Reformar a casa é sempre muito bom, não é mesmo? Mas já parou para pensar que toda essa transformação também pode ser boa para o meio ambiente? Sim! Estamos falando da reforma sustentável.
O termo, cada vez mais presente na arquitetura e design, é a bola da vez nos projetos modernos. Mas, ao contrário das modinhas passageiras, essa é uma tendência que veio para ficar.
Afinal, a necessidade de cuidar do planeta é urgente e cada atitude nesse sentido conta muito. E você também pode fazer a sua parte adotando medidas para fazer uma reforma sustentável aí na sua casa.
A gente te conta como nesse post. Dá só uma olhadinha:
Impacto da construção civil no meio ambiente
O Brasil produz diariamente cerca de 520 kg de entulho de obra por habitante. Isso significa que a cada dia são lançados no meio ambiente aproximadamente 290 toneladas de entulho.
E sabe o que é pior nessa história? Cerca de 98% de todo esse resíduo poderia ser reciclado, mas não é, segundo dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon).
Outro dado curioso e intrigante em meio a isso é que não são as grandes construtoras que geram todo esse resíduo, uma vez que essas empresas já possuem politicas de sustentabilidade no descarte de materiais.
Quem está contribuindo para toda essa produção de entulho são as pequenas e médias reformas, feitas de modo autônomo e independente.
De acordo com a Abrecon, entre 60% e 70% de todo o entulho descartado irregularmente vem de pequenas obras e reformas.
Partindo desse ponto fica evidente que a preocupação com obras e reformas sustentáveis deve ser de todos, não apenas das grandes empresas do ramo da construção civil.
E para fazer a sua parte dentro desse contexto, basta seguir as dicas que listamos abaixo, confira.
12 dicas para uma reforma de casa sustentável
Compre menos, reaproveite mais
Dentro de uma sociedade de consumo é natural que os apelos para compras sejam ouvidos e atendidos.
Afinal, eles estão por todos os lados. Mas para uma reforma residencial sustentável comece a se desligar um pouquinho dessas vozes que incentivam ao consumo e tente buscar por alternativas na hora de renovar a casa.
Materiais que podem ser reaproveitados e reciclados, por exemplo, vão te ajudar a economizar com a obra e, ainda por cima, contribuir com a sustentabilidade do planeta.
Um bom exemplo são as madeiras usadas em construção. A maioria delas acaba indo parar no lixo porque ficam sujas e manchadas. Mas se você as olhar de outra forma verá que é possível transformá-las em prateleiras, bancos e outros itens funcionais e interessantes para dentro de casa.
Demolição e itens de segunda mão
Hoje em dia está na moda a ideia de construir com materiais de demolição, especialmente tijolos e madeira.
Mas você pode ir além desses materiais e buscar outros itens de demolição para sua casa, como portas, janelas e bancadas de pedra, por exemplo.
Além de ser mais sustentável e econômico, esses materiais vendidos em lojas de material de demolição também carregam muitas histórias e quase sempre tem o poder de agregar muita personalidade a decoração, já que são peças únicas, marcadas pelo tempo.
Descarte corretamente
Por mais que você faça tudo certinho sempre vai ter o que descartar ao final da obra.
No entanto, é possível fazer isso de um jeito diferente. A primeira coisa para ficar de olho é no descarte dos materiais de construção.
Os resíduos de construção e reforma não podem ser jogados no lixo comum. Esses materiais devem ser destinados corretamente.
Para isso, a melhor coisa a fazer é buscar por uma empesa coletora, as famosas caçambas.
Mas para ter certeza que a empesa é idônea e não jogará o entulho em qualquer lugar, entre em contato com a prefeitura da cidade e veja se ela está autorizada a trabalhar.
Recicle sempre que possível
Muitos materiais que sobram de uma reforma de casa sustentável não podem ser reciclados, como é o caso de cerâmicas quebradas, tijolos e latas vazias de tinta.
Mas existem muitos outros materiais que podem sim ter uma nova oportunidade com a reciclagem. É o caso, por exemplo, de papelão, vidro e metais.
Se a sua cidade não realiza coleta seletiva, vá, por conta própria, até uma cooperativa de reciclagem e faça a doação dos materiais.
Já aquelas sobras que estão em condições de serem aproveitadas, como restos de tinta, telhas, pisos em bom estado, louças sanitárias, entre outros, podem ser doados a instituições de caridade. Tem muita gente precisando.
Prefira materiais com certificação ambiental
Hoje em dia muitas empresas que fabricam materiais para construção e reforma se preocupam com as certificações ambientais.
Então nada mais justo que preferir essas marcas do que aquelas que ainda não demonstraram o mesmo interesse.
Para descobrir se uma marca ou produto possui certificação ambiental basta acessar o site da empresa ou as redes sociais.
Fazer escolhas conscientes como consumidor é uma grande maneira de mostrar as empresas que existem pessoas de olho no que elas estão fazendo.
Planeje a obra desde o inicio
O planejamento é outro carro chefe de uma reforma de casa sustentável. Sem planejamento você corre o sério risco de comprar coisas desnecessárias e em quantidade acima da ideal.
Isso é claro que acaba afetando o seu bolso, mas também o planeta que terá que lidar com mais lixo e resíduos sem necessidade alguma.
Evite o desperdício
Essa dica aqui vem grudadinha com a anterior. Mas além de evitar o desperdício com compras erradas e mal planejadas, você deve também avaliar muito bem quem será o responsável pela obra.
Alguns profissionais são cuidados e zelosos com o material e fazem de tudo para evitar o desperdício. Enquanto outros, infelizmente, não se interessam muito em evitar que o desperdício ocorra.
Por isso, fuja desse tipo de profissional a todo custo.
Fuja de tendências muito datadas
Na hora de planejar uma reforma residencial sustentável seja muito sincero consigo mesmo em relação ao que deseja trazer para dentro da sua casa.
Alguns tipos de materiais, como revestimentos e pisos, por exemplo, costumam ser muito influenciados pelas modas do momento. O que não é um bom negócio para quem deseja fazer uma reforma de casa sustentável.
Isso porque esse tipo de material, em tese, não é para ser trocado com frequência e aí você fica com uma decoração ultrapassada rapidamente.
O que fazer nesse caso? Opte por texturas e cores neutras, clean e fáceis de serem combinadas. Assim você pode usar as tendências do ano em objetos que podem ser trocados mais facilmente, como um jogo de cama ou de banho, por exemplo.
Use tintas ecológicas
Sabia que atualmente já existem tintas ecológicas? Sim! Ao contrário das tintas comuns, esse tipo de tinta não possui componentes químicos derivados do petróleo e, por isso, são consideradas mais naturais e antialérgicas.
As tintas ecológicas são produzidas com pigmentos naturais e fabricadas a base de água.
Aumente a iluminação e ventilação
Se você está fazendo uma reforma de casa sustentável, então aproveite esse momento para refletir sobre a qualidade da iluminação e da ventilação que a sua casa recebe.
Quanto maior as entradas de luz e ar, mais sustentável sua casa fica. Isso reduz significativamente a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia, além do uso de equipamentos para refrigerar os ambientes, como ar condicionado e ventilador.
Capte agua da chuva
Outra dica para quem está pensando em fazer uma reforma residencial sustentável é apostar na captação da água da chuva.
Você pode fazer isso de modo simples, usando uma cisterna que recolhe a água que cai do telhado ou, ainda, investindo em um sistema mais elaborado com captação, reserva e distribuição da água da chuva para os cômodos da casa.
Energia solar
Até pouco tempo atrás, falar em energia solar era coisa de outro mundo, totalmente inacessível para grande parte da população.
Hoje em dia, contudo, muita coisa mudou e já é possível contar com placas solares a preços bem mais acessíveis.
A captação de energia solar permite aquecer a água utilizada dentro de casa, além de também ser transformada em energia elétrica para uso residencial.
O excedente dessa energia pode ser vendido a concessionaria de energia elétrica do estado.
Ou seja, além de gerar a própria energia você ainda fatura um dinheiro extra com a venda da energia excedente. É ou não é um bom negocio para você e para o meio ambiente?
Se puder, tenha uma horta
E se o momento é de reformar e renovar, aproveite para incluir nos seus planos, um projeto de horta.
Pode ser no quintal, no jardim ou mesmo em vasos de forma suspensa. O importante é ter a oportunidade de cultivar os seus próprios alimentos de modo orgânico, fresco e natural.
Em pouquíssimos metros quadrados você pode ter em mãos diversos tipos de ervas e temperos, além de hortaliças, legumes e até mesmo pequenas espécies frutíferas.
Viu só como fazer uma reforma de casa sustentável é possível a partir de algumas dicas simples? Hora de arregaçar as mangas e marcar esse ponto com o planeta!