O post de hoje é sobre terraços. Sim, essa parte maravilhosa que compõe a área externa de casas e apartamentos. Mas antes de falar sobre a decoração de terraços, vamos entender melhor o que, de fato, é esse ambiente?
O que é um terraço?
A palavra terraço vem do latim e significa terra. Ok, mas qual a relevância disso? O termo serve para indicar que o terraço é um ambiente construído em um local alto, acima do solo, ou melhor dizendo, sobre a cobertura de casas e apartamentos.
E é aí que mora o grande diferencial do terraço em relação aos demais ambientes abertos que existem por aí. Esse espaço se caracteriza, sobretudo, pela vista privilegiada ao redor. Por estar acima do nível do chão e ser um espaço completamente aberto, o terraço proporciona a contemplação da paisagem, seja ela urbana ou rural.
Outra característica dos terraços é que eles são feitos para receber o sol e a luz natural. Contudo, isso não impede que alguns projetos de terraço possuam coberturas. Afinal de contas, em dias muito quentes uma sombra cai bem.
Mas para que serve o terraço? Esse espaço não é apenas o local perfeito para contemplar a vista, mas também pode ser o ambiente ideal para construir um pequeno refúgio dentro de casa, com mobílias aconchegantes e acolhedoras.
O terraço ainda pode ir um pouco mais além e oferecer experiências gastronômicas. Não é a toa que o termo “terraço gourmet” tem feito tanto sucesso. Piscinas e jacuzzis também podem ser usadas no espaço para completar a diversão e os momentos de relaxamento.
Qual a diferença entre terraço, varanda e sacada?
Você já sabe o que é um terraço e para que ele serve, mas o que o diferencia de outros espaços, como as varandas e as sacadas?.
Entender a diferença entre os termos é importante para que você possa montar e equipar esses espaços da melhor maneira possível.
Pois então vamos lá!
Começando pelas varandas. Muito em alta no momento, as varandas, especialmente as de estilo gourmet, são quase itens obrigatórios nas novas plantas de casas e apartamentos. Esse espaço se caracteriza pela cobertura, geralmente de vidro, madeira ou telhas, e por estarem anexadas aos ambientes internos da casa. As varandas podem ser construídas na entrada da casa ou nos corredores laterais, percorrendo o espaço externo e ligando-o com o interno.
Já as sacadas são projeções arquitetônicas que não acompanham os limites das paredes internas, expandindo-se para “fora” da construção. Os apartamentos e sobrados são os lugares preferidos para construção de sacadas. Esses espaços são ligados a cômodos internos e acessados por portas, como as do tipo balcão.
Entendeu a diferença? Agora é só classificar os espaços externos que você tem aí na sua casa e começar a projetá-los da melhor maneira possível.
Porque você deve ter um terraço em casa
Para relaxar e descontrair
Impossível negar a importância de um terraço quando o assunto é relaxamento e descontração. Um espaço como esse, equipado e decorado de modo planejado, pode ser tudo o que você precisa depois de um dia estressante.
Imagine-se lendo um livro, conversando com os amigos ou simplesmente saboreando um chá quentinho ou aquele vinho que você tem guardado aí?
Para cozinhar e receber
O terraço pode ser o melhor lugar do mundo para você receber suas visitas ou mesmo curtir momentos agradáveis em companhia da família. Aposte na ideia de um terraço gourmet e revele o chef que existe em você.
Para cultivar plantas, ervas e temperos
Se você sempre sonhou em ter um cantinho para cultivar plantas, ervas, temperos e hortaliças, saiba que o terraço pode ser a solução ideal. Por ser um espaço aberto, o terraço capta luz e sol por várias horas do dia, proporcionando o cultivo de diferentes espécies.
Aproveite a ideia do terraço gourmet e faça uma hortinha. Já pensou cozinhar e poder se servir de ervas, temperos e hortaliças sempre fresquinhas?
Para ter mais privacidade
Por estar acima do solo, o terraço também é perfeito para quem deseja usufruir de mais privacidade nos momentos de lazer. Com ele é possível montar uma área privativa sem se preocupar em ser incomodado pelos olhares curiosos que vem da vizinhança.
Para se perder no horizonte
E como deixar de citar a vista maravilhosa que você pode ter a partir do terraço? Dá para passar horas contemplando o horizonte que se descortina na frente do terraço.
Decoração de terraço: dicas essenciais
Piso
O piso do terraço é um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração na hora de montar esse espaço. A dica aqui é optar por pisos antiderrapantes, atérmicos e resistentes, uma vez que o terraço é uma área aberta, sujeita ao sol, calor e umidade.
O piso de madeira é uma boa opção. O material é resistente – desde que sejam feitas as devidas manutenções – bonito e deixa o seu terraço super aconchegante.
Mas se preferir algo mais rústico, pode apostar no uso de pedras para o piso do terraço. A grande vantagem delas é o efeito antiderrapante e a capacidade de dissipar calor. O mercado está cheio de opções para você escolher.
Mobília
Na hora de mobiliar o seu terraço dê preferência para móveis que acomodem a todos com conforto, como é o caso dos sofás, poltronas, cadeiras e pufes. A quantidade vai variar de acordo com a área disponível no seu terraço.
Mesas também são bem vindas, assim como mesinhas de centro.
O material mais indicado para áreas externas é o vime, a madeira, a palha e as fibras sintéticas, uma vez que são mais resistentes ao clima. Outra opção são os móveis com estofamento impermeável.
Com ou sem cobertura
Os terraços podem sim contar com uma pequena cobertura para garantir uma sombra nos dias mais quentes e um abrigo nos dias de chuva e frio. Uma boa dica é apostar em pergolados com cobertura de vidro, assim você continua com a sensação de estar em uma área externa.
Não se esqueça das plantas
Terraço precisa de plantas, não tem jeito. Elas garantem vida, leveza e tranquilidade para esse ambiente nobre da casa. Mas antes de sair colocando plantas por todos os lados, verifique a incidência de luz, sol e ventos no local.
Plantas muito delicadas devem ser evitadas em terraços com muito vento. Já os terraços com muita incidência de sol, principalmente nos horários mais quentes do dia, devem priorizar o uso de plantas de clima árido.
Você ainda pode apostar em pequenos canteiros e complementar o visual do terraço com vasos no chão e na parede.
Água
Se puder, não deixe de ter uma piscina ou uma jacuzzi, mesmo que pequenas. Você vai ver como essa combinação entre sol, paisagem e água vai te fazer bem, sem contar a diversão em dobro que você vai proporcionar para todo mundo.
Espaço gourmet
Churrasqueira, forno e fogão a lenha, frigobar e o que mais puder inserir no terraço vale a pena. Tudo isso vai garantir uma experiência gourmet completa. Não se esqueça de equipar o espaço com os demais acessórios de cozinha, como panelas, talheres e louças, assim você não precisa se deslocar para cozinha da casa toda vez que for preparar algo no terraço. Uma pia também é importante.
No inverno e no verão
Planeje o seu terraço de modo que ele possa ser muito bem utilizado tanto no verão, quanto no inverno. Isso inclui piscina, área coberta, espaço gourmet e equipamentos de TV e som. O terraço ainda pode receber uma lareira ou um espaço para fogueira.
Com a sua cara
Coloque a sua cara no terraço. Ou seja, permita que ele expressa sua personalidade, seu estilo de vida e seus valores. Cabe tudo num terraço: artes, cinema, gastronomia, sustentabilidade, tecnologia e por aí vai. O importante é que você se sinta conectado com esse ambiente, afinal não dá para relaxar num lugar onde você não se sinta a vontade.
Segurança
Um terraço bonito, confortável e prazeroso também precisa ser seguro, especialmente para quem tem crianças e pets em casa. Por isso a dica aqui é investir em telas de proteção ou vidros temperados cercando o espaço.
60 lindos projetos de terraço para você se inspirar
Que tal agora conferir 60 lindos projetos de terraço? Você vai se inspirar com modelos de todos os tipos, depois é só começar a planejar o seu, confira:
Imagem 1 – Terraço com grama sintética. A mobília fica protegida pelo ombrelone, já a segurança quem faz é a placa de vidro.
Imagem 2 – Terraço com uma iluminação de cair o queixo!
Imagem 3 – O pergolado garante sombra fresca no terraço.
Imagem 4 – Terraço amplo com jardim, deck de madeira e área para fogueira.
Imagem 5 – Terraço gourmet com ares provençais. A cerca viva com plantas e o piso xadrez se destacam nesse projeto.
Imagem 6 – Terraço de prédio com direito a horta coletiva e muito espaço para lazer.
Imagem 7 – Poltronas confortáveis de vime trazem o conforto que esse pequeno terraço precisa.
Imagem 8 – Terraço coberto com placas de vidro: uma maneira de garantir a vista para o lado externo.
Imagem 9 – Terraço amplo com área coberta. Repare também nas plantas que surgem por todos os lados.
Imagem 10 – Um terraço feito para relaxar! O deck de madeira que o diga!
Imagem 11 – Aqui, a cobertura escolhida para o terraço se assemelha a persianas que podem ser abertas e fechadas. Destaque ainda para a lareira.
Imagem 12 – Quer um sofá estofado no terraço? Então invista nos tecidos impermeáveis!
Imagem 13 – Terraço moderno e minimalista.
Imagem 14 – Terraço com jacuzzi para deixar os momentos de relaxamento ainda melhores.
Imagem 15 – Que tal uma fogueira para curtir o terraço a noite?
Imagem 16 – Que charme esse terraço coletivo cheio de cadeiras Acapulco!
Imagem 17 – Um terraço decorado para lembrar a Toscana.
Imagem 18 – Pedra, madeira e fibra natural: junção perfeita de elementos para um terraço acolhedor.
Imagem 19 – Um sofá grande para receber todo mundo com conforto!
Imagem 20 – E o que acha de revestir todo o terraço com madeira?
Imagem 21 – Terraço zen.
Imagem 22 – O toque colorido do ladrilho fez toda diferença nesse terraço.
Imagem 23 – Terraço com pergolado. A grama sintética também se destaca nesse projeto.
Imagem 24 – Impossível não relaxar em um terraço com deck de madeira e fogueira.
Imagem 25 – Terraço de apartamento com espaço gourmet.
Imagem 26 – Canteiros de flores para perfumar e colorir esse outro terraço.
Imagem 27 – Nesse terraço, a mesa de oito lugares dá conta de receber todo mundo.
Imagem 28 – Descontração e alegria nesse terraço decorado com móveis coloridos e lanternas chinesas.
Imagem 29 – Digno de um rei!
Imagem 30 – Pequeno, mas super receptivo!
Imagem 31 – O amarelo e o preto dão o tom nesse terraço de apartamento.
Imagem 32 – Terraço aberto no centro e coberto nas laterais, vale a pena se inspirar nessa ideia.
Imagem 33 – Aqui, o terraço ganha um patamar ainda mais elevado para o deck de madeira.
Imagem 34 – Mesmo em tons de cinza, o terraço não deixa de ser acolhedor e aconchegante.
Imagem 35 – Que tal explorar os tons de verde no terraço? Tanto nas plantas, quanto nos móveis.
Imagem 36 – Canto alemão para o terraço.
Imagem 37 – Dá até para tirar uma soneca nesse terraço!
Imagem 38 – Uau! Como não cair de amores por esse terraço com vista para o mar e rodeado pela piscina de borda infinita?
Imagem 39 – Terraço com espaço gourmet. O ombrelone garante a sombra no momento de servir a refeição.
Imagem 40 – Porque não um mini lago no terraço?
Imagem 41 – O jardim vertical completa a atmosfera verde desse terraço.
Imagem 42 – Uma jacuzzi para curtir os dias de sol no terraço.
Imagem 43 – O varal de lâmpadas confere um charme todo especial para esse terraço.
Imagem 44 – Terraço coberto com piscina de hidromassagem, quer mais?
Imagem 45 – Feito para relaxar seja dia, seja de noite!
Imagem 46 – Um buda no meio do terraço para lembrar que ali é o melhor lugar para se silenciar e encontrar a paz.
Imagem 47 – Todo de vidro!
Imagem 48 – Terraço com gazebos, uma ótima ideia!
Imagem 49 – O espaço gourmet no terraço permite preparar uma refeição completa sem precisar ficar indo e voltando na cozinha.
Imagem 50 – Fogueira e vinho.
Imagem 51 – Você não precisa de muito para criar um terraço perfeito.
Imagem 52 – Terraço pequeno decorado com muitas plantas.
Imagem 53 – E quem falou que em terraço pequeno não dá para ter piscina?
Imagem 54 – Agora, se o terraço for grande, aí dá para caprichar na piscina!
Imagem 55 – Terraço coberto com ripas de madeira. A vista incrível permanece ali.
Imagem 56 – Uma forma simples e fácil de inserir plantas no terraço é usando vasos grandes.
Imagem 57 – Um sofá aconchegante para curtir a fogueira.
Imagem 58 – E que tal colocar uma TV no terraço?
Imagem 59 – Terraço enorme para receber as visitas, relaxar e até passear.
Imagem 60 – Composição de cores quentes para “aquecer” o pequeno terraço.