A sala de jogos, seja em um empreendimento residencial ou em uma área da casa, é sinônimo de diversão. Nesta proposta vale qualquer tamanho de cômodo e mesmo em um espaço pequeno é possível executar grandes ideias de forma otimizada
Conheça agora 6 dicas essenciais que devem ser consideradas antes de iniciar um projeto de uma sala de jogos. Vamos lá?
Como decorar e montar uma sala de jogos
1. Parede
As paredes devem conter elementos com o tema jogo, podendo ir do video game ao carteado, com diversas opções. Os quadros, por exemplo, são uma ótima referência para abusar de posters com ilustração de cartas, bolas de sinuca, fichas, controle remoto e etc. Outra ideia bacana é investir em uma arte grafite na parede com desenho de personagens, frases e equipamentos eletrônicos. O mesmo vale para adesivos de parede, que atualmente existem em uma variedade de modelos.
2. Circulação
É fundamental harmonizar a área disponível com os equipamentos que irão fazer parte do ambiente para uma circulação adequada. No caso de uma sala com sinuca, o ideal é ter uma área maior para que os jogadores possam se movimentar. Já no video game, um cantinho com sofás e a distância correta da TV também devem ser respeitadas.
3. Conforto
Um detalhe importante para uma sala de jogos é a funcionalidade! Opte por pisos emborrachados para evitar futuros acidentes. A iluminação também não deve ser executada de qualquer maneira, mesas de jogos pedem luminárias baixas com propagação direta, levando mais charme e conforto para a atividade.
4. Complementos
Uma sala de jogos é o espaço perfeito para reunir amigos e familiares para aquela partida de jogo. Priorize um cantinho extra como um bar, um espaço relaxante para ler livros, uma bancada para servir comidinhas e alguns pufes para quem deseja apenas observar a brincadeira.
5.Acessórios decorativos
Esse é um dos itens principais nesta proposta. Escolha acessórios de acordo com a proposta de decoração, como uma parede de lousa para anotar o placar, mesas redondas com toalhas temáticas, uma estante para organizar os jogos de tabuleiro, brinquedos e outros itens.
Como montar uma sala de jogos em casa
Neste caso, você pode aproveitar aquele cômodo sem utilidade na casa, como um quarto extra, um hall, uma parte da varanda e até mesmo a garagem.
Se a sua casa for pequena sem um espaço reservado, vale abusar de uma decoração funcional. A mesa de jantar pode se transformar em uma mesa de pôquer com pequenos truques de decoração, como também, a mesa de sinuca ou pebolim pode ser o item decorativo do ambiente, desde que a escolha permeie modelos com design sofisticado, chamando a atenção no local.
Existem outras propostas para montar a sala de jogos: para crianças, com eletrônicos, com churrasqueira integrada, no quarto e entre outros. Mergulhe nesta experiência com 60 projetos que usufruem a sala de jogos de diversas maneiras e conceitos:
Imagem 1 – Monte um campo de hóquei em um dormitório extra.
Imagem 2 – Se o espaço é pequeno, priorize apenas um jogo.
Evite o aperto e o desconforto no momento do jogo. Ir para o lado minimalista é uma boa saída para unir funcionalidade e beleza neste local.
Imagem 3 – Abuse de elementos decorativos relacionado a jogo.
Imagem 4 – Sofás e pufes são bem-vindos na sala de jogos.
Imagem 5 – Opte por peças diferentes com um design arrojado.
Apostar em elementos diferentes é uma forma de personalizar o ambiente com um toque especial. Neste projeto totalmente moderno, as escolhas foram marcadas pelas mesas, cores, mobiliários e luminárias.
Imagem 6 – Iluminação para sala de jogos.
Iluminar este espaço é primordial para executar belas partidas de jogos! Para deixar o clima mais reforçado abuse de uma iluminação arrojada, como este projeto que conta com fios e luminárias de forma lúdica pelo espaço.
Imagem 7 – Se inspire em uma sala de jogos com ares aventureiros.
Nem sempre uma sala de jogos precisa ter mesas ou jogos tradicionais. A função depende dos moradores e o que desejam para para o ambiente!
Imagem 8 – Fuja do tradicional e seja criativo na montagem da sala!
Imagem 9 – Para os pequenos, opte por mobiliários didáticos que abusam da criatividade da criança.
Imagem 10 – Prateleiras e nichos são ótimas opções para organizar os brinquedos.
Imagem 11 – Sala de jogos para video game.
Não há nada melhor do que jogar video game de modo confortável e seguro em uma poltrona adequada. No mercado é possível encontrar diversos modelos e tamanhos para cada tipo de bolso e estilo!
Imagem 12 – Sala de jogos com mesa de pôquer.
A sala de jogos não precisa ser em um cômodo amplo. Uma mesa de pôquer, por exemplo, é um item que pode ser parte da decoração fazendo todo o diferencial.
Imagem 13 – Mobiliário adaptado ao tamanho das crianças.
Imagem 14 – E o bebê também tem seu cantinho de diversão: a cabaninha!
A cabaninha é o elemento queridinho quando o assunto é quarto de bebê. O ideal é sempre criar um cantinho separado para brincadeiras, e neste caso, a cabana faz o papel perfeito!
Imagem 15 – Sala de jogos para crianças.
Imagem 16 – Entre no espírito jovial com a decoração.
Imagem 17 – Monte um cantinho de jogos no hall de circulação.
Imagem 18 – Sala de jogos com estilo industrial.
Imagem 19 – Sala de jogos com parede de escalada.
Imagem 20 – Faça um espaço multiuso para ir além dos jogos.
Trabalhar a multifuncionalidade é essencial na decoração. No projeto acima, o mesmo ambiente pode ser uma sala de cinema, de video game e de brincadeiras no chão.
Imagem 21 – Transforme a mesa de casa em um elemento perfeito para o jogo.
Para espaço pequeno, como apartamentos e salas integradas, uma ótima opção são móveis demonstráveis ou com diversas funções (jantar, xadrez, baralho, dama, pôquer e etc.)
Imagem 22 – Monte atividades divertidas embaixo da escada.
Imagem 23 – Sala de jogos com computador.
Imagem 24 – Sala de jogos com biblioteca.
Imagem 25 – Sala de jogos masculina.
Nesta proposta a maioria dos homens evitam o excesso de cores e preferem a cartela em tons neutros. O resultado é uma sala de jogos sóbria e elegante sem perder sua principal funcionalidade.
Imagem 26 – Enfeite o ambiente com toys!
Para quem possui uma coleção, seja de bichos ou carrinhos, pode exibir essa paixão em estantes de vidro. Procure planejar o móvel de acordo com o tamanho das peças para que fique melhor instalada no local.
Imagem 27 – O sonho de toda criança: ter sua própria cozinha!
Imagem 28 – Sala de jogos de luxo.
Quando o assunto é ambiente amplo abuse de jogos diferentes! Crie um ambiente com mesa de sinuca, tabuleiro, cartas e uma TV para assistir seus jogos preferidos.
Imagem 29 – Sala de jogos com pebolim.
Imagem 30 – Deixe o ambiente bem despojado, do jeito que a proposta pede!
Imagem 31 – Integração harmônica para cada tipo de jogo.
Imagem 32 – A parede revestida em cerâmica P&B lembra o tabuleiro de xadrez.
As peças hexagonais fazem o maior sucesso na decoração, e podem ser aplicadas em uma composição temática para a sala de jogos. Esse duo de cores P&B é uma ótima opção para decorar as paredes do local!
Imagem 33 – Jogos para brincar e decorar a parede.
Se você quer fugir dos quadros, adesivos e revestimentos, a solução são os jogos de madeira para a parede. Você pode mandar fazer com algum marceneiro esse Kit para preencher toda a superfície.
Imagem 34 – Sala de jogos no sótão.
Imagem 35 – Sala de jogos com bar.
Imagem 36 – A integração é essencial em uma sala de jogos residencial.
Imagem 37 – Tudo em seu devido lugar!
Imagem 38 – Decore as paredes para deixar o espaço mais animado.
Imagem 39 – A harmonia dos móveis e luminárias para jogos de mesa.
Imagem 40 – Abuse de cor na proposta!
Imagem 41 – O mapa é um elemento inspirador na decoração!
Imagem 42 – Para dar um ar mais recreativo decore a parede com grama sintética.
Imagem 43 – Monte uma iluminação arrojada com luminárias pendentes.
Imagem 44 – Sala de jogos completa.
Se há espaço de sobra, não abra mão de uma mesa de sinuca, pebolim e fliperamas, que são os diferenciais para este projeto.
Imagem 45 – Faça uma decoração colorida para motivar os usuários.
Imagem 46 – Sala de jogos com playground.
Imagem 47 – Coloque uma TV para aqueles que desejam acompanhar os programas esportivos.
Para quem gosta de futebol, a sala de jogos também pode ser um espaço dedicado para assistir aos esperados campeonatos. Para isso, é fundamental também proporcionar conforto com um belo sofá!
Imagem 48 – A parede de lousa é funcional e decorativa ao mesmo tempo.
Imagem 49 – A peça de xadrez se tornou um item decorativo para o ambiente.
Imagem 50 – O tobogã escorregador deixa o clima ainda mais alegre!
Imagem 51 – O famoso video game pode ser o tema principal na decoração.
Imagem 52 – Crie mobiliários criativos para este ambiente!
Imagem 53 – O layout permite diversas atividades nesta sala de jogos.
Imagem 54 – Sala de jogos estilo gamer.
Imagem 55 – Um espaço dedicado com TV e sofá é ideal para os mais reservados.
Pense no coletivo e abuse de conforto no local! Principalmente para aqueles que gostam de reunir amigos e familiares, ver um campeonato ou simplesmente jogar video game.
Imagem 56 – Espaço kids com direito a escorregador e piscina de bolinha.
Imagem 57 – Sala de jogos com mesa de sinuca e mesa de jogos.
Imagem 58 – Crie um ambiente lúdico e divertido!
Imagem 59 – Para os apaixonados por video de game.
Imagem 60 – A parede em lousa se encaixa tanto para as crianças como para os adultos.
Planta baixa sala de jogos
1. Empreendimento residencial
Reprodução: VL Construtora
A ideia de um condomínio residencial é unir a área de lazer em um único espaço. Por isso a maioria dos projetos criam alguma integração entre eles, seja por painéis ou portas de vidros, para que não haja problemas de acessos ou barulho.
1. Casa
Reprodução: Carolina Fernandes
A sala de jogos dentro de casa depende dos jogos que irão fazer parte desde ambiente. Os moradores podem misturar jogos manuais e eletrônicos, desde que haja um espaço adequado para a prática de ambos. A ideia é criar um ponto de encontro, por isso uma cozinha gourmet é muito bem vinda para deixar a reunião mais descontraída!