Já faz um tempo que o porcelanato se tornou o revestimento preferido de quem está construindo ou reformando. Acontece que nem sempre é fácil escolher o melhor modelo.
São muitos tipos diferentes que variam em cor, textura, formato e tamanho. Mas hoje vamos falar exclusivamente dos diversos tamanhos de porcelanato.
Você sabe qual o melhor tamanho para o seu ambiente? Como calcular a quantidade de peças? Essas e outras dúvidas a gente responde a seguir, vem ver.
O que é porcelanato?
O porcelanato é um tipo de piso cerâmico composto de rochas e argila. A principal diferença dele para a cerâmica comum é o processo de fabricação e a proporção dos compostos, o que torna o porcelanato um tipo de revestimento muito mais resistente e durável.
A impermeabilidade é outra característica do piso porcelanato. Isso significa que o revestimento é praticamente a prova de água.
Os porcelanatos podem ser divididos pelo seu tipo de acabamento: polido, matte ou natural e o EXT.
O porcelanato polido é aquele de alto brilho e superfície impecavelmente lisa. Já o porcelanato matte não possui brilho, ou seja, as peças são foscas. O porcelanoto EXT, por sua vez, é indicado para áreas externas, uma vez que a superfície possui acabamento mais áspero, evitando quedas e acidentes por escorregamento.
Os porcelanatos também podem se diferenciar pelo tamanho, sem que isso interfira na qualidade e durabilidade das peças. Veja a seguir:
Quais os tamanhos de porcelanato?
Como todo o revestimento, o porcelanato também tem um modelinho conhecido por padrão.
Esse tamanho padrão, facilmente encontrado em qualquer loja de construção e que serve a qualquer tipo de ambiente, possui medidas de 60×60 cm.
Mas esse não é nem de longe a única opção. Confira a listinha abaixo e veja quão versátil o porcelanato pode ser:
4,5×4,5cm – tamanho das famosas pastilhas;
6,5x23cm – o tal do azulejo de metrô (as medidas podem variar de marca para marca);
15,5×15,5cm – os tradicionais azulejos quadradinhos de antigamente;
30x35cm – formato retangular comum em paredes de banheiro;
60x60cm – aqui nessa medida começam os porcelanatos para piso tamanho padrão;
80x80cm – quadrado e um pouco maior que o anterior;
20x90cm – formato retangular em estilo régua muito utilizado para simular pisos de madeira. A medida pode variar também para 30x90cm;
90x90cm – aqui começam os chamados porcelanatos de grande formato;
20x120cm – outro tamanho de porcelanato comum em réguas simulando piso de madeira. Algumas marcas ainda trazem opção de medida 30x120cm;
60x120cm – opção de porcelanato em grande formato versão retangular;
120x120cm – já aqui o porcelanato em grande formato se apresenta na versão quadrada;
120x270cm – conhecido como lastra, esse tipo de porcelanato gigante está sendo cada vez mais utilizado em projetos que exigem visual contínuo, sem emendas, inclusive em bancadas e balcões. Algumas marcas oferecem porcelanatos gigantes em tamanhos que chegam a 360cm.
Esses são apenas alguns dos tamanhos de porcelanato mais comuns encontrados no mercado.
Cada marca costuma trabalhar com seu próprio catálogo de revestimentos que incluem medidas e formatos específicos. Por isso, sempre vale a pena pesquisar bastante antes de fazer a compra.
Tamanho do porcelanato e as sensações provocadas por ele
Agora que você já sabe os tamanhos de porcelanato que existem por aí, é importante também se atentar para as diferentes sensações que cada um deles pode causar.
O uso de um porcelanato gigante traz um efeito completamente diferente de um porcelanato tamanho padrão, por exemplo.
Isso porque quanto maior as peças utilizadas, maior a sensação de amplitude nos ambientes, já que as marcas de rejuntes e emendas diminuem significativamente.
Esse detalhe também ajuda a deixar os ambientes visualmente mais elegantes e modernos.
O acabamento do porcelanato também deve ser levado em consideração dependendo do efeito que você deseja provocar. Um bom exemplo é o uso do porcelanato polido para aumentar a luminosidade de um ambiente. No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso de reflexos que um piso desse tipo pode trazer.
O tamanho do porcelanato também pode contribuir nas sensações de profundidade de um ambiente.
Os porcelanatos mais indicados para causar esse efeito são aqueles em formato régua.
Quando instalados na vertical, por exemplo, eles alongam e dão profundidade aos cômodos.
Como calcular a quantidade de peças?
Muita gente fica na dúvida de qual tamanho de porcelanato usar para evitar o desperdício e de quantas peças serão necessárias para revestir um cômodo por completo, seja no piso ou na parede.
Mas, por sorte, existe um cálculo simples que pode te ajudar nesse processo.
Em primeiro lugar, tire as medidas do ambiente. Com essas informações em mãos, verifique qual o lado (da parede ou do piso) que tem o maior tamanho.
Supondo que as medidas que você tem são de 4x2m. Então, nesse caso, o lado maior é o de quatro metros.
Agora, divida esse lado maior por dois (4/2). O resultado será 2, correto? Agora divida novamente o resultado por dois para determinar o tamanho mais indicado de porcelanato para a área.
Nesse caso 2/2 é igual a 1. Volte para aquela tabelinha de tamanhos de porcelanato e procure o tamanho que mais se aproxima desse resultado que você acabou de conseguir.
Logo, os porcelanatos mais indicados para esse ambiente são os quadrados de tamanho 90×90 ou 120x120cm.
Ao optar por usar porcelanatos na medida mais próxima do seu espaço você evita os recortes excessivos de peça e, consequentemente, o desperdício de material.
Tamanho do porcelanato x paginação
Outra coisa que você precisa saber é que o tamanho do porcelanato também impacta na paginação.
Os formatos retangulares são os que permitem maior liberdade de escolha entre as diferentes paginações.
Para o piso, você pode escolher, por exemplo, uma paginação horizontal ou vertical, dependendo do efeito visual que deseja causar. Uma dica: evite a paginação diagonal, já que ela consome muito mais peças.
Para parede, no entanto, a variedade de paginações aumenta. Você pode escolher tanto pelos modelos tradicionais do tipo horizontal ou vertical, mas também tem a possibilidade de utilizar versões mais modernas e arrojadas, como a paginação espinha de peixe ou escama de peixe.
Mas, lembrando, esse tipo de paginação só funciona com porcelanatos retangulares.
Tamanhos de porcelanato para cada ambiente
O tamanho do porcelanato influencia ainda na estética e na funcionalidade dos ambientes. Confira a seguir como escolher o tamanho do porcelanato a partir dos locais de aplicação:
Banheiros
Os banheiros precisam de porcelanatos resistentes a umidade, fáceis de limpar e que não sejam escorregadios.
Pensando nisso, as melhores opções para o piso são os de acabamento matte em formatos grandes, proporcionais ao tamanho do ambiente. Isso porque quanto menos marcas de rejuntes, mais simplificada fica a limpeza.
Se o banheiro for pequeno, os porcelanatos de cores claras ajudam a ampliar e iluminar.
Para as paredes, a dica é usar pastilhas em formatos hexagonais que são modernas e estão em destaque atualmente.
Vale ainda optar por porcelanatos do tipo azulejo de metrô, especialmente em paginações diferenciadas como a escama ou espinha de peixe.
Área de serviço
Assim como o banheiro, a área de serviço também precisa de pisos antiderrapantes e fáceis de limpar.
Portanto prefira modelos que também tenham acabamento fosco e poucas marcas de rejunte para facilitar a limpeza.
Cozinha
A cozinha é um local da casa exposto a gordura e umidade. Por isso, o piso precisa ser fácil de limpar e preferencialmente antiderrapante.
Os foscos novamente se destacam nesse tipo de ambiente. Para trazer sofisticação e elegância, prefira porcelanatos de grandes formatos, acima de 90x90cm.
Mas para quem deseja trazer um clima rústico e retrô ao ambiente pode optar pelos formatos menores.
No entanto, prefira os porcelanatos com bordas ratificadas que exigem menos espaçamento entre as peças e, consequentemente, menos rejunte, o que facilita (e muito) a limpeza.
Sala de estar
A sala de estar permite trazer opções de porcelanatos mais refinados, como os polidos, por exemplo.
Para quem deseja sofisticação e modernidade, os grandes formatos são os mais indicados.
Os porcelanatos em régua também vão bem nesse tipo de ambiente, já que acabam trazendo uma atmosfera aconchegante e acolhedora, graças as texturas amadeiradas desse tipo de piso.
Quartos
Os quartos precisam inspirar calma e relaxamento. Por isso, quanto menos informação visual no espaço, melhor.
Seguindo essa ideia, prefira os porcelanatos de tamanho grande que garantem uniformidade e um visual contínuo, sem quebras pelas marcas de rejuntes.
Os modelos em régua também são bem vindos em quartos, já que a textura amadeirada ajuda a “aquecer” o cômodo.
Varandas e áreas externas
De modo geral, varandas e áreas externas precisam lidar com sol e chuva. Por isso, o porcelanato precisa trazer segurança aos que utilizam esses espaços, mas também ser resistente o suficiente para suportar as intempéries do clima.
O tipo mais adequado para porcelanato nesse caso é o EXT, fabricado especialmente para esse tipo de ambiente.
Os porcelanatos em grandes formatos auxiliam a limpeza e facilitam a manutenção, mas você também pode optar por modelos em tamanhos menores para agregar um charme extra ao espaço.
Outra boa opção são os porcelanatos em tamanho régua. Eles simulam o piso de madeira trazendo conforto e aconchego para os ambientes externos.
E, então, já sabe qual tamanho de porcelanato escolher aí para sua casa?