Nem toda fechadura é igual, você sabia disso? Existem diversos tipos de fechadura no mercado e saber a diferença entre elas é fundamental para garantir a segurança do imóvel.
Continue acompanhando esse post para descobrir quais os tipos de fechaduras mais utilizados e qual deles é a melhor opção para sua casa ou comércio.
Como escolher a fechadura ideal?
Qualidade e resistência do material
A fechadura, especialmente aquela instalada na porta de entrada e na área externa da casa, precisa ser fabricada em material de alta qualidade.
Isso é importante não só pela questão da segurança, mas também pela durabilidade da peça.
Avalie a resistência do material e se ele é capaz de suportar as variações climáticas, como calor, frio, umidade, sol e maresia, caso você more no litoral.
As fechaduras fabricadas, por exemplo, em aço inox e alumínio são as mais indicadas para ambientes externos sujeitos a umidade, uma vez que elas não sofrem com a corrosão e a ferrugem.
Uso e funcionalidade
Outro ponto importante a ser levado em consideração na hora de escolher a fechadura diz respeito ao uso e a funcionalidade.
Uma fechadura de porta de entrada, por exemplo, costuma ser muito mais utilizada do que a fechadura da porta do quarto. Por isso, escolha a fechadura a partir da frequência com que ela será acionada diariamente.
Dessa forma, você adquire um produto com uma vida útil maior e, consequentemente, um melhor custo beneficio ao final.
Também é importante pensar sobre quem fará uso da fechadura. Idosos e pessoas com dificuldades motoras, por exemplo, se beneficiam de fechaduras com sistema de acionamento simples e descomplicado.
Interna ou externa
Antes de escolher o tipo de fechadura ideal para sua casa é fundamental saber se ela será instalada do lado interno ou externo, ou seja, se ela estará no portão social ou na porta de entrada da casa.
Primeiro, porque isso impacta na qualidade e no tipo de material utilizado na fabricação da fechadura.
O segundo motivo é a segurança, falaremos disso a seguir. Acompanhe.
Nível de segurança
Uma das principais razões, senão a maior, para o uso da fechadura é a segurança que ela traz para o imóvel.
No entanto, cada tipo de fechadura é classificada de acordo com o seu nível de segurança.
Essa classificação varia de leve, baixo, médio, alto ou máximo. Para portas de entrada e portões sociais, a recomendação é optar por fechaduras com nível alto ou máximo de segurança.
As fechaduras de nível leve, baixo e médio devem ser usadas nas portas internas, como quartos e banheiro, por exemplo.
Design da peça
Além de todas as questões abordadas anteriormente, ainda é importante avaliar o tipo de fechadura a partir do seu design, cor e formato, afinal, apesar de ser um detalhe na porta, a fechadura é parte importante da estética do ambiente.
Por isso, a dica é optar por uma fechadura que esteja de acordo com o estilo e material da porta, assim como com a arquitetura da casa, especialmente no caso das fechaduras externas.
Medida e tamanho da fechadura
Se você precisa trocar uma fechadura antiga é muito importante ter as medidas da peça em mãos para fazer a troca correta.
Desde 2011, as fechaduras fabricadas no Brasil seguem a norma de padronização da ABNT14913. Contudo, antes disso, as fechaduras seguiam formatos e tamanhos que ficavam a cargo de cada fabricante.
Por conta dessa diferença na fabricação é importante tirar as medidas e até mesmo fotografar a fechadura antiga para não comprar uma peça de tamanho errado.
Tipos de fechadura para portão e porta externa
Fechadura de entrada
Popularmente conhecida como fechadura externa, esse tipo de fechadura possui nível de segurança entre médio e alto.
Uma das principais características da fechadura externa é a lingueta bipartida e as travas com três pontos.
Outra característica comum é o uso de duas maçanetas (uma interna e outra do lado externo da porta) permitindo a abertura e o fechamento por ambos os lados.
A fechadura de entrada pode ser usada em qualquer tipo e modelo de porta.
Fechadura de travamento
A fechadura de travamento, como o nome indica, é aquela onde a porta se trava automaticamente ao ser fechada. Ao contrário da fechadura de entrada, por exemplo, que pode ficar apenas encostada sem, necessariamente, estar trancada.
O destravamento é feito apenas pelo lado interno ou com o uso de chaves.
Esse tipo de fechadura é considerada como nível alto de segurança e, por conta disso, acaba sendo uma das melhores opções para portas de entrada, portões sociais, portas comerciais e demais portas que ficam expostas ao ambiente externo.
As fechaduras de travamento são encontradas atualmente em dois formatos: travamento simples e duplo.
A fechadura de travamento simples é indicado para portas de madeira e metal, enquanto a fechadura de travamento duplo é a mais recomendada para portas de vidro.
Fechadura Tetra
A fechadura tetra também é recomendada para portas e portões externos. Esse tipo de fechadura é considerada auxiliar, ou seja, ela geralmente complementa o uso de outra fechadura principal.
Instalada geralmente na porta superior da porta, a fechadura tetra possui quatro fileiras de dentes produzidos em aço inox, o que garante a resistência e durabilidade da peça.
Fechadura multiponto
A fechadura multiponto é conhecida como uma versão melhorada e modernizada da famosa fechadura tetra.
Produzida em aço e com pontas nas lâminas das chaves ao invés de dentes, a fechadura multiponto oferece mais segurança ao imóvel.
Fechadura eletrônica
Cada dia mais as fechaduras eletrônicas tem conquistado mercado e se tornado uma das preferidas de quem está em busca de segurança, qualidade, fácil uso e design.
Existem diferentes tipos de fechaduras eletrônicas, indo desde os modelos com reconhecimento biométrico, facial e até aquelas onde é necessária a digitação de senha para acionamento de abertura.
Outro diferencial das fechaduras eletrônicas é que elas podem ser conectadas ao alarme e monitoramento da casa, fazendo com que todo o sistema de segurança funcione de modo ainda mais integrado e eficiente.
Considerada como um tipo de fechadura de alto e máximo nível de segurança, os modelos eletrônicos são, atualmente, os melhores modelos para portas de entrada ou portões sociais.
E apesar de ainda custar um pouco mais do que as fechaduras convencionais, a fechadura eletrônica tem se popularizado, o que acaba contribuindo para redução do preço final.
Também é importante citar que a fechadura eletrônica precisa de mão de obra especializada para instalação. Por isso, é bom considerar esse custo no seu orçamento, ok?
Tipos de fechadura para porta interna
Fechadura com trinco
A fechadura com trinco é aquela que pode ser considerada como nível leve a baixo de segurança.
Esse modelo de fechadura é montado na superfície interna da porta e quando acionado se transforma em uma trava que só pode ser aberta pelo lado de dentro.
Por causa disso, a fechadura com trinco é usada apenas em ambientes internos, como banheiros e quartos.
No entanto, você já deve ter visto esse modelo em portas de apartamento, especialmente em filmes estrangeiros. Isso porque a fechadura com trinco pode ajudar a reforçar a segurança de uma fechadura convencional.
Fechadura com encaixe
A fechadura com encaixe é outra opção muito popular em ambientes internos. Esse tipo de fechadura possui uma trava que fecha a porta por dentro. Por fora, ela só pode ser aberta com chave.
O lado positivo desse tipo de fechadura é que ninguém fica preso pelo lado de dentro do ambiente.
Fechadura Gorges
Você já deve ter visto também aquelas fechaduras por onde é possível “espiar” o lado de dentro, não é mesmo?
Esse tipo de fechadura era muito popular antigamente, mas, justamente por oferecer um nível baixo de segurança acabou sendo substituída por outras versões mais modernas e seguras.
Contudo, se você gosta desse estilo mais “vintage” de porta, pode levar uma fechadura Gorges para casa. Mas, lembre-se: use-a apenas em ambientes internos.
Fechadura Rolet
A fechadura Rolet é muito comum em portas pivotantes que utilizam puxadores no lugar de maçaneta.
Por ser considerada uma fechadura de baixa segurança, o modelo rolet deve ser usado apenas em áreas internas.
Fechadura Bico de Papagaio
A fechadura bico de papagaio é outro tipo de fechadura comum em ambientes internos, mas usada apenas em portas de correr.
O modelo funciona a partir de um mecanismo simples, onde um gancho (em formato de bico de papagaio, daí o nome) realiza o fechamento e travamento da porta.
Tipos de fechadura para espaços comerciais
Lojas, restaurantes e todo tipo de comércio ou escritório localizado em ruas ou áreas abertas devem ser equipados com fechaduras capazes de oferecer segurança e comodidade.
Por se tratar de um ambiente com grande fluxo de pessoas, os espaços comerciais devem priorizar o uso de fechaduras fabricadas em materiais resistentes e duráveis, como o aço ou alumínio.
Para garantir a segurança do estabelecimento, a dica é apostar no uso combinado entre a fechadura de travamento e a fechadura eletrônica, essa última em especial durante o período em que o local encontra-se fechado para o publico.
E, então, já sabe qual desses tipos de fechadura é o mais indicado aí para sua casa ou o seu empreendimento?