Quem é que nunca precisou pregar um prego na vida? Essa ferragem super popular é uma das mais antigas que existe, com uma origem que remonta há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia.
No entanto, ao contrário do que muita gente pode pensar, prego não é tudo igual. Para cada tipo de trabalho a ser realizado, existe um tipo de prego mais adequado.
Continue acompanhando para descobrir quais são os tipos de pregos e para que serve cada um deles.
Tipos de pregos e suas principais aplicações
Todo prego se caracteriza por ser uma estrutura de duas pontas, sendo uma afiada e a outra quase sempre achatada. Mas, apesar dessa característica em comum, os diferentes tipos de pregos possuem peculiaridades que os definem para cada função. Confira a seguir:
Prego com cabeça
O prego com cabeça é um dos mais conhecidos e utilizados. Em diferentes tamanhos e espessuras, o prego com cabeça possui a estrutura fina e lisa com uma ponta bem afiada. A outra ponta, conhecida como cabeça, é achatada, o que facilita o trabalho do martelo.
Para que serve: O prego com cabeça serve para fixar objetos e elementos decorativos na parede, além de contribuir com a montagem de objeto em madeira, como móveis, por exemplo. O preço com cabeça ainda é muito utilizado na construção civil para montagem de estruturas.
Prego sem cabeça
O prego sem cabeça é muito semelhante ao modelo anterior, a principal diferença está na ponta, uma vez que a cabeça desse tipo de prego é praticamente do mesmo tamanho do corpo. Em função disso, o prego sem cabeça oferece um acabamento mais bonito e quase imperceptível.
Para que serve: O prego sem cabeça é muito utilizado na finalização e acabamento de móveis e peças em madeira, além de também ser usado em guarnições, rodapés, portas e janelas.
Prego com cabeça dupla
O prego com cabeça dupla, como o nome sugere, possui duas cabeças, uma logo abaixo da outra. E para que isso? Para facilitar a retirada. Por isso, o uso desse tipo de prego é feito para montar estruturas temporárias, especialmente na construção civil. Outra característica importante do prego com cabeça dupla é que ele não danifica a madeira, permitindo que as chapas possam ser reutilizadas posteriormente.
Para que serve: Escoramento de lajes, fechamento de formas, estruturas de colunas, vigas e bandejas.
Prego anelado
O prego anelado possui estrutura fina e corpo levemente espiralado com uma das pontas afiadas e outra achatada. Esse tipo de prego se agarra com maior intensidade às fibras da madeira, permitindo encaixes mais seguros e resistentes.
Para que serve: O prego anelado é indicado para trabalhos de marcenaria com madeiras consideradas macias, uma vez que seu formato espiralado permite maior aderência. Pode ser usado para móveis, pallets, caixotes, entre outros trabalhos em madeira.
Prego ardox
O prego ardox, ao contrário do prego anelado, possui corpo totalmente espiralado, muito semelhante a uma broca. Por isso, ele é muito utilizado para trabalhos em materiais rígidos e duros de serem perfurados, como concreto e madeiras de alta densidade. Outra característica do prego ardox é que ele possui grande resistência ao arrancamento, garantido trabalhos mais duráveis.
Para que serve: Perfuração de materiais de alta densidade e rigidez, como alguns tipos de madeira e até mesmo concreto. Pode ser usado na construção civil e na marcenaria em geral.
Prego para taco
O prego para taco possui corpo liso, ponta afiada e cabeça reta e achatada em formato de L. Essa estrutura do prego permite que ele seja fixado a assoalhos e pisos de madeira com maior aderência, oferecendo também um acabamento mais bonito.
Para que serve: Apesar do nome, o prego para taco também pode ser utilizado para fixação de batentes de portas.
Prego telheiro
O nome desse tipo de prego também entrega sua função. O prego telheiro é utilizado para fixação de telhas. O corpo do prego telheiro é espiralado, permitindo uma maior aderência as telhas. Já a cabeça soldada e emborrachada evita a passagem da água e, consequentemente, vazamentos no telhado. Fabricado em aço 100% galvanizado, esse tipo de prego também não enferruja, o que aumenta sua resistência aos anos.
Para que serve: Utilizado para fixação de telhas de fibrocimento, aço, alumínio e zinco.
Prego quadrado
O prego quadrado não é o dos mais populares, mas ainda assim é muito importante, especialmente em estruturas que passam grande parte do tempo submersas ou em contato com água. Isso porque o prego quadrado, como já é de se imaginar, possui o corpo quadrado com uma das pontas afiadas e a outra circular e achatada. Esse formato inusitado impede que a madeira se solte do prego em decorrência da dilatação natural que pode acontecer com o contato frequente ao sol e a água.
Para que serve: O prego quadrado é usado para fixação de estruturas de madeira em decks de piscina e cascos de embarcação, por exemplo.
Prego em U
O prego em U é o mais diferente de todos. Ele possui corpo curvado, realmente em formato de U. Ao contrário dos demais tipos de prego, o prego em U possui as duas pontas afiadas. Essa característica faz com que o prego em U possa ser utilizado para fixar fios e arames sem que eles precisem ser perfurados, possibilitando uma melhor aderência e fixação desses elementos.
Para que serve: O prego em U é utilizado principalmente para montagem de cercas e telas de proteção, protegendo, fixando e isolando fios e arames.
Já sabe qual o tipo de prego certo para o seu projeto? Então, mãos a obra!