Tem gêmeos chegando no pedaço? Sinal de decoração em dose dupla também! Mas calma, não precisa se desesperar achando que decorar um quarto de gêmeos vai custar uma fortuna ou que será muito trabalhoso, de jeito nenhum! Basta ter as dicas e informações certas. E onde você encontra tudo isso? Aqui, é claro!
O quarto de gêmeos, seja feminino, masculino ou de um casalzinho, não deixa de ser um quarto infantil. Portanto, muitas coisas permanecem iguais, especialmente no que diz respeito a segurança e conforto.
A grande diferença na montagem de um quarto de gêmeos está na funcionalidade, principalmente se o ambiente for pequeno. Nesses casos, é preciso ter um cuidado especial para que o quarto ofereça condições de ser utilizado com conforto e praticidade no dia a dia, independente se os gêmeos ainda são bebês, crianças maiores ou se já estão na adolescência.
Bora então acompanhar todas as dicas para montar o quarto de gêmeos perfeito?
Quarto de gêmeos: como montar e decorar
Planejando o espaço
O ponto de partida para a decoração do quarto de gêmeos é o planejamento do espaço, afinal de contas o quarto terá que acomodar duas crianças.
Rascunhe em um papel as medidas do cômodo e a disposição das portas, janelas e tomadas. Com esse desenho em mãos fica mais fácil visualizar o futuro quarto e já é possível pensar na funcionalidade do ambiente.
Lembre-se sempre que é fundamental garantir espaço de circulação livre entre os berços (ou camas), especialmente durante as visitas noturnas (que serão mais frequentes do que você imagina).
Liste também quais as necessidades dos gêmeos a partir da faixa etária deles, isso também facilita no processo de planejamento do quarto. Gêmeos bebês tem necessidades diferentes de gêmeos já crescidinhos. Portanto, se o espaço é pequeno e os gêmeos ainda são bebês não há necessidade de fazer um cantinho de estudos ou atividades, deixe isso para depois.
Quarto de gêmeos bebê: os berços
A disposição do berço em quarto de gêmeos é outra coisa importantíssima. Eles precisam estar dispostos de modo que os pais possam acessá-los livremente, sem obstáculos. Também é importante garantir que os gêmeos vejam um ao outro através das grades.
Muitos pais optam por manter os bebês no mesmo berço, hoje em dia, inclusive, já existem berços pensados para gêmeos em tamanho king size ou fabricados em conjunto com uma separação no meio.
A disposição mais comum é deixar um berço em cada lateral do quarto, de modo a criar um corredor central. Outra maneira de organizar os berços no quarto de gêmeos é em L, o que também é muito vantajoso para espaços pequenos. Você pode ainda optar por manter os berços centralizados no quarto, um colado no outro, mas para isso é importante que o quarto seja um pouco maior.
Em quartos estreitos, porém compridos, uma boa alternativa é posicionar os berços na mesma parede lateral, um na sequência do outro.
Quarto de gêmeos infanto juvenil: a vez da cama
No caso de gêmeos mais crescidinhos é possível contar com camas beliches que ocupam o espaço de apenas uma cama no quarto. Também é interessante a opção de manter as camas em L, especialmente se uma delas ficar suspensa, dessa forma o espaço criado embaixo da cama pode ser usado para montar um cantinho de estudos ou leitura.
Mas atenção: nunca, em hipótese alguma, coloque os gêmeos para dormir em bicamas, aquelas onde a segunda cama é “puxada” por baixo da cama principal. Isso pode ser interpretado de modo negativo, como se a criança que dorme na cama superior tivesse algum tipo de privilégio ou preferência dos pais em detrimento da criança que dorme na cama debaixo.
Guarda roupa, cômoda e armários
Criança também precisa de guarda roupa e, no caso de gêmeos, você já sabe, a coisa duplica. Portanto, avalie comprar um móvel maior, capaz de dar conta de armazenar tudo o que os gêmeos precisam, ao invés de comprar um guarda roupa de bebê que, convenhamos, em pouco tempo não vai servir para mais nada.
Outra saída possível é investir em cômodas no lugar de guarda roupa, nesse caso, uma para cada criança. As cômodas também podem funcionar como trocadores.
Para ter mais espaço disponível, considere comprar berços e camas com gaveteiros ou baú.
E se o quarto for muito pequeno, então uma boa dica é apostar em móveis planejados para o quarto dos gêmeos. Eles otimizam o espaço e atendem a necessidade das crianças de modo pontual.
Rosa, azul ou multicolorido?
Depois de definir o uso que será feito do espaço e como os móveis principais serão posicionados no ambiente chegou a hora de pensar na paleta de cores do quarto.
Quando os gêmeos são do mesmo sexo, uma opção recorrente é decorar o quarto inteiro seguindo a mesma proposta de cores, mas se os gêmeos forem de sexo oposto, ou seja, um casal, os pais geralmente optam por “delimitar” o cantinho de cada um com um cor especifica.
Na prática e de modo geral, funciona mais ou menos assim: quarto de gêmeos feminino tende a seguir tons delicados, como o tradicional cor de rosa, enquanto o quarto de gêmeos masculino, por sua vez, é pensado em tons de azul.
Mas hoje em dia existe uma liberdade muito maior em relação a escolha de cores para o quarto que não se baseia em gêneros, é a chamada decoração de quarto de gêmeos unissex. Isso quer dizer que tanto faz se são meninos, meninas ou um casal que habita aquele espaço.
Nesse caso, uma boa opção é manter uma base neutra – branco, cinza, bege – e pincelar cores nos detalhes do quarto. Aqui, os pais podem eleger uma cor para cada criança e marcar o espaço de cada um com ela, sem necessariamente cair na obviedade do azul ou rosa.
É possível optar por um quarto de gêmeos decorado, por exemplo, em tons de laranja, verde, vermelho ou amarelo.
Mas independente da paleta de cores que você escolher, lembre-se sempre que quarto de criança precisa ser calmo e tranquilo, portanto, nada de excessos visuais. Prefira tons pastéis e harmônicos.
Para as crianças maiores é possível saturar um pouco mais no uso das cores, mas sempre dando preferência para inseri-las nos detalhes.
Iluminação
A iluminação é um ponto fundamental do quarto de crianças, inclusive de gêmeos. Quanto mais luz natural durante o dia melhor. E, durante a noite, tenha a disposição uma luz central para auxiliar na hora do banho e da troca.
Contudo, no momento de dormir e nas visitas noturnas é importante contar com uma luz difusa, calma e aconchegante. Essa luz pode vir de abajures, luminárias de chão ou de mesa ou de spots instalados no teto.
Detalhes que trazem personalidade
Cada criança é única e traz traços de personalidade que a definem como indivíduo, isso, é claro, vale para os gêmeos também. Ou seja, não é porque compartilharam do mesmo ventre e, agora, dividem o mesmo quarto, que as crianças precisam ser tratadas de modo igual, como se não possuíssem particularidades.
Portanto, e especialmente no caso de gêmeos maiores e de sexos diferentes, respeite essas características de personalidade e traduza isso na decoração do quarto.
Uma boa dica é convidar as crianças para ajudar no planejamento da decoração, ouvindo suas necessidades e gostos pessoais.
Adesivos, papéis de parede, quadros e objetos decorativos são uma mão na roda no momento de fazer essa diferenciação de personalidade.
São muitos detalhes para pensar não é mesmo? Por isso, para deixar as ideias mais claras, trouxemos mais 60 dicas de decoração para quarto de gêmeos, só que dessa vez em fotos. Vem ver:
60 ideias de decoração para quarto de gêmeos
Imagem 1 – Quarto de gêmeos juvenil com uma paleta de cores unissex. Destaque para as charmosas camas com dossel.
Imagem 2 – Quarto de gêmeos planejado: repare que os móveis ocupam uma única parede.
Imagem 3 – Quarto de gêmeos juvenil moderno em tons de cinza e amarelo.
Imagem 4 – Toque retrô no quarto de gêmeos. Repare que os quadros indicam a preferência e personalidade de cada um.
Imagem 5 – Quarto de gêmeos com cama beliche: solução lúdica e otimizada.
Imagem 6 – Aqui, o criado mudo faz a separação entre o lado de cada gêmeo no quarto.
Imagem 7 – Quarto de gêmeos juvenil decorado em tons de branco e preto.
Imagem 8 – Inspiração de quarto de gêmeos feminino. Destaque para o papel de parede delicado e a cabeceira almofadada.
Imagem 9 – O painel de pinus conferiu um charme todo especial ao quarto de gêmeos.
Imagem 10 – Para os pais que vão precisar compartilhar o quarto de outros filhos com os gêmeos, uma solução é apostar em beliches no formato L.
Imagem 11 – Em quarto de gêmeos tudo é dobrado, inclusive, a luminária.
Imagem 12 – Quarto de gêmeos menina decorado nos tradicionais tons de branco e rosa.
Imagem 13 – Quarto de gêmeos em estilo provençal: romântico e delicado.
Imagem 14 – O formato retangular e comprido do quarto proporcionou uma disposição diferenciada das camas.
Imagem 15 – Que tal investir em uma decoração boho para o quarto dos gêmeos?
Imagem 16 – Parece que o ambiente foi espelhado, mas as cores diferentes das cadeiras revelam que se trata mesmo é de um quarto de gêmeos.
Imagem 17 – Quarto de gêmeos simples e com uma paleta de cores unissex.
Imagem 18 – Para dormir coladinho um no outro!
Imagem 19 – Aqui, o espaço de cada gêmeo é marcado pelas iniciais nos quadros.
Imagem 20 – Uma só cabeceira para duas camas.
Imagem 21 – Quarto de gêmeos decorado com uma paleta de cores clean, suave e unissex.
Imagem 22 – Princesinhas modernas!
Imagem 23 – O azul marinho não deixa dúvidas de que esse quarto abriga meninos.
Imagem 24 – Luz natural à vontade no quarto dos gêmeos!
Imagem 25 – A parede de gesso faz uma leve separação no quarto dos gêmeos, trazendo um pouco mais de privacidade para cada um deles.
Imagem 26 – Cores fora do comum na decoração desse quarto de gêmeos.
Imagem 27 – Quarto de gêmeos feminino decorado com móveis planejados e luzes embutidas.
Imagem 28 – Disposição funcional para as camas dos gêmeos. Repare que no vão embaixo do beliche foi criado um armário.
Imagem 29 – Quarto de gêmeos casal decorado em tons unissex e dividido por uma meia parede de gesso.
Imagem 30 – Quarto de gêmeos masculino com sofá cama.
Imagem 31 – Para aproveitar melhor o espaço do quarto de gêmeos aposte em camas com gaveteiros.
Imagem 32 – Quarto de gêmeos com beliche: uma das soluções mais práticas e baratas.
Imagem 33 – Aqui, nesse quarto de gêmeos casal, o tema é o mesmo, o que muda são as cores.
Imagem 34 – Decoração clássica e sóbria para o quarto de gêmeos masculino.
Imagem 35 – O que acha de uma decor bem tropical para o quarto dos gêmeos?
Imagem 36 – Um dos layouts mais clássicos para quarto de gêmeos é igual a esse da imagem, onde as camas são encostadas nas paredes laterais.
Imagem 37 – Coelhinhos de um lado, peixinhos do outro: um tema para fugir do comum.
Imagem 38 – Nesse outro quarto de gêmeos, a opção foi por uma decoração de base neutra com cores vibrantes apenas nos detalhes.
Imagem 39 – Estilo praiano nesse quarto de gêmeos tamanho grande.
Imagem 40 – Mas se preferir pode optar por levar uma floresta para o quarto dos gêmeos.
Imagem 41 – Quarto de gêmeos em estilo minimalista.
Imagem 42 – Quarto de gêmeos moderno em preto e branco.
Imagem 43 – Aqui, os berços em L otimizam o espaço disponível no quarto.
Imagem 44 – Quarto de gêmeos feminino em estilo princesa. O charme extra fica por conta dos berços com dossel.
Imagem 45 – Decoração cor de rosa bem moderninha para o quarto de meninas.
Imagem 46 – Invista em detalhes para deixar o quarto dos gêmeos original e cheio de personalidade.
Imagem 47 – Quarto de gêmeos com berços unidos na mesma parede.
Imagem 48 – Quarto de gêmeos em tons neutros e suaves com um letreiro de LED para completar a decor.
Imagem 49 – O papel de parede é uma solução prática e barata para decorar o quarto dos gêmeos e renovar sempre que achar necessário.
Imagem 50 – Detalhes cheios de graça que fazem toda a diferença no quartinho dos gêmeos.
Imagem 51 – Quarto de gêmeos com berços em tamanho king size.
Imagem 52 – O enfeite na parede une visualmente os bercinhos dos gêmeos.
Imagem 53 – Paleta de cores moderna para o quarto de meninos gêmeos.
Imagem 54 – Colorido, mas sem pesar.
Imagem 55 – Que tal um pouco de estilo escandinavo na decoração do quarto dos gêmeos?
Imagem 56 – Móveis de estilo retrô marcam a decoração desse quarto de gêmeos super original.
Imagem 57 – Trocador de uso compartilhado entre as gêmeas.
Imagem 58 – Berço de madeira redondo para o quarto de gêmeos.
Imagem 59 – Entre os berços, uma cômoda que não passa despercebida.
Imagem 60 – Quarto de gêmeos com uma decoração simples, bonita e funcional.