Alegre, radiante e cheia de amor pra dar! É assim, de coração e braços abertos, que uma sala amarela recepciona moradores e visitantes.
Por ser uma cor quente, o amarelo também preenche o ambiente de conforto e aconchego. É como receber um abraço quentinho depois de um dia cansativo.
Tá gostando da ideia de ter uma sala amarela? Então vem ver as dicas que selecionamos logo abaixo. Você vai ver que uma decoração de sala amarela pode ser bem mais simples do que imagina, confira:
Amarelo: significado, simbologia e efeitos da cor
Antes de saber como usar o amarelo na decoração é importante conhecer os significados e efeitos que a cor traz para o dia a dia.
O amarelo é uma cor primária e quente, reconhecida em diversas culturas ao redor do mundo como a cor da fortuna e da prosperidade. Afinal, essa é a cor do ouro, não é mesmo?
O amarelo também é visto como uma cor que traz vida e energia, assim como o sol. Falando em sol, o amarelo também está associado ao calor, tornando-se uma cor aconchegante e acolhedora, especialmente em locais mais frios.
A cor está associada também com a alimentação e o apetite, uma vez que a natureza nos presenteia com inúmeras frutas, legumes e temperos amarelos.
Na psicologia das cores, o amarelo ainda é visto como uma cor capaz de estimular o intelecto e a criatividade, sendo, por isso, muito bem vindo em ambientes de estudo.
Só que nem tudo é tão vibrante e caloroso quando se fala em amarelo. A cor também possui efeitos negativos e que podem provocar sensações desagradáveis.
Uma delas é a noção de alerta e perigo. O amarelo é a cor usada em placas e sinalizações com potencial de risco, como é o caso de placas de trânsito, alimentos transgênicos, eletricidade e produtos químicos.
O amarelo ainda é tido como a cor do medo e do cinismo. Não é a toa que frases populares como “amarelo de medo” ou “sorriso amarelo” são usadas para expressar essas emoções.
Portanto, a dica aqui é reconhecer bem o espaço em que deseja usar a cor e as pessoas que estarão envolvidas nele. Se achar que o amarelo pode interferir demais nas percepções sensoriais dos indivíduos, equilibre a dose e procure por tons mais discretos da cor. O segredo é sempre manter o equilíbrio.
Decoração de sala amarela: como usar a cor
Protagonista ou coadjuvante?
Em primeiro lugar tenha em mente se o amarelo será a cor predominante da decoração ou se você vai preferir usá-la como ponto de cor e luz, apenas para fazer um diferencial.
Isso é importante para que você já possa pensar a decoração como um todo. Por exemplo, no caso de usar o amarelo apenas como elemento diferencial, experimente pintar uma das paredes na cor.
Mas se pretende causar aquele impacto, aí vale a pena considerar inserir o amarelo em uma proporção maior, utilizando para isso objetos de destaque, como o sofá, o tapete e as cortinas.
Combinações
Uma das etapas que mais geram dúvidas na hora de pensar a decoração é em como combinar as cores. Mas não se preocupe, existem alguns macetes que ajudam nessa hora.
O primeiro deles é entender qual o efeito visual e sensorial que você deseja causar. Sala rústica? Moderna? Minimalista? Sofisticada e glamorosa? Para cada um desses estilos existe uma combinação mais adequada.
Outro ponto importante de ser observado são as texturas do ambiente. O amarelo pode ser utilizado em vidro, madeira, alvenaria, tecidos, aço, enfim, sobre uma imensa gama de materiais. E todos eles vão interferir no resultado final da composição a partir do estilo que você determinou anteriormente.
Observe também a incidência de luz na sua sala de estar. Quanto mais luz, mais o amarelo irá se destacar. A entrada de luz também é importante para determinar as demais cores presentes na cor. Isso porque a quantidade de luz interfere na percepção de espaço. Quanto mais iluminado um ambiente, maior ele aparenta ser.
Veja a seguir algumas sugestões de combinações para sala amarela:
Sala amarela e vermelha
A combinação entre amarelo e vermelho é extremamente dinâmica, alegre e cheia de energia. Ambas as cores pertencem a paleta de tons quentes e, por conta disso, resultam em uma decoração acolhedora e aconchegante. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e acabar criando um visual de fast food dentro de casa, uma vez que essa também é a composição preferida das marcas de lanches rápidos.
Para não errar, eleja uma delas como protagonista e utilize a outra para criar detalhes. Você também pode optar por um degradê suave do amarelo, passando pelo laranja até chegar no vermelho.
Para uma decoração mais sóbria, mas ainda assim vibrante, invista em tons de amarelo e de vermelho fechados.
A sala amarela e vermelha combina com decorações de estilo boho, rústica e contemporâneas.
Sala amarela e azul
O amarelo e azul são conhecidas como cores complementares, ou seja, elas são o arroz e feijão do circulo cromático. Se completam e se harmonizam perfeitamente.
Juntas, elas dão vida a salas modernas, contemporâneas e joviais. Experimente utilizar a dupla com móveis de vidro, aço ou ferro.
Sala amarela e cinza
Uma outra combinação bem moderninha e que tem feito sucesso é a do amarelo com cinza. Essa dupla é a cara das decorações de estilo escandinavo e ficam perfeitas quando usadas em tonalidades mais fortes, como também em tons suaves e pastéis.
Uma parede amarela, por exemplo, pode ser a companhia perfeita para um sofá cinza.
Sala amarela e branca
Para quem tem um certo medo de errar na mão, pode apostar na boa e velha composição entre amarelo e branco. A dupla nunca decepciona e promete uma decoração elegante, sofisticada e, ao mesmo tempo, com um pitada moderna e quente.
Paredes brancas podem recepcionar um suntuoso sofá amarelo, bem como uma cortina ou um tapete.
Aqui, você também tem uma maior liberdade no uso dos tons de amarelo. Uma sala com base branca, por exemplo, pode ser tranquilamente decorada com móveis e objetos em um tom mais forte de amarelo, como o ouro.
Sala amarela e preta
Os mais ousados vão amar a ideia de uma sala amarela e preta. A ideia aqui é explorar os contrastes fortes e marcantes entre as duas cores. Mas é preciso ter cuidado para não criar nada muito caricato.
Se a sua sala for pequena ou pouco iluminada, tenha uma atenção ainda maior no uso dessa composição.
No mais, é só aproveitar as possibilidades decorativas super modernas e descoladas que essa dupla tem para oferecer.
Sala amarela e marrom
Quer uma sala rústica, daquelas bem acolhedoras, quentinhas e aconchegantes? Então a sua melhor pedida é a combinação entre amarelo e marrom.
O amarelo é a mãe do marrom e, dependendo da quantidade da cor usada na preparação desse tom, a sua sala pode ficar mais quente ou mais sóbria.
Uma boa dica aqui é apostar no uso da madeira, que traz o marrom como tom natural. Use-a em móveis, no piso, no teto e nas luminárias, deixando o amarelo para colorir alguma parede, as almofadas, os tapetes ou as cortinas.
Na parede
Agora, se você quer uma sala amarela, mas não quer gastar muito, nem mesmo fazer grandes reformas, anote essa dica: pinte as paredes (ou a parede) de amarelo. Essa simples intervenção já faz uma enorme diferença no ambiente.
Hoje em dia existem diversas maneiras de fazer uma parede amarela. A mais tradicional é pintar por completo, mas você ainda pode optar por meia parede, ¾ da parede ou por formas geométricas, como as pinturas em diagonal.
Escolha o tom que mais te agrada e combina com a sua sala e pronto!
50 ideias de decoração de sala amarela
Confira agora 50 ideias de salas amarelas decoradas. Com certeza, uma delas vai te inspirar:
Imagem 01 – Sala amarela e branca com detalhes em cinza. A iluminação natural traz ainda mais aconchego para decor.
Imagem 02 – Sala de estar moderna decorada com tom de amarelo fechado combinado com branco, verde e azul nos detalhes.
Imagem 03 – Quente e cheia de energia, essa sala impressiona pelo uso dramático do amarelo que recobre toda a parede e ainda colore o tapete e as cadeiras.
Imagem 04 – Sala de estar rústica integrada a cozinha. Repare que o amarelo cria a sensação de conforto necessária, juntamente com os tons de bege.
Imagem 05 – Sala pequena com meia parede amarela. Um recurso visual interessante para quem não quer exagerar na dose.
Imagem 06 – Já nessa sala de estar contemporânea, o amarelo se faz presente em elementos de grande apelo visual, como a poltrona suspensa e o quadro.
Imagem 07 – Parede e sofá amarelos para criar um conjunto visual. Os tons de verde garantem frescor para a sala.
Imagem 08 – Nessa sala de estar, o amarelo suave na parede é o protagonista da decor.
Imagem 09 – Sala de estar moderna decorada em tons de amarelo escuro, preto e verde.
Imagem 10 – Aqui, o amarelo suave foi escolhido para contracenar com os tons de branco e preto.
Imagem 11 – Nessa sala, apenas a faixa de parede atrás do sofá recebeu pintura amarela.
Imagem 12A – Amarelo nos detalhes.
Imagem 12B – Vista por outro ângulo, essa sala de estar revela tons de amarelo esverdeado.
Imagem 13 – Sinta-se abraçado por esse sofá amarelo.
Imagem 14 – Sala amarela com detalhes vermelhos: calor, vida e energia não faltam por aqui.
Imagem 15 – Uma sala de estar clássica marcada pelo uso do amarelo e do marrom.
Imagem 16 – Não quer gastar muito? Invista apenas em uma parede amarela.
Imagem 17 – Sala amarela e cinza: moderna, sóbria e discreta.
Imagem 18 – Quer valorizar uma parte especifica da sua sala? Pinte a área de amarelo.
Imagem 19 – Parede amarela para uma sala moderna de tons neutros.
Imagem 20 – Para aproveitar ainda mais a luz natural que entra na sala, pinte a parede de amarelo.
Imagem 21 – Que tal um quadro amarelo para reforçar a cor que também está na parede?
Imagem 22 – A parede texturizada com lareira ganhou um tom de amarelo super aconchegante.
Imagem 23 – Para a sala de estilo retrô, uma parede amarela em tom pastel.
Imagem 24 – Já essa sala ampla e moderna, apostou no uso do branco como pano de fundo para os detalhes em amarelo.
Imagem 25 – Parede amarela com listras. No restante do ambiente, predominam os tons sóbrios e neutros.
Imagem 26 – Amarelo, madeira e fibras naturais: combinação perfeita para quem busca conforto e acolhimento.
Imagem 27 – E para trazer aquela sensação de requinte e luxo, invista no uso do amarelo com dourado.
Imagem 28 – Repare no que uma simples parede amarela pode fazer por uma sala. A iluminação indireta ajuda a criar sensação de conforto.
Imagem 29 – Que tal uma sala de estar com piso amarelo? Note que aqui, a cor está presente apenas no chão, colorindo o tapete e o piso que leva até a cozinha.
Imagem 30 – E para quem não tem medo de ser feliz, aí vai uma sugestão: sala amarela e roxa.
Imagem 31 – Para uma sala elegante, crie uma base branca e neutra e insira o amarelo em pequenos detalhes.
Imagem 32 – Reforce o efeito da cor amarela na parede usando luzes indiretas.
Imagem 33 – Parede em tom de amarelo cítrico para trazer frescor para sala de estar integrada.
Imagem 34 – E se ao invés de pintar a parede você usar papel de parede com detalhes amarelos?
Imagem 35 – E se ao invés de pintar a parede você usar papel de parede com detalhes amarelos?
Imagem 36A – De um lado, uma sala de estar simples decorada com detalhes em amarelo.
Imagem 36B – E do outro lado, um belo rack amarelo para criar aquele efeito na decor.
Imagem 37 – Já aqui, a parede amarela casou como uma luva com o sofá cinza.
Imagem 38 – Já pensou em cortinas amarelas? Essa sala optou por uma com efeito degradê.
Imagem 39 – Uma sala que parece flutuar no espaço! Para isso, é só apostar em paredes e chão na mesma cor.
Imagem 40 – Por aqui, a dica é apostar em um tom de amarelo, já chegando na casa do laranja, combinado ao uso de móveis marrons.
Imagem 41 – O amarelo suave é sempre um conforto pro coração.
Imagem 42 – Amarelo e marrom para uma sala moderna e despojada.
Imagem 43 – E o que acha de investir em um tapete amarelo para combinar com a parede?
Imagem 44 – Amarelo, cinza, branco e preto: a fórmula perfeita para os moderninhos de plantão.
Imagem 45 – Quer uma parede amarela diferente? Então aposte nesse modelo, onde as marcas do pincel ficam aparentes.
Imagem 46 – Nessa sala, o amarelo usado no chão serve para demarcar as áreas de convivência.
Imagem 47 – Amarelo, azul e branco!
Imagem 48 – Os tons de bege também podem ser incluídos na paleta de amarelos.
Imagem 49 – Parede geométrica branca e amarela.
Imagem 50 – Uma sala colorida, alegre e marcada pelo contraste de cores.