Casa ou apartamento? Qual é o melhor tipo de moradia para você e sua família?
Atualmente, existem diversas categorias de imóveis no Brasil, seja residencial ou comercial, mas cada uma corresponde a um perfil de público diferente.
Por isso, é importante conhecer suas características, particularidades, diferenças e vantagens e, assim, saber exatamente qual melhor se encaixa nas suas necessidades e preferências, é claro.
Bom, continue acompanhando o post para descobrir qual é o imóvel ideal para você e faça uma escolha assertiva!
Tipos de imóveis residenciais
Os imóveis residenciais podem ser categorizados em dois tipos principais: casa e apartamento. Dentro dessa classificação existem outras que se diferenciam pelo tamanho, preço, acessibilidade e localização. Confira:
Tipos de casas
Casa térrea
Muito comum no Brasil. Simples, com apenas um pavimento e uma planta que pode ser pequena ou grande, a casa térrea possui ambientes mais espaçosos, especialmente aquelas mais antigas.
Esse tipo de moradia pode ser encontrado em diversos estilos de arquitetura, das mais clássicas às mais modernas, com uma faixa de preço bem variada também. É indicada para famílias com filhos que priorizam espaço e área externa.
Sobrado
O sobrado se caracteriza pela presença de dois ou mais andares na mesma construção e possui uma planta ampla, com diversos cômodos e, geralmente, uma boa área externa.
É indicada para famílias grandes. Existem opções em diferentes faixas de preço, das mais populares às mais luxuosas. Você decide!
Casa geminada
A casa geminada, é na verdade, uma habitação composta por duas casas iguais que compartilham do mesmo terreno, telhado, estrutura e arquitetura.
São geralmente construídas em formato de sobrado em condomínios residenciais e, por possuírem um custo menor para construção, acabam tendo um preço de mercado mais acessível.
Indicadas para famílias médias ou grandes que priorizam o uso de espaço externo com a comodidade de um condomínio fechado.
Bangalô
Muito popular em países da América do Norte e da Europa, o bangalô é uma construção com apenas um piso, similar às casas térreas aqui do Brasil. A diferença entre ambos é que o primeiro possui uma planta menor e conta com uma varanda que circunda por toda a casa.
Mansão
As famosas mansões são o modelo de casa mais luxuoso e de alto padrão que existe. Possui uma planta enorme, geralmente com muitas suítes, espaços sociais amplos, como salas de estar e jantar, além de uma área externa privilegiada, com varanda gourmet, piscina e jardim.
Ainda também costumam agregar outros ambientes diferenciados, como sala de TV, escritório, biblioteca, academia e até mesmo sauna, por exemplo.
Como já é de se imaginar, as mansões são casas de alto custo e, por isso mesmo, inacessíveis para a maioria da população.
Edícula
É um tipo de construção localizada nos fundos da casa principal. Pequena, conta com apenas um dormitório, banheiro, sala e cozinha.
Na maior parte das vezes, a edícula acaba sendo utilizada como casa de hóspedes ou para complementar a área de lazer.
Loft
Essa categoria de imóvel começou a fazer sucesso na década de 70 em Nova York, quando artistas e intelectuais passaram a morar nesses espaços até então ocupados por fábricas.
É caracterizado pela ausência total de paredes e divisões. Ou seja, todos os ambientes (com exceção do banheiro) são integrados. Alguns modelos podem trazer mezaninos, apesar disso não ser uma regra.
Existem lofts residenciais tanto no formato de casas, quanto de apartamentos.
Tipos de apartamentos
Apartamento padrão
É o mais popular que existe e costuma ter entre 1 a 4 dormitórios, com ou sem suíte. Possui uma planta bem definida com ambientes divididos entre quartos, sala de estar e jantar (integradas), cozinha, área de serviço e varanda.
Hoje em dia, é o tipo de moradia mais procurado pelos brasileiros, devido às facilidades de financiamento imobiliário. Outra vantagem é que atendem um público bem variado, uma vez que existem empreendimentos em inúmeros pontos de uma cidade, além de plantas capazes de atender famílias de diferentes tamanhos.
Apartamento duplex/triplex
O apartamento duplex é aquele com dois andares ou, no caso do triplex, três andares. É como se fosse um sobrado, só que dentro de um prédio.
É também considerado de alto padrão por seu custo elevado no mercado e por geralmente estar localizado em áreas nobres.
Studio
Esse modelo de residência tem feito cada vez mais fama no ramo imobiliário brasileiro e, é totalmente integrado, porém com uma planta mais enxuta, possuindo apenas um quarto, sala, cozinha e banheiro.
Por conta disso, tende a ter um valor mais acessível, procurado especialmente por jovens adultos que precisam e desejam viver próximo do trabalho.
Normalmente costumam apresentar uma boa infra estrutura, como academia, piscina, garagem, bicicletário e até lavanderia de uso coletivo.
Kitnet
Muito parecida com o studio, a kitnet é um apartamento de planta pequena, com, no máximo, 35 m².
A principal diferença entre ambas está na localização. A kitnet costuma ser mais voltada para o público jovem universitário e, portanto, está mais próxima de faculdades e universidades. O preço é outro atrativo desse imóvel.
Flat
O flat traz algumas comodidades semelhantes a um hotel, que nenhum outro tipo de habitação oferece. É o caso, por exemplo, de serviços adicionais como limpeza, alimentação, lavanderia e manobrista inclusos em um pacote mensal.
É geralmente destinado para adultos que moram sozinhos.
Apartamento garden
Conhecido também como apartamento térreo, esse modelo de moradia faz com que os inquilinos sintam-se morando em uma casa literalmente. Isso porque é tido como alto padrão, já que inclui alguns benefícios que outras unidades não possuem, tal como uma área externa privativa com direito a jardim e área de churrasco.
No entanto, não é todo tipo de apartamento garden que possui essas características. É importante checar as informações no local.
Cobertura
É um dos imóveis modernos mais cobiçados atualmente. Localizado no último andar, possui uma vista privilegiada, além de contar com uma planta maior do que as demais unidades do edifício.
O apartamento de cobertura ainda conta com a vantagem de possuir uma área externa com piscina ou jacuzzi e varanda gourmet. Inclusive é comum que esse tipo de moraria receba o formato duplex ou triplex.
Todas essas particularidades luxuosas acabam impactando no preço, sendo, um dos tipos de moradia mais caros do mercado.
Penthouse
A penthouse ainda não é tão comum por aqui, mas tem ganhado cada vez mais popularidade em outros países.
Esse modelo de apartamento é muito moderno e está localizado acima da cobertura. Isso mesmo! A casa penthouse é construída sobre a “laje”, digamos assim, do prédio, sendo a mais alta opção de moradia que se tem noticia!
O custo, como você deve imaginar, também é nas alturas.
Tipos de imóveis comerciais
Lojas
As lojas são a forma de imóvel comercial mais popular que existe e estão localizadas nas ruas, em shoppings e galerias. Voltadas exclusivamente para o cliente final, são decoradas com vitrines expositoras e letreiros marcantes.
Salas comerciais
As salas comerciais, no entanto, estão voltados para prestadores de serviço, como advogados, dentistas, clínicas médicas, entre outros. Esse tipo de imóvel pode estar localizado em prédios comerciais ou shoppings.
Galpões
Os galpões são destinados para armazenamento de mercadorias e, por isso, são geralmente utilizados por empresas de logísticas ou indústrias.