As sapateiras são compartimentos ou móveis dedicados a armazenar os mais variados calçados, elas podem se encaixar em diversas propostas, como por exemplo: dentro de um guarda-roupa, prateleiras fixadas na parede, nichos no chão, dentro de móveis rústicos, cristaleireiras e até mesmo em gavetas.
Um dos principais cuidados que se deve tomar ao planejar uma sapateira é fazer uma estimativa da quantidade de calçados que os moradores da residência tem em média, de forma que todos eles se acomodem no compartimento.
Outra dica interessante é usar uma pequena sapateira na entrada da casa ou apartamento, assim você cria o hábito de guardar os calçados ao retornar em casa, evitando o acúmulo de sujeira e contruibuindo para ter um lar mais limpo.
60 modelos de sapateiras para se inspirar
Com o objetivo de facilitar a sua visualização, selecionamos os melhores projetos com sapateiras de diferentes modelos, assim você pode se inspirar na hora de desenhar ou comprar a sua. Confira abaixo todas as imagens disponibilizadas:
Imagem 1 – Otimize o espaço da escada deixando os degraus com alguma funcionalidade.
A escada é um item construtivo para a circulação e muitas vezes é esquecido para outras funções. Nesse projeto, cada degrau possui gavetas onde é possível armazenar sapatos, livros, roupas de cama, bolsas e o que mais desejar.
Imagem 2 – Deixe um suporte na porta de entrada para evitar a sujeira no restante da casa.
Uma dica interessante é deixar uma pequena sapateira na entrada da residência, pois é uma ótima forma de evitar a entrada da sujeira da rua para dentro de casa.
Imagem 3 – Sapateira com tubos de PVC.
O cano de PVC é um ótimo material para reutilizar na decoração. Para montar uma sapateira, escolha uma tubulação com diâmetro adequado para guardar cada par de calçado e depois corte os canos em peças de 30 cm.
Imagem 4 – Armário com prateleiras para sapatos.
Imagem 5 – Utilize um canto bem pequeno do armário para apoiar os sapatos.
Procure sempre deixar as extremidades do armário para os sapatos, afinal, as roupas são prioridade no guarda roupa e devem ficar em uma área privilegiada.
Imagem 6 – Que tal montar um cantinho cheio de estilo no quarto?
Uma forma de decorar a parede é prendendo alguns ganchos para pendurar bolsas e acessórios. Nessa composição, experimente inserir alguns quadros e uma cômoda baixa para os sapatos.
Imagem 7 – Sapateira aramado.
As sapateiras de aramado possuem uma estrutura lateral e uma espécie de bandeja para apoio dos calçados. São perfeitas para deixar à mostra e muito mais fácil de serem encontrados. Você pode acomodar várias sapateiras, criando um closet que atenda a sua necessidade.
Imagem 8 – Transforme seu móvel retrô em uma linda sapateira.
Uma cristaleira antiga que não será mais utilizada é um excelente recurso para se reaproveitar e montar uma bela sapateira. Independente do material, limpe-o cuidadosamente e coloque seus pares de calçado de forma organizada.
Imagem 9 – Sapateira feita com cestos.
Essa sapateira foi feita em módulos, no formato de estante e serve para reforçar o estilo adotado para o cômodo.
Imagem 10 – Sapateira embaixo da escada.
Na dúvida do que montar no espaço da escada? Acomode um closet! Esse ainda ganhou suportes deslizantes que facilitam no uso do dia a dia.
Imagem 11 – Sapateira artesanal.
Faça você mesmo a sua sapateira — apesar do formato pequeno, ela também pode ser feita com uma caixa maior. Para isso, fure a caixa e transpasse as cordas para apoiar os calçados.
Imagem 12 – Pinte seu móvel de madeira.
Imagem 13 – Pufe feito com caixote de madeira que serve como sapateira.
Uma boa ideia para dar outro visual a caixa de feira é usando um estofado. Neste caso, não se trata apenas de uma sapateira estilosa, como também, um banco super bacana e personalizado.
Imagem 14 – Sapateira com espelho.
Esse modelo é ideal para quem possui pouco espaço no cômodo, pois une duas funções em um móvel só. Fica bacana colocar rodízios/rodinhas no móvel e assim você pode arrastá-lo para qualquer canto do ambiente.
Imagem 15 – Sapateira de parede.
Continuando com a proposta do projeto anterior, temos uma sapateira invisível, já que o móvel fica preso na parede, dando a ilusão que é apenas um espelho.
Imagem 16 – Sapateira de pallet.
Imagem 17 – Sapateira moderna.
Imagem 18 – Divisórias para sapateira.
A melhor forma para distribuir os calçados no armário é fazendo prateleiras ao invés de nichos. Além de caber mais, ficam mais organizados e não amassam os sapatos.
Imagem 19 – Prateleiras decoram e são funcionais.
Qualquer prateleira é bem-vinda na decoração! Você pode até decorar sua parede com essa sapateira de parede.
Imagem 20 – Sapateira na parede.
Imagem 21 – Sapateira artesanal com caixa.
Outra opção para quem ama colocar a mão na massa — os nichos triangulares foram feitos com caixa de papelão e colados um sobre o outro para formar esse móvel divertido com reciclagem.
Imagem 22 – Cômoda com sapateira.
Imagem 23 – Móvel pequeno para sapatos.
Imagem 24 – Sapateira de madeira.
Imagem 25 – Móvel em forma de banco com porta de correr.
Faça um móvel disfarçado de sapateira. Esse modelo é um banco que ganhou acabamento ripado na porta deslizante para dar mais charme e esconder os sapatos. Um local que você pode inserir essa ideia é rente a parede da janela. Não esqueça de colocar algumas almofadas, vasos, plantas e o que achar necessário nessa composição!
Imagem 26 – Sapateira feita com nichos.
Imagem 27 – Cômoda de metal para guardar sapatos e objetos diversos.
Imagem 28 – Sapateira metálica fixada a parede.
Imagem 29 – Utilize qualquer cantinho vago para organizar seus sapatos.
Um aparador ou rack na sala pode esconder os sapatos de uma forma organizada e discreta.
Imagem 30 – Exponha a sua paixão por sapatos com prateleiras nos quartos.
Imagem 31 – Sapateira feita com caixotes de madeira pintados com tinta branca.
Monte uma sapateira simples e estilosa com os caixotes de madeira, assim você pode empilhar várias peças pregando uma por uma na parede, no sentido vertical ou horizontal. Que tal?
Imagem 32 – Apoiador de sapatos no hall de entrada.
Imagem 33 – Utilize o espaço embaixo da cama.
Imagem 34 – Faça você mesmo essa sapateira com concreto.
Reutilizar os materiais da obra é uma tendência da decoração. O bacana é montar um móvel com os materiais que você já tem! Ao invés do bloco de concreto, poderia ser também um bloco de tijolo — a madeira da marcenaria pode ser substituída pela sobra do piso, por exemplo.
Imagem 35 – Em prateleiras abertas do armário.
Imagem 36 – Esconda esse cantinho com uma cortina bem bonita.
Deixar os sapatos arejados faz bem! Esta solução com cortina é estilosa e aconchegante — ideal para quem gosta de deixar os sapatos a vista, permitindo que eles fiquem ocultos quando necessário.
Imagem 37 – Sapateira em cano de PVC.
Você pode colocar os canos formando um desenho diferente na parede. Cada compartimento servirá para um par de calçado. O resultado fica mais incrível ainda se você colorir as peças.
Imagem 38 – Reserve um espaço para os sapatos no closet.
Imagem 39 – No projeto da marcenaria, planeje um cantinho para os sapatos.
Para áreas menos visíveis, como os pequenos nichos desta sala, a alternativa foi apoiar os sapatos e deixá-los a vista no aparador.
Imagem 40 – Cestos e prateleiras para guardar sapatos.
Imagem 41 – Sapateira no corredor.
Aposte em um corredor funcional! Acomode um móvel estreito (com uns 20cm) e forme vários envelopes para colocar os sapatos. A abertura pode ser basculante ou em porta de correr.
Imagem 42 – Coloque a porta de correr na sapateira em locais estreitos.
Imagem 43 – Sapateira em prateleiras.
Imagem 44 – Quarto com sapateira.
Imagem 45 – Móvel para sapatos.
Imagem 46 – Sapateira com tubo de metal.
Imagem 47 – Prateleiras de vidro para guardar sapatos.
Imagem 48 – Exemplo de organização na sapateira.
Guardar botas em armários costuma ser um problema, pois geralmente ficam amassadas em um canto. Além de ocuparem mais espaço, elas tendem a ficar com marcas de dobras no cano, por isso, os cabides de calça são uma ótima opção para mantê-las organizadas e retinhas.
Imagem 49 – Espaço aberto no armário para guardar os calçados.
Imagem 50 – Closet feminino com sapateira.
Imagem 51 – Banco com sapateira.
Essa sapateira é ideal para deixar os calçados organizados, liberando o espaço no armário para o vestuário. Ela comporta sapatos, meias nas gavetas e ainda é uma peça decorativa e funcional.
Imagem 52 – Armário multifuncional.
A sapateira em um armário pode ser aproveitada para guardar outros materiais, como produtos de limpeza e demais acessórios usados na organização e manutenção do lar.
Imagem 53 – Sapateira com caixas de sapato.
Imagem 54 – Móvel 2 em 1.
O baú sapateira é uma peça funcional e decorativa. Otimizar o espaço é essencial, por isso esse móvel pode fazer toda a diferença em um quarto pequeno. Ele mantém os calçados organizados e permite que se utilize o banco para calçar os sapatos.
Imagem 55 – Sapateira com cestos.
Imagem 56 – Aparador para sapatos.
Imagem 57 – Armário para sapatos e bolsas.
Para o armário, instale gavetas comprimidas, dessa forma os sapatos ficam escondidos mas conseguem ser um ótimo triunfo para quem possui muitos pares.
Imagem 58 – Sapateira masculino.
Imagem 59 – Qualquer cantinho é bem-vindo para instalar essas prateleiras.
Imagem 60 – Use uma base de cama com gavetas para guardar os calçados.
Imagem 61 – Prateleira para chinelos.
Imagem 62 – Armário com sapateira.
Imagem 63 – Sapateira próxima a janela abaixo do banco.
Agora que você já conhece várias referências diferentes, você pode começar a pensar no seu espaço e como uma sapateira pode se encaixar na proposta. Use a sua criatividade para atingir resultados incríveis.
Onde comprar sapateiras na internet?
Apesar de muitos projetos incluírem a sapateira de forma planejada dos móveis da residência, existem modelos avulsos e funcionais que podem ser comprados separadamente, alguns deles pela internet. Veja abaixo algumas lojas que separamos que vendem sapateiras online: