Nem toda tecnologia que existe nesse mundo consegue superar a vassoura. Esse item indispensável na limpeza doméstica teve origem no ano de 1797, quando um agricultor americano criou a primeira vassoura documentada da história.
De lá para cá, a vassoura não mudou muito, mas se tornou muito mais versátil. Hoje em dia existem inúmeros tipos de vassoura e é justamente isso que vamos te contar nesse post.
Continue acompanhando com a gente e descubra qual o tipo de vassoura ideal aí para sua casa.
Tipos de vassoura: como escolher a ideal?
A vassoura nada mais é do que um cabo de madeira longo com cerdas fixadas na base, geralmente em formato retangular ou triangular.
E são justamente as cerdas que fazem toda diferença entre um modelo e outro de vassoura. Atualmente existem cerdas fabricadas nos mais diversos materiais e com os mais variados propósitos de limpeza.
Por isso mesmo escolher o tipo certo de vassoura acaba sendo determinante para a limpeza eficiente da sua casa.
Dá só uma olhada nas opções e descubra mais sobre cada tipo de vassoura.
1. Vassoura de pelo
A vassoura de pelo é uma das mais conhecidas e utilizadas. Originalmente ela era fabricada com pelos de crina de cavalo, daí o nome.
No entanto, hoje em dia é mais comum encontrar esse modelo de vassoura em pelos sintéticos. A vantagem da vassoura de pelo é que suas cerdas são macias e curtas, favorecendo a limpeza de pisos delicados.
Portanto, ela é ótima para usar dentro de casa, especialmente se o seu piso for porcelanato, laminado ou vinílico.
As cerdas finas e macias também ajudam a capturar melhor a poeira que está no chão, garantindo uma limpeza mais eficiente e sem erguer pó.
2. Vassoura piaçava
Na contramão da vassoura de pelo, está a vassoura de piaçava. Esse tipo de vassoura possui as cerdas mais longas e duras.
De inicio, a vassoura piaçava era feita a partir das folhas de uma palmeira que leva o mesmo nome. Com o tempo, passou-se a utilizar cerdas sintéticas, mas tanto o nome, quanto a finalidade se mantiveram iguais.
A vassoura piaçava é a melhor opção para limpeza de áreas externas, sendo ideal para varrer pisos mais rústicos, como de cimento, pedra e até mesmo chão de terra batido.
As cerdas rígidas são ótimas para recolher sujeiras maiores, como folhas e galhos. Por conta disso é muito utilizada em garagens e quintais.
Mas é bom evitar seu uso dentro de casa, uma vez que as cerdas duras podem acabar riscando o piso, sem contar que ela não adere muito bem as partículas menores de poeira, erguendo o pó ao invés de capturá-lo.
3. Vassoura escovão
A vassoura escovão é um tipo de vassoura de cerdas duras e curtas, fazendo com que ela pareça até mais rígida do que a vassoura piaçava.
Fabricada com cerdas sintéticas, esse tipo de vassoura é muito recomendada para lavar e esfregar pisos, principalmente aqueles que sujam com muita facilidade e acumulam gordura e outras sujeiras, como geralmente acontece com o piso da cozinha, da garagem, do banheiro e do quintal.
A vassoura escovão facilita a vida porque você não precisa se agachar para esfregar o chão com eficiência. Ela também é ótima para auxiliar na limpeza de rejuntes.
E como você já deve imaginar, nem pense em usar essa vassoura para remover o pó de pisos internos. Ela pode acabar riscando o chão.
4. Vassoura mista
A vassoura mista, como o nome sugere, é um mix entre cerdas de pelo macio e cerdas duras, como a piaçava.
Os pelos macios são utilizados nas laterais da vassoura, enquanto os mais duros ficam no meio. Esse tipo de vassoura pode ser usado tanto interna, quanto externamente, sendo uma boa opção para quem não tem onde guardar diversos tipos de vassoura.
No entanto, é preciso ter um cuidado na limpeza dessa vassoura, especialmente se você a utiliza em áreas externas, como calçadas.
Lave as cerdas após a limpeza externa para garantir que a sujeira recolhida da rua não vá parar dentro da sua casa na hora de varrer o piso interno.
5. Vassoura de palha
A lenda viva das vassouras é sem dúvida a vassoura de palha. Essa é a mãe de todas as vassouras e diz a lenda que as bruxas a usavam para voar por aí.
A primeira vassoura da história foi criada a partir de palhas de sorgo, um tipo de cereal, como o trigo.
Ela possui aparência bem rústica e hoje em dia acaba sendo mais utilizada como elemento decorativo do que para limpeza em si.
Mas caso decida utilizá-la aí na sua casa, lembre-se que ela é útil apenas para remover sujeiras grandes de áreas externas. Em ambientes internos, a vassoura de palha acaba espalhando o pó ao invés de recolhê-lo.
6. Vassoura de PET
A sustentabilidade também foi parar nas vassouras. Exemplo disso é a vassoura de PET, um tipo de vassoura fabricada a partir da reciclagem de garrafas pet.
Ela possui a mesma aparência e funcionalidade da vassoura piaçava, só que com a grande vantagem de ser ecologicamente correta.
Contudo, ainda faltam incentivos para fabricação desse tipo de vassoura no Brasil, o que a torna pouco acessível e difícil de encontrar a venda.
7. Vassoura com espuma
Para quem deseja o máximo de eficiência na hora da limpeza da casa pode contar com a vassoura com espuma.
Ela se assemelha a um rodo, só que com uma espuma grande na base. Essa característica da vassoura faz com que ela seja muito utilizada para limpar áreas internas, onde o maior problema é o acúmulo de poeira fina e pelos de animais.
Por não levantar pó, a vassoura com espuma também é indicada para quem tem alergias respiratórias.
Para turbinar a limpeza dê uma leve umedecida na espuma da vassoura. Assim, é como se você estivesse varrendo e passando pano ao mesmo tempo.
8. Vassoura elétrica
Quem disse que vassoura não pode ser um item de última geração? A vassoura elétrica é uma prova disso.
Com função muito semelhante a de um aspirador de pó, a vassoura elétrica recolhe poeira, pelos, migalhas e outras pequenas sujidades encontradas no piso e nos tapetes. Ela também pode ser usada sobre estofados, como sofás e poltronas.
A diferença dela para o aspirador se dá, principalmente, pelo formato, já que a vassoura elétrica possui cabo alongado como se realmente fosse uma vassoura.
E como você já deve imaginar esse modelo de vassoura deve ser usado apenas internamente.
10. Vassoura MOP
Sucesso nos últimos anos, a vassoura MOP é feita de fibras de tecido e acompanha uma espécie de balde, onde se deve depositar água e o produto de limpeza da sua preferência.
Com um sistema de torção das fibras, a vassoura MOP fica levemente umedecida para ser passada no piso, eliminado poeira, manchas e até mesmo gordura.
É a união perfeita entre vassoura e rodo. Use-a apenas dentro de casa.
11. Vassoura para cantos
Quem nunca se viu diante de um tufo de poeira bem no canto da parede ou entre a quina de algum móvel?
Nesse caso, a única solução é a vassoura para cantos. Esse modelo de vassoura pode ser fabricado de dois modos.
O primeiro é com a lateral chanfrada, o que garante o alcance das cerdas até nesses cantinhos mais difíceis.
O segundo formato é parecido com um pompom localizado na lateral da vassoura. Com eles você também consegue agarrar e puxar a sujeira dos cantos sem esforço.
12. Mini vassoura
Não estamos falando das vassouras de criança, mas sim daquelas pequenininhas que geralmente são vendidas acompanhadas de uma pá.
Você já se perguntou para que ela serve? Para o piso que não é! A verdade é que a mini vassoura é um tremendo quebra galho para “varrer” migalhas que estão sobre a mesa, a pia, o sofá e outros móveis da casa.
Se você tem crianças em casa também pode utilizá-la para limpar a mesa depois das tarefas, eliminando aqueles restinhos de borracha e ponta de lápis, por exemplo.
No entanto, cuidado com o tipo de superfície em que utiliza a mini vassoura. Procure usá-la sempre para a mesma função, assim você evita que as cerdas se contaminem com o uso em diferentes superfícies.
Como cuidar, limpar e conservar a vassoura?
- Ao terminar de usar a vassoura, independentemente do tipo, guarde-a virada com as cerdas para cima. Com o tempo, o peso do cabo pode acabar danificando as cerdas e tornando a limpeza ineficiente;
- Nos dias em que lavar a vassoura espere até que ela esteja completamente seca antes de guardá-la, assim é possível evitar mofo nas cerdas;
- Tenha uma vassoura apenas para uso interno e outra para uso externo, dessa forma você não leva sujeira externa para o interior da casa;
- Quando acabar de varrer o piso dê uma leve batidinha na vassoura contra o muro, a parede ou mesmo no piso para eliminar o resto de poeira e guardá-la limpinha;
Agora que você já conhece os tipos de vassoura fica mais fácil manter a casa limpa de verdade.