O design, a cor e o tamanho do sofá já foram definidos, mas e o tecido para o sofá? Você lembrou de colocar esse item na lista? Um detalhe que às vezes passa despercebido, mas que precisa ser analisado com atenção, porque depende dele não só a beleza do estofado, mas, sobretudo, a funcionalidade, resistência e durabilidade.
Alguns tecidos sujam mais facilmente, outros retêm calor, enquanto tem aqueles que devem passar longe de animais domésticos e de pessoas alérgicas. O fato é que não existe um tecido que possa ser definido como “o melhor tecido para sofá”, existem apenas tipos diferentes que se adaptam melhor a uma realidade do que a outra. Por isso é tão importante definir as suas necessidades para, a partir daí, escolher o tecido ideal.
Confira a seguir os principais tipos de tecido para sofá utilizados atualmente e suas características:
Tipos de tecido para sofá e dicas de como escolher o melhor para você
1. Chenile
O chenile, composto por fios de algodão, lã e seda, já foi um dos tecidos para sofá mais utilizados até a chegada do suede. O chenile se caracteriza por ser um tecido para sofá resistente e durável. A textura macia e os vincos formados pelas suas fibras, geralmente com aspecto quadriculado ou em linhas, também são uma característica marcante do chenile.
No entanto, esses mesmos vincos são um problema para as pessoas alérgicas, já que tendem a acumular pó em excesso. A limpeza do sofá de chenile também é um pouco complicada, pois o tecido acumula poeira com facilidade e ainda possui o agravante de absorver líquidos rapidamente o que pode causar manchas irreversíveis no sofá. A textura do chenile também não é indicada para quem tem animais domésticos em casa, pois além de acumular pelos dos bichanos, o tecido pode se desgastar facilmente com o atrito das unhas de cães e gatos.
Veja agora alguns projetos de decoração que apostaram no uso do chenile para o sofá:
Imagem 1 – Super confortável e macio, esse sofá em chenile é um convite para os dias de descanso.
Imagem 2 – A sala elegante e acolhedora apostou em um sofá de chenile cinza escuro para combinar com a decoração.
Imagem 3 – O tom claro e neutro do sofá de chenile combina com qualquer proposta de decoração.
Imagem 4 – O sofá de chenile bege ficou ainda mais confortável com as inúmeras almofadas coloridas sobre ele.
Imagem 5 – Sofá azul em chenile: opção elegante e acolhedora.
Imagem 6 – Aqui, o sofá cinza de chenile ganhou um tom mais claro que o das paredes.
2. Couro sintético
O sofá de couro sintético é uma opção ao couro natural, tanto no quesito financeiro, já que tende a ser mais barato, quanto na questão ética e ambiental, já que o couro sintético não está envolvido na exploração animal.
Existem três tipos de couro sintético para sofá: o PU, o corino e o courvin, a diferença entre eles está na textura, maleabilidade, durabilidade e conforto térmico. A principal vantagem do couro sintético é a sua alta impermeabilidade, ou seja, ele absorve pouquíssimo líquidos.
O couro sintético também é um tipo de tecido para sofá muito resistente e por não conter tramas aparentes é ideal para quem tem bichinhos de estimação em casa. A limpeza do couro sintético também é simples, exigindo apenas uma bucha com detergente neutro e um pano seco macio para finalizar a higienização. Confira agora algumas imagens de sofás em couro sintético:
Imagem 7 – A qualidade do corino marrom desse sofá é tão grande que passa tranquilamente por um couro natural.
Imagem 8 – Sofá de couro sintético com acabamento em capitonê: um modelo clássico para contrastar com a decoração moderna e despojada da sala.
Imagem 9 – O sofá de couro sintético branco é ideal para decorações elegantes e contemporâneas.
Imagem 10 – Nessa sala de estar, sofá e poltrona compartilham do mesmo tecido: o couro sintético.
Imagem 11 – Um toque de classe e refinamento com o sofá de couro sintético marrom e, o melhor, sem sofrimento animal envolvido na decoração.
Imagem 12 – O sofá de couro sintético marrom traz sobriedade e elegância para a sala de estar.
Imagem 13 – Sofá de design moderno em couro sintético.
3. Jacquard
O jacquard também faz sucesso na forração de sofás. O tecido se destaca pela grande variedade de cores e estampas, ideal para quem deseja uma decoração mais viva e marcante. Uma vantagem do jacquard é a limpeza. O tecido possui tramas bem fechadas o que evita o acúmulo de poeira e diminui a absorção de líquidos.
O jacquard também é uma opção interessante de tecido para sofá para quem tem animal de estimação em casa, uma vez que o tecido é bem resistente e durável. No entanto, o jacquard pode assustar quem está com o orçamento apertado, pois costuma ter um preço relativamente maior do que os demais. Confira agora algumas inspirações de sofás em jacquard:
Imagem 14 – Um luxo esse sofá em jacquard amarelo ouro: repare como a cor e a textura do tecido se harmonizam com o estilo da decoração.
Imagem 15 – Decorações clássicas aceitam muito bem sofás em jacquard.
Imagem 16 – Um pouco mais ousado, esse sofá apostou em um jacquard rosa pink com estampa que mescla o lilás e o amarelo.
Imagem 17 – Ambientes minimalistas e modernos também podem se beneficiar com os sofás em jacquard.
Imagem 18 – O jacquard em tom claro e neutro combinou perfeitamente com o design elegante e sofisticado do sofá; repare que o tapete possui uma semelhança de cor e estampa muito próxima do tecido.
Imagem 19 – Um sofá vermelho e rosa em jacquard para quem deseja uma decoração cheia de estilo e personalidade.
4. Linho
O linho é uma opção de tecido para sofá que une como poucos qualidade e beleza. O tecido é resistente, durável, antialérgico e muito mais fácil de limpar quando comparado ao chenile ou ao suede. Apesar de não ser totalmente impermeável, o linho absorve bem menos líquidos do que outros tipos de tecido. As tramas aparentes do linho conferem uma estética moderna e de acabamento impecável. Entretanto, assim como o jacquard, o linho é um tecido caro e o preço do seu sofá vai aumentar um pouco com ele. Confira abaixo uma seleção de imagens encantadoras de sofás de linho:
Imagem 20 – Sofá de linho azul claro; modelo simples valorizado pela beleza e qualidade do tecido.
Imagem 21 – Sala de tons neutros com sofá de linho cinza claro.
Imagem 22 – A elegância do marrom unida a beleza do linho: que sofá não fica lindo com essa combinação?
Imagem 23 – Os mais modernos vão se apaixonar pela proposta de um sofá azul em linho; maravilhoso!
Imagem 24 – O cúmulo da elegância é um sofá de linho branco; nem o toque rústico da sala consegue disfarçar a sofisticação do estofado.
Imagem 25 – Já essa sala clássica soube aproveitar como ninguém a estética perfeita do linho para o sofá.
5. Sarja
A sarja é uma das opções de tecido para sofá mais baratas disponíveis no mercado. O material também é muito resistente e durável, além de possuir um ótimo conforto térmico, ideal para lugares mais quentes. Contudo, a sarja pode dar uma aparência mais “pesada” e áspera ao sofá. A limpeza do sofá de sarja é simples, já que o tecido não acumula poeira, entretanto, absorve líquidos com facilidade. Veja alguns modelos de sofá em sarja:
Imagem 26 – Sofá de sarja cinza para a decoração moderna.
Imagem 27 – A cor azul marinho caiu muito bem nesse sofá de sarja com design moderno.
Imagem 28 – O cinza é um coringa para quem tem dúvidas sobre qual cor de sofá escolher.
Imagem 29 – Sofá de sarja marrom: para qualquer estilo de decoração.
Imagem 30 – O sofá de sarja é ideal para quem deseja economizar uma graninha, sem perder qualidade e beleza no sofá.
Imagem 31 – As almofadas dão o toque final para esse sofá de sarja azul.
Imagem 32 – Sofá de sarja estilo futon na cor do ano 2019, o living coral.
6. Suede
Se você deseja apostar no tecido do momento para sofá, então escolha o suede. O tecido é macio, muito confortável e possui uma textura aveludada muito agradável ao toque. O suede também é muito resistente, durável e está disponível em uma opção enorme de cores. Outra vantagem é o preço acessível do tecido. O problema do suede é que ele é um tecido muito absorvente e que mancha com facilidade, por isso se você tem crianças em casa, essa talvez não seja a melhor opção. Veja agora algumas imagens de sofá em suede:
Imagem 33 – Sofá preto em suede: mesmo pequeno, o estofado cumpre com seu papel estético na sala.
Imagem 34 – Conforto e maciez é com ele mesmo, o suede!
Imagem 35 – O suede claro é lindo, mas suja com facilidade, lembre-se disso.
Imagem 36 – Sofá de suede cinza claro: ideal para propostas modernas de decoração.
Imagem 37 – O cinza mais escuro do sofá em suede se encaixou perfeitamente nessa decor jovial.
Imagem 38 – A textura aveludada do suede é um dos destaques desse tecido.
Imagem 39 – Nessa sala, o suede é rei: o tecido aparece no sofá, no banquinho e nas almofadas.
7. Tafetá
O tafetá é um tecido parecido com a seda, só que mais encorpado, ideal para quem busca um tecido para sofá diferenciado e cheio de possibilidades, uma vez que o tafetá está disponível em diversas opções de cores e estampas. Veja alguns modelos:
Imagem 40 – Sofá em tafetá estampado; o estilo tropical está garantido aqui.
Imagem 41 – Sofá em tafetá neutro e básico.
Imagem 42 – Para quem ama sofá branco, pode investir em um modelo revestido com tafetá.
Imagem 43 – A combinação entre a madeira e a cor do tafetá ficou incrível nesse sofá.
Imagem 44 – Mistura de cores no sofá.
Imagem 45 – Lá vem ele de novo, o sofá cinza, revelando sua beleza agora com o tafetá.
8. Tweed
O tweed é considerado um tecido nobre para sofá, o que quer dizer que você vai precisar desembolsar um valor maior se quiser um sofá com esse tecido. Resistente e durável, o tweed é ideal para regiões mais frias, pois é encorpado e tende a aquecer o ambiente. Veja alguns sofás que apostaram no uso do tweed:
Imagem 46 – O charme do tweed são as fibras mescladas que o compõe.
Imagem 47 – Uma versão mais escura do tweed para o sofá da sala neutra e clara.
Imagem 48 – Aqui, o tweed claro lembra muito o linho.
Imagem 49 – Confortável e resistente, o tweed é uma ótima opção de revestimento para sofá.
Imagem 50 – O verde azulado combinado a textura natural do tweed ficou um arraso nesse sofá.
Imagem 51 – Nesse sofá tudo se ajusta perfeitamente: cor, textura e design.
Imagem 52 – Um charme esse sofá de tweed cor de rosa.
9. Veludo
Achou que não iriamos falar dele, o veludo? Impossível deixá-lo de fora dessa lista, o veludo é um tecido consagrado quando o assunto é revestimento de sofá. O veludo é elegante por natureza, possui um toque super macio e agradável e enriquece como nenhum outro a decoração. Só tem um problema, as versões mais escuras do tecido revelam com facilidade pelos de animais, portanto, se você tem pets em casa, prefira um veludo de tom claro. Veja agora algumas inspirações lindíssimas de sofás de veludo:
Imagem 53 – O sofá de veludo verde é uma preciosidade nessa sala que mescla elementos clássicos, modernos e retrôs.
Imagem 54 – Sofá de veludo azul: aquele destaque que toda decoração merece.
Imagem 55 – Charme, elegância e modernidade na sala com sofá de veludo verde.
Imagem 56 – O sofá de veludo cinza ficou ainda mais bonito com o acabamento em capitonê.
Imagem 57 – E que tal um sofá de veludo rosa? Ousadia e irreverência na sala.
Imagem 58 – Sofá de veludo azul e parede no mesmo tom se fundem nessa sala em um verdadeiro mimetismo decorativo.
Imagem 59 – Brilho e maciez são o destaque desse sofá de veludo rosa claro.
Imagem 60 – Já aqui, o sofá de veludo vermelho quebra a monotonia branca da decoração, um luxo!