No Brasil há regiões tão quentes que o ar-condicionado nem chega a ser artigo de luxo, mas de sobrevivência. Em ambientes fechados onde há um grande fluxo de pessoas, então, chega a ser fundamental.
Todos nós já desejamos adquirir um ar-condicionado quando chega o calor. Mas será que você conhece os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e quais são as suas características e particularidades na instalação? Como escolher o ar-condicionado adequado sem destruir a estética do ambiente e sua conta bancária?
Veja a seguir quais são os tipos de ar-condicionado disponíveis, suas vantagens e desvantagens.
Quais são os tipos de ar-condicionado?
Estes são os tipos mais comuns no mercado:
- Ar-condicionado portátil
- Ar-condicionado de janela
- Ar-condicionado split
- Split inverter
- Split hi-wall
- Multisplit
- Split piso-teto
- Split cassete
- Split quatro lados
- Split canto teto
- Window split
A seguir, conheceremos melhor cada um desses tipos de ar-condicionado. Com certeza um deles é mais adequado para trazer frescor ao seu ambiente.
1. Ar-condicionado portátil
Vamos começar pelo tipo de ar-condicionado mais prático. Muitas vezes pode acontecer de você não poder instalar um ar-condicionado no seu cômodo. Nesse caso, o modelo portátil oferece uma grande vantagem, pela mobilidade e, também, porque os preços são mais acessíveis.
Embora você tenha liberdade de posicioná-lo onde preferir, ele funciona melhor em ambientes menores e é importante que o ar-condicionado portátil fique próximo à janela para expulsar o ar quente do local.
Uma desvantagem é que as pessoas consideram esse tipo de ar-condicionado muito barulhento e com menor capacidade de refrigeração, quando comparado aos outros.
2. Ar-condicionado de janela
Este é um dos tipos de ar-condicionado usado há mais tempo. Como o próprio nome já diz, ele é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou em um furo feito na parede. É indicado para ambientes pequenos e médios e costuma ser mais usado em residências.
No ar-condicionado de janela, o sistema de escape de ar fica voltado para o lado de fora do ambiente e o sistema de retorno de ar fresco fica para dentro.
Suas principais vantagens são que, devido à baixa potência, esse ar-condicionado é mais barato e consome menos energia. Como se trata de um modelo com tecnologia mais antiga, a desvantagem é que ele é mais barulhento.
3. Ar-Condicionado Split
Para quem procura um ar-condicionado mais moderno e com bom custo-benefício, os modelos split são uma boa opção. Trata-se de uma evolução do ar-condicionado de janela.
O aparelho é basicamente dividido em duas partes: a evaporadora e o motor. A primeira fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, e a segunda fica na parte externa do imóvel. Por isso, esse tipo de ar-condicionado tem a vantagem de ser mais silencioso, mais potente e apresentar design mais moderno e discreto.
Entre os tipos de ar-condicionado adequados ao ambiente comercial, o modelo split é a melhor opção. O ar-condicionado split é indicado também para projetos residenciais ou comerciais que prezam pelo conforto acústico e que querem manter a estética do ambiente.
Lembre-se: Em alguns prédios mais antigos, a instalação de tipos de ar-condicionado split não é permitida, ou necessita de algumas orientações de instalação. Por isso, sempre consulte o regulamento do condomínio antes de instalar o aparelho.
4. Split Inverter
O inverter é uma tecnologia presente em vários tipos de ar-condicionado. Nos aparelhos split convencionais, depois que o ar-condicionado é acionado, o compressor liga e desliga para manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente. Essas variações na temperatura acabam gerando picos de energia e, consequentemente, mais custos na conta de luz no final do mês.
Já em tipos de ar-condicionado split inverter, o fluxo é mantido ligado, liga-se e desliga-se o compressor completamente, apenas variando de acordo com a necessidade de refrigeração. Por isso, esses tipos de ar-condicionado split inverter são ainda mais silenciosos e geram economia de energia.
5. Split Hi-Wall
Na categoria split está o Split Hi-Wall. Trata-se de um dos tipos de ar-condicionado mais usados. Suas vantagens são que o design fino e o baixo ruído garantem beleza e conforto térmico. A instalação na parede é feita de forma prática e sua manutenção é simples.
A desvantagem desse modelo em relação ao ar-condicionado de janela é que seu custo é maior. Além disso, o Split Hi-Wall não é indicado para espaços muito amplos e com grande fluxo de pessoas.
6. Multisplit
Esse tipo de ar-condicionado é semelhante aos outros modelos split, exceto pelo fato de que é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora. Isto é, é possível climatizar até 8 ambientes com uma única saída externa do ar.
O compressor do ar-condicionado multisplit também apresenta a tecnologia inverter –que regula a potência e o consumo energético de acordo com a quantidade de unidades internas em funcionamento – e pode ser usado em ambiente comercial ou residencial.
A principal vantagem deste tipo de ar-condicionado é a economia de energia. Além disso, ele é ideal em projetos sem espaço para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.
A desvantagem é que a performance dos aparelhos pode ser reduzida. Além disso, o custo do aparelho costuma ser maior.
7. Split Piso-Teto
O Split Piso-Teto é semelhante ao modelo Split Hi-Wall. A diferença é que, como o próprio nome diz, ele é instalado no piso ou no teto, e não na parede.
A vantagem desse tipo de ar-condicionado é que ele é ideal para projetos comerciais e residenciais com espaços amplos e grande fluxo de pessoas, como lojas e restaurantes, por exemplo.
A desvantagens é que esse é um dos tipos de ar-condicionado que mais consomem energia quando usados em ambientes compactos. Além disso, ele demanda mais espaço no teto ou no piso.
8. Split Cassete
Para quem procura um ar-condicionado que não comprometa em nada a decoração do ambiente, o Split Cassete é a opção mais indicada. Esse tipo de ar-condicionado split é embutido no teto e disfarçado pelo forro ou gesso.
Ele conta com uma bomba de dreno em seu interior e, por isso, não precisa escoar a água produzida durante o funcionamento.
As vantagens do Split Cassete são que ele tem até quatro saídas de ar. Além de liberar espaço na parede, ele tem um alto desempenho e baixo ruído. É ideal para lojas, supermercados, escritórios ou projetos que pretendem manter a parede livre para decoração.
A desvantagem é que esse é um dos tipos de ar-condicionado que tem custo maior. Outra desvantagem é que ele só pode ser usado em projetos que preveem o rebaixamento do forro para instalação.
9. Split Quatro Lados
O Split Quatro Lados também tem quatro saídas de ar e pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto do teto. A diferença é que ele não precisa de rebaixamento de forro para instalação.
Este tipo de ar-condicionado é indicado para locais de médio porte e distribui ar por todo o ambiente. Sua principal vantagem é a versatilidade. A desvantagem é que esse modelo ainda é difícil de ser encontrado no mercado e seu custo de compra e instalação costuma ser maior.
10. Split Canto Teto
O Split Canto Teto é bem semelhante aos modelos piso-teto e cassete, exceto pelo fato de que a evaporadora (sua unidade interna) é instalada no encontro de duas paredes.
Essa característica traz um design diferenciado para o aparelho. Pode ser uma solução para aproveitar melhor as áreas de médio porte, como residências e escritórios.
A desvantagem é que, por conta da sua limitação de espaço, o uso desse tipo de ar-condicionado acaba ficando restrito em algumas situações.
11. Window Split
Assim como o Ar Janela, o Window Split é instalado em uma janela padrão ou um buraco na parede, mas a sua tecnologia é mais avançada. Ele é perfeito se você quiser aproveitar o buraco do ar-condicionado antigo e, ao mesmo tempo, quer um aparelho mais potente.
Assim como os outros modelos split, esse tipo de ar-condicionado tem um design elegante e baixo ruído. A desvantagem é que, devido a tecnologia mista, ele costuma ser mais caro do que os aparelhos modelos split e não são tão comuns no mercado.
Gostou dessas dicas sobre os tipos de ar-condicionado?
Esperamos ter “refrescado” a sua ideia com essas informações. Você tem alguma experiência com boas escolhas de ar-condicionado? Comente aqui!