Você sabe como ajustar a temperatura do ar condicionado para cada situação, ambiente ou época do ano?
A regulagem correta da temperatura do aparelho é super importante por diversos motivos.
Quer descobrir? Então continue acompanhando o post para saber mais.
Qual a importância da temperatura certa do ar condicionado?
Evita choques térmicos
Tem gente que acha maravilhoso ligar o ar condicionado a 17ºC logo após chegar da rua, onde os termômetros marcavam temperaturas beirando os 35ºC.
Só que não!
Essa diferença de mais de dez graus de temperatura entre os ambientes faz um mal danado para saúde.
O esforço que o organismo precisa fazer para se ajustar a nova temperatura resulta em dores de cabeça, irritabilidade, tensão muscular, além de sintomas como garganta irritada e ardência nos olhos.
O contrário também é verdadeiro, tá? Sair de uma temperatura muito fria para entrar em um ambiente com ar condicionado super aquecido é outro problema.
As altas temperaturas do aparelho ressecam o ar e irritam as mucosas.
Economiza energia elétrica
Ao ajustar o ar condicionado para uma temperatura adequada, você automaticamente contribui com a redução dos valores da sua conta de energia.
Isso porque todas as vezes que o ar condicionado é programado para trabalhar em temperaturas muito diferentes da que está lá fora, o consumo energético é maior, uma vez que aparelho precisa “trabalhar” mais.
Ou seja, se você quer economizar energia, tire o aparelho dos 17ºC e o programe para 23ºC, em média.
Traz conforto
O corpo humano gosta de se sentir confortável, nem com frio, nem com calor. E isso significa ficar exposto a temperaturas onde não é necessário um grande esforço de adaptação, como mencionamos acima.
Sendo assim, o ideal recomendado é que a temperatura do ar condicionado seja ajustado sempre para 8ºC para menos ou para mais em relação a temperatura externa.
Ou seja, se os termômetros lá na rua marcam 30ºC, o ideal é o que ar condicionado seja regulado para, no máximo, 22ºC. Já se está frio e os termômetros marcam 12ºC, a regulagem do aparelho deve estar a, no máximo, 20ºC.
Qual a melhor temperatura para cada ambiente ou situação?
Talvez você não saiba, mas existe uma temperatura conhecida como temperatura conforto. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa temperatura ideal para o corpo humano é de 23ºC.
Sob essa temperatura, o corpo se mantem estável e em equilíbrio, o que resulta em um melhor desempenho do organismo.
Isso significa que, tanto no inverno, quanto no verão, o ideal é sempre ajustar a temperatura para 23ºC.
Temperatura ideal do ar condicionado no verão
É só chegar o verão para que o ar condicionado comece a trabalhar mais. A maioria das pessoas quer não apenas refrescar o ambiente, mas refrigerar.
Por isso é comum colocar o ar condicionado para funcionar na menor temperatura possível, geralmente em torno dos 16ºC ou 17ºC.
Contudo, isso é um grande erro que pode trazer consequências para sua saúde e para o seu bolso.
A diferença entre a temperatura interna e externa, como já dissemos anteriormente, provoca um choque térmico e, com isso, o corpo pode apresentar alergias e irritações, especialmente na garganta.
A conta de luz é outra grande afetada por essa faixa de temperatura do ar condicionado. Ao programar o aparelho para funcionar a temperaturas tão baixas, o gasto energético pode aumentar em até 50%.
Portanto, a temperatura ideal do ar condicionado no verão deve ser de 23ºC, para atingir a temperatura conforto ou, então, 8ºC abaixo das temperaturas marcadas do lado de fora.
Temperatura ideal do ar condicionado no inverno
Se no verão o objetivo é resfriar, no inverno, a ideia é aquecer. Mas aqui também é importante ter cuidado com os extremos, justamente para evitar o choque térmico entre as temperaturas interna e externa.
Outro problema das altas temperaturas do ar condicionado é a secura do ambiente. Quanto mais o aparelho aquecer, mais umidade do ar ele vai retirar e, com isso, as alergias e a sensação de secura na pele, olhos e garganta aumenta.
Portanto, mais uma vez, mantenha a média de temperatura recomendada pela Anvisa e regule o ar condicionado no inverno para cerca de 23ºC ou, se preferir, cerca de 8ºC acima da temperatura ambiente.
Temperatura ideal do ar condicionado para trabalho
A temperatura certa interfere até na produtividade no trabalho, sabia disso? O frio causa estresse e irritabilidade, enquanto o calor excessivo provoca sonolência.
O ideal em um escritório ou qualquer outro tipo de ambiente de trabalho é manter a temperatura amena, variando entre 22ºC a 24ºC.
Dessa forma também é possível evitar conflitos entre funcionários calorentos e frientos.
Temperatura ideal do ar condicionado para dormir
Durante o sono, o corpo humano naturalmente perde calor, justamente por estar em repouso absoluto.
Por conta disso, estimular o organismo com temperaturas extremas é muito prejudicial para a qualidade do sono.
O recomendado é manter a temperatura do ar sempre amena, nem fria, nem quente. No geral, programe o aparelho para funcionar entre 21ºC e 23ºC.
Temperatura ideal do ar condicionado para sala
A sala é um ambiente social, onde a família se reúne e recebe as visitas. Por essa razão, o ar condicionado precisa estar ajustado a uma temperatura agradável a todos.
As temperaturas baixas causam incômodo e são desconfortáveis, já as mais altas podem ser estressantes para o corpo e provocar suor excessivo.
Por isso, novamente o ideal é manter a temperatura na faixa dos 23ºC. Lembrando que um ambiente com muitas pessoas pode demorar mais a resfriar e talvez exija mais do seu aparelho.
Temperatura ideal do ar condicionado para bebe ou recém nascido
Os cuidados com um recém nascido são grandes e a temperatura do quarto é sempre uma dúvida para os pais.
Quando se tem um aparelho de ar condicionado no quarto de bebê é muito importante que, além da temperatura certa, outros detalhes sejam observados.
Mas, vamos falar primeiro da temperatura. O bebê precisa de um ambiente de clima ameno, mais para quente do que para frio.
Por isso, o recomendado é regular o aparelho numa faixa de temperatura entre 23ºC e 27ºC. Sempre observe a temperatura externa para fazer o ajuste.
Também é fundamental se certificar que o jato de ar que sai do aparelho não está indo direto para a cama ou berço.
A limpeza do filtro do ar condicionado é outro requisito importante. Assim, o bebê fica protegido da poeira e de possíveis alergias.
Temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia
Agora se a sua preocupação é com a conta de luz e nada mais, então já fique sabendo que a melhor coisa a fazer é evitar as temperaturas extremas, seja para mais ou para menos.
Quanto mais o aparelho precisar trabalhar, mais ele vai consumir energia. Em razão disso, sempre o regule para temperaturas próximas ao ambiente externo.
Siga a regra dos 8ºC que sempre dá certo. Ou, na dúvida, ajuste o aparelho para 23ºC.
Qual temperatura do ar condicionado que gela mais?
A menor temperatura possível que os aparelhos de ar condicionado podem chegar é de 16ºC.
Considerado como modo cool ou, modo frio, essa função do ar condicionado serve para refrigerar um ambiente, deixando o ar o mais gelado possível.
No entanto, como você pode perceber ao longo desse post, essas temperaturas extremas não são nem um pouco recomendadas. Tenha um pouco de paciência e aguarde até a completa resfriação do cômodo.