Fazer algum tipo de artesanato é uma excelente atividade manual que pode se tornar um hobby ou até mesmo uma fonte de renda. Você quer aprender como pintar vidro? Então, está no lugar certo! Aqui, você vai conhecer os principais tipos de tinta para vidro e como aplicar técnicas de pintura. Para isso, continue a ler.
Tipos de tinta para vidro
Antes de sair pintando por aí, é essencial conhecer os tipos de tinta para vidro disponíveis no mercado e escolher o que melhor atende as necessidades do seu projeto.
Tinta verniz vitral
Tinta específica para pintar vidro. Promete um acabamento transparente brilhante e também pode ser utilizado como um verniz de acabamento após a pintura. Além do vidro, pode ser utilizado em peças de cerâmica e porcelana.
Tinta guache
Para os casos em que a finalidade é simplesmente tirar um tempo para si, fazer testes e aprender algo novo, a indicação é a tinta guache. Se trata de um produto barato e com bom rendimento.
Tinta acrílica
Tinta resistente ao tempo (sol e chuva). Pode ser aplicada com rolinho, pincel ou esponja. Além disso, é um produto versátil que também pode usado para pintar cerâmica, MDF, madeira e pedra. A orientação é que seja feito um teste prévio para utilizar no vidro.
Tinta esmalte
Esse tipo de tinta pode ser aplicado em diversas superfícies, como madeira, plástico, estruturas metálicas e vidro. É a melhor escolha para proteção de manchas e da ação do tempo. É resistente à umidade. Vai pintar um pote de vidro que pretende transformar em um vaso de flores? Essa é a sua melhor opção!
Tinta spray
A tinta spray também é uma opção excelente quando falamos de versatilidade. Além do vidro, é possível pintar madeira, metal, material de borracha, etc. Além disso, sua embalagem em spray é um maravilhoso facilitador na hora de realizar a pintura.
Tinta de tecido
Apesar do nome indicar que o produto é para tecido, também é possível pintar vidro com esse material. Há uma infinidade de opções de tinta para tecido, com glitter, fosca, metálica, fluorescente e mais. Pode ser usada pura ou diluída. Resistente à água, bom rendimento e cobertura.
Tinta lousa
Tinta específica para criar paredes lousa, mas que também podem ser aplicadas em vidro. Temos na cor cinza que é a mais tradicional, mas também há opções coloridas e branca. A tinta lousa vem nas opções à base de água ou solvente e promete um excelente desempenho.
Tinta para multissuperfícies
Como o próprio nome já diz, pode ser aplicada em diversas superfícies, as exceções são áreas com tráfego (não pode ser aplicada no chão) e áreas que serão molhadas. É o produto perfeito para renovar diversos tipos de superfícies: vidro, madeira, pastilha, azulejo e alvenaria. Fácil aplicação, secagem rápida e com ativo antimofo.
Como pintar vidro?
Há diversas técnicas disponíveis. Conheça e escolha a melhor técnica e tinta para vidro, assim você vai desenvolver a sua ideia e se surpreender com o resultado!
Pintando garrafas de vidro
Vamos começar pela escolha da garrafa, pode ser uma garrafa tradicional de vinho, cerveja, refrigerante, licor, azeite ou até mesmo alguma garrafa de conserva. Além dessas, existem alguns modelos de garrafas mais diferentes que precisam de uma pintura muito simples para se destacar. Escolheu o tamanho e o tipo de garrafa? Agora é só pegar sua tinta para vidro e colocar a mão na massa.
Atenção para as dicas do que fazer antes de iniciar a pintura na garrafa:
- Retire o rótulo e deixe a garrafa de molho para remover todo e qualquer resquício de cola;
- Usar apenas água e detergente será o suficiente para essa limpeza. A garrafa deve secar sozinha e por completo.
- Para uma pintura uniforme e com bom acabamento, é interessante fazer uso de um primer antes da primeira camada de tinta.
- Você pode utilizar pincéis ou dispensar o uso no caso de tinta spray.
- A finalização vai depender completamente de como você deseja que fique a aparência da garrafa. Para manter a tinta fixa na garrafa por mais tempo, opte por finalizar com um verniz transparente em spray. Para uma finalização com efeito colorido, mas com transparência, lembre-se de utilizar a tinta para vidro verniz vitral. Há ainda as opções para efeito fosco.
Vamos agora para algumas técnicas de pintura que podem ser aplicadas em uma garrafa de vidro.
Acabamento fosco
O resultado fica sofisticado e é conseguido facilmente usando tinta para vidro fosca em spray ou pode utilizar um verniz vitral fosco para jatear o vidro de maneira simples e em casa. Para a segunda opção, além da peça de vidro e do verniz, você vai precisar de álcool, um pano macio, uma bandeja de alumínio, uma esponja macia e um palito de madeira.
Umedeça o pano com álcool para uma limpeza completa na peça de vidro. Antes de utilizar o verniz, é necessário misturá-lo bem. Não basta agitar a embalagem, use o palito de madeira para um bom resultado. Despeje um pouco do verniz na bandeja e utilize a esponja para passar o verniz na garrafa de vidro. Comece com uma camada fina e não use excesso de produto para não escorrer.
Em poucos minutos já é possível ver o vidro ficando fosco, mas aguarde uma hora para aplicar o verniz novamente. A segunda demão de verniz deve ser feita da mesma maneira, uma camada fina e sem excessos. Para um acabamento impecável, repita por mais uma vez e sempre aguarde uma hora entre uma camada e outra.
Acompanhe essa técnica na prática, clicando no vídeo:
Pintando mesa de vidro
Quer trazer um pouco de cor para a sua mesa de vidro? Basta tinta spray, mão na massa e um pouco de tempo! O primeiro passo é colocar a parte de baixo da mesa virada para cima. Usar um pano limpo e seco para eliminar qualquer sujeira antes de iniciar a pintura. Use tinta spray na cor escolhida. Chacoalhe muito bem e comece a primeira demão. Aguarde vinte minutos para a próxima demão e, antes do uso, chacoalhe a tinta.
Aguarde mais vinte minutos e aplique um verniz spray. Lembre-se sempre de chacoalhar muito bem antes de usar qualquer produto em embalagem spray. Na finalização usando o verniz, recomendamos aplicar duas demãos do produto. Espere secar entre uma demão e outra. Depois do processo finalizado, a secagem completa pede aproximadamente três horas. Depois disso, pode devolver o tampo da mesa de vidro para o lugar.
Assista ao vídeo para acompanhar todo o processo e o resultado final:
https://www.youtube.com/watch?v=GpekFk9hd5E
Como renovar a cor do seu box de banheiro?
Para esse desafio, você pode utilizar uma tinta multissuperfícies, pois promete um excelente resultado como tinta para vidro. Antes da aplicação da tinta para vidro, certifique-se que o box está perfeitamente limpo, sem nenhum tipo de gordura ou poeira. Se houver sujeira, a tinta para vidro soltará com o tempo. Lembra que a tinta multissuperfícies não gosta do contato com a água? Por isso, a pintura deve ser realizada na parte externa.
A aplicação pode ser feita com rolo. No vídeo abaixo é possível assistir a um teste dessa tinta sendo realizado em diversos materiais, inclusive o vidro, claro! O produto pede de duas a três demãos. O tempo entre uma aplicação é outra é de três horas, é necessário que haja secagem completa.
Você aprendeu que pintando vidro é possível dar um novo visual para uma peça já esquecida, seja uma simples garrafa ou até mesmo um tampo de vidro que esteja precisando de uma nova cor. Diante de tantas opções de tinta para vidro, talvez seja até difícil escolher, mas isso realmente vai depender de que peça de vidro você deseja renovar. Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco as suas impressões, estamos ansiosos para saber o que você pintou!