Salas de jantar: a vida moderna acabou jogando de lado o antigo hábito de fazer as refeições à mesa. Mas com a tendência de ‘gourmetizar’ a cozinha, esse costume tem voltado, devagarinho, as casas atuais. E para oferecer uma refeição com toque de chef nada melhor do que uma sala de jantar confortável e visualmente atraente.
Por isso mesmo que o post de hoje é dedicado somente à decoração de salas de jantar. Não importa o tamanho ou se você ainda nem tem uma em casa. Com as dicas abaixo você vai ver que é possível montar um espaço desses com tudo o que precisa para garantir momentos ainda mais agradáveis em família. Afinal, nada melhor do que uma companhia agradável regada a boa comida e boa bebida.
Dicas e sugestões de decoração para salas de jantar
1. Valorize o espaço com funcionalidade
Seja a sala de jantar grande ou pequena é necessário pensar na disposição dos móveis e, consequentemente, na funcionalidade desse ambiente. O espaço necessário para circulação deve ser de, no mínimo, 90 centímetros já contando com as cadeiras ocupadas. Isso quer dizer que deve-se respeitar esse limite entre a mesa de jantar e a parede, ou outro móvel, para que as pessoas se movimentem livremente sem atrapalhar uma a outra.
2. O que precisa nas salas de jantar?
Na hora de montar a sala de jantar muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que usar nesse ambiente. Alguns itens são óbvios e indispensáveis, outros podem ser inseridos conforme o uso e o estilo de cada um.
De modo geral, uma sala de jantar para ser minimamente confortável e cumprir sua função, precisa contar com uma mesa, cadeiras e um aparador ou buffet. Você ainda pode optar por um bar, poltronas e mesas laterais ou uma cristaleira.
3. Como escolher a mesas e as cadeiras ideais para salas de jantar?
O tamanho da mesa e o número de cadeiras são calculados a partir do espaço que você tem disponível e do nível de utilização. Mesmo que você tenha espaço para acomodar uma mesa de oito lugares é importante refletir se um móvel desse tamanho é realmente necessário dentro do seu estilo de vida.
Outra dica é se atentar para o formato da mesa. Existem modelos retangulares, quadrados e circulares. Para uma sala de jantar pequena, o mais recomendado são as mesas retangulares, pois ocupam menos espaço. As mesas redondas e quadradas devem ser usadas em ambientes maiores.
Já em relação as cadeiras, elas não precisam ser necessariamente iguais a mesa. É possível usar cadeiras de tamanhos, cores e formatos diferentes, mas que tenham de preferência o mesmo estilo da mesa, por exemplo, uma mesa rústica com cadeiras rústicas ou uma mesa moderna com cadeiras modernas.
Para as mesas menores prefira cadeiras menos volumosas, sem braços e com encosto baixo. Já para mesas maiores, as cadeiras estilo poltrona, com braços e encostos altos estão liberadas.
4. Iluminação de arrasar
A iluminação é um ponto de muito destaque na sala de jantar e deve ser priorizada no projeto. É comum utilizar nesse ambiente iluminação direta sobre a mesa com o auxilio de luminárias e lustres pendentes.
Procure manter o equilíbrio entre a decoração da sala e o estilo da luminária. Um ambiente moderno pode usar sem medo lustres com design arrojado e diferenciados. Já as decorações mais clássicas e sofisticadas ficam ótimas com lustres de cristal e pingentes. Agora se a sua intenção é criar uma sala de jantar rústica aposte nas luminárias de vime ou madeira, por exemplo.
Inclua no projeto de iluminação spots para luz indireta. Eles ajudam a criar um clima mais intimista e aconchegante para um jantar mais especial. Mas, lembre-se que para conseguir esse efeito é importante usar lâmpadas amarelas.
5. Use espelhos
Os espelhos são grandes aliados da decoração e, ainda, ajudam a ampliar a sensação de espaço no ambiente. Na sala de jantar use-o na altura da mesa ou cobrindo toda a parede para criar amplitude.
6. Integração entre os ambientes
Se você não tem um espaço próprio só para a sala de jantar, não se preocupe. Hoje em dia é muito comum integrar os ambientes. Nesse caso, você pode montar a sala de jantar integrada a sala de estar ou a cozinha, especialmente se ela for de estilo americano.
7. Usar ou não usar tapete na sala de jantar?
O uso de tapete na sala de jantar levanta polêmicas. Tem quem defenda o uso e tem quem abomina. O fato é que ele pode sim ser usado e isso está diretamente relacionado com o gosto de cada um. Mas existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas para garantir o bom uso do item e atestar que ela será, além de uma peça decorativa, também funcional.
O ideal é que o tapete possua uma textura baixa para não acumular sujeira e facilitar a limpeza. E cuidado para não causar acidentes com o tapete. Para isso, recomenda-se deixar uma sobra do tapete após as cadeiras, assim como todas as cadeiras devem ficar sobre o tapete, inclusive quando ocupadas. Isso evita que o móvel se enrosque e também impede a formação de rugas no tapete que podem causar tropeços e escorregões.
Salas de jantar: veja como decorar com 75 projetos incríveis
Pronto para colocar todas as dicas em prática? Mas antes confira a seleção de imagens de salas de jantar decoradas para você se inspirar ainda mais:
Imagem 1 – Salas de jantar com mesa redonda de quatro lugares e tampo de mármore; o uso do espelho grande ao fundo aumenta a sensação de espaço do ambiente.
Imagem 2 – Para a sala de jantar espaçosa, uma mesa redonda com oito lugares.
Imagem 4 – Decoração moderna da sala de jantar apostou em cadeiras com braço e encosto, mas com design baixo e sem volume.
Imagem 5 – Luminária direcionada sobre a mesa valoriza o momento da refeição e ainda contribui com a decoração da sala de jantar.
Imagem 6 – Sala de jantar moderna decorada com poltronas ao invés de cadeiras.
Imagem 7 – Luminária redonda, praticamente no mesmo tamanho do tampo da mesa, cria simetria e harmonia para o conjunto.
Imagem 8 – O mesmo efeito harmonioso é criado nessa outra sala de jantar, a diferença é que foram usadas três luminárias acompanhando o formato retangular da mesa.
Imagem 9 – A mesa de jantar, simples e discreta, foi colocada junto ao home office criando um ambiente integrado e funcional.
Imagem 10 – Essa sala de jantar conta com uma convidada ilustre e sempre presente: a árvore plantada ao fim da mesa.
Imagem 11 – Salas de jantar com buffet e televisão: itens que atendem as necessidades dos moradores.
Imagem 12 – Entre o rústico e o sofisticado: essa sala de jantar apostou no mix de estilos para garantir conforto e beleza.
Imagem 13 – Salas de jantar: espelho ao fundo revela que essa sala de jantar foi integrada a sala de estar e a cozinha.
Imagem 14 – Buffet para acomodar um vaso de planta ou outros objetos decorativos é sempre bem vindo na sala de jantar, apesar de não ser um item obrigatório.
Imagem 15 – Tons claros, espelho e metais compõe essa sala de jantar de proposta clean e moderna.
Imagem 16 – Mesa de jantar branca laqueada foi combinada às cadeiras de madeira.
Imagem 17 – Banco alongado demarca o espaço entre a sala de estar e de jantar.
Imagem 18 – Quer aprender o jeito certo de usar tapete na sala de jantar? Então, observe essa imagem; as mesas e cadeiras ficam totalmente em cima do tapete, mesmo quando ocupadas.
Imagem 19 – Salas de jantar com mesa redonda e cadeiras de estilo escritório.
Imagem 20 – Mais uma dica legal para anotar: encoste a mesa junto à parede para ganhar espaço na sala de jantar.
Imagem 21 – Salas de jantar: essa mesa, igualmente encostada na parede, garante que o corredor fique totalmente livre.
Imagem 22 – Decoração rústica chique para salas de jantar.
Imagem 23 – Luminárias grandes, como essa da imagem, devem ser usadas junto de mesas da mesma proporção.
Imagem 24 – Sala de jantar com luminária de efeito moderno e arrojado.
Imagem 25 – Salas de jantar: canto alemão também é uma boa pedida para economizar espaço na sala e deixar o ambiente mais aconchegante.
Imagem 26 – Salas de jantar: lustres pendentes de cristal deixam a sala de jantar nobre e requintada, além de estarem em harmonia com o restante da decor.
Imagem 27 – Não tem espaço dentro de casa para a mesa de jantar? Considere então usar a varanda.
Imagem 28 – Mesa quadrada foi encostada junto ao móvel para garantir área livre de circulação; destaque para as cadeiras que mesclam elementos rústicos e modernos.
Imagem 29 – Sala de jantar unida a cozinha americana; a mesa foi colocada junto ao balcão que divide os ambientes.
Imagem 30 – Canto alemão com toque moderno e, ao mesmo tempo, delicado.
Imagem 31 – Sala de jantar integrada optou por uma mesa retangular e um buffet feito sob medida; repare que o móvel é estreito e se encaixa perfeitamente na parede.
Imagem 32 – Decoração industrial apostou na cor preta para o conjunto de mesa e cadeiras.
Imagem 33 – Decore a sala de jantar com personalidade e descontração usando adesivo lousa na parede.
Imagem 34 – Cadeiras estofadas deixam a sala de jantar ainda mais confortável.
Imagem 35 – Salas de jantar moderna apostou na tendência de usar cadeiras iguais só que em cores diferentes.
Imagem 36 – Salas de jantar: releitura de um lustre clássico para a sala de jantar moderna.
Imagem 37 – Nessa sala de jantar, a proposta foi usar várias lâmpadas de filamento de carbono para garantir a iluminação e a proposta da decor.
Imagem 38 – Tampo da mesa feito no mesmo material do armário, criando sensação de unidade para o conjunto.
Imagem 39 – Aproveite o sofá da sala de estar para servir de assento na mesa de jantar.
Imagem 40 – Salas de jantar: clean, suave e cheia de estilo.
Imagem 41 – Ao usar lâmpadas sem luminária, atente-se para a altura de cada uma de forma que elas não ofusquem a visão.
Imagem 42 – Salas de jantar: para os amantes de uma decoração elegante, clássica e requintada, essa é uma ótima inspiração.
Imagem 43 – De um lado cadeiras em tom de azul, do outro, cadeiras em tom de bege; no centro, um tampo de mármore.
Imagem 44 – A mesa é pequena? Invista em um balcão, dessa forma você acomoda todos os convidados e cria um clima de descontração no ambiente.
Imagem 45 – Decoração despojada contou com um canto alemão para melhor aproveitamento do espaço.
Imagem 46 – Tons de verde e branco predominam na decor dessa sala de jantar.
Imagem 47 – Salas de jantar: repare como o espelho posicionado ao fundo da mesa cria sensação de amplitude e profundidade.
Imagem 48 – Rosé, preto e mármore: mistura de cores e materiais para deixar o ambiente moderno e sutilmente romântico.
Imagem 49 – Luzes indiretas, como essa da imagem, são grandes aliadas de um jantar especial e intimista.
Imagem 50 – Salas de jantar: a mistura de estilos na luminária já evidencia o que está por vir no restante da decoração.
Imagem 51 – Salas de jantar: o rústico e o moderno se unem para compor a decoração dessa sala de jantar integrada a cozinha; repare que os ambientes são marcados pela diferença de tons.
Imagem 52 – Sala de jantar preta e branca: não tem como errar.
Imagem 53 – Quer algo sóbrio, neutro e ao mesmo tempo rústico? Então aposte em uma decoração como essa da imagem; o banco de madeira faz um contraste interessante com as cadeiras pretas de design moderno.
Imagem 54 – Salas de jantar: cadeiras de acrílico no mesmo tom da parede.
Imagem 55 – Salas de jantar: se puder combine a pedra da bancada com a pedra do tampo da mesa.
Imagem 56 – Salas de jantar com mesa e banco de madeira rústico; os pés metálicos preto conferem o toque de modernidade.
Imagem 57 – Nesse ambiente integrado, o sofá da sala de estar faz a separação entre os espaços.
Imagem 58 – Cadeiras e banquetas dessa sala de jantar seguem o mesmo padrão de cores e materiais.
Imagem 59 – Se optar por usar cadeiras e mesas de estilo completamente diferentes, mantenha harmonia entre as cadeiras.
Imagem 60 – Tons pastéis na decoração da salas de jantar.
Imagem 61 – Revestimento de tijolinhos permite criar um ambiente mais acolhedor, mesmo que a proposta principal seja sofisticada.
Imagem 62 – Cadeiras trançadas com fibra natural ganharam uma versão mais moderna.
Imagem 63 – Inspiração para uma sala de jantar estilo industrial: repare nos pés da mesa.
Imagem 64 – Quadros também são uma ótima opção para decorar a salas de jantar.
Imagem 65 – Uma dica para criar unidade entre os ambientes: use a mesma cor e tecido do estofado para as cadeiras e o sofá da sala de estar.
Imagem 66 – Cadeiras de estofamento azuis dessa sala de jantar quebram a predominância dos tons escuros.
Imagem 67 – E que tal usar livros para compor a decoração da salas de jantar?
Imagem 68 – Uma versão, digamos, “rebaixada” das tradicionais mesas e cadeiras de jantar.
Imagem 69 – Uma sala de estar que segue o desenho natural do ambiente.
Imagem 70 – Para cada gosto, uma cadeira.
Imagem 71 – Sala de jantar rústica pra lá de confortável.
Imagem 72 – Faixa preta que cobre o chão e o teto é um truque visual para delimitar a área da sala de jantar.
Imagem 73 – Plantas, fotografias, cadeiras de vime e uma mesa rústica de madeira: combinação ideal de elementos e materiais para evocar uma atmosfera aconchegante e acolhedora.
Imagem 74 – Salas de jantar: cadeiras de madeira para a mesa e de metal para a bancada.
Imagem 75 – Canto alemão moderno, sofisticado e integrado à cozinha.