Se você precisa de uma torneira nova, provavelmente já se viu diante dos inúmeros tipos de torneira disponíveis no mercado.
Das mais simples às mais modernas, os vários tipos de torneira estão aí para atender o design do ambiente, as necessidades dos moradores e, é claro, o quanto cada um pode gastar com a peça.
Por isso, escolher a torneira certa exige atenção para diversos detalhes. Confira a seguir as dicas que separamos para tornar essa tarefa mais fácil, acompanhe:
Tipos de torneira
Torneira convencional
A torneira convencional, como você já deve imaginar, é o modelo mais simples e utilizado de todos. Ela possui um sistema de abertura giratório e é instalada diretamente na parede. Esse tipo de torneira costuma ser mais barata, podendo até mesmo ser encontrada em plástico, e tem a vantagem de economizar espaço sobre a bancada e a cuba.
A torneira convencional pode ser acionada a partir de duas a três voltas e seu sistema de vedação é feito por meio das famosas “borrachinhas” que tendem a se desgastar mais rápido e exigir trocas frequentes.
Torneira monocomando
A torneira monocomando é uma das mais populares do momento quando o assunto é torneira moderna.
Ela possui um design sofisticado e minimalista com apenas uma alavanca de acionamento localizado na base da torneira.
Feita para ser instalada sobre a bancada, a torneira monocomando também regula a temperatura da água, podendo ser tanto quente, quanto fria.
Para isso, basta girar a alavanca para um lado ou para o outro, dependendo da temperatura que deseja usar.
Torneira de ¼ de volta
Outro modelo super popular de torneira é a do tipo ¼ de volta. Esse tipo de torneira possui uma alavanca na base e é acionada a partir de um giro de 90º, ou seja, ela não faz um giro completo ao contrário das torneiras convencionais.
A vantagem desse tipo de torneira é que o desgaste do reparo é menor o que, consequentemente, reduz a necessidade de substituições ao longo do tempo.
A torneira de ¼ de volta deve ser instalada sobre bancadas com cuba de apoio ou cuba de embutir.
Torneira misturador
A torneira misturador é o modelo ideal para quem deseja ter água quentinha na pia. Ela pode ser do tipo monocomando ou duplo comando.
A torneira misturador monocomando permite a regulagem da temperatura ao movimentar a alavanca de cima para baixo ou de uma lado para o outro.
Basicamente, ela mantem a água quente quando mantida na posição superior, enquanto a posição inferior é usada para água fria. Quando a alavanca é posicionada no meio, a temperatura da água passa a ser morna.
Já o misturador duplo comando possui duas alavancas de acionamento, uma para água quente e outra para água fria.
É possível controlar a temperatura da água abrindo apenas uma das alavancas ou, caso deseje a temperatura morna, abrir as duas alavancas ao mesmo tempo controlando a saída de água até obter a temperatura desejada da água.
Torneira sensor
A torneira automática ou torneira com sensor é aquela que pode ser acionada apenas pelo posicionamento das mãos embaixo da abertura da água.
Esse tipo de torneira se popularizou bastante durante a pandemia, uma vez que ela não exige o toque e acaba se tornando a opção mais higiênica do mercado, especialmente para uso em banheiros públicos, comércios, escolas, clínicas e hospitais.
No entanto, a torneira com sensor também pode ser usada em residências, sobretudo em banheiros.
Além de mais higiênica, a torneira com sensor também é indicada para o uso de pessoas com deficiência e crianças, já que a abertura automática se torna uma opção mais eficaz e segura para aqueles que têm dificuldade em acessar a alavanca.
Outra vantagem da torneira com sensor é que ela economiza água, uma vez que a abertura é fechada automaticamente após um determinado tempo de uso.
A torneira com sensor pode ser alimentada por pilhas, bateria ou energia elétrica, dependendo do modelo.
Torneira de pressão
A torneira de pressão é outro tipo de torneira que pode ser utilizada tanto em ambientes domésticos, quanto públicos ou empresariais.
Esse modelo é acionado por meio de toque no topo da torneira. Ao ser acionada, a torneira com pressão emite um jato forte de água que, após alguns segundos, é fechado automaticamente.
Apesar de similar ao modelo com sensor, principalmente no que diz respeito a economia de água, a torneira com pressão não possui a mesma praticidade de uso para crianças e pessoas com deficiência, tampouco é mais higiênica, já que exige o toque para ser acionada.
Tipos de torneira para banheiro
Os tipos de torneira para banheiro devem conciliar conforto, funcionalidade e estética. Confira agora os tipos de torneira para banheiro mais utilizados:
Torneira de parede
A torneira de parede para banheiro é aquela conhecida também como torneira convencional. Ela requer encanamento passando pelo local, por isso pode exigir algumas adaptações, caso o seu banheiro não possua rede hidráulica na parede.
Para quem tem banheiro pequeno ou pouco espaço na bancada, esse modelo de torneira é o ideal, já que ele economiza área útil.
E se engana quem pensa que a torneira de parede não tem nada a agregar esteticamente ao banheiro. Pelo contrário.
Hoje em dia existem modelos de torneira de parede muito modernos, como aquelas com acabamento cromado ou na cor preta.
Da mesma forma que é possível pensar em um tipo de torneira de parede para banheiro com estilo mais clássico ou retrô, trazendo um toque super especial ao projeto decorativo do ambiente.
Torneira de mesa
A torneira de mesa é aquela instalada diretamente sobre a bancada ou cuba da pia do banheiro. Muito popular nos projetos modernos, esse tipo de torneira pode ser do tipo mono ou duplo comando, além do modelo de ¼ de volta.
Apesar de ocupar espaço na bancada, a torneira de mesa acaba sendo uma opção muito procurada, justamente pela grande variedade de modelos (e preços) disponíveis no mercado, indo desde os mais simples aos mais sofisticados, em cores como dourado, rosé gold ou preto.
Torneira de teto ou piso
Mas para quem busca modernidade e sofisticação acima de tudo pode e deve considerar o modelo de torneira de teto ou piso.
Super diferenciada, esse tipo de torneira para banheiro é instalada diretamente no piso ou no teto a partir de um encanamento próprio e aparente.
Contudo, para isso é necessário adequar a rede hidráulica do banheiro, o que pode acabar exigindo um pequeno quebra quebra.
Esse tipo de torneira fica ainda mais incrível quando usada junto de cubas pedestais modernas.
Tipos de torneira para cozinha
Diferentemente do banheiro, os tipos de torneira para cozinha se diferenciam pelo tamanho e pelas funcionalidades agregadas, conforme você verá a seguir.
Torneira monocomando
No topo do top está a torneira monocomando. Um dos tipos mais modernos e populares do momento, justamente por conciliar um visual clean e praticidade no dia a dia.
Esse tipo de torneira ainda tem a vantagem de trazer o ajuste de temperatura, indo do quente ao frio apenas com o movimento da alavanca.
Torneira com filtro
A torneira com filtro é outra opção de tipos de torneira para cozinha que faz muito sucesso. Além do uso comum (oferecer água), a torneira com filtro ainda oferece água limpa e filtrada para os moradores, graças ao filtro embutido em sua estrutura.
A torneira com filtro também pode ser do tipo monocomando com misturador, se tornando uma opção ainda mais funcional para o dia a dia.
Torneira com giro 360º
Super em alta nos projetos atuais a torneira com giro 360º é super flexível e pode ser movimentada para todos os lados da pia, conferindo maior praticidade nas tarefas.
Esse tipo de torneira também é indicada para quem possui pia com cuba dupla.
A torneira com giro 360º é moderna e seu acionamento é quase sempre do tipo monocomando.
Como escolher o tipo de torneira
Design
O design é um dos requisitos mais importantes para ser observado no momento de escolher a torneira.
Isso porque a torneira traz um grande impacto visual ao projeto de qualquer ambiente. Em razão disso, procure escolher o modelo a partir do estilo que deseja criar.
Ambientes modernos pedem por torneiras cromadas ou em cores neutras, como o preto, além de um design clean e minimalista.
Já ambientes clássicos e sofisticados podem apostar em torneiras metálicas em tons de dourado ou rosé gold, com acabamentos mais arredondados.
Quem prefere, no entanto, um visual retrô para o banheiro ou a cozinha pode investir em um tipo de torneira de metal envelhecido e instalação convencional (de parede ou bancada).
Torneira x cuba
Atente-se também para o tipo de cuba que você já tem em casa ou pretende comprar. Cada tipo de cuba pede por um modelo de torneira diferente.
As pias de sobrepor, por exemplo, precisam de torneiras altas de bancada, enquanto as pias de embutir podem ser combinadas a torneiras menores instaladas diretamente na bancada ou na parede.
No entanto, é importante medir a altura de instalação para que não haja respingos em excesso no piso.
Quente ou fria
Avalie ainda sua necessidade de ter água quente no banheiro ou na cozinha. Caso necessite dessa regulagem de temperatura, lembre-se de optar por torneiras de mono ou duplo comando.
Ficou mais fácil agora decidir qual tipo de torneira usar aí na sua casa?