Decorativo, de segurança ou sustentável: quais são os tipos de vidro ideais para o seu projeto? Conhecer cada um deles te ajuda a tomar a melhor decisão.
E no post de hoje vamos te contar mais sobre cada um dos tipos de vidro e te ajudar a descobrir qual o mais indicado para o seu projeto, acompanhe:
Tipos de vidro e suas principais aplicações
1. Vidro comum ou float
Fabricado com sílica e outros minerais, o vidro comum, conhecido também como float, não recebe nenhum tipo de tratamento especial, seja para aumentar a segurança ou garantir um melhor desempenho contra a luz solar.
Por conta dessa simplicidade na fabricação, o vidro comum acaba sendo a opção mais barata do mercado.
Utilizado normalmente para fabricação de espelhos, portas de móveis e vidraças de janelas, o vidro comum varia apenas em relação a cor e a espessura, podendo ser encontrado nas opções incolor, verde e fumê em medidas que vão de 2mm a 19mm.
Uma das maiores desvantagens do vidro comum é que ao ser quebrado ele gera estilhaços pontiagudos perigosos.
2. Vidros de segurança
Vidro laminado
O vidro laminado é considerado um dos mais seguros contra impactos.
Esse tipo de vidro é formado por duas camadas de vidro intercaladas por uma película de resina. Em caso de quebra, essa película segura os cacos e impede o estilhaçamento, garantindo mais segurança no local.
A espessura do vidro laminado varia de 6mm a 10mm, podendo chegar a 12mm em casos específicos.
O vidro laminado é muito comum em projetos de fechamento de fachadas e varandas, além do uso em guarda corpos, portas, box e janelas.
Além da segurança, o vidro laminado ainda pode ser personalizado com diferentes opções de cores.
Outra vantagem é a proteção térmica e acústica que esse tipo de vidro possui.
Em alguns casos, ele ainda pode receber uma película de proteção UV, garantindo maior conforto térmico e também a proteção de móveis e estofados contra o efeito dos raios solares.
Vidro temperado
O vidro temperado é outro tipo de vidro muito popular em projetos que exigem segurança e alta resistência.
Esse tipo de vidro é fabricado a partir do vidro comum, mas com a diferença de que é submetido a altas temperaturas para depois ser resfriado bruscamente.
Isso faz com que o vidro temperado seja até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum e caso quebre, o vidro temperado se parte em minúsculos pedaços sem gerar pedaços pontiagudos.
No entanto, depois de pronto ele não pode ser modificado. Por isso, os projetos que envolvem o vidro temperado são feitos sob medida.
O vidro temperado pode receber cores e tratamento térmico e acústico. As principais aplicações do vidro temperado são em portas, janelas, fechamento de varandas, tampos de mesa e vitrines comerciais.
Vidro antivandalismo
O vidro antivandalismo é recomendado para locais que podem ser facilmente alvo de vândalos e criminosos, como bancos, repartições publicas e lojas.
Fabricado com uma tecnologia especial de laminação, o vidro antivandalismo é ainda mais resistente do que os vidros laminados e temperados.
Ao receber um impacto, ao invés de quebrar, esse tipo de vidro estilhaça, mas sem se desprender da estrutura.
Vidro antifogo
O vidro antifogo ou antichamas impede a proliferação do fogo para dentro dos ambientes, além de ajudar a reter a fumaça.
O vidro antifogo é fabricado pelo processo de têmpera, ou seja, ele acaba sendo também um tipo de vidro temperado, só que, no entanto, ainda mais resistente as altas temperaturas.
Vidro antirisco
O vidro antirisco, fabricado com carbono, possui uma camada de proteção capaz de evitar até dez vezes mais a ocorrência de riscos em superfície.
Essa característica faz do vidro antirrisco o mais indicado para tampos de mesa e aparadores.
Vidro blindado
O vidro blindado é o famoso “a prova de balas” e, por isso, um dos mais utilizados para segurança e proteção de indivíduos.
Esse tipo de vidro é muito comum em bancos, carros de segurança e outros locais onde o risco de crimes é grande.
O vidro blindado é fabricado a partir do vidro comum intercalado por diversas camadas de vidro laminado acrescido de polímeros e policarbonato.
Vidro aramado
Outra opção de vidro de segurança é o vidro aramado. Esse modelo de vidro traz um malha de aço quadriculada em seu interior, o que aumenta a resistência a impactos.
Pode ser usado na fabricação de guarda corpos em locais com alto fluxo de pessoas e como tela de proteção, uma vez que o material é translúcido.
3. Vidros decorativos
Vidro serigrafado
O vidro serigrafado é um tipo de vidro colorido obtido a partir do processo de têmpera. Durante a fabricação a massa vítrea recebe a aplicação de tinta esmalte e, ao final, o vidro ganha cor e resistência.
No entanto, assim como acontece com os vidros temperados, o vidro serigrafado deve ser feito sob medida, já que ele não pode receber modificações posteriores.
Vidro jateado
O vidro jateado é um dos tipos de vidros decorativos mais populares. Esse tipo de vidro, feito a partir do vidro comum ou temperado, recebe um jato de areia em alta pressão fazendo com que a superfície do vidro se torne opaca e fosca.
Essa característica torna o vidro jateado uma ótima opção para ambientes que exigem privacidade.
Vidro colorido
O vidro colorido nada mais é do que a aplicação de uma tinta especial para cobrir toda a superfície do vidro.
Esse tipo de vidro continua translúcido, mas ganha potencial decorativo. Após a aplicação da tinta, ele ainda pode passar pelo processo de têmpera para ficar mais resistente.
O vidro colorido pode ser usado para ornamentar fachadas de casas e prédios.
Vidro bisotado
O vidro bisotado é aquele que possui bordas chanfradas e trabalhadas. Altamente decorativo, ele costuma ser usado em tampos de mesa e espelhos.
Vidro canelado
O vidro canelado voltou com tudo para o design de interiores. Obtido por meio do processo de estilagem do vidro, o modelo canelado traz ondulações que garantem a privacidade dos ambientes, sem reduzir o nível de luminosidade.
Vidro fantasia
O vidro fantasia, conhecido também como vidro impresso, é um tipo de vidro que recebe em sua superfície diferentes padrões de desenho a partir da compressão de rolos metálicos a temperaturas acima de 900ºC.
Esse processo pode ser feito tanto em vidros comuns, quanto laminados e temperados.
Vidro fusing
O vidro fusing é obtido por meio de uma técnica artesanal de baixa temperatura, onde as chapas de vidro adquirem o molde desejado.
Vidro acidado
O vidro acidado é um tipo de vidro banhado a ácido. Semelhante ao vidro jateado, esse tipo de vidro permite a passagem da luz, mas conserva a privacidade.
O vidro acidado pode ser usado em portas, janelas e como divisória de ambientes.
Vidro espelho
Um dos tipos de vidros decorativos mais populares que existe, o espelho dispensa maiores comentários.
Seu uso é amplo e traz inúmeras vantagens ao ambiente, como a sensação de ampliação dos espaços, melhor propagação da luz natural e uma estética clean e moderna.
4. Vidros térmicos e com controle de luz
Vidro refletivo ou espelhado
O vidro refletivo é fabricado a partir do vidro comum, mas com a diferença de receber uma película metálica na superfície externa capaz de repelir os raios de sol, aumentando o conforto térmico interno, ao mesmo tempo em que permite a passagem da luz.
Vidro antirreflexo
O vidro antirreflexo inibe a formação de imagens em sua superfície, permitindo que o interior dos ambientes seja visualizado sem nenhuma interferência.
Esse tipo de vidro é muito comum em museus, galerias de arte e vitrines de loja.
Vidro duplo
O vidro duplo, chamado também de vidro sanduiche ou insulado, é feito a partir da combinação de dois vidros diferentes, como o temperado e o laminado, por exemplo.
A ideia aqui é aproveitar ao máximo a característica que cada um deles pode trazer. Mas, independente do tipo de vidro utilizado, o vidro duplo sempre oferece um ótimo bloqueio da radiação solar, sem prejuízo a luminosidade.
Vidro termocrômico
Por meio de um sensor eletrônico, o vidro termocrômico possui a capacidade de regular automaticamente a luminosidade para mais claro ou mais escuro, de acordo com a intensidade da luz e as preferencias pré-definidas.
Vidro vitrocerâmico
O vitro vitroceramico é aquele utilizado em eletrodomésticos, como cooktops, por exemplo.
Esse tipo de vidro passa por um processo semelhante a têmpera e com isso aumenta sua resistência térmica, além de apresentar baixa condutividade e dilatação térmica.
5. Vidros sustentáveis
Vidro autolimpante
Entre os vidros sustentáveis mais conhecidos está o autolimpante. Esse tipo de vidro possui uma camada de dióxido de titânio translúcida que em contato com os raios UV repele a poeira e resíduos que tendem a se acumular na superfície.
O uso do vidro autolimpante é mais indicado para fachadas de casas e prédios, uma vez que ele precisa ser instalado de modo vertical ou inclinado.
Vidro antipássaros
O vidro antipássaros é uma solução desenvolvida pela empresa Ornilux com objetivo de eliminar o risco dos pássaros colidirem contra a vidraça de prédios e casas.
Esse vidro conta com uma tecnologia especial que estampa desenhos perceptíveis somente aos pássaros. Assim, ao visualizarem o vidro desenhado, os pássaros mudam a rota de voo e evitam o choque.
Os humanos, por sua vez, enxergam apenas um vidro translúcido comum.
Vidro fotovoltaico
O vidro fotovoltaico é uma daquelas soluções super tecnológicas e altamente sustentáveis.
A proposta desse tipo de vidro é captar a luz solar por meio de uma película fotovoltaica e a partir daí gerar energia elétrica.
Tipos de vidro para porta e janelas
Os vidros de segurança são os mais indicados para portas, incluindo as de box, e janelas. Eles podem ser do tipo laminado ou temperado.
Eles são mais resistentes a impactos e podem trazer películas de proteção solar para aumentar o conforto térmico da residência.
E, então, qual desses tipos de vidro é o melhor para seu projeto?