“Olá, bem vindo! Que bom que você veio! Vem, entre e sinta-se em casa!” É muito bom ser recebido assim na casa de alguém, não é mesmo?
Mas e quando você é o anfitrião? Será que apenas algumas palavras educadas já são o suficiente para receber bem? Não, não são! A arte de receber bem vai além disso!
Quer saber como ser um bom anfitrião? Então vem acompanhar o post com a gente e descubra como receber bem suas visitas e causar uma boa impressão!
A arte de receber bem: dicas gerais
Seja para pernoitar, seja para uma reunião, algumas dicas são fundamentais e indispensáveis para que seus convidados se sintam, literalmente, em casa. Então, já tome nota das dicas a seguir:
Limpeza e organização
Uma casa limpa e organizada é a primeira regra no guia da arte de receber bem!
Imagina só a cara dos seus convidados ao chegar na sua casa e se deparar com uma pia cheia de louças, uma sala bagunçada e um banheiro sujo? Dá pra dar meia volta e ir embora. Por isso, antes dos convidados chegarem confira se está tudo limpinho e no seu devido lugar.
Lista de convidados
Faça uma lista de convidados para recepcionar em casa. Não adianta querer fazer uma recepção com vinte pessoas se a sua casa não comporta nem dez. Nesse caso, o máximo que você vai conseguir é deixar seus convidados desconfortáveis.
Seja realista e convide apenas o número de pessoas que sua casa consegue suportar.
Hábitos alimentares dos convidados
Entre os seus convidados existe alguém que é intolerante ou alérgico a algum tipo de alimento? Algum deles é vegano, vegetariano ou segue algum tipo de dieta restrita?
Procure descobrir tudo isso antes de pensar no menu. Do contrário, você corre o sério risco de deixar um convidado de fora ou, pior ainda, causar uma reação alérgica em alguém. Isso sem contar que é sempre muito carinhoso oferecer um prato pensado exclusivamente no convidado. Com certeza, você será lembrado por esse gesto!
Conforto e ambientação
Mesmo que sua casa seja pequena, ela precisa ser confortável para receber bem as visitas. Se necessário, modifique e troque a mobília de lugar, espalhe almofadas caso o número de assentos seja insuficiente.
Considere, inclusive, servir o jantar e demais refeições ao ar livre, no jardim ou na varanda (se as condições forem favoráveis) com o objetivo de deixar os convidados mais a vontade.
Decore a casa
Aproveite as visitas para dar um “up” na decoração do seu lar. Coloque um arranjo de flores frescas sobre a mesa, organize um cesto de frutas, troque as capas das almofadas do sofá da sala, mude algumas fotos, entre outros pequenos detalhes.
Prefira receitas testadas e aprovadas
Não tente inventar a roda no dia da recepção aos seus convidados. Prefira fazer aquelas receitas que você já sabe que ficam deliciosas e todo mundo gosta! Evite pratos muito seletivos e, se tiver crianças entre os convidados, faça algo que as agrade também!
Mais uma dica: se possível, planeje receitas que possam ser preparadas com antecedência, assim você não precisa passar a noite na cozinha e tem mais tempo livre para se dedicar a receber bem suas visitas.
Como receber bem em uma confraternização?
Recepção calorosa
O primeiro passo para receber bem seus convidados é fazer uma recepção calorosa com palavras educadas e gentis logo na chegada. Também aproveite para apresentar os convidados entre si, caso alguém ainda não se conheça.
Mostre a casa, indique onde fica o banheiro e mostre a senha do wi-fi (coloque-a em um quadrinho, por exemplo). E, é claro, diga a clássica frase: “sinta-se em casa”!
Monte um bar e ofereça aperitivos
A arte de receber bem também inclui montar uma estação com bebidas e aperitivos. Isso ajuda os convidados a socializar, oferecendo uma distração enquanto a refeição principal não é servida.
Sobre um balcão, um buffet ou aparador disponha copos, taças e gelos com opções de bebidas variadas, indo desde as alcoólicas, como drinks, whisky, gin, vinhos e cervejas até sucos, refrigerantes, água aromatizada, entre outros.
Para abrir o apetite, ofereça opções simples e saborosas que possam ser servidas informalmente, como chips de raízes, mix de castanhas, nachos, bruschetta, salgados variados, além da clássica tábua de frios.
Já se o encontro for temático como noite do cinema, noite da pizza, noite mexicana ou noite de jogos, sirva opções de bebida e aperitivos que tenham a ver com a ideia.
Ilumine a casa
Nada mais aconchegante do que uma casa com iluminação suave e difusa. Para isso, use luminárias de piso, de teto ou de mesa. Vale ainda pegar aquele abajur do quarto e trazer para sala.
Outra ótima opção é usar velas aromáticas. Ao mesmo tempo em que elas iluminam, também perfumam o ambiente. Em áreas externas, como jardins, experimente colocar um varal de lâmpadas.
Espalhe conforto e funcionalidade
Distribua almofadas e pufes pela sala e pelos demais ambientes sociais da casa. Esses itens servem tanto para aumentar o conforto, quanto para acomodar melhor as visitas com assentos extras.
Mesinhas laterais também quebram um galho, oferecendo um ponto de apoio para copos e outros objetos. Mas, lembre-se: eles não podem atrapalhar a circulação.
Ambientes cheirosos
Bons cheiros também são indispensáveis na arte de receber bem. Sendo assim, providencie aromatizadores de ambientes, velas perfumadas e incensos e deixe sua casa bem perfumada! No entanto, prefira as fragrâncias suaves para não incomodar convidados mais sensíveis.
Música ambiente
Impossível falar em receber bem sem uma música para animar a todos. Crie uma playslist e deixe-a tocando a som ambiente para não atrapalhar a conversa. E, caso os convidados não tenham o mesmo gosto musical varie na seleção para que todos se sintam bem recepcionados.
Cuidado com os pets
Você tem cachorro e gato em casa? Se sim, eles são sociáveis? Em caso positivo, pode deixá-los soltos como de costume.
Mas se os seus pets não são muito amigáveis, o mais recomendado é mantê-los em um quarto ou outro cômodo da casa. Assim o ambiente fica menos estressante para eles e para os convidados.
Atenção com os banheiros
Antes das visitas chegarem, dê uma última conferida nos banheiros e lavabos. Verifique se as toalhas de mão estão limpas, se a saboneteira está abastecida e se tem papel higiênico suficiente.
Coloque um aromatizador no banheiro para deixá-lo mais agradável e disponha uma bandeja sobre a bancada com alguns itens básicos e que podem salvar suas visitas, como fio dental, absorvente, algodão, cotonetes e lenços umedecidos.
Tolerância tem limite
O que fazer se um ou mais convidados estão atrasados? Aguarde até que eles cheguem ou serve o jantar?
O ideal é que o jantar seja servido uma hora, em média, depois do horário combinando para a recepção. Adicione mais meia hora de tolerância caso alguém se atrase. Passado esse tempo, sirva a refeição. Lembre-se que existem outros convidados que chegaram no horário.
Hora de servir
O momento de servir pode ser descontraído, como em um buffet americano, onde cada um prepara o próprio prato ou, então, formal, com mesa posta e lugares marcados. As duas formas são válidas, mas tudo vai depender do motivo da recepção.
A festa continua
A reunião não acaba após o jantar! Os convidados podem continuar desfrutando da música e do bom papo. Para deixá-los ainda mais a vontade, ofereça um cantinho com opções de sobremesa, café e chá.
Como receber bem os convidados para pernoite ou uma temporada?
Os convidados vão ficar para dormir? Então veja as dicas para manter a receptividade!
Onde as visitas irão dormir?
Determine um lugar para as visitas dormirem. Se tiver um quarto de hóspedes, perfeito! Deixe-o arejando bem durante o dia, troque a roupa de cama e deixe um jogo de toalhas e um mimo no local. Pode ser uma caixinha com chocolates ou kit de higiene pessoal, por exemplo.
Mas se precisar compartilhar algum quarto, veja a possibilidade de colocar as crianças para dormir no quarto junto com vocês, os pais, liberando o cômodo para as visitas.
Na falta de ambientes privativos, o jeito é acomodar os hóspedes na sala. Ofereça colchões confortáveis e uma roupa de cama cheirosa que tudo fica incrível!
Apresente a rotina da casa
Para que o convidado não seja pego desprevenido, apresente a ele a rotina da casa. Diga o horário em que costumam dormir e acordar, as atividades que os membros da família realizam durante o dia, entre outros detalhes.
É de bom tom também oferecer uma breve orientação sobre as comodidades da casa, como o uso de eletrodomésticos, acesso à internet, chuveiro, etc. Assim, as visitas podem planejar a própria estadia sem comprometer o dia a dia dos moradores.
Entretenimento e lazer
Sugira atividades locais ou pontos turísticos para que seus convidados possam desfrutar durante sua estadia, ajudando-os a aproveitar ao máximo sua visita.
Já em casa, ofereça algumas opções de entretenimento como jogos de tabuleiro ou acesso a serviços de streaming, para garantir que ninguém fique de bobeira durante o tempo livre.
Chaves extras
Caso os convidados passem mais de um dia na sua casa, então talvez seja necessário oferecer uma cópia das chaves para que eles possam sair com liberdade, especialmente se você passa uma parte do dia fora.
Faça compras
Abasteça a geladeira e os armários com opções de lanchinhos rápidos e práticos. Tenha também à disposição dos hóspedes água, frutas e sucos.
Pronto para colocar todas essas dicas em prática e se tornar um mestre na arte de receber bem?