Você sabe o que donas de casa, mecânicos e engenheiros espaciais tem em comum? Uma chave de fenda!
Poucas ferramentas são tão democráticas e acessíveis quanto os diferentes tipos de chaves!
Acontece que nem todo mundo sabe para que serve cada uma delas. Esse também é o seu caso? Então acompanhe esse post e aprenda como a escolha certa pode facilitar seu dia a dia!
Tipos de chaves
As chaves manuais se apresentam em diferentes formas e tamanhos e, servem, basicamente, para apertar e soltar parafusos, porcas e outros tipos de fixadores.
No entanto, você sabia que cada chave tem uma função específica? Quando você aprende a identificar cada uma das chaves, o trabalho se torna mais fácil, rápido e seguro!
Conheça a seguir os principais tipos e como elas devem ser empregadas:
Chave de fenda
A chave de fenda é o modelo mais popular e indispensável em qualquer caixa de ferramentas. Possui apenas uma ponta estreita e achatada projetada para inserir, apertar ou remover parafusos com uma variedade de cabeças.
Esse tipo de chave pode ser encontrado em diferentes tamanhos e variações que atendem a necessidades específicas, como a chave de fenda de precisão, que é menor e utilizada para trabalhos delicados em eletrônicos ou joias.
Chave Phillips
Criada pela empresa de mesmo nome, a chave Phillips é identificada por sua ponta em forma de cruz, que permite um encaixe mais firme e seguro em parafusos ou que estejam em locais de difícil acesso.
Esta característica faz com que seja essencial em diversas áreas, desde montagem e desmontagem de equipamentos eletrônicos até aplicações industriais.
Chave Pozidriv
A chave Pozidriv é muito parecida com a chave Phillips, inclusive, as duas são fabricadas pela mesma empresa. A diferença principal está na presença de linhas adicionais em forma de X, formando assim uma estrela de oito pontas.
Este “plus” diminui significativamente a possibilidade da chave escorregar para fora do parafuso, um problema comum com as chaves Phillips.
Chave Torx
A chave Torx se caracteriza pelo seu formato distinto de uma estrela de seis pontas. Tal particularidade possibilita que o encaixe e a precisão do aperto no parafuso seja mais eficiente, fazendo com que as chances do parafuso se soltar sejam bem menores.
Por esse motivo, é altamente requisitada em indústrias de automóveis, aparelhos eletrônicos e brinquedos, onde a precisão e a durabilidade são cruciais.
Chave Robertson
Mesmo não sendo muito comum no Brasil, vale a pena conhecer a chave Robertson! Criada no Canadá em 1908, essa ferramenta possui uma ponta com cavidade quadrada feita para encaixar perfeitamente em parafusos do mesmo formato.
Disponível em uma variedade de tamanhos, é frequentemente usada em trabalhos de carpintaria, trabalhos mecânicos e na indústria da construção.
Chave Spanner
É a mais peculiar de todas já que possui uma ponta com um pino ou gancho em cada extremidade, muito parecida com uma tomada.
A chave Spanner foi desenvolvida para prevenir vandalismo e acesso não autorizado, uma vez que seu formato impede que os parafusos sejam removidos com facilidade. Assim, são ideais para ambientes externos ou situações que demandam um alto nível de segurança, como em instalações eletrônicas, equipamentos públicos e em certos tipos de maquinário.
Chave Tri Wing
A chave Tri Wing, distinta por sua ponta em forma de Y, é a aposta para aplicações que exigem medidas de segurança rigorosas ou em equipamentos que não devem ser facilmente desmontados, como vídeos games, aparelhos de celular e brinquedos infantis.
O motivo para a escolha desse tipo de chave tão diferenciado é justamente pela dificuldade de encontrá-la no mercado, fazendo com que os aparelhos se mantenham inalterados e, assim, possíveis de serem examinados apenas em lojas credenciadas pelo fabricante.
Chave Torq Set
Você provavelmente só terá contato com uma chave Torq Set caso trabalhe com aeronaves espaciais, equipamentos militares ou eletrônicos de alta segurança. Ou seja, em situações que requerem precisão e controle na montagem e desmontagem de componentes sensíveis.
Esse modelo de chave é caracterizada por sua ponta em formato de dois L invertidos entre si.
Chave de boca
Muito popular nas oficinas mecânicas, a chave de boca é utilizada para apertar e soltar porcas e parafusos de cantos quadrados ou sextavados.
Geralmente, é feito de aço para lidar com os mais diversos trabalhos que exigem resistência e, quase sempre traz uma boca em cada extremidade, em tamanhos diferentes.
Chave inglesa
Possui formato e função similar da chave de boca. A diferença é que a chave inglesa tem a abertura regulada, aumentando ainda mais as possibilidades de uso da ferramenta.
Seu design robusto e o mecanismo de ajuste simples facilitam operações rápidas, excelente para trabalhos de montagem, reparos de automóveis e em tubulações hidráulicas.
Chave estrela
A chave estrela é utilizada para o mesmo fim da chave de boca ou chave inglesa. Contudo, elas se diferem na aparência. Isso porque, a chave estrela possui extremidades fechadas em formato anelar, encaixando-se apenas em porcas e parafusos do mesmo tamanho.
Por isso mesmo, é a melhor opção para trabalhos que exigem aperto firme e preciso, como na montagem de maquinário pesado e manutenção de veículos. A única ressalva, porém, é que você precisará contar com um kit de várias dimensões diferentes.
Chave combinada
A chave combinada nada mais é do que a junção da chave estrela com a chave de boca em cada uma das extremidades.
Esse design dois em um faz com que a ferramenta se torne indispensável entre mecânicos, eletricistas e montadores, pois reduz a quantidade de itens que precisam ser carregados e aceleram a execução de tarefas que envolvem diferentes tamanhos e tipos de fixadores.
Chave Allen
A chave Allen é formada apenas por um corpo metálico em L, não possuindo cabo ou haste. São dois comprimentos distintos de alavancagem, permitindo que se escolha o lado mais adequado para trabalhar.
Por esse motivo, seu uso é estendido a uma variedade de setores, como na montagem de móveis, reparos em bicicletas, mecânicas automotivas e manutenção de equipamentos eletrônicos.
Chave teste
A chave teste é a única da lista que não tem função de apertar ou soltar parafusos. É utilizada por eletricistas para verificar a presença de eletricidade em fios, tomadas e outros dispositivos sem a necessidade de equipamentos mais complexos.
Esta possui uma ponta metálica isolada e um cabo que contém uma pequena lâmpada ou LED que acende quando existe uma corrente elétrica passando no local do teste.
O uso dessa chave ajuda a prevenir acidentes, garantindo que o circuito esteja desenergizado antes de iniciar qualquer reparo.
Cuidados necessários com as chaves
- Dê preferência para chaves que atendam as normas de qualidade reconhecidas, como ISO ou ANSI;
- Higienize as chaves logo após o uso para que sujeiras não corroam o metal;
- Mantenha as chaves organizadas dentro de um estojo ou caixa específica, de forma a facilitar o acesso e a escolha da ferramenta correta para cada tarefa;
- As chaves devem ser mantidas em local seco, arejado e longe da luz solar direta, umidade e calor intenso;
- Use as chaves apenas para a finalidade e tamanho para a qual foram desenvolvidas para não deteriorar a ponta e espanar o parafuso;
- Evite derrubar as chaves para não danificar o material ou desalinhar componentes;
- A cada seis meses, em média, aplique óleo nas chaves, principalmente nas ajustáveis, para garantir movimento e durabilidade das peças;
- Verifique periodicamente as chaves quanto a sinais de rachaduras ou deformações. Ferramentas danificadas podem ser perigosas e devem ser substituídas.
E, então, pronto para montar sua caixa de ferramentas com os diferentes tipos de chaves?
Compartilhe esse conteúdo com alguém que você acha que vai se interessar pelo assunto!