Um quarto moderno não é difícil de ser decorado. Ele garante a funcionalidade, simplicidade e organização do espaço e, para quem gosta deste estilo, algumas regrinhas básicas são fundamentais para garantir que o estilo moderno vai ser contemplado.
Mas, afinal, o que é o estilo moderno? Falar em estilo moderno é diferente de falar em estilo contemporâneo? A resposta é sim e nesse post vamos falar um pouco sobre esse estilo que ainda deixa muita gente na dúvida, mas que é facilmente reconhecível a partir de algumas características. Além de uma definição do que é esse estilo, vamos falar de porque escolhê-lo e apresentar uma galeria só com quartos modernos para você se inspirar e renovar a decoração do seu!Vamos lá!
O estilo moderno: as palavras-chave deste estilo
A decoração moderna chamou bastante a atenção desde que foi utilizada pelos arquitetos modernistas, com a sua inovação por se basear especialmente na funcionalidade dos ambiente, aliada com um design inovador da época.
Quando pensamos nesse estilo, é comum nos vir a mente, por exemplo, usos diversos de materiais tradicionais como concreto e madeira, materiais considerados pesados e difíceis de serem trabalhados em grandes construções, com os novos cortes que permitiam criar padrões arredondados. Mas quem brilha, com certeza, nesse tipo de ambiente é a linha reta, tão utilizada em diversas direções para garantir um desenho simplificado para o mobiliário e acessórios de decoração.
A simplificação é uma das palavras que melhor definem esse estilo que busca encontrar conforto num ambiente com formas facilmente obtidas. E quando falamos em estilo moderno, podemos escolher alguns aspectos que melhor definem esse estilo, especialmente falando em tipos de mobiliário e decoração, disposição e quantidade de elementos no espaço.
Funcionalidade
Na ideia de manter a decoração simples, o estilo moderno costuma não trabalhar tanto a ornamentação, seja dos seus mobiliários, que ao contrário dos clássicos estilos barroco e rococó, dispensa temas as suas decorações florais ou baseados na natureza esculpidos nas portas, seja na disposição e no uso de elementos puramente decorativos.
Com algumas exceções, como os quadros e os espelhos, os elementos decorativos quase sempre somem desse estilo. Mas isso não significa que o ambiente fica sem personalidade ou muito frio: os elementos podem ser inseridos mas com cautela e equilíbrio.
Dessa forma, a organização do ambiente também é priorizada, mantendo cada coisa no seu lugar e, em geral, fechados em armários e gavetas, sem exposição em prateleiras, muito comum hoje em dia.
Materiais duros x materiais confortáveis
Embora seja na modernidade que os elementos de concreto consigam adquirir formas mais orgânicas e curvas (vale lembrar da arquitetura de Oscar Niemeyer para lembrar disso), o que prevalece na decoração moderna são as linhas retas, sejam elas horizontais, verticais ou diagonais.
O uso dessas linhas, embora possam dar a aparência de um ambiente duro e desconfortável, são balanceados com outros tipos de materiais que dão a impressão contrária, criando um equilíbrio no ambiente.
Por isso, materiais como madeira, couro e camurça fazem um bom contraste com ferro e vidro. Além disso, a iluminação mais amarelada também pode acabar dando uma sensação de aconchego e conforto para o ambiente.
Porque escolher o estilo moderno na sua decoração
O estilo moderno é um tipo de decoração datado do século XX mas que conversa muito bem com o estilo contemporâneo atual, especialmente as tendências minmalistas e clean.
E isso não é sem explicação: esses novos estilos de decorar que estão chamando a atenção de todo mundo hoje foram muito influenciados pelo estilo moderno que inovou na decoração, retirando ornamentos excessivos e chamativos que desviavam a atenção das pessoas para como os móveis e outros itens do design executavam sua função.
O estilo moderno também conversa com quem quer voltar um pouco no tempo e dar alguns toques retrôs na decoração, podendo ser um estilo que fica num limiar entre atual e antigo, perfeito para quem não quer voltar tanto assim.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse estilo, dá uma olhada na nossa galeria de quartos modernos!
Galeria: 60 quartos modernos para se inspirar na hora de montar o seu
Quartos modernos de casal
Imagem 1 – Quarto moderno de casal em cores frias com poucos ornamentos e uma iluminação amarelada diferente
Imagem 2 – Quarto moderno de casal: atenção para os padrões sempre retos e geométricos da cama, luminária pendente, mesa e painel da parede
Imagem 3 – Dois ambientes distintos: separação de espaços a partir do revestimento da parede e do teto
Imagem 4 – Parede, cama e cortina na mesma cor: unidade no quarto moderno de casal
Imagem 5 – Espelho para ampliar o quarto: uso desse acessório dos dois lados da cama para um equilíbrio perfeito dos elementos do quarto
Imagem 6 – Quarto de casal: destaque também para a escolha da roupa de cama em padrões geométricos e contraste entre o claro, escuro e a cor vibrante
Imagem 7 – Cinza, vermelho e preto como as cores predominantes desse quarto moderno de casal com linhas verticais em destaque
Imagem 8 – Quarto de casal planejado com meia parede em MDF imitando um padrão de madeira e pintura em cinza escuro
Imagem 9 – Quarto de casal baseado no cimento e no preto: quebra das cores escuras com tons vibrantes de azul, amarelo e vermelho dos elementos mais baixos
Imagem 10 – Quarto moderno de casal em tons de cinza e amadeirado com iluminação focada de spots embutidos no teto
Imagem 11 – Quarto de casal baseado na madeira: do painel na parede, chão, até o armário do corredor nesse padrão rústico que contrasta com a cama
Imagem 12 – Quarto moderno de casal em cinza, preto e dourado: equilíbrio entre as cores em todo o ambiente
Quartos modernos femininos
Imagem 16 – Quarto moderno feminino num espaço mínimo: do mobiliário à decoração, somente o necessário
Imagem 17 – Elementos curvilíneos para quebrar a prevalência de linhas retas no ambiente: plantas, fios e luminária que chamam a atenção
Imagem 18 – Uma dica para quem acessa muito as partes superiores dos armários planejados: escada embutida em trilhos que viajam por toda a estrutura dos móveis
Imagem 19 – Quarto feminino: ambiente de estudos e de descanso no mesmo cômodo.
Imagem 20 – Quarto moderno feminino com meia parede como prateleira e um padrão geométrico no papel de paredes.
Imagem 21 – Pintura que não se propõe a ser linear: faixas diagonais rosa e azul no quarto moderno feminino
Imagem 22 – Nichos na parede: aproveite para dar uma profundidade diferente no seu ambiente e até mesmo um fundo alternativo.
Imagem 23 – Quarto feminino com linhas predominantemente retas: quadros com personagens fofos para quebrar o tom sério do ambiente
Imagem 24 – Cores vibrantes com objetos decorativos e auxiliares do quarto que quebram o monocromático cinza.
Quartos modernos masculinos
Imagem 25 – Quarto moderno masculino em cores frias e destaque para a parede no estilo cimento queimado e a baixa iluminação que dá um ar mais intimista para o ambiente.
Imagem 26 – Quarto masculino em tons de cinza escuro e madeira com a parede da cama em destaque
Imagem 27 – Quarto moderno masculino num estilo mais descontraído e colorido: dois ambientes integrados num cômodo só.
Imagem 28 – Quarto masculino com superfícies esmaltadas: reflexos também como um contraste para os tons escuros do quarto.
Imagem 29 – Quarto moderno masculino baseado em linhas retas e simetria perfeita entre os objetos decorativos.
Imagem 30 – Quarto masculino com um toque industrial: parede central de tijolinhos vermelhos e luminárias de ferro pendentes
Imagem 31 – Quarto moderno masculino em tons claros: ainda com a cor cinza como protagonista, esse quanto é uma alternativa com mais luz para um quarto masculino, priorizando sempre a funcionalidade e conforto.
Imagem 32 – Quarto masculino totalmente planejado: mobiliário no mesmo estilo e cor por todos os lados garante a unidade do quarto.
Imagem 33 – Quarto moderno masculino com cama baixa e quadros no chão: mudando a ordenação usual da decoração dos quartos num estilo mais dinâmico.
Imagem 34 – Cama super confortável e um mega quadro baseado no expressionismo abstrato chamando a atenção de quem entra nesse quarto
Imagem 35 – Quarto masculino básico: sem ornamentos ou decorações a mais para a composição deste quarto.
Quartos modernos jovem/infantil
Imagem 36 – Quarto moderno para jovens dividido em seções pelas paredes: um lado para a escrivaninha e espaço criativo de estudos e outro para a cama.
Imagem 37 – Quarto masculino de solteiro com inspiração também no mobiliário clássico num mix de estilos
Imagem 38 – Quarto moderno para jovens e crianças: traga o colorido a partir de objetos funcionais, transformando-os em elementos decorativos também!
Imagem 39 – Quarto para jovens e crianças com uma cor em destaque: nesse caso o amarelo vibrante quebra a neutralidade do P&B.
Imagem 40 – Quarto moderno compartilhado infantil: pense em dispor os móveis mais próximos à parede para criar uma área central de circulação no quarto, deixando-o mais arejado.
Imagem 41 – Quarto para jovens: estilo minimalista nas formas e nas cores.
Imagem 42 – Quarto moderno para jovens exploradores: Além de quadros com tema natureza, experimente trazer algumas plantinhas para dentro do ambiente.
Imagem 43 – Quarto para jovens: estilo moderno misturado com industrial e a concentração dos elementos decorativos e móveis na parte mais baixa da parede.
Imagem 44 – Quarto moderno para jovens e crianças com cama-armário: móvel planejado em uma parede inteira com armário e camas que podem ser guardadas.
Imagem 45 – Quarto pequeno para jovens e crianças: em ambientes menores, concentre a decoração em uma parede só.
Imagem 46 – Quarto moderno para crianças: ambiente com colorido e com poucos itens de mobiliário.
Imagem 47 – Quarto moderno compartilhado para crianças e jovens: num espaço mais amplo, vale a pena dividir o ambiente entre área de estudos e diversão e a área de dormir.
Imagem 48 – Quarto moderno para jovens com uma iluminação completamente diferente e criativa.
Quartos modernos pequenos
Imagem 49 – Quarto moderno num espaço mínimo: atenção para a otimização do espaço com uma cabeceira que pode suportar livros e outros objetos.
Imagem 50 – Quarto moderno pequeno que prioriza a passagem de luz para o ambiente: branco para chamar a luz e preto como um contraste interessante para a decoração.
Imagem 51 – Quarto moderno pequeno planejado: resolução das questões de espaço com armários que vão até o teto.
Imagem 52 – Quarto moderno pequeno para o casal e o bebê: o mínimo de mobiliário para deixar o ambiente confortável e com uma boa circulação.
Imagem 53 – Quarto moderno pequeno com uma plataforma abaixo da cama com gavetas.
Imagem 54 – Mais uma plataforma planejada com espaço para a cama e uso de prateleiras ou cabeceiras para objetos decorativos e funcionais.
Imagem 55 – Quarto moderno pequeno com divisão para escritório: o segredo é dividir bem os espaços para manter tudo organizado.
Imagem 56 – Quarto moderno pequeno dentro de um loft: a escolha da paleta de cores também pode delimitar ambientes.
Imagem 57 – Quarto moderno pequeno criativo: dê preferência para todos os objetos que podem ser colocados na parede ao invés de uma mesa, como prateleiras e luminárias.
Imagem 58 – Quarto moderno pequeno e planejado: o projeto que coloca um armário ou guarda-roupas ao lado da cama pode ajudar a abrir o espaço.
Imagem 59 – Quarto moderno pequeno simétrico: para garantir uma boa distribuição do espaço para o casal, vale a pena deixar a disposição do quarto simétrica e igualitária.
Imagem 60 – Quarto moderno pequeno otimizado: cabeceira da cama planejada que vai até o teto com nichos e armários mais estreitos para guardar itens menores, como decorações, livros e etc.