Se você, assim como muita gente por aí, está interessado em uma construção ecológica, sustentável, rápida, bonita e barata, provavelmente já ouviu falar sobre os tijolos ecológicos. Contudo, o sistema de construção que envolve esse tipo de tijolo é alvo de muitas discussões, tanto de quem ama de paixão os tijolinhos, quanto de quem não pode nem olhar para eles.
Mas, afinal de contas, porque os tijolos ecológicos vão de oito a oitenta assim, em um piscar de olhos? Acompanhe o post com a gente que vamos esclarecer tudo isso para você. Ao final, você poderá tirar suas próprias conclusões, confira:
O que é um tijolo ecológico?
O tijolo ecológico é um tipo de tijolo usado na construção feito a partir de uma mistura de terra, cimento e água, sendo que a proporção de cimento utilizada é de apenas 10%. Mas o que faz o tijolo ecológico ser ecológico, de fato, é a ausência de queima em seu processo de fabricação, ou seja, ele não libera CO2 na atmosfera.
Esses três elementos são misturados até formar um composto homogêneo onde, posteriormente, são moldados, prensados e compactados em prensas manuais ou hidráulicas. Após a prensagem os tijolos passam por um processo de cura e secagem que dura cerca de 28 dias.
Alguns tijolos ecológicos também recebem em sua composição bagaço de cano, pneus e rejeitos da construção, o que os torna ainda mais sustentáveis.
Contudo, o tijolo ecológico não é ecológico apenas do ponto de vista da sua fabricação. Outras características que envolvem esse sistema de construção também contribuem para o aspecto ecológico e sustentável da obra, vamos pontuar isso mais detalhadamente a seguir.
Vantagens do tijolo ecológico
1. Obra rápida
Uma construção feita com tijolo ecológico é muito mais rápida do que uma construção de alvenaria tradicional. Isso se dá, principalmente, pelo sistema utilizado nesse tipo de construção, muito mais simples e eficaz. Portanto, se você deseja uma casa pronta em pouco tempo, o tijolo ecológico é a opção ideal.
2. Sem quebra quebra
Os tijolos ecológicos possuem furos em sua estrutura que permitem a passagem de tubulações de água, esgoto, luz e gás, por exemplo. Essa característica única dos tijolos ecológicos faz com que a obra, além de mais rápida, seja também mais limpa, uma vez que não há necessidade de quebrar as paredes depois de prontas para passagem das tubulações. Quando a casa chega na última fiada de tijolos todas as instalações já estão prontas, ou seja, as tubulações acompanham o processo de subida das paredes.
3. Redução de entulho
Se não tem quebra quebra, não tem entulho. Isso é uma grande vantagem para o meio ambiente e também para o seu bolso, já que você economiza com contratação de caçambas e reduz o desperdício de materiais.
4. Conforto térmico
Os tijolos ecológicos possuem um ótimo sistema de conforto térmico, mantendo a temperatura no interior da residência sempre agradável, faça frio ou faça calor.
5. Economia
Uma construção com tijolo ecológico pode custar até 40% menos do que uma construção de alvenaria, por exemplo. Grande parte dessa economia vem do fato desse tipo de obra dispensar o uso de acabamentos. Só para você ter uma ideia, uma construção com tijolo ecológico economiza cerca de 80% em cimento, 50% em ferro e até 100% na madeira utilizada como forma de pilares. Os tijolos ecológicos também distribuem melhor o peso da obra como um todo, o que, além de trazer mais segurança, impacta diretamente na fundação da casa, fazendo com que também seja possível diminuir os custos com a infraestrutura.
6. Durabilidade e resistência
Apesar da aparência frágil, os tijolos ecológicos são até seis vezes mais resistentes do que um bloco comum de concreto. Contudo, aqui vai um alerta: certifique-se da procedência do tijolo ecológico que você está comprando. Existem muitas empresas sérias, assim como existem empresas de má índole que não cumprem as especificações técnicas exigidas. Por isso, a recomendação aqui é exigir um laudo técnico da empresa que comprove que os tijolos produzidos seguem as normas determinadas pela ABNT e, portanto, são realmente seguros e de boa qualidade.
7. Dispensa acabamentos
Uma das grandes vantagens do tijolo ecológico é que ele dispensa totalmente o uso de acabamentos nas paredes, como reboco, massa fina, gesso ou revestimentos cerâmicos, embora aceite muito bem todos eles. A aparência rústica dos tijolos é muito bonita e pode – e deve – ficar à mostra. A única recomendação é impermeabilizar os tijolos, especialmente nas áreas externas, já que eles tendem a absorver umidade. Você pode fazer isso usando verniz ou resina. Para quem prefere um visual mais clean pode apostar na boa e velha pintura, ela protege os tijolos sem tirar a aparência natural do material. Apenas em áreas molhadas como o banheiro que se recomenda o uso de revestimentos cerâmicos, até mesmo para facilitar o processo de limpeza do local.
Vale citar ainda que os tijolos ecológicos precisam receber aplicação de rejunte. Esse talvez seja o único acabamento necessário desse tipo de material, junto com a resina ou verniz.
8. Amigo do meio ambiente
Mais uma vez é importante ressaltar que os tijolos ecológicos não recebem essa denominação por acaso. Por isso, se você deseja pensar em um modelo de construção sustentável, essa talvez seja a principal e melhor opção. Além de reduzirem a emissão de CO2 na atmosfera dada a ausência da queima dos tijolos, esse material ainda contribui para diminuição dos resíduos da construção civil e até mesmo com a necessidade de consumo de outros produtos, como cimento, argamassa, ferro, madeira e acabamentos em geral.
Desvantagens do tijolo ecológico
Acompanhe agora o outro lado da moeda que envolve os tijolos ecológicos:
1. Falta de mão de obra especializada
Esse é um dos maiores problemas quando se fala em tijolos ecológicos. A falta de mão de obra especializada nesse tipo de construção pode gerar muita dor de cabeça, além de jogar por terra todas as principais vantagens desse material, como redução de entulho, economia e durabilidade.
Hoje em dia é possível encontrar algumas empresas especializadas na construção de casas de tijolos ecológicos, mas mesmo assim é bom ter cuidado. Pesquise e cheque todas as informações a respeito da empresa para não ter surpresas desagradáveis. Na dúvida, busque por um arquiteto ou engenheiro que possa orientar o seu projeto.
2. Necessidade de um projeto completo antes do início da obra
A construção com tijolo ecológico não tolera alterações em sua estrutura depois de pronta, como ampliações, aberturas ou vãos. Por isso mesmo é indispensável que todos – todos – os aspectos da casa sejam muito bem avaliados antes da construção. É importante contar desde o principio com o projeto de iluminação, água e esgoto, bem como o local exato de portas, janelas e outras aberturas. Lembre-se depois de pronta, a casa não poderá sofrer modificações.
3. Dificuldade de acesso a compra de tijolos ecológicos
Os tijolos ecológicos estão se popularizando, mas ainda assim não é tão fácil encontrá-los a venda no mercado. E isso pode ser um grande problema, já que é bem provável que você precise desembolsar dinheiro com frete de uma cidade – às vezes até de um estado – para outro. E lembre-se, antes de fazer a compra dos seus tijolos, tenha todas as certificações da empresa em mãos. Outro detalhe importante: caso haja necessidade da compra de um novo lote de tijolos, faça a compra junto da mesma empresa, isso porque pode acontecer diferenças significativas entre os tijolos de cada empresa, tanto no que diz respeito a cor, quanto no tamanho e na qualidade do material.
4. Maior espessura das paredes
Se a área que você tem disponível para construção for pequena é preciso avaliar com um pouco mais de cautela o uso dos tijolos ecológicos, isso se deve pelo fato desse tipo de tijolo ser maior e, consequentemente, aumentar a espessura das paredes e, com isso, reduzir o tamanho de cada ambiente.
5. Preço do tijolo ecológico
O preço médio de um milheiro de tijolo ecológico pode variar entre R$ 600 a R$ 750 dependendo da região em que está sendo comercializado. É mais caro que o bloco de concreto e que o tijolo baiano? Sim, é mais caro. Mas aqui você deve observar o custo benefício, uma vez que o tijolo ecológico vai dispensar o uso de acabamentos, sendo assim, ao final, você vai economizar com reboco, gesso e massa fina, por exemplo.
Principais dúvidas em relação ao tijolo ecológico
Os tijolos ecológicos são todos iguais?
Não. Os tijolos ecológicos podem variar de acordo com a fábrica, mas, de modo geral, eles apresentam as mesmas características de produção, componentes e funcionalidade. No entanto, para a construção são usados três tipos de tijolo ecológico: os inteiros (usados para o levantamento das paredes), os meios (responsáveis por fazer as amarrações e criar os espaços necessários para as aberturas) e as canaletas (utilizadas para as vigas e amarrações da construção).
O modo de construção com tijolo ecológico é o mesmo da alvenaria comum?
Não. As casas de tijolos ecológicos seguem um padrão diferenciado em relação a construção das casas de alvenaria, especialmente no que diz respeito a estrutura de vigas e colunas. Os tijolos ecológicos recebem cintas e amarrações ao longo de toda a estrutura das paredes com espaçamento de, geralmente, um metro entre cada.
Para que serve o furo no tijolo ecológico?
Os furos característicos dos tijolos ecológicos servem para dar passagem as tubulações de água, luz e esgoto. As colunas da construção também passam pelos furos dos tijolos ecológicos.
É possível construir casas com mais de um andar com tijolo ecológico?
Sim, é perfeitamente possível. As casas de tijolos ecológicos podem receber laje de concreto e mais de um pavimento, desde que estejam adequadamente estruturadas para isso. Para construções acima de três pavimentos recomenda-se o uso de colunas como as que são feitas nas obras de alvenaria tradicional.
Qual o valor de um tijolo ecológico?
O valor de um tijolo ecológico no Brasil varia de acordo com dois fatores: o tipo de material utilizado na sua fabricação e a região onde é comercializado. O valor unitário de um tijolo ecológico de qualidade está em torno de R$ 1,50. Em comparação com os convencionais, o ecológico pode ser até quatro vezes mais caro.
Além disso, o preço por milheiro (mil unidades) de tijolos ecológicos pode variar entre R$ 700,00 a R$ 1200,00. É importante considerar que esses valores podem flutuar com base na oferta e demanda, bem como em outros fatores de mercado.
Depois dessa maratona de perguntas e respostas a respeito do uso do tijolo ecológico, muito provavelmente você já deu a sua sentença. E seja qual for o veredicto ainda queremos te apresentar 60 imagens de casas construídas com tijolos ecológicos. Elas podem reforçar ou questionar o seu julgamento, confira: