Uma roupa desbotada é tudo o que você não precisa no seu guarda-roupa! Infelizmente, isso pode acontecer, mesmo que todos os cuidados sejam tomados. Isso porque as fibras dos tecidos de roupas pretas e coloridas pouco a pouco vão liberando os pigmentos da tinta que receberam no processo de fabricação.
No entanto, esse desbotamento motivado por causas naturais pode ser evitado, dependendo do tecido e da qualidade da peça ou, ainda, ser adiado, fazendo com que a roupa leve mais tempo para desbotar. Em último caso, saiba que também é possível recuperar uma roupa com cor desbotada!
Quer saber como fazer tudo isso? Então continue acompanhando o post, descubra e coloque em prática todos esses truques!
Porque as roupas desbotam e como evitar a perda da cor?
É claro que nenhuma roupa, por melhor que seja, irá durar para sempre. Com o passar do tempo e as inúmeras lavagens é natural que as peças percam a coloração habitual. Mas, por sorte, existem algumas coisas que podem ser evitadas no cuidado das roupas para garantir que elas permaneçam bonitas por mais tempo!
Tome nota das dicas a seguir e veja o modo certo de cuidar das suas roupas escuras e coloridas:
Cuidado com o sabão
Na hora de lavar as roupas pretas e coloridas tenha cuidado com a quantidade de sabão que irá colocar na máquina. O excesso de produto quase sempre acaba provocando manchas no tecido, além de uma aparência esbranquiçada.
Outro problema do excesso de sabão é que ele realmente acaba removendo a coloração das fibras do tecido. Por isso, o primeiro cuidado é reduzir a quantidade de sabão na lavagem. O segundo cuidado é diluir bem o sabão antes de colocar a roupa. Caso ele não esteja completamente dissolvido na água vai acabar manchando suas peças.
Mais uma dica importante: o sabão líquido realiza uma lavagem mais suave do que a do sabão em pó. Portanto, para as roupas coloridas, prefira usar sabão líquido.
Evite o amaciante
O amaciante é outro produto de lavanderia perfeito para desbotar roupas pretas e coloridas. O excesso de produto causa manchas esbranquiçadas em todo o tecido, o mesmo acontece se o amaciante não for diluído corretamente.
Sendo assim, se puder, evite. No lugar, use vinagre. Além de amaciar as fibras do tecido, o vinagre ainda ajuda a manter o brilho das roupas coloridas.
Nada de água quente e altas temperaturas
Todo mundo sabe que a água quente ajuda na remoção de manchas difíceis. Mas no caso de roupas coloridas, a água quente acaba provocando o desbotamento das peças, deixando as mesmas com uma aparência gasta e mal cuidada.
Caso note uma mancha muito difícil de remover, prefira utilizar água morna e um detergente líquido de boa qualidade, especialmente em casos de mancha de gordura.
Evite também usar a secadora de roupas no modo quente. Se precisar secar as roupas coloridas na máquina, utilize a opção de temperatura mais baixa disponível.
Devagar com o alvejante
O alvejante de roupas também deve ser usado com cuidado para evitar que a roupa fique desbotada. Mesmo aqueles indicados para roupas coloridas devem ser usados em pouca quantidade e apenas quando for realmente necessário.
Já o uso de alvejantes, como água sanitária, por exemplo, devem ser totalmente evitados, uma vez que eles mancham a roupa, desbotando completamente o tecido.
Pouco tempo no molho
Se as roupas brancas ficam de molho por horas, as roupas pretas e coloridas, por outro lado, devem ficar o mínimo de tempo possível. No caso de roupas sem manchas difíceis, você nem precisa manter as roupas no molho. Coloque-as direto para lavagem.
Quanto mais tempo as peças ficarem em contato com o sabão, mais elas poderão sofrer com o desbotamento.
Não lave sem necessidade
Sabe aquele casaco preto lindo que você usa bem pouco? Então, não precisa lavá-lo com frequência. Esse tipo de roupa dificilmente cria manchas ou sofre com o suor.
O ideal nesses casos é apenas pendurar a roupa em um local de boa ventilação por algumas horas e depois guardá-la novamente. Deixe para fazer a lavagem apenas em último caso.
Calor sim, sol nunca
Outro erro que muitas pessoas cometem é colocar as roupas pretas e coloridas para fritarem no sol. Não faça isso, ok? Os raios solares prejudicam as fibras do tecido, colaborando para o desbotamento precoce, isso sem falar que o sol ainda causa o estiramento das fibras, deixando a roupa dura e desconfortável.
O recomendado é sempre secar as roupas na sombra, de modo que elas recebem o calor necessário para a secagem, mas sem estarem expostas ao sol direto.
Lave do avesso
Você conhece o truque de lavar as roupas pretas e coloridas do avesso? Pois é! Essa dica simples pode salvar suas peças! Ao colocar as roupas na máquina vire-as do lado avesso, dessa forma você reduz o atrito do lado direito do tecido, colaborando com a manutenção da cor da peça.
Na hora de passar as roupas pretas e coloridas, o truque é o mesmo: vire as peças do lado avesso, dessa forma o calor do ferro não danifica as cores do lado direito da roupa.
Leia a etiqueta
Pode parecer besteira, mas ler a etiqueta da roupa vai te poupar um estresse no futuro. Lá você encontra todas as informações que precisa saber sobre como lavar, secar e passar a peça.
Dê uma conferida nesse pequeno manual e siga as instruções para garantir a durabilidade da roupa, afinal, ninguém melhor do que o próprio fabricante para te dizer como cuidar da roupa, não é mesmo?
Como recuperar cor de roupa desbotada?
E quando a roupa já desbotou? Nesse caso, o jeito é apelar para a recuperação das peças coloridas. Confira a seguir alguns truques que você pode fazer hoje mesmo aí na sua casa!
Sal e água
Se você tem uma roupa preta desbotada ou, mesmo uma peça colorida, com aparência gasta, experimente colocar sal de cozinha na água da lavagem. Isso mesmo! Por mais estranho que isso possa aparecer, funciona. Isso porque o sal consegue remover o excesso de sabão das peças, devolvendo a elas o brilho e a cor original.
Você pode apelar para esse truque para recuperar a cor de roupa desbotada ou para prevenir o desbotamento do tecido. Para isso, adicione cerca de 150g de sal na água de lavagem, juntamente com o sabão da sua preferência. Siga com a lavagem normalmente.
Apenas evite usar sal grosso, uma vez que ele pode não dissolver completamente dentro da máquina.
Vinagre
Para aquelas roupas que ainda não estão muito desbotadas, vale a pena recorrer ao truque caseiro do vinagre. Assim como o sal, o vinagre ajuda a prevenir o desbotamento e a melhorar o aspecto das peças pretas e coloridas.
Se a intenção é recuperar a cor de roupas desbotadas, utilize dois copos americanos cheios de vinagre branco para cada quatro litros de água. Coloque as peças que deseja recuperar nessa mistura e deixe-as de molho por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, lave normalmente.
Mas se a ideia é prevenir o desbotamento das roupas, então adicione ao ciclo de lavagem um copo americano de vinagre cheio juntamente com o sabão.
Café ou chá
A roupa preta desbotada pode ser recuperada a partir de um truque caseiro bem simples: o do café ou chá preto. Basta despejar cerca de 500ml de café ou chá preto (sem açúcar) na água de enxágue da máquina. Prontinho! As peças ganham brilho e cor novamente!
Tinta para tecidos
E se nenhum dos truques anteriores funcionarem com você, então a última solução é tingir a roupa desbotada. Hoje em dia é bem simples fazer isso. Você precisa apenas encontrar o corante na cor que deseja e seguir as instruções do fabricante anotadas na embalagem.
Após o tingimento, as roupas ficam como novas. Mas atenção: se alguma das suas roupas pede para ser lavada a seco, então esse é um sinal de que ela não aceita tingimento, ok? Os tecidos naturais, por outro lado, como o algodão e o linho, por exemplo, são os que aceitam melhor a tintura.
E, então, já sabe qual desses truques vai testar primeiro?