Realizar a reforma de casa antiga pode ser importante para garantir que a estrutura continue em bom estado e que você não tenha gastos extras com surpresas inesperadas, como uma rachadura ou um vazamento.
Apesar disso, reformar não se resume unicamente a quem tem um imóvel mais antigo, mas sim a todos que desejam de alguma forma mudar suas casas ou apartamentos. No entanto, é preciso seguir algumas etapas e tomar alguns cuidados, de forma a garantir que tudo saia dentro do planejado.
Veja o que fazer, caso esteja planejando fazer uma reforma de apartamento ou casa:
Etapas de uma reforma de casa
Antes de começar uma reforma você deve:
Pesquisar referências
Nem sempre a contratação de um arquiteto ou decorador cabe no seu bolso. Por isso, antes mesmo de começar a reforma, você pode pesquisar algumas referências em sites e páginas de redes sociais.
Assim você consegue entender o que fica legal em espaços menores, quais cores são indicadas e até se inspirar em algo moderno e diferente, mas que seja a sua cara.
Planejamento
Conseguiu encontrar um estilo a ser seguido? É hora de se planejar para colocar tudo em prática. Defina seu orçamento, o projeto – inclua tudo o que será reformado – e pesquise preços para contratação de profissionais e da mão de obra.
O arquiteto e o designer de interiores talvez não estejam nos seus planos, mas o eletricista, o marceneiro, o pintor, o pedreiro, o encanador e o engenheiro talvez devam estar inclusos no orçamento.
Lembre-se também de determinar qual será o ponto de partida, ou seja, por onde a obra vai começar. Você vai mexer apenas nos azulejos da cozinha? Vai trocar a instalação elétrica de toda a casa? Ou pretende construir/derrubar uma parede?
O projeto não pode ser ignorado e você vai precisar ser detalhista. Aqui é explicado tudo que será reformado na casa. Pode ser responsabilidade do engenheiro, do arquiteto ou até sua, caso envolva algo mais simples.
Por último, escolha os materiais que vão ser utilizados e determine um cronograma, com o tempo limite que a obra poderá levar. Dentro do cronograma, é importante também definir o período em que vai ser realizada a reforma. Se envolve algo externo, o melhor é evitar a época das chuvas, por exemplo.
Gerenciamento da obra
Procure acompanhar de perto toda a reforma que está sendo feita. Além disso, caso precise de alguma autorização, vá atrás antes mesmo de tudo começar. As reforma de apartamentos, por exemplo, devem ser comunicadas ao síndico do prédio.
Formalize todas as contratações realizadas e peça um comprovante de pagamento, que pode ser um recibo ou nota fiscal, de forma a evitar problemas posteriores. O ideal é fechar acordo de que o profissional recebe parte do dinheiro como entrada e o restante após tudo estar concluído.
Dicas gerais para reformas simples de casas e apartamentos
Quem está pensando em reforma de casa pequena sem bagunça ou obra, com pequenas alterações mais na decoração do que na estrutura em si, pode gostar das sugestões abaixo, confira:
Pinte as paredes
Uma maneira bem simples de renovar os ares da casa ou apartamento é através da pintura de paredes. E o melhor, é que você mesmo pode fazer isso. Pesquise por cores que você gosta e que combinem com os ambientes da casa, e faça essa mudança.
Troque os lustres
Os lustres do seu lar não precisam ser tradicionais e simples. Você pode trocar por algo mais moderno e diferente.
Pinte os móveis
Tem móveis de madeira ou metal em sua casa que estão precisando ser renovados? Pense em uma cor que seria ideal para eles e pinte. É só usar a criatividade!
Piso vinílico
Que tal mudar o piso da casa? O piso vinílico é uma boa alternativa para quem não quer bagunça e muito menos o trabalho de retirar o piso anterior. O vinílico é aplicado por cima, usando cola e fica pronto rapidamente.
Decore as paredes
Descobriu que não tem autorização para pintar as paredes do seu apartamento ou casa (isso é comum no caso de imóveis alugados)? Então faça algo diferente, que vai deixar o ambiente alegre e pode ser facilmente removido.
Pendure quadros e outros enfeites nas paredes, usando pregos ou adesivos para mantê-los fixos. Os pratos coloridos e pequenos espelhos também são bem-vindos para quem quer deixar a criatividade rolar solta.
Coloque papel de parede
O papel de parede é uma alternativa interessante para quem quer inovar nas paredes, mas não deseja pintar. Pesquise por um modelo que agrade e aplique nos espaços da casa.
Troque as cortinas
As cortinas também fazem parte da decoração de um ambiente. E se você quer reformar e inovar sem mexer muito, pode trocar as cortinas da casa. Aposte em cores mais vivas e que deixem o lugar mais alegre.
Invista em móveis coloridos
Ao invés de pintar, compre alguns móveis novos para sua casa. Porém, o detalhe especial, é que precisam ser coloridos, para deixar seu lar ainda mais animado.
Adesivos de parede
Pintar e colocar papel de parede não estão nas suas ideias? Coloque adesivos, para dar um toque diferente as paredes da casa.
Luminárias no quarto e sala
Além de trocar os lustres, invista em luminárias no quarto e na sala. Além de fazerem parte da decoração, melhoram a iluminação dos espaços.
Móveis funcionais
Espaços pequenos precisam de móveis que tenham mais de uma função. Um baú que serve como banqueta é uma boa opção.
Cabeceira da cama
A cabeceira da cama pode ser diferente ou até mesmo colorida, e já cria uma mudança e tanto no quarto.
Use caixotes de madeira
Os caixotes de madeira podem ser utilizados em qualquer lugar da casa. Use como nichos e prateleiras ou até mesmo transforme-os em uma pequena mesinha para a sala.
Adesivar os móveis
Quer mudar alguns móveis, mas não deseja se arriscar na pintura? Aposte na ideia de adesivar. Pode até colocar apenas alguns desenhos ou formas geométricas.
Adesivar azulejos
Os azulejos da cozinha e do banheiro não precisam ser brancos e simples. E você não precisa quebrar tudo para trocar. Basta usar adesivos, que se assemelham aos azulejos e dão um toque todo especial.
Adesivar portas
As portas da casa também podem ser modificadas. Se você não quer pintar, invista em adesivos.
Pintar portas
Pintura sempre dá um toque diferente ao ambiente. As portas podem receber a mesma cor das paredes ou um tom diferenciado, mas que combine.
Parede lousa
Que tal uma parede lousa? Basta pintar parte de uma parede da sua casa com tinta específica para esse fim. Dá para fazer isso até mesmo na cozinha, para anotar um cardápio do dia.
Nichos e prateleiras
Por último, aposte nos nichos e prateleiras para ganhar mais espaço na sua casa ou apartamento e aproveite melhor as paredes.
O que você deve evitar?
Se você vai começar uma reforma, veja o que deve ser evitado, para garantir que tudo saia dentro do planejado:
Final de ano
É uma época concorrida e mais cara para fazer reformas. Sem contar o atraso na entrega de materiais. Prefira realizar a reforma em outro período.
Vários fornecedores no local
O ideal é que cada cômodo da casa seja reformado individualmente. De preferência, uma coisa de cada vez. Isso significa dizer que não é indicado ter o eletricista trabalhando junto com o pintor e o pessoal que está trocando o telhado.
Deixar sem supervisão
A obra precisa de supervisão. Principalmente porque, por mais explicada que esteja sua ideia, cada pessoa pode interpretar de um jeito. Procure sempre supervisionar a reforma e deixar claro que os profissionais podem entrarem contato em caso de dúvidas.
Seguir tendências do momento
Tendências são interessantes para móveis e acessórios. Agora em algo mais fixo, como azulejos e pisos, é melhor ter cautela. Aposte em algo mais neutro. Se você quiser inovar pode pintar ou adesivar.
Não investir em profissionais competentes e materiais de excelente qualidade
Reforma é sempre investimento e nunca gasto. Você precisa buscar por profissionais competentes e materiais de boa qualidade. Assim evita problemas futuros com a obra. Pesquise referências sobre os profissionais e consulte qual material é melhor para o que você pretende fazer.
Não formalizar contratações
Todos os contratos devem ser formalizados. O ideal é sempre verificar se o profissional emite nota ou recibo e exigir esses documentos após realizar um pagamento. No caso de arquitetos e designers, desenvolver um contrato, assinado por ambas as partes, torna o serviço mais seguro.
Nunca deixe que tudo fique apenas “no boca a boca”, inclusive o próprio projeto da reforma deve ser passado para o papel.
Agora você já sabe como fazer reforma de casa pequena, apartamento ou qualquer outro imóvel! Lembre-se que todas as dicas são importantes e não devem ser ignoradas, principalmente quando se trata de uma obra e não de algo mais simples.