Chamamos de tapeçaria uma forma de tecelagem, isto é, a arte de entrelaçar fios até obter uma trama. Embora muitas pessoas associam a tapeçaria aos tapetes que apresentam desenhos da natureza e arabescos, a tapeçaria não se resume à decoração dos pisos. Os produtos da tapeçaria podem ser usados na cobertura de camas e mesas.
Além disso, existe uma área inteira da tapeçaria dedicada à decoração das paredes dos ambientes – que tem sido bastante explorada atualmente. Mas não se trata de uma tendência inédita. Na verdade, o uso dessas peças na parede é muito mais tradicional do que no piso.
Neste artigo, te contamos tudo sobre a arte da tapeçaria e como usar essas peças na decoração dos seus ambientes. Confira!
Qual é a história da tapeçaria?
Acredita-se que a tapeçaria exista desde a Antiguidade. Alguns dos registros mais antigos apontam que as primeiras tramas foram produzidas no Egito Antigo. No entanto, sabe-se que os povos da Grécia, da China, Índia, Mesopotâmia e do Peru pré-colombiano também praticavam a técnica de forma semelhante, mas com suas particularidades.
Na Europa, durante a Idade Média, os tapetes eram peças importantíssimas na decoração de igrejas e castelos. Os desenhos formados pelas tramas apresentavam cenas históricas e também religiosas, sendo um mecanismo importante de propaganda e de disseminação da fé. Pois a maior parte da população não tinha acesso à educação nem a livros, inclusive aos sagrados.
Além disso, as tapeçarias também tem outra característica importante: elas contribuem muito para o conforto térmico (e até sonoro) dos ambientes. Em outras palavras, a tapeçaria de parede tem o poder de deixar um ambiente mais bonito e aconchegante.
Com o passar do tempo, a tapeçaria foi se transformando e se cruzando com outras artes. Durante o Renascimento, com o florescimento da indústria de tecelagem, as tapeçarias se transformaram em telas para artistas criarem cenas pintadas a pedido da nobreza.
Como se tratavam de peças únicas e caras, esse tipo de obra ficou por muito tempo restrito à instituições de grande poder aquisitivo, como a nobreza e o clero. Esse cenário só mudou no século XX, nas experimentações feitas na escola da Bauhaus, na Alemanha. A padronagem geométrica possibilitou a produção industrial de tapeçarias, o que tornou as peças mais acessíveis.
Quais são os tipos de tapeçaria de parede?
Como você já deve ter notado, não há uma única forma de se produzir uma tapeçaria. Atualmente, se destacam na tapeçaria de parede o contraste de cores, de volumes, texturas e de linhas. As principais técnicas são:
- Looping: uma das maiores tendências na tapeçaria atual, o looping produz peças cheias de volume. A técnica consiste basicamente em deixar uma volta do fio transversal da trama mais solto.
- Esmirna: embora o nome seja estranho, trata-se das tapeçarias mais conhecidas para piso. Esmirna é a aplicação e cruzamento de fios curtos sobre uma trama (geralmente em talagarça), produzindo um tapete fofo e encorpado.
- Tufado: técnica semelhante à esmirna, com uma diferença – os fios aplicados são mais longos. O resultado é um tapete bem fofo, no maior estilo shaggy.
- Franja: usado principalmente como acabamento, na extremidade das peças. No entanto, existem muitas peças atualmente que apostam no uso de franjas de diferentes tamanhos no meio da trama.
- Feltragem: aplicação de feltro bordado (em ponto livre ou russo) sobre a trama da tapeçaria para a produção de decorações com relevo.
- Crochê: essa técnica artesanal que dispensa apresentações! Embora não esteja dentro do escopo da tecelagem, o crochê é muito utilizado na produção de tapetes, cortinas e peças decorativas.
- Macramê: outra técnica artesanal que não está exatamente no escopo da tecelagem, mas que produz tapetes incríveis – tanto para o piso como para a parede. Em geral, utiliza-se fios mais grossos para produzir tramas a partir de diferentes tipos de nós.
Como usar tapeçaria na decoração?
Ao contrário dos castelos e grandes construções da antiguidade e da idade média, as tapeçarias de hoje não têm a função de trazer conforto térmico ao ambiente. Por isso, as peças grandes e que cobrem boa parte das paredes são raras (a não ser que sejam bem leves e finas).
Assim, o que se destaca atualmente são as peças médias e pequenas, que trazem desenhos, cores e texturas que chamam atenção de quem está por perto.
Assim como outros itens de produção artesanal, a tapeçaria é um elemento que vai muito bem em decorações boho e praianas. Em ambientes modernos, os favoritos são os modelos mais despojados e coloridos. Mas a tapeçaria também vai muito bem em decorações mais sofisticadas, especialmente quando tem uma paleta mais sóbria.
Gosta de um visual mais minimalista? Escolha um modelo menor e mais plano de tapeçaria e use-a como sua principal peça de decoração. Prefere uma decoração maximalista? Sem problemas! Os modelos mais coloridos e com mais textura e volume devem ser seu foco.
Na parede, use a tapeçaria como um quadro: posicione na parede da sala de jantar, acima da cama ou na sala de estar. Se tiver uma parede branca vazia, pode fazer uma gallery wall, expondo a peça realmente como uma obra de arte.
Outra dica é usar a tapeçaria no lugar da cabeceira da cama e deixar o quarto ainda mais aconchegante e cheio de personalidade.
Além da parede, dá para usar a tapeçaria no piso também, como um tapete convencional. Além disso, outros itens decorativos também podem ser feitos com tapeçaria, como é o caso de centros de mesa e almofadas.
50 decorações com tapeçaria para se inspirar!
Imagem 1 – Divertida e psicodélica, uma pequena tapeçaria de parede com desenho de cogumelos felizes posicionado acima da cômoda.
Imagem 2 – Tapeçaria de parede grande boho feita totalmente em sisal, com uma faixa vertical dos fios escuros e aplicação de dois conjuntos de franja curva.
Imagem 3 – As linhas paralelas curvas em ponto russo e a franjinha na parte de baixo trazem mais textura e volume para esta tapeçaria monocromática.
Imagem 4 – Tapeçaria de parede com desenho de lua rosa no fundo claro totalmente tufada deixa a decoração do quarto ainda mais aconchegante.
Imagem 5 – Para decorar o cantinho de relaxamento num estilo místico, uma tapeçaria de parede bem leve estampada com a carta do Sol do tarot Waite-Smith.
Imagem 6 – Nesta outra ideia, dois tigres pintados sobre o tecido de algodão cru.
Imagem 7 – Aqui, a pintura e a feltragem se unem para criar uma tapeçaria de parede inspirada na natureza com bastante cor, textura e profundidade.
Imagem 8 – Tríade de tapeçarias pequenas para decorar o ambiente de forma artesanal e divertida.
Imagem 9 – A tapeçaria na parede vai do bidimensional ao tridimensional e decora o cantinho do bar nesta sala de jantar.
Imagem 10 – Um tigre estilizado, bem colorido e fofo, feito na técnica de esmirna, decora a parede do quarto.
Imagem 11 – As linhas coloridas transbordam do formato redondo pelas franjas desta tapeçaria.
Imagem 12 – Por outro lado, essa aqui composta por formas orgânicas é exposta como um quadro e ganha uma moldura fininha, apoiada no aparador.
Imagem 13 – E porque não fazer um conjunto de tapeçaria de parede com o tapete para o piso?
Imagem 14 – Uma a técnica de feltragem ou de esmirna para criar retratos ilustrados e bem despojados integram a parede de quadros.
Imagem 15 – Formas orgânicas, diferentes cores e volumes no relevo: uma tapeçaria de parede sofisticada e fora do convencional.
Imagem 16 – Mesma paleta e técnica, diferentes formatos nesse duo de tapeçaria que decora o cantinho com mesa de cabeceira e vaso de fibra natural.
Imagem 17 – Não só para a parede: as peças de tapeçaria também ficam incríveis como centro de mesa e passadeiras!
Imagem 18 – Sala de jantar moderna com tríptico de tapeçarias com desenho orgânico e colorido, combinando com a paleta do ambiente.
Imagem 19 – Qualquer ambiente fica mais alegre com essa tapeçaria em formato de garrafa e flores feitas de pompom super coloridas na parede!
Imagem 20 – Perfeito para uma decoração aesthetic, duas tapeçarias pequenas para piso tipo nuvem com tons pastéis e rabiscos na trama.
Imagem 21 – Tapeçaria enquadrada com textura bem fofa e padrão de meia lua em azul que se repete em várias fileiras no fundo branco.
Imagem 22 – Mais uma tapeçaria de meia lua: essa aqui aposta no formato tradicional e em cores e cobertura mais estilizada.
Imagem 23 – Já pensou em usar tapeçaria para fazer a moldura de um espelho? Confira esse aqui que se inspira nas pedras preciosas em estado bruto.
Imagem 24 – Tapeçaria de parede boho feita em macramê colorido com várias camadas de franjas.
Imagem 25 – Decoração de escrivaninha toda artesanal: tapeçaria na moldura do espelho, acima da mesa e cachepô de tecido para a espada de São Jorge.
Imagem 26 – Um personagem estilizado e bem colorido para alegrar a sua decoração.
Imagem 27 – Tapeçaria de parede hippie com o sol raiando em vários tons de amarelo.
Imagem 28 – Além dos desenhos, também dá para formar palavras e até frases na tapeçaria e deixar uma mensagem de impacto.
Imagem 29 – Espelho retangular com moldura de tapeçaria num formato orgânico, composto de três tons pastéis: decoração despojada e cheia de calma para o quarto.
Imagem 30 – Você também pode usar uma tapeçaria de parede antiga como cabeceira para a cama.
Imagem 31 – Ou apostar numa tapeçaria com pintura de cactos para compor um quarto tropical e cheio de frescor.
Imagem 32 – Uma verdadeira obra de arte: a tapeçaria com formas abstratas em tons sóbrios é o centro das atenções nesta sala sofisticada em tons claros.
Imagem 33 – Triângulos em preto e branco formam esse duo de tapeçarias longas dispostas na parede como cabeceira da cama no quarto colorido.
Imagem 34 – Neste quarto moderno, a tapeçaria fica pendurada na parede acima da cama, como um quadro decorativo.
Imagem 35 – No quarto duplo, cada cama de solteiro tem uma tapeçaria como cabeceira na mesma paleta de cores, mas com padrões diferentes.
Imagem 36 – O cantinho vazio do hall de entrada com pé-direito duplo ganha destaque com uma tapeçaria longa e com degradê de cores.
Imagem 37 – Já no quarto do bebê, a tapeçaria ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e fofo.
Imagem 38 – Encontro do moderno e tradicional neste espacinho com bar e uma tapeçaria com padrões triangulares na parede.
Imagem 39 – Outra obra de arte para decorar a parede da cama: uma tapeçaria composta só por franjas longas em fio cru, cortadas por uma tinta preta irregular.
Imagem 40 – As franjas também podem formar paisagens surpreendentes!
Imagem 41 – A tapeçaria cheia de franjas é um item que não pode faltar na sala de estar no estilo boho.
Imagem 42 – Outra inspiração para decorar o quarto do bebê, com uma tapeçaria de macramê em barbante cru com as pontinhas da franja pintadas de azul.
Imagem 43 – Como um quadro, a tapeçaria de parede decora a sala de jantar simples.
Imagem 44 – Sozinha na parede branca do hall de entrada, a tapeçaria de parede é exposta como uma gallery wall.
Imagem 45 – Mas não pense que a tapeçaria só combina com espaços amplos: a tapeçaria se destaca neste banheiro pequeno.
Imagem 46 – Aproveite o espaço livre abaixo da escada para criar um ambiente de relaxamento bem aconchegante com uma tapeçaria bem tufada e almofadas.
Imagem 47 – Não há regras quando o assunto é decorar com tapeçaria, então aposte no inusitado: aqui a tapeçaria fica entre o teto e a parede.
Imagem 48 – Um toque clássico e aconchegante para a sala de estar moderna, com uma tapeçaria antiga acima da TV e almofadas bordadas em mandala.
Imagem 49 – Mesmo tapeçarias feitas para o piso podem ser penduradas na parede, como é o caso dessa aqui que contrasta com a parede e a cama cinza escura.
Imagem 50 – E para finalizar, uma tapeçaria de parede bem grande, colorida e com muita textura usando a técnica looping acima da cama.