Quando pensamos em tons suaves e delicados, o lilás logo vem a mente como uma das opções mais encantadoras. Com sua delicadeza e elegância, essa cor traz uma sensação de calma e tranquilidade aos ambientes.
E não se engane achando que a cor é apenas para quartos infantis. Pelo contrário. Quando bem combinado, o lilás se torna uma opção para diversos ambientes, incluindo sala, cozinha e home office.
Acompanhe a gente neste post e descubra mais sobre os tons de lilás e como usá-los na decoração.
Lilás: uma cor espiritual, criativa e intuitiva
O lilás é uma cor que carrega consigo uma série de características muito interessantes.
Para começar é bom saber que a cor é uma mistura entre o azul e o vermelho, ou seja, ela pode ser tanto mais fria e intimista, quanto mais quente e expressiva.
Na psicologia das cores, o lilás é visto como uma cor comumente associada à espiritualidade, à intuição e à criatividade. Sua presença nos ambientes promove uma sensação de relaxamento e bem-estar. A cor também está muito ligada a espaços zen, como cantinhos de meditação. Não é a toa que o lilás sempre marca presença em decorações com estética hippie. Os tie dye estão aí para provar.
Além disso, o lilás possui uma história curiosa. A palavra “lilás” tem origem no termo francês “lilás”, que significa “azeitona” em referência à cor das flores dessa planta. Foi no século XIX que a cor lilás ganhou destaque e se tornou popular na moda e na decoração.
Quais são os tons de lilás?
Sabia que existem diversos tons de lilás? Alguns mais clarinhos e bem suaves, outros mais fechados e quentes. A seguir trouxemos alguns dos mais populares para você conhecer.
Lavanda
Um tom claro e suave de lilás que faz referência as flores de mesmo nome. É uma opção muito popular para trazer leveza e romantismo aos ambientes, além, é claro, de estar sempre presente nas decorações de estilo provençal.
Violeta
Aqui, o tom de lilás é mais intenso e profundo, bem próximo ao roxo. Esse tom transmite sofisticação e mistério, sendo ideal para criar pontos de destaque na decoração.
Orquídea
Um lilás vibrante, que combina o rosa com o violeta. Essa tonalidade traz energia e alegria aos espaços, uma opção perfeita para ambientes mais descontraídos.
Ametista
Outra referência à natureza é o tom de lilás ametista que, como você já deve imaginar, se relaciona com a pedra de mesmo nome. O lilás ametista é mais escuro e intenso, o que o torna uma linda opção para quem deseja transmitir a sensação de luxo e elegância aos ambientes.
Quais cores combinam com lilás na decoração?
O lilás é uma cor versátil, que pode ser combinada de diversas formas para criar diferentes estilos na decoração. Confira as dicas a seguir:
Branco
A combinação entre lilás e branco traz um ar de delicadeza e suavidade aos ambientes. É uma escolha clássica e elegante, ideal para espaços mais românticos e femininos, além de muito apreciada em quartos infantis. No entanto, é possível transformar esse duo em algo mais moderno. Nesse caso, opte por móveis de design minimalista e combine outra cor neutra na paleta, como o cinza ou o amadeirado.
Cinza
O cinza é uma cor neutra, vinda da mistura entre branco e preto, que se harmoniza muito bem com o lilás. A dupla consegue criar ambientes modernos e sofisticados, com um toque de serenidade. A paleta fica linda em quartos de casal, salas de estar e até mesmo na cozinha ou no banheiro.
Verde
Para quem está em busca de uma composição mais criativa e original pode apostar na dupla verde e lilás. As duas cores juntas promovem ambientes com toque de frescor e vitalidade. É uma combinação perfeita para ambientes naturais e inspirados na natureza.
Rosa
A cor rosa pode ser considerada análoga ao lilás, já que ambas derivam da mesma matriz cromática: o vermelho. Por isso, juntas, elas formam uma dupla romântica, doce e muito feminina. Quartos em geral combinam muito bem com essa paleta.
Vermelho
Quer trazer um pouco mais de originalidade para os ambientes? Então aposte no vermelho para combinar com o lilás, afinal, são duas cores que estão intimamente relacionadas. O duo é forte, intenso e de muita personalidade, ideal para espaços maximalistas e contemporâneos.
Azul
O azul, assim como o vermelho, está na base da formação do lilás. Por isso, elas também se combinam muito bem. A diferença é que o contraste entre ambas é mais sutil, favorecendo ambientes onde a intenção é relaxar e descansar.
Roxo
A dica agora é criar um tom sobre tom, indo do lilás para o roxo. Ou seja, você começa com uma tonalidade bem clarinha, como o lavanda até chegar no roxo mais intenso, como o púrpura. Os ambientes com essa paleta ganham em personalidade e originalidade.
Amarelo
Vibrante e ousado, os tons de lilás com amarelo são perfeitos para criar ambientes que saem do comum. Salas de estar e de jantar, por exemplo, abraçam muito bem essa paleta. Isso sem falar que o duo também casa com decorações de estilo rústico.
Preto
Mas se a intenção é trazer sofisticação, elegância e um certo ar de empoderamento e luxo para os ambientes, então fique com a dupla lilás e preto. Enquanto o lilás confere elegância e discrição aos espaços, o preto vem para trazer glamour e ousadia. Uma combinação perfeita para ambientes sociais ou mesmo para um quarto de casal moderno.
Como usar os tons de lilás na decoração?
Não sabe muito bem como inserir os tons de lilás no décor? A gente te ajuda com algumas ideias, anota aí:
Parede lilás
Pintar uma parede com um tom de lilás pode ser uma maneira impactante de adicionar cor e personalidade ao ambiente. Escolha um tom que se harmonize com os móveis e acessórios já existentes no espaço.
Móveis e estofados
Utilizar móveis ou estofados em tons de lilás é uma opção elegante que ajuda a criar pontos de destaque na decoração. Usado dessa forma, o lilás traz sofisticação e delicadeza ao ambiente.
Acessórios decorativos
Utilize pequenos objetos decorativos, como almofadas, cortinas, tapetes e vasos, em tons de lilás para adicionar toques de cor aos espaços. Esses detalhes sutis podem transformar completamente a atmosfera de um cômodo.
Combinação com texturas e estampas
O lilás pode ser combinado com diferentes texturas e estampas para criar uma decoração única. Experimente utilizar tecidos florais, listras ou estampas geométricas em tons de lilás para adicionar modernidade ao ambiente.
50 ideias incríveis de ambientes com tons de lilás
Confira agora 50 ideias de projetos que apostaram nos tons de lilás e arrasaram!
Imagem 1 – Tons de lilás na parede: um jeito fácil de usar a cor e renovar o décor gastando pouco.
Imagem 2 – Um banheiro que inspira tranquilidade e aconchego com os tons de lilás na parede e no piso.
Imagem 3 – Para arrematar o décor clássico e elegante, um sofá lilás.
Imagem 4 – E o que acha de eleger o lilás como a cor da roupa de cama? Repare ainda que o tom fica lindo no estilo boho.
Imagem 5 – Os quartos infantis são campeões de preferência quando o assunto são os tons de lilás.
Imagem 6 – Quer um pouco mais de ousadia? Então combine o lilás com vermelho.
Imagem 7 – E o que acha de uma ilha de cozinha lilás? Nada convencional, mas super elegante.
Imagem 8 – Hora de fugir do óbvio! O banheiro todo em lilás quebra qualquer padrão.
Imagem 9 – Para relaxar aposte nos tons de lilás para a decoração do quarto.
Imagem 10 – Os mais modernos vão se encantar com essa cozinha decorada em lilás e cinza.
Imagem 11 – Um calorzinho aconchegante nesse décor que mistura tons de lilás com madeira.
Imagem 12 – Já a sofisticação fica garantida com o duo lilás e preto.
Imagem 13 – Além das cores, explore também texturas e objetos com design diferenciado e moderno.
Imagem 14 – Aqui, o lilás bem clarinho aparece como pano de fundo para destacar os tons mais intensos de cinza e preto.
Imagem 15 – Nessa cozinha, o tom de lilás acinzentado garantiu o toque de modernidade do ambiente.
Imagem 16 – Super feminino, esse home office se destaca pela composição entre o branco e o lilás. As pinceladas em preto não deixam o ambiente infantil.
Imagem 17 – Você também precisa ter um “portal” desses na sua cozinha!
Imagem 18 – O quarto de casal elegante escolheu o tom de lilás na companhia do cinza.
Imagem 19 – Já aqui, os tons de lilás aparecem em contraste na parede e no tapete.
Imagem 20 – O lilás é a cara de decorações com a pegada hippie dos anos 70.
Imagem 21 – E o que acha de um revestimento para cozinha em tons de lilás?
Imagem 22 – Nessa outra cozinha, o lilás aparece nos armários de estilo clássico relembrando a estética provençal.
Imagem 23 – O corredor de paredes rosas ganhou destaque com a porta lilás.
Imagem 24 – Bem clarinho, esse tom de lilás traz modernidade e elegância para sala.
Imagem 25 – A dica nesse quarto é usar o lilás como ponto focal nos detalhes.
Imagem 26 – Já viu cadeiras mais fofas do que essas em lilás?
Imagem 27 – A madeira é um ótimo material para combinar com o lilás. Fica aconchegante e confortável.
Imagem 28 – Nessa cozinha rústica de tons terrosos, o lilás aparece como um complemento original.
Imagem 29 – Um típico quarto infanto juvenil, mas com cores que fogem do padrão.
Imagem 30 – Visto de outro ângulo, o mesmo quarto revela tons de cinza que modernizam os armários em lilás.
Imagem 31 – Quer uma decoração conceitual? Inspire-se nessa aqui.
Imagem 32 – Tons de lilás se harmonizam muito bem com tons pastéis.
Imagem 33 – Simples, mas nada básico.
Imagem 34 – Quer adicionar romance e feminilidade ao ambiente? Use o lilás.
Imagem 35 – Mas se preferir algo com alma retrô, saiba que o lilás também funciona muito bem.
Imagem 36 – Nada como usar tons de lilás na parede para criar um ambiente de personalidade.
Imagem 37 – Olha o charme dessa banheira lilás!
Imagem 38 – No banheiro, o lilás combinando com o preto fica ousado e moderno.
Imagem 39 – E para valorizar o pé direito da sala, um papel de parede com diversos tons de lilás.
Imagem 40 – Nessa sala, os tons de lilás na parede contrastam com o azul vivo do sofá e se relacionam também com os detalhes do décor.
Imagem 41 – Um quarto boho para chamar de seu! O lado místico e esotérico fica por conta do lilás.
Imagem 42 – Repare nessa composição interessante: parede em tons de lilás e mobília de inox.
Imagem 43 – O glamour tem a cara dos tons de lilás e roxo.
Imagem 44 – Para uma princesinha, o quarto foi pintado de lilás e azul claro.
Imagem 45 – Lilás aos fundos e rosa na frente. A percepção do uso das cores não precisa ser óbvia.
Imagem 46 – Para trazer força, presença e glamour!
Imagem 47 – Moderno, sofisticado e original.
Imagem 48 – Já pensou em levar cadeiras lilás para a área gourmet? Fica a dica!
Imagem 49 – Pura calma e suavidade nesse quarto em tons de lilás e verde pastel.
Imagem 50 – Espaços comerciais podem apostar nos tons de lilás para criar ambientes conceituais e que revelam o próposito da marca.