Nenhuma cor do ano supera a versatilidade dos tons de bege. Eles são blindados à prova de erros e sempre trazem um toque aconchegante para o decor.
Os tons de bege ainda trazem a vantagem de se harmonizarem com qualquer estilo decorativo, do rústico ao clássico, passando ainda pelo estilo moderno.
E sabe por quê? Os tons de bege são muito presentes na natureza, fazendo com que nosso cérebro se acalme e relaxe na presença deles.
Ou seja, não tem porque deixar de usar essa paleta de tons, mesmo que todo mundo ande dizendo por aí que o bege morreu. Esquece essa história e vem conferir como usar os tons de bege na decoração.
Quais são os tons de bege?
O bege é uma cor que integra a paleta dos marrons. Considerada uma cor quente, mas ainda assim neutra, o bege pode assumir tonalidades mais claras ou mais escuras.
No primeiro caso os tons chegam muito perto do off White, um quase branco, com fundo levemente amarelado, como o areia, por exemplo.
Na outra ponta da paleta estão os tons de bege escuros, aqueles que chegam muito perto do marrom puro, como o café e chocolate.
Outra diferença entre os tons de bege está na pigmentação de fundo. Algumas tonalidades, como mencionamos anteriormente, são mais amareladas, enquanto outras são levemente acinzentadas, conferindo um ar mais frio, moderno e elegante para as propostas de decoração.
Tons de bege na decoração: 5 dicas para aproveitar essa cor neutra
Defina o estilo do decor
Um dos primeiros cuidados que você precisa ter para usar os tons de bege na decoração é definir com clareza o estilo decorativo.
Esse passo ajuda a trazer os melhores elementos para compor o ambiente de acordo com a mensagem que se deseja passar.
Isso porque os tons de bege podem assumir características distintas quando são usadas em superfícies rústicas ou modernas.
No caso de decorações modernas, por exemplo, os tons de bege podem ser incorporados em superfícies polidas, como piso porcelanato e mármore, metais e em combinação com materiais nobres, como vidro e madeira.
Para ambientes rústicos, os tons de bege ficam muito bem colocados em superfícies brutas e sem acabamento, como a palha, o sisal, pedras naturais, como a São Tomé, e tecidos crus, como algodão e linho.
Por isso, quando você define o estilo de decoração, fica muito mais fácil e assertivo decidir quais elementos irão entrar na composição
Equilibre o uso dos tons
O que pode fazer muita gente torcer o nariz para os tons de bege é a monotonia e o tradicionalismo exagerado que a cor pode trazer para a decoração.
Mas isso só acontece quando a decoração explora apenas um tom de bege e se esquece de combiná-lo com outras cores ou outras tonalidades. Aí não tem jeito: o décor fica sem graça mesmo.
Portanto, ao escolher usar os tons de bege na decoração crie uma paleta de cores interessante que seja capaz de dialogar com a estética decorativa do seu ambiente.
A seguir vamos te dar dicas de quais cores combinam com bege para você se inspirar na hora de montar o seu próprio esquema de cores.
Explore texturas e materiais naturais
O bege é uma cor presente em diversos elementos naturais, por isso mesmo essa cor é tão agradável ao olhar. Ela relaxa a mente e nos conecta com a natureza.
Olhe em volta e perceba. O bege está na areia da praia, no tronco das árvores, na palha, no bambu e nas folhas das árvores quando chega o outono.
Por isso é sempre muito legal (e recomendado) usar tons de bege em ambientes feitos para relaxar, como quartos, salas, varandas e até mesmo o banheiro.
Seguindo essa linha, você pode optar por trazer os tons de bege para a decoração por meio de diferentes elementos naturais, independente do estilo que pretende criar.
Para uma decoração clássica, você pode escolher usar um mármore com fundo bege, como o travertino, por exemplo, além de lindas cortinas em linho puro.
Já para os mais modernos, a dica é explorar os tons de bege usando madeira clara, como pinus e eucalipto, para formar painéis e revestimentos de parede, por exemplo.
Os que amam o decor rústico têm infinitas possibilidades, desde o uso de objetos em palha e vime até algodão cru, o sisal, o bambu e as pedras brutas.
No entanto, mesmo que você deseje criar uma decoração clássica, é possível utilizar elementos rústicos e naturais para formar contraste e trazer personalidade aos ambientes.
Coringa em ambientes pequenos
Os tons de bege ainda são uma mão na roda para quem tem ambientes pequenos é precisa lançar mão de truques decorativos que favoreçam a sensação de amplitude.
Ao optar por tons de bege claro a impressão que se cria é que os espaços são maiores do que realmente são, justamente porque cores claras dissipam melhor a luz.
Inclusive, os tons de bege são uma ótima opção para sair do clássico branco e decorar a casa usando cor, mas sem excessos.
Grandes superfícies
O bege pode ainda ser muito bem aproveitado em grandes superfícies de uma maneira simples e bem fácil.
Isso porque a cor é muito bem aceita pelos fabricantes de móveis e estofados, então você não vai encontrar dificuldade nenhuma em achar um guarda roupa ou um sofá nessas tonalidades.
Essa facilidade de encontrar inúmeros produtos em tons de bege ainda te ajuda a economizar, já que elimina a necessidade de comprar itens sob medida ou personalizados apenas por causa da cor.
Além de móveis e estofados, os tons de bege ainda podem ser facilmente encontrados em tapetes, cortinas e, é claro, tintas para parede.
Quais cores combinam com bege?
Os tons de bege tem a fama de serem vistos por aí como neutros, ou seja, isso quer dizer que eles, tecnicamente, combinam com qualquer cor, assim como o branco, certo?
Mas será que é assim mesmo? Basta colocar o bege e uma cor qualquer que tudo se ajeita?
Para conquistar aquele decor dos sonhos é importante antes se atentar para alguns detalhes. A gente te conta a seguir:
Tons de bege e tons neutros
Os tons de bege (claros e escuros) podem ser combinados livremente com qualquer cor neutra, como é caso do branco, preto e cinza.
Mas o resultado final muda entre cada combinação de cores. Os tons de bege com branco, por exemplo, revelam uma decoração clássica, suave e a prova de qualquer erro. Perfeitinha para todos os ambientes da casa.
Já quem deseja conquistar um ambiente moderno, mas ao mesmo tempo aconchegante, pode investir sem medo nos tons de bege com cinza.
Quer adicionar um toque de sofisticação, modernidade e ousadia? Então combine os tons de bege com preto. Você tira a sobriedade e a monotonia de cena rapidinho.
Tons de bege com tons terrosos
Os tons de bege ficam muito bonitos ao lado dos tons terrosos, isso porque o próprio tom de bege é considerado um tom terroso, por sua conexão com a natureza.
Nesse caso, vale investir em tonalidades como o mostarda, caramelo, vermelho queimado, laranja damasco e rosa queimado, por exemplo.
Apesar de serem tons normalmente utilizados em propostas mais rústicas, essa paleta de cores é uma saída muito interessante para decorações contemporâneas que desejam trazer calor e aconchego usando tonalidades simples e bonitas.
Nesse caso, experimente combinar os tons de bege e os terrosos com móveis e objetos de formas orgânicas. É um sucesso.
Tons de bege com verde
Tons de verde com bege é uma combinação incrível, principalmente se você deseja criar a sensação de estar mais perto da natureza.
Essas duas cores fazem uma relação direta com o meio externo, trazendo muito conforto, relaxamento e paz.
Inclusive, você pode adicionar os tons de verde por meio de plantas, o que deixa tudo ainda mais interessante.
Fotos e ideias de tons de bege na decoração
Confira agora 55 projetos que apostaram nos tons de bege como a paleta principal e inspire-se:
Imagem 1 – Tons de bege na decoração da sala moderna: do mais claro ao mais escuro.
Imagem 2 – Para aquecer o home office: tons de bege na parede.
Imagem 3 – O papel de parede que imita textura natural tem tudo a ver com o tom de bege claro.
Imagem 4 – Aqui, a dica é combinar os tons de bege com amarelo
Imagem 5 – A parede texturizada traz conforto e aconchego para a sala moderna.
Imagem 6 – De paredes brancas, o quarto trouxe os tons de bege para compor a roupa de cama.
Imagem 7 – Nessa sala de jantar, os tons de bege se misturam com outros tons terrosos.
Imagem 8 – Mas se é um ambiente moderno que você deseja, então use os tons de bege com cinza.
Imagem 9 – Explore elementos naturais para trazer os tons de bege para o décor.
Imagem 10 – Uma sala moderna e minimalista decorada com tons de bege: não tem como dar errado.
Imagem 11 – O bege acinzentado é ótimo para compor ambientes modernos.
Imagem 12 – Tons de bege e branco se revezam na decoração da sala de estar.
Imagem 13 – E que tal uma cozinha bege com estilo minimalista?
Imagem 14 – Os tons de bege também ficam ótimos no quarto infantil.
Imagem 15 – Para sair do comum, um sofá azul no meio da decoração em tons de bege.
Imagem 16 – Cansou de paredes brancas? Use bege!
Imagem 17 – E o que acha de um quarto planejado em tons de bege bem clarinho?
Imagem 18 – Os tons de bege são tão versáteis que podem ser usados em diferentes superfícies.
Imagem 19 – Um hall de entrada simples e elegante com tons de bege na parede.
Imagem 20 – Já aqui, a dica é investir no mármore para trazer os tons de bege e depois fazer contraste com os detalhes em preto.
Imagem 21 – Nesse ambiente integrado, os tons de bege garantem uniformidade para o projeto.
Imagem 22 – Móveis bege são fáceis de achar, garantindo economia na decoração.
Imagem 23 – Para essa cozinha foram usados partes de armário em bege sólido e partes em madeira natural.
Imagem 24 – Tons de bege na cozinha indo do mais amarelado até o acinzentado passando pelo esverdeado.
Imagem 25 – Uma sala rústica e moderna ao mesmo tempo: use os elementos certos para criar esse efeito.
Imagem 26 – O bege é uma cor clássica em quartos de bebê.
Imagem 27 – Nesse banheiro moderno, os tons de bege se combinam com azul e laranja.
Imagem 28 – Cores aconchegantes para um quarto acolhedor.
Imagem 29 – E o que acha de uma boiserie bege?
Imagem 30 – Bege na cerâmica, na madeira, na parede e no piso.
Imagem 31 – Já nesse quarto infantil, o bege quente, bem amarelado, é o destaque do projeto.
Imagem 32 – Quem disse que cozinha tem que ser sempre branca? Essa aqui trouxe armários bege.
Imagem 33 – Sala moderna com tons de bege na parede e no sofá.
Imagem 34 – Texturas aconchegantes reforçam o lado acolhedor dos tons de bege.
Imagem 35 – Tem medo de errar na mão? Aposte no bege e branco.
Imagem 36 – Tecidos naturais são ótimos para trazer os tons de bege para o décor.
Imagem 37 – Confortável, relaxante e moderna.
Imagem 38 – A dica aqui é usar pastilhas bege para o banheiro.
Imagem 39 – Faça um mix entre tons de bege e tons terrosos para conquistar uma sala pra lá de confortável.
Imagem 40 – Entre o bege e o branco desse quarto tem o caramelo pra fazer contraste.
Imagem 41 – Madeira e mármore em destaque nessa sala de decoração bege
Imagem 42 – Toques pontuais de cor para realçar o fundo bege.
Imagem 43 – O marrom do sofá valoriza os tons mais claros de bege.
Imagem 44 – Nem só de pintura vive uma parede bege. Use papel de parede também.
Imagem 45 – Já aqui, o toque de sofisticação fica garantido com os detalhes em preto.
Imagem 46 – Banheiro simples, moderno e elegante em tons de bege.
Imagem 47 – Rústica na medida!
Imagem 48 – Clareza e amplitude na decoração com tons de bege
Imagem 49 – Os tons de bege claro tiram a cozinha do branco óbvio.
Imagem 50 – Olha como fica linda a composição entre bege e verde.
Imagem 51 – E o que acha dessa sala decorada em tons de bege e branco? Elegante e moderna.
Imagem 52 – A palhinha é naturalmente bege e super charmosa.
Imagem 53 – Um piso mais escuro para facilitar a limpeza.
Imagem 54 – Simples, moderna e bem resolvida!
Imagem 55 – Além das cores, invista também em texturas
Imagem 1 –