Atemporal, o revestimento de pedra está sempre em alta na decoração de interiores e na composição de fachadas externas.
E, apesar de ser muito associado ao estilo rústico, o revestimento de pedra tem sido cada vez mais utilizado em projetos modernos de arquitetura.
Quer saber mais sobre o revestimento de pedra? Esse post aqui está cheio de bons motivos para te convencer a adotar o revestimento também. Dá só uma olhada.
Vantagens do revestimento de pedra
Durabilidade e resistência
Há séculos as pedras acompanham o homem em projetos de construção dos mais variados tipos, desde casas até pontes e estrada.
E isso não é por acaso. As pedras estão entre os materiais mais resistentes e duráveis da natureza.
Por isso, são ideias para revestimentos, especialmente em áreas externas, onde o sol e a chuva podem facilmente destruir outros tipos de revestimentos mais frágeis, como a madeira, por exemplo.
As pedras não mancham, não perdem a cor, não apodrecem, nem são alvo de insetos. Isso significa que o revestimento de pedra permanecerá como novo mesmo após anos da instalação.
Variedade de opções
Outro bom motivo para você adotar o revestimento de pedra é a grande variedade de texturas, formatos, tamanhos e cores.
Uma mesma pedra pode ser encontrada em formas e tamanhos diferentes, dependendo do corte recebido, como filete ou mosaico.
Além disso, a própria natureza foi muito generosa oferecendo variedades de pedras capazes de agradar a todos os gostos e estilos.
Você pode optar por um revestimento mais rústico, usando pedras brutas e naturais, como a São Tomé ou Portuguesa, ou por um revestimento sofisticado, como o mármore.
Por isso mesmo, as pedras tem conquistado um lugar cada vez mais de destaque nos projetos modernos de decoração, já que elas não precisam ser apenas associadas a estilos rústicos como era no passado.
Manutenção simples
Comparado a outros tipos de revestimento, as pedras oferecem uma manutenção muito mais simplificada e prática.
Os modelos de pedra lisa, como granito e mármore, são ainda mais fáceis de limpar, uma vez que a superfície não acumula pó e outras sujidades.
Mas, mesmo as pedras rústicas e porosas, são simples de manter, desde que limpas com frequência.
O revestimento de pedra também tem a vantagem de não sofrer com os danos causados pela ação do tempo, como o sol e a chuva, fazendo com que você não precise realizar aplicação de produtos protetores, como acontece com a madeira e o ferro, por exemplo.
O mesmo vale para os insetos. As pedras não sofrem com ação de cupins, mas podem se tornar abrigo de outros pequenos insetos, como aranhas. Por isso, a limpeza é sempre importante.
Beleza e sofisticação
As pedras agregam muita beleza e sofisticação para os projetos internos e externos, independente do estilo decorativo utilizado.
O revestimento de pedra ainda tem a vantagem de tornar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes. Não é a toa que elas são muito utilizadas em lugares mais frios.
Quando combinada a madeira, as pedras realçam uma decoração mais rústica e natural. Já quando combinada a materiais como vidro e aço, as pedras facilmente esbanjam modernidade.
Desvantagens do revestimento de pedra
Apesar de todas as vantagens, o revestimento de pedra apresenta algumas particularidades que podem ser encaradas como desvantagem dependendo do projeto. Confira a seguir:
Custo
Sem dúvida, um dos principais fatores que desmotiva o uso de revestimentos de pedra é o custo.
As pedras são vendidas por metro quadrado e dependendo do tamanho da área a ser revestida, o custo final pode ser bem alto.
No entanto, é importante pesar na balança todas as vantagens e fazer a opção levando em conta o custo beneficio, já que outros revestimentos mais baratos podem não oferecer as mesmas vantagens, principalmente no que diz respeito a durabilidade.
Mão de obra
A aplicação do revestimento de pedra exige mão de obra qualificada, não dá para fugir disso.
O problema maior nesse quesito é que nem sempre é fácil encontrar profissionais capacitados para esse tipo de trabalho, sem falar que o custo com a mão de obra também ajuda a encarecer o projeto.
Peso do material
O revestimento de pedra não é indicado para qualquer tipo de superfície justamente por causa do peso do material.
As pedras são pesadas e podem danificar estruturas como drywall, por exemplo.
Por isso, antes de fazer a instalação, consulte um profissional capaz de avaliar a estrutura do seu ambiente.
Como escolher o revestimento de pedra
Estilo arquitetônico e decorativo
Existem muitos tipos de pedra para revestimento no mercado nacional, o que pode acabar dificultando o processo de escolha.
Mas uma boa dica para acertar no tipo de revestimento de pedra é observar o estilo arquitetônico e decorativo, seja do ambiente interno ou externo.
Uma casa moderna, por exemplo, combina com pedras de aparência clean e uniforme, cortadas em linhas retas, como filetes e mosaicos.
Enquanto uma casa de estilo rústico fica perfeita com pedras brutas de textura marcante e formato irregular.
Mas se você busca sofisticação no projeto, então pedras como mármore e granito são a melhor escolha.
Interna ou externa
Outro fator que deve ser considerado na hora de escolher o tipo de revestimento de pedra é o local da instalação.
Os ambientes internos são mais fáceis de limpar e manter, o que facilita o uso de pedras porosas e rústicas.
Em ambientes externos, as pedras mais lisas são mais simples de limpar, mas isso não impede o uso de pedras porosas, desde que sejam limpas com frequência.
Cores das pedras
Observe também as cores das pedras na hora de escolher entre os tipos de pedra para revestimento.
As cores mais claras são indicadas para ambientes de estética clean e moderna ou para espaços pequenos que precisam priorizar a luminosidade e o efeito de amplitude.
Já as pedras mais escuras, como a pedra ferro, por exemplo, são mais indicadas para projetos onde a luz natural é abundante e o efeito da cor não causará cansaço visual.
Tipos de pedra para revestimento
- Mármore: o mármore é uma das pedras mais utilizadas para revestimento de bancadas, mas também pode ser usado como revestimento de parede. Sua principal característica são os veios marcados na superfície. A pedra confere elegância e sofisticação para qualquer projeto.
- Granito: assim como o mármore, o granito é muito popular e, além de bancadas, também é perfeito para revestimentos de parede. Mais resistente e durável do que o mármore, o granito pode ser reconhecido pelas granulações na superfície.
- São Tomé: quando se trata de pedras brutas, a pedra São Tomé é uma das mais conhecidas no mercado nacional. Com coloração que vai do bege claro ao amarelo amarronzado, a pedra São Tomé pode ser usada em sua forma natural ou em filetes e mosaico.
- Pedra Ferro: a pedra ferro é a bola da vez nos projetos modernos. O nome realmente faz jus a pedra, uma vez que ela possui coloração que lembra ferrugem. A pedra ferro costuma ser usada em formato mosaico em composições internas e externas.
- Ardósia: a ardósia é uma das pedras com melhor custo beneficio do mercado. Em tonalidades que variam entre cinza, verde e vinho, a ardósia confere modernidade aos projetos, podendo ser aplicada em placas, filetes ou mosaicos.
- Seixos: os seixos são um tipo de pedra em formato arredondado, muito semelhante as pedras de rio. Elas conferem um visual delicado e harmonioso na decoração. As cores variam entre preto, marrom, cinza e branco.
- Pedra Madeira: a pedra madeira é uma ótima opção para áreas externas. Esse é um daqueles revestimentos de parede externa que imita madeira, como o próprio nome sugere, mas com a vantagem de ser muito mais resistente e durável.
- Pedra Portuguesa: a pedra portuguesa é outra grande conhecida no mercado nacional. De aparência rústica e tons que variam do amarelo ao marrom, esse tipo de pedra é muito usado na composição de fachadas.
- Pedra Miracema: a pedra Miracema também possui um visual bem rústico, mas em formato retangular, como de um azulejo. Disponível em tons como cinza, rosa, amarelo e preto, a pedra Miracema é ideal para espaços externos, podendo ser usada até mesmo como piso.
Confira agora 50 projetos com diferentes tipos de pedra para revestimento e inspire-se na hora de planejar o seu:
Imagem 1 – Revestimento de pedra para sala: rústico e moderno.
Imagem 2 – Aqui, o revestimento de pedra natural forma um lindo pano de fundo para a sala.
Imagem 3 – Revestimento de pedra para parede interna emoldurando a lareira.
Imagem 4 – Revestimento de pedra no piso. Fácil manutenção.
Imagem 5 – Revestimento de pedra natural na área da piscina: não escorrega.
Imagem 6 – Revestimento de pedra do tipo seixo no banheiro combinando com o projeto moderno
Imagem 7 – Revestimento de pedra para sala em conjunto com o piso de madeira.
Imagem 8 – Revestimento de pedra para parede externa: fachada rústica e aconchegante.
Imagem 9 – Revestimento de pedra para sala. Repare que a cor das pedras combina com a paleta do ambiente.
Imagem 10 – Que tal um revestimento de pedra natural na parede da cabeceira do quarto?
Imagem 11 – Revestimento de pedra para parede externa. O tom acinzentado combina com a arquitetura moderna.
Imagem 12 – Use seixos na parede do banheiro: um revestimento de pedra barato e acessível.
Imagem 13 – Revestimento de pedra natural para o piso da cozinha rústica.
Imagem 14 – A casa de madeira ficou completa com o revestimento de pedra para sala.
Imagem 15 – A iluminação direcionada ajuda a destacar o revestimento de pedra para parede interna.
Imagem 16 – Que tal um banheiro todo revestido com pedras?
Imagem 17 – Sala rústica e moderna com revestimento de pedra natural.
Imagem 18 – Valorize a parede do hall de entrada com um revestimento de pedra.
Imagem 19 – Os tons mais escuros de pedra trazem modernidade e sofisticação ao projeto.
Imagem 20 – Revestimento de pedra natural no piso. O formato irregular é o maior destaque.
Imagem 21 – Revestimento de pedra para parede externa em formato mosaico.
Imagem 22 – E o que acha de um banheiro com revestimento de pedra ferro? Moderno e sofisticado.
Imagem 23 – Revestimento de pedra natural para o quarto: aconchegante e intimista.
Imagem 24 – Já aqui, o revestimento de pedra ferro é o destaque da parede externa.
Imagem 25 – Revestimento de pedra para parede externa. Quanto mais rústico, melhor.
Imagem 26 – Tem coisa que combina mais do que revestimento de pedra com teto de madeira?
Imagem 27 – Revestimento de pedra cinza para uma casa de arquitetura moderna.
Imagem 28 – Revestimento de pedra para área externa: resistente, durável e de fácil manutenção.
Imagem 29 – Lareira com revestimento de pedra. Nasceram uma para outra.
Imagem 30 – Revestimento de pedra para sala. A cor branca valoriza a estética moderna e clean do ambiente.
Imagem 31 – Já aqui, a parede de pedra traz um toque de rusticidade para sala.
Imagem 32 – Revestimento de pedra para parede externa. Para combinar, um deck de madeira.
Imagem 33 – As plantas também ajudam a complementar o uso do revestimento de pedra.
Imagem 34 – Aqui, o revestimento de pedra para parede externa combina com a cor dos bancos.
Imagem 35 – Revestimento de pedra natural no piso da sala de jantar.
Imagem 36 – Revestimento de pedra para sala. Repare que a cor das pedras é a mesma do restante da paleta.
Imagem 37 – Fachada de casa moderna com revestimento de pedra filete.
Imagem 38 – Na dúvida, combine o revestimento de pedra com detalhes em madeira. Não tem como errar.
Imagem 39 – Três tipos de pedra para revestimento no mesmo banheiro.
Imagem 40 – Revestimento de pedra para sala. A aparência natural das pedras é o destaque do projeto.
Imagem 41 – Revestimento de pedra para o banheiro: mais conforto e beleza no ambiente.
Imagem 42 – Conquiste um efeito ainda mais interessante na parede de pedra usando uma iluminação sob medida.
Imagem 43 – Jeito simples e fácil de fazer um revestimento de pedra: basta acomodá-las no piso, de maneira livre e solta.
Imagem 44 – Revestimento de pedra natural para o quarto valorizada pelo projeto de luz
Imagem 45 – Um efeito que só o revestimento de pedra natural pode trazer.
Imagem 46 – O contraste entre o revestimento de pedra e a prateleira de aço é super moderno.
Imagem 47 – E o que acha de combinar revestimento de pedra com cimento queimado?
Imagem 48 – Nesse corredor, o destaque vai para o mix de materiais: revestimento de pedra, vidro e madeira.
Imagem 49 – Cara de castelo medieval com decoração contemporânea.
Imagem 50 – Revestimento de pedra para parede externa. Contemple do lado de dentro da casa.