Os tons de rosa podem ser amados ou odiados, mas não há como negar que ele muda o astral de um ambiente. Dos tons mais escuros e chamativos aos mais claros e delicados, eles são muitas vezes considerados como cores do romantismo, juventude e, de acordo com a psicologia das cores, do carinho, proteção e sensibilidade. Isso, é claro, tem tudo a ver com o principal item da natureza onde encontramos essa cor: as flores!
É por isso que nesse post vamos mostrar um pouquinho dos novos tons e usos super estilosos e criativos dessa cor nos ambientes para você se inspirar e aplicar na sua casa!
50 tons de rosa: tendências do momento na decoração
Embora seja tradicionalmente associado às meninas, o uso da cor e dos tons de rosa estão passando por transformações e sendo inseridos de forma que se tornem mais neutras ou “genderless”. Dessa forma, o rosa passa a fazer parte de toda a decoração da casa, do quarto à sala de estar, cozinha e banheiro, numa decoração que pode ser tanto mais clássica como mais contemporânea; séria ou descontraída.
Desde que a Pantone, principal referência em padronização e catalogação de cores para a indústria, elegeu a cor “Rose Quartz” como a cor do ano de 2016, o rosa voltou a ser uma grande tendência na moda e na decoração de interiores.
Desde então, os tons de rosa mais claros, próximos ao rosa bebê e ao rosa antigo, voltaram com tudo ao mercado, com novos tons, misturas e estilos.
Próximo ao Rose Quartz, um tom que chamou muita a atenção pela inserção em ambientes contemporâneos públicos e privados é o Rosa Millennial, também chamado de Tumblr Pink ou Scandinavian Pink. Essa é com certeza uma cor que não vai sair da moda tão cedo! Num tom super claro, a nova abordagem é usá-la como uma cor base juntamente com o branco (ou substituindo ele) para combinações com preto, cinza e marrom.
Quais são os tons de rosa?
- Rosa choque ou pink: destacando-se pela sua audácia, o rosa choque é um tom vibrante, quase neon, que convida a uma expressão ousada e criativa na decoração. Ele é capaz de injetar vivacidade e energia ao espaço e pode ser usado em peças de destaque como um sofá ou em outros detalhes que incrementam um ambiente mais neutro.
- Rosa quartzo: esse é um tom de rosa sutil e delicado, com nome inspirado na pedra preciosa. Com o seu tom calmante e tranquilizador, o rosa quartzo é capaz de infundir um toque de delicadeza em qualquer espaço. Para criar um ambiente relaxante e sereno, é possível combiná-lo com o cinza ou o branco, uma opção perfeita para salas de estar e quartos.
- Rose gold: com esta cor você poderá criar um efeito metálico cintilante. O rosa dourado ,ou rose gold, é um tom luxuoso que combina cobre e rosa, sendo um sinônimo de sofisticação e elegância, muito popular em detalhes e acessórios decorativos. O rose gold também complementa muito bem uma grande variedade de cores, desde os tons mais neutros até os tons mais intensos.
- Rosa fúcsia: o rosa fúcsia irradia uma sensação de exuberância com toda a sua profundidade. Este tom de rosa pode acrescentar uma dose de diversão e glamour em qualquer ambiente. No entanto, ele pode ser um pouco demais para uma sala inteira, em pequenas doses, como obras de arte, flores, almofadas, o fúcsia pode garantir um impacto visual interessante.
- Rosa bebê: este tom remete a inocência e a doçura com seu toque sonhador e suave. O rosa bebê é ideal para criar um ambiente aconchegante e tranquilo, especialmente em quartos infantis. Mas engana-se quem pensa que o rosa bebê é apenas para os pequenos: se ele for combinado com materiais luxuosos e tons mais escuros, ele pode adicionar um toque de sofisticação na decoração.
Galeria: 60 fotos de ambientes em tons de rosa
Imagem 1 – Quarto minimalista rosado: tom de rosa pastel como a principal cor da decoração do painel da parede, roupa de cama e até a cadeira-criado.
Imagem 2 – Misture tons de rosa e outros tons tropicais para uma sala mais fresca e descontraída: rosa-chiclete, coral, rosa pastel e os tons de bege dão mais dinâmica e profundidade para a decoração.
Imagem 3 – Uma mistura de rosa e vinho: um tom mais profundo e claro como a cor principal do ambiente sofisticado e sério.
Imagem 4 – Pink na cozinha sim: os tons mais vibrantes e inusitados para a cozinha dão ao ambiente um tom mais divertido e até aquela carinha de casa da Barbie.
Imagem 5 – O mais clarinho dos rosas para o escritório: uma boa alternativa para quem quer colocar mais cor dentro do ambiente sem destoar muito da base branca.
Imagem 6 – Banheiro rosa: inspirados nos banheiros antigos da década de 40 que poderiam ser feitos com louças coloridas, esta nova versão traz um toque contemporâneo e super estiloso.
Imagem 7 – Quarto baseado na cor rosa, seus diversos tons e uma contraposição com o azul: apesar de não ser a cor oposta-complementar, a mistura de rosa e azul criam uma composição entre quente e frio incrível!
Imagem 8 – Sala em tons de rosa: para decorar com essa cor, pense nos diversos tons que podem ser utilizados no mesmo ambiente e nos padrões que você pode utilizá-los para a sua composição não ficar tão pesada.
Imagem 9 – Mais um ambiente com cara minimal: sala de estar meio a meio em rosa millennial e branco.
Imagem 10 – Móveis brancos para se contrapor a parede chamativa: papel de parede com maxi-flores em tons de rosa, vermelho, verde e amarelo.
Imagem 11 – Rosinha quase amarronzado: uma cor mais “crua” pode ser o ideal para ambientes mais neutros e calmos, como o quarto do bebê.
Imagem 12 – Mais uma alternativa para banheiro rosa: num clima mais retrô, você também pode pensar em utilizar somente o revestimento de parede num tom de rosa antigo.
Imagem 13 – Perfeito para dar mais personalidade e chamar a luz para o ambiente: aposte num tom de rosa mais claro para garantir uma boa distribuição da iluminação para o espaço.
Imagem 14 – Cozinha industrial em tons de rosa choque: para quem tem as paredes sem azulejos, vale escolher uma tinta bem potente para dar personalidade para a cozinha!
Imagem 15 – Degradê de rosa num ambiente branco e cinza: para dar aquele ar de elegância e feminilidade para o ambiente ao mesmo tempo, a combinação de tons de rosa mais sutis com cinza ou prateado é perfeita.
Imagem 16 – Outra opção de um tom de rosa mais amarronzado: combinação perfeita com móveis de madeira para uma unidade de cor na decoração.
Imagem 17 – Parede única em pink para o quarto: para levantar o astral do ambiente, uma cor bem forte e chamativa.
Imagem 18 – Rosa da parede até o piano numa área de música: o tom fosco de rosa puxado para o roxo na parede cria um quadro ótimo para escrever com giz e conservar a delicadeza do espaço.
Imagem 19 – Outro exemplo de combinação de rosa e cinza: papel de parede em tons claros e escuros das duas cores trazem um estilo contemporâneo e um toque de tranquilidade para o quarto do bebê.
Imagem 20 – Você pode usar o tom de rosa mais claro para fazer a decoração do banheiro combinando com os detalhes na cor preta.
Imagem 21 – Você pode brincar com as cores e elementos na hora de fazer a decoração da sala.
Imagem 22 – Que tal fazer um escritório usando os tons de rosa? Destaque para a cadeira de escritório rosa.
Imagem 23 – O tom rosa pode ser o escolhido também para decorar ambientes diferenciados da casa.
Imagem 24 – O que acha de fazer uma combinação com o tom de rosa escuro e a cor preta? O resultado é um ambiente moderno e sofisticado.
Imagem 25 – Você quer investir em cores mais fortes na hora de decorar o quarto? Use tons de rosa escuro em apenas uma parede.
Imagem 26 – Acompanhe apenas o reflexo do tom rosa usado no banheiro.
Imagem 27 – O tom rosé é uma ótima opção para usar em objetos decorativos que destacam o ambiente.
Imagem 28 – Na hora de decorar um ambiente com tons de rosa, procure fazer combinações com outros tons como o dourado, por exemplo.
Imagem 29 – Se você deseja seguir um estilo mais rústico, mas sem perder a suavidade, aposte em móveis de madeira e alguns detalhes nos tons de rosa.
Imagem 30 – Esse tom de rosa deixa o ambiente com um estilo de casinha de boneca: delicado, suave e feminino.
Imagem 31 – Revestimento tipo mosaico para o banheiro: tons de rosa e um efeito madrepérola trazem mais sofisticação para esse ambiente.
Imagem 32 – Rosa millennial ou rosa tumblr até para ambientes de trabalho: estímulo de criatividade dessa cor que é tendência.
Imagem 33 – Cozinha com um toque pink: ambiente predominantemente branco com bancada feita com uma composição de pedra natural e resina colorida.
Imagem 34 – Combinação tendência: tom de rosa millennial e cobre que transforma qualquer ambiente num estilo Pinterest
Imagem 35 – Sala de estar em rosa e gelo: tons off-white para um ambiente calmo e relaxante.
Imagem 36 – Rosa-quase-vermelho para dar mais personalidade para o seu ambiente: tons mais fortes e escuros valorizam muito ambientes com pé direito alto.
Imagem 37 – Degradê em tons de rosa claro: conjunto de prateleiras formando um círculo na parede e um degradê de cor na pintura em rosa.
Imagem 38 – Rosa também no fundo do papel de parede: seja um ambiente liso, com padrão ou estampa, o rosa pode ser utilizado para dar um toque a mais para a sua decoração.
Imagem 39 – Banheiro com pastilha de vidro em tons de rosa em todas as paredes: outra forma de decorar seu banheiro com essa cor.
Imagem 40 – Tom de rosa claro mais puxado para o pêssego para um quarto clássico de princesa: esse tom funciona muito bem como uma cor neutra, já que possui pouca pigmentação.
Imagem 41 – Pink também para a parede da área de serviço: azulejos, papéis de parede e até adesivos para a parede já estão disponíveis em diferentes cores.
Imagem 42 – Revestimento para as paredes da cozinha em um tom rosa cru: combinação perfeita com branco, preto e inox dos eletrodomésticos e móveis da cozinha.
Imagem 43 – Papel de parede com padrão ornamentado clássico: tons de rosa dão mais charme para o fundo da parede em destaque.
Imagem 44 – Fundo pink para uma decoração verde: mistura de duas cores que sempre fazem sucesso.
Imagem 45 – Tons de rosa do mais alaranjado até o mais arroxeado: há uma cartela extensa para ser experimentada e utilizada na sua decoração.
Imagem 46 – Sala rosa: misture tons da sua cor favorita e das cores mais próximas a ela para criar uma unidade.
Imagem 47 – Rosa off-white e verde para o papel de parede florido do quarto do bebê.
Imagem 48 – Cantinho num estilo pop para as meninas: mistura de padrões e ícones da cultura pop em tons de rosa.
Imagem 49 – Azulejos quadrados em tons de rosa em outro exemplo de banheiro cheio de estilo.
Imagem 50 – Rosa antigo para as paredes e até a porta: ambiente com unidade de cor e estilo.
Imagem 51 – Diferentes tons de rosa para o quarto infantil: toques de delicadeza em detalhes super fofos.
Imagem 52 – Cozinha pink: armários planejados com revestimento esmaltado
Imagem 53 – Tons de rosa claro combinados com marfim e dourado: um estilo super sofisticado para o seu ambiente.
Imagem 54 – Quarto com mobiliário mais clássico ressignificado em cores tendência: rosa, vermelho e azul em todos os elementos.
Imagem 55 – Rosa, amarelo, azul e verde: explore os diferentes tons dessas cores para criar um ambiente super divertido e criativo (até para o trabalho!).
Imagem 56 – Rosa até para ambientes contemporâneos mais sérios e sofisticados.
Imagem 57 – Banheiro rosa que reflete em todos os cantos: escolhendo somente um item ou em todo o banheiro, o rosa funciona muito bem até nos estilos mais contemporâneos.
Imagem 58 – Combinação do papel de parede até a cama: quarto coerente em tons de rosa no quarto.
Imagem 59 – Decore todos os cantos com um toque de rosa: uma decoração contemporânea com personalidade vai desde a pintura da parede à escolha dos móveis e dos itens decorativos.
Imagem 60 – Cozinha planejada contemporânea: você já pode escolher diversas cores e padrões para revestir seus armários de MDF.
Imagem 61 – Papel de parede com padrão diferente e em rosa antigo: um tom claro e super fácil de ser combinado.
Imagem 62 – Para um quarto super jovem e delicado, tons claros e escuros de rosa em contraste com o branco ou outro tom neutro e claro.
Imagem 63 – Destaque seu banheiro com pastilha de vidro em tons de rosa, vermelho e preto.
Imagem 64 – Papel de parede pink num ambiente com mix de decoração contemporânea e clássica.
Imagem 65 – Além das paredes, armários também podem ser renovados com esses tons contemporâneos de rosa, ganhando uma personalidade nova.
Imagem 66 – Rosa Neon como a cor de destaque na parede de um quarto super pop e contemporâneo.
Imagem 67 – Rosa Tumblr também como uma cor perfeita para manter o clima tranquilo, delicado e super fofo para um quarto infantil
Imagem 68 – Armários planejados e cheios de design e tendência: degradê de rosa na porta esmaltada dos armários da cozinha.
Imagem 69 – Rosinha combinado com outras candy colors: paleta perfeita para um quarto ou cantinho infantil de estudos ou brincadeiras.
Imagem 70 – Rosa Millennial para os azulejos de um banheiro com detalhes em branco e preto.
Imagem 71 – Tom de rosa escuro para a parede do quarto: um fundo cheio de personalidade para um quarto mais minimalista.
Imagem 72 – Que tal apostar em sofás nos tons rosa e azul combinando com almofadas na mesma linha para fazer a decoração da sala?
Imagem 73 – Invista em tons de rosa para parede, especialmente, nos quartos de jovens e casais.
Imagem 74 – Olha que teto mais original e colorido. Para complementar a decoração, coloque uma poltrona no tom rosa.
Imagem 75 – Meninas adoram a cor rosa. Portanto, não pense duas vezes em fazer uma decoração no quarto rosa.
Imagem 76 – A cozinha rosa pode ser uma ótima opção para quem deseja ter um ambiente mais clean e sofisticado.
Imagem 77 – Use diferentes tons de rosa na hora de decorar o quarto do casal para definir os espaços.
Imagem 78 – Que tal fazer um banheiro rosa pink para chamar atenção? Prepare uma boa iluminação para destacar ainda mais o ambiente.
Imagem 79 – Para deixar o ambiente mais feminino, aposte na sala rosa. Na parede você pode usar diferentes tons de rosa claro.
Imagem 80 – O quarto de bebê rosa ganha destaque com a estampa escolhida para o papel de parede.
Imagem 81 – Além da parede com tons de rosa claro, aposte em um tapete bem chamativo para decorar a sala de jantar.
Imagem 82 – Se a intenção é destacar uma determinada parede da sala, use uma estampa diferenciada. Em outra parede, aposte em um tom de rosa mais escuro.
Imagem 83 – A mistura das cores rosa e cinza fica perfeita na composição da decoração da sala de jantar.
Imagem 84 – Os tons de rosa claro podem combinar muito bem com pisos e móveis de madeira.
Imagem 85 – O tom de rosa na parede do quarto deixa o ambiente mais tranquilo e suave.