Em uma obra ou reforma todo detalhe conta, inclusive o tipo de ralo que será utilizado.
E, hoje em dia, um modelo que tem se destacado é o ralo linear. Já ouviu falar dele? Então continue aqui com a gente!
O que é ralo linear?
O ralo linear é uma solução moderna e eficiente para o escoamento de água em áreas como banheiros, cozinhas, terraços, quintais, varandas e áreas de piscina.
Também conhecido como ralo de grelha, o ralo linear possui como principal característica o design alongado e estreito, que se assemelha a uma pequena canaleta embutida no piso.
O ralo linear é geralmente fabricado com materiais resistentes à corrosão, como aço inoxidável, alumínio ou plástico de alta qualidade. Essa estrutura é instalada no piso de maneira que fique nivelada com a superfície, criando uma canaleta estreita por onde a água pode escoar.
A parte superior do ralo linear é coberta por uma grelha ou grade que impede a passagem de objetos sólidos maiores, como fios de cabelos, enquanto permite que a água flua facilmente.
No mais, o ralo linear funciona exatamente igual a qualquer outro ralo, ou seja, ele possui uma tubulação que se conecta diretamente ao sistema de esgoto.
Tipos de ralo linear: oculto ou com grelha?
Existem, basicamente, dois tipos principais de ralo linear: ralo linear oculto e ralo linear com grelha. Cada tipo tem suas próprias características. Conheça melhor cada um deles:
Ralo linear oculto
O ralo linear oculto é projetado para se misturar visualmente com o piso, de modo que ele não fique aparente, gerando um ambiente mais limpo e moderno. Ou seja, o ralo praticamente some do ambiente.
Contudo, como a grelha é completamente oculta, a limpeza desse tipo de ralo linear pode ser mais trabalhosa, uma vez que é necessário remover parte do piso para acessá-lo.
Outro problema é o custo. A instalação de um ralo linear oculto é mais cara porque exige mão de obra especializada. Isso sem falar que também é necessário avaliar o fluxo de água que será captado pelo ralo, uma vez que a capacidade de reter a água diminui por conta da abertura menor.
Ralo linear com grelha
Esse é o tipo de ralo linear mais comum e utilizado. O modelo com grelha possui uma grelha ou grade visível que cobre a parte superior da canaleta.
A instalação de um ralo linear com grelha é muito mais fácil do que a do ralo linear oculto, além disso a limpeza é facilitada pois a grelha pode ser removida sempre que necessário.
Apesar de não possuir o mesmo acabamento do piso, o ralo linear com grelha ainda assim pode combinar com ele, já que estão disponíveis em várias opções de design e materiais, permitindo que você escolha uma que combine com a estética do ambiente.
Por que usar o ralo linear? Quais as vantagens?
Estética moderna: O ralo linear possui um design alongado e discreto que se integra de forma harmoniosa ao ambiente. Ele proporciona uma aparência mais limpa e contemporânea, o que é especialmente indicado em projetos de design de interiores com visual elegante e sofisticado.
Evita o acúmulo de água: Devido à sua forma alongada e inclinação, o ralo linear ajuda a evitar o acúmulo de água no piso. Essa característica é muito útil em áreas propensas a grandes volumes de água, como chuveiros, banheiros e áreas de piscina.
Facilidade de limpeza: Os ralos lineares, especialmente os que possuem grelhas removíveis, são fáceis de limpar. Você pode retirar a grelha para remover detritos, cabelos e sujeira.
Versatilidade: Os ralos lineares podem ser usados em qualquer ambiente que precisa de uma solução prática e moderna para o escoamento da água. Fora isso, o mercado oferece inúmeras opções de modelos e materiais de modo que o ralo se encaixe perfeitamente aos mais variados projetos.
Acessibilidade: Os ralos lineares são instalados nivelados com a superfície, tornando-os seguros e acessíveis para pessoas de todas as idades, incluindo aqueles que podem ter mobilidade reduzida.
E as desvantagens do ralo linear?
Custo inicial: Em geral, os ralos lineares podem ser mais caros em comparação com os ralos tradicionais, especialmente os modelos ocultos. Isso porque sua construção é mais elaborada e exige mão de obra especializada.
Limpeza mais trabalhosa: Para quem deseja um ralo do tipo oculto deve saber de ante mão que a limpeza será desafiadora, especialmente em casos de entupimento, já que não existe grelha para ser removida. Nesse caso, é necessário remover parte do piso para uma limpeza eficiente.
Entupimento e obstruções: Em áreas onde há um grande acúmulo de detritos, como cabelos e sujeira, os ralos lineares do tipo oculto podem ficar obstruídos mais rapidamente, exigindo uma manutenção frequente.
Compatibilidade com tipos de revestimento: Alguns tipos de revestimento de piso podem não ser compatíveis com ralos lineares do tipo oculto, limitando suas opções de design e orçamento. Isso porque para a instalação de um ralo oculto é necessário utilizar peças de piso em formatos grandes para que não seja necessário realizar recortes, o que acabaria comprometendo a estética do projeto.
Como instalar ralo linear?
Antes de começar, verifique se a área onde o ralo linear será instalado está nivelada e limpa. Em seguida, você deve determinar a localização exata do ralo. O local precisa possuir a inclinação necessária para a drenagem adequada da água.
Depois é necessário preparar a tubulação de esgoto no local onde o ralo linear será instalado. Aplique uma camada impermeável, garantindo que ela se estenda além da área do ralo para garantir uma vedação eficiente. A impermeabilização é fundamental para evitar vazamentos de água.
Coloque o ralo linear na abertura preparada. Use um nível para ter certeza se o caimento está adequado. Fixe o ralo linear no lugar usando a massa de nivelamento. Aplique a massa uniformemente sob o ralo e pressione-o firmemente no lugar.
Por fim, coloque a grelha no ralo fixando-a com argamassa. E lembre-se de verificar se a grelha está nivelada com o piso ao redor.
Se desejar, aplique silicone para vedação ao redor da borda do ralo para reforçar a impermeabilização e evitar vazamentos.
50 projetos com ralo linear para te inspirar
Confira agora 50 projetos que apostaram no uso do ralo linear e inspire-se com eles!
Imagem 1 – Discreto, esse ralo linear para banheiro quase não aparece no projeto.
Imagem 2 – A vantagem do ralo linear oculto é a sua aparência clean e elegante.
Imagem 3 – Já aqui, a dica é usar um ralo linear de grelha na mesma cor dos metais.
Imagem 4 – Mas um ralo linear de inox fica super moderno!
Imagem 5 – Na área da banheira, o ralo linear invisível também faz sucesso.
Imagem 6 – Escolha o local com melhor caimento para instalação do ralo.
Imagem 7 – Uma opção de ralo linear de grelha para você se apaixonar.
Imagem 8 – Para contrastar, um ralo linear preto.
Imagem 9 – O ralo pode ter toda a extensão do box.
Imagem 10 – Mais trabalhoso e caro, o ralo linear oculto é tendência de interiores.
Imagem 11 – Quanto mais clean o projeto, mais o ralo linear invisível vai bem.
Imagem 12 – O formato alongado e estreito do ralo linear é moderno e elegante.
Imagem 13 – O ralo oculto segue o mesmo padrão do revestimento principal.
Imagem 14 – Manutenção mais trabalhosa, mas que ainda assim vale a pena.
Imagem 15 – Encontre o ralo!
Imagem 16 – Do quintal direto para o banheiro.
Imagem 17 – Antes de instalar o ralo linear invisível é importante considerar cada detalhe do banheiro.
Imagem 18 – Banheiros moderninhos ganham charme a mais com o ralo oculto.
Imagem 19 – Outra vantagem do ralo linear oculto é que ele não libera odores.
Imagem 20 – Faça um ralo sob medida de acordo com a vazão de água do banheiro.
Imagem 21 – Na dúvida, o ralo linear preto é uma ótima opção.
Imagem 22 – Ou branco, dependendo do projeto.
Imagem 23 – Aqui, a opção foi pelo ralo linear de grelha.
Imagem 24 – O ralo não precisa (nem deve) ser o protagonista do banheiro.
Imagem 25 – Por que não combinar a cor do ralo com a cor da porta do box?
Imagem 26 – Aqui, a dica é um ralo linear de inox para o banheiro moderno.
Imagem 27 – Uma característica dos ralos lineares é que eles geralmente ficam rentes com a parede e não no centro do box.
Imagem 28 – Combinar a cor do ralo com a cor dos metais sempre dá certo.
Imagem 29 – Um banheiro simples e elegante com ralo linear.
Imagem 30 – Olha a sofisticação desse box!
Imagem 31 – Chiquérrimo, esse ralo aparece na frente da banheira.
Imagem 32 – Vai optar pelo ralo invisível? Contrate um profissional especializado.
Imagem 33 – O ralo linear garante atenção para o que realmente precisa aparecer.
Imagem 34 – Um ralo de ponta a ponta.
Imagem 35 – E o que acha de um ralo granilite?
Imagem 36 – Ajuste o tamanho do ralo de acordo com as necessidades do ambiente.
Imagem 37 – O ralo linear preto é um luxo!
Imagem 38 – Simples, mas elegante.
Imagem 39 – Um ralo grande para acompanhar toda a extensão da área de banho.
Imagem 40 – Nada melhor para um banheiro minimalista do que o ralo linear invisível.
Imagem 41 – A porta de vidro e o ralo linear oculto são essenciais para o visual elegante desse banheiro.
Imagem 42 – Olhando de longe, o ralo parece nem existir.
Imagem 43 – E se o piso for texturizado, o ralo fica ainda mais imperceptível.
Imagem 44 – Clean e rente com a superfície, o ralo oculto ainda evita tropicões.
Imagem 45 – Tenha cuidado para que resíduos maiores não entrem no ralo oculto.
Imagem 46 – Discrição é com ele mesmo!
Imagem 47 – Pisos grandes são os mais indicados para o ralo linear oculto.
Imagem 48 – Estreito, mas alongado.
Imagem 49 – Tudo combinando!
Imagem 50 – Manter a aparência limpa do banheiro fica mais fácil com o ralo linear invisível.
Quer virar expert no assunto? Vem aprender mais aqui: ralo de banheiro entupido, como tirar cheiro de ralo de banheiro, como desentupir ralo, como limpar ralo de banheiro.