista da festa, o bolo. Ele deve ser suficiente para servir ao menos uma fatia por pessoa (porém, nem todos costumam comer e deve sobrar).
Um bolo de 1 kg costuma servir bem 10 pessoas. Sendo assim, é possível calcular de acordo com o número de convidados da sua festa.
Basta começar a lista!
Então, já decidiu a lista de convidados para a sua celebração? Deixe nos comentários abaixo, se você já tem uma ideia sobre a quantidade de salgados e doces para festa e sabores escolhidos!