Pode acreditar: existe atualmente mais de 105 tons de vermelhos catalogados. Pois é isso mesmo, o vermelho é muito mais do que aquela cor primária que todo mundo aprendeu na escola. E no post de hoje vamos te mostrar diferentes tonalidades dessa cor apaixonante, dos tons mais claros e quentes até os mais escuros e fechados, com certeza há de ter um para arrebatar o seu coração.
E por falar em coração, você já deve estar careca de saber que o vermelho é a cor da paixão, dos desejos e do pecado. Mas essa não é a única característica do vermelho. Quer saber mais? Então vem conferir com a gente:
Características da cor vermelha
A cor do coração é também a cor que melhor representa conceitos como poder, liberdade, dinamismo e energia. Não é a toa que muitas bandeiras nacionais e partidos políticos tem a cor como representante maior.
O vermelho é uma cor de extremos. Com ela é tudo ou nada! Dificilmente você passará por um ambiente vermelho sem ser atingido por ele. A cor tem o poder de elevar a pressão sanguínea e aumentar os batimentos cardíacos, por isso, pacientes hipertensos devem evitar o contato exagerado com o vermelho.
Já que sofre com depressão pode encontrar na cor uma grande aliada. Estudos comprovaram que pacientes depressivos se sentiram mais animados na presença da cor.
Outra característica interessante da cor vermelha é que ela é a mais forte e visível aos olhos humanos do que qualquer outra cor. Isso porque o comprimento de onda dessa cor é o maior entre todas as do espectro visível.
O vermelho também foi a primeira cor a ser utilizada na história humana. Pinturas rupestres datadas de 3500 a.C já utilizam a cor para narrar caçadas e outros eventos importantes do homem pré-histórico.
Tonalidades da cor vermelha
Impossível passar imune ao vermelho, não importa qual dos 105 tons da cor você escolher, ele sempre será marcante e intenso. Confira abaixo os principais tons de vermelho, seus significados e características:
Alizarina
A alizarina é um tom de vermelho intenso e profundo obtido, originalmente, da raiz de uma planta conhecida como garança. A alizarina foi utilizada durante milênios e caiu em desuso em 1869 quando o tom passou a ser obtido sinteticamente em laboratórios.
Amaranto
O amaranto é um tom de rosa avermelhado que representa a flor da planta amaranto. Um dos primeiros registros desse tom de vermelho surgiu em 1969.
Bordô
O bordô é considerado um dos tons mais elegantes e refinados de vermelho. A coloração desse tom situa-se em uma gradação mais escura e fechada de vermelho.
Borgonha
O tom Borgonha, também conhecido como vermelho vinho, tem esse nome por estar diretamente associado a cor dos vinhos da região da Borgonha, na França. O tom escuro e fechado é muito similar ao bordô.
Cardeal
O tom vermelho cardeal refere-se a uma graduação intensa e mais forte de vermelho, usada, sobretudo, pelos lideres da Igreja Católica, como forma de lembrar o sangue de Cristo derramado na cruz.
Carmesin
O carmesin é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo com nuances de azul, fazendo-o a chegar a um certo grau de proximidade com o tom purpura. O corante carmesin era obtido através do corpo seco de um inseto conhecido como Kermes Vermilio, mas acabou caindo em desuso após a ascensão do corante carmim.
Carmim
O carmim é um dos tons de vermelho mais conhecidos e utilizados pela indústria. O tom forte e vibrante é obtido a partir da Cochonila do Carmim, um inseto parecido com o pulgão. O uso desse corante tem provocado reações em grupos de defesa animal, já que para produzir meio quilo de corante é necessário sacrificar cerca de setenta mil insetos.
Cereja
O cereja é um tom de vermelho com forte ligação com o rosa. O nome faz referência direta ao fruto.
Cornalina
O vermelho cornalina é um tom que puxa para o marrom e o alaranjado. O nome está relacionado a pedra de mesmo nome que possui essa coloração devido aos pigmentos de óxido de ferro encontrados em seu interior.
Magenta
O magenta é um tom de vermelho que abriga também tons de azul em sua composição. Erroneamente, esse tom muitas vezes é confundido com fúcsia, rosa vivido ou carmim. Uma curiosidade sobre o magenta é que ele não existe no espectro de cores, o tom é uma ilusão criada pelo olho humano.
Marsala
O marsala é um tom de vermelho profundo e intenso que está em alta principalmente na moda.
Orange Red
Vibrante e muito dinâmico, o tom Orange Red é a mistura entre vermelho e laranja, resultando em uma combinação que esbanja euforia e calor.
Persian Red
O Persian Red ou vermelho persa é um tom terra avermelhado com toque de laranja. O tom profundo e intenso é conhecido também como vermelho artificial. O primeiro registro da cor é datado de 1895.
Rubi
O tom Rubi faz menção a pedra preciosa que tem o vermelho fechado como cor principal.
Red Shine
O Red Shine é um tom de vermelho quente e profundo muito próximo a tonalidades como o amaranto e o carmesin.
Coral
O vermelho coral é um tom de laranja avermelhado, intenso e quente. A cor faz referência uma espécie de cobra.
Vermelho Falu
O vermelho falu tem origem em uma cidade sueca do mesmo nome e possui uma história interessante. A tinta usada para pintar as casas da cidade eram produzidas com restos de pigmentos de ferros oriundos das mineradoras locais. Os pigmentos acabavam conferindo a tinta um aspecto levemente enferrujado é a cor passou a ser conhecida como vermelho Falu, em homenagem a cidade.
Vermelho
O vermelho puro ou escarlate, como também é conhecido, é uma entre as três cores primárias. Profundo, quente, intenso, o vermelho puro é a primeira onda do espectro de cores e a mais visível aos olhos humanos. O vermelho é uma das cores mais fáceis de serem encontradas na natureza. Ela colore pedras, animais, insetos, flores, escamas, pelos e penas. No universo, o vermelho está presente dando cor a planetas e estrelas.
Como inserir na decoração
Com tantas variedades de vermelho fica difícil definir qual delas usar na decoração de interiores. Mas para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas:
- Se você deseja criar uma decor quente e ousada aposte em tons com a mesma característica, como o escarlate, carmim, coral e red shine;
- Contudo, se a intenção for criar uma decoração mais intimista, sexy e sofisticada inclua tons mais fechados de vermelho, como o rubi, o marsala e o bordô;
- Há ainda a opção de usar o vermelho para trazer um clima de conforto e aconchego, aproveitando a sensação de quentura que a cor traz. Para isso prefira tons com leve toque de laranja ou marrom, como o vermelho persa, o cornalina e o Orange red.
- Para não errar na dose, prefira utilizar o vermelho em detalhes na decoração, como em almofadas, mantas e luminárias;
- Os tons de vermelho combinam com diferentes propostas de decoração, desde as mais rústicas até as mais sofisticadas. Cabe a você saber escolher o tom mais adequado e equilibrá-lo com o restante da decor;
- Combine os tons de vermelho com cores claras para uma proposta mais sutil e delicada, já se você deseja algo mais intenso e cheio de personalidade aposte na combinação entre o vermelho e o preto;
- O vermelho também pode ser harmonizado com suas cores complementares, o verde e o azul, criando ambientes cheios de estilo; outra possibilidade é combinar os tons de vermelho com as análogas amarelo e rosa.
Já dá para arriscar uma decoração em tons de vermelho aí na sua casa? Se você ainda está na dúvida, confira a seleção de fotos abaixo que elegeram o vermelho como a cor da vez. Você vai entender porque o vermelho é a cor da paixão:
Imagem 1 – Detalhes em vermelho para tirar o tédio do banheiro.
Imagem 2 – A decor de base branca contou com detalhes significativos em vermelho.
Imagem 3 – Haja estilo! A cadeira vermelha sabe por que veio e fala diretamente com os botões do estofado.
Imagem 4 – Charme e elegância para o banheiro com as pastilhas em tom bordô.
Imagem 5 – O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal.
Imagem 6 – O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal.
Imagem 7 – Quarto tricolor: preto, branco e vermelho; todas elas na medida certa.
Imagem 8 – O preto e o vermelho formam uma combinação marcante e estilosa, já as peças de madeira na parede evocam uma atmosfera aconchegante.
Imagem 9 – Preto e vermelho profundo para deixar a sala sofisticada e sóbria.
Imagem 10 – Vermelho e verde combinam? Olha só!
Imagem 11 – E o que acha de uma combinação entre vermelho e azul? Sucesso garantindo.
Imagem 12 – A luz natural que entra pela janela completa a proposta de decoração desse quarto vermelho e preto.
Imagem 13 – Quer uma decor de arrasar no banheiro? Experimente essa: paredes vermelhas, piso de mármore branco, espelho e detalhes em preto e dourado; o vaso de planta também é importante.
Imagem 14 – Na parede, em forma de arte, o vermelho é uma inspiração.
Imagem 15 – No home office, o vermelho aparece de modo sóbrio e discreto.
Imagem 16 – Uma bancada vermelha glamourosa; a luminária completa o visual.
Imagem 17 – Aquele toque de cor que toda cozinha merece e precisa ter.
Imagem 18 – O bordô é o tom certo de vermelho para criar ambientes coloridos, mas sem ousadia.
Imagem 19 – Já aqui, o vermelho intenso é ainda mais destacado com o uso de luzes indiretas.
Imagem 20 – Cozinha de armários vermelhos, topa?
Imagem 21 – No quarto, o vermelho é usado para quebrar a brancura das paredes e móveis.
Imagem 22 – O banheiro de bancada vermelha e parede preta ganha destaque com a luz difusa.
Imagem 23 – Nada como um tom quente para deixar a sala acolhedora.
Imagem 24 – Vários tons de vermelho no mesmo armário.
Imagem 25 – E se você ama muito vermelho pode usar a cor na fachada da casa.
Imagem 26 – Na beira da piscina, a cor é um convite para um dia de sol e diversão.
Imagem 27 – Para completar a riqueza do vermelho, detalhes em vidro e espelho.
Imagem 28 – Pinceladas de vermelho pelos ambientes da casa.
Imagem 29 – E uma porta toda vermelha como essa? E demais para você?.
Imagem 30 – Quem disse que não dá para usar vermelho no quarto do bebê? Só não exagere na dose e neutralize a cor usando um tom neutro como o branco.
Imagem 31 – Sala de jantar com cara de pub; o vermelho ajuda a conseguir esse efeito.
Imagem 32 – Elegância e refinamento na decoração usando vermelho, preto e madeira.
Imagem 33 – Mas o vermelho também pode ser romântico, para isso aposte em móveis de marcenaria clássica e flores pelo ambiente.
Imagem 34 – E para provar toda a versatilidade da cor, um banheiro com influência retrô.
Imagem 35 – Romântico sim, mas sem ser clichê e com muito mais ousadia!.
Imagem 36 – O vermelho ficou tão natural nessa cozinha que nem parece que ele está por todos os lados.
Imagem 37 – Teto e cortinas vermelhas.
Imagem 38 – E o que acha de levar o vermelho para os eletrodomésticos?
Imagem 39 – Não sabe como e onde inserir o vermelho na decor? Experimente uma peça de design com a cor.
Imagem 40 – Basta um detalhe vermelho no ambiente para ouvir aquele “UAU”.
Imagem 41 – E o que dizer então de um banheiro todo vermelho escarlate? Um luxo só!.
Imagem 42 – Insira a cor em locais diferentes como, por exemplo, na pintura do teto.
Imagem 43 – A cor também pode ser elegante!
Imagem 44 – Nem sempre ela fica chamativa, basta fazer a composição com outros elementos.
Imagem 45 – Um quadro decorativo faz toda a diferença no ambiente.
Imagem 46 – Veja esse muro feito de concreto e revestido por pastilhas.
Imagem 47 – A combinação que exala sofisticação: preto e vermelho!
Imagem 48 – Sala de estar com sofá vermelho.
Imagem 49 – Opte pelo revestimento vermelho, ele é moderno e se encaixa em diversos estilos.
Imagem 50 – Se arrisque na arte da pintura e desenhos!
Imagem 51 – Espelho com moldura vermelha: um objeto versátil para a decoração.
Imagem 52 – Sabe aquele sofá antigo? Forre e dê uma cara nova para ele!
Imagem 53 – Casa com fachada vermelha: para quem é apaixonado pela cor!
Imagem 54 – Um único objeto pode realçar o ambiente.
Imagem 55 – Existem diversas tonalidades de vermelho, e essa é ideal para aqueles que gostam de neutralidade.
Imagem 56 – Um paredão vermelho para exalar criatividade no ambiente.
Imagem 57 – A sala contemporânea e cheia de design também se aventurou pelo vermelho.
Imagem 58 – A sala moderna soube muito bem como tirar proveito da cor vermelha.
Imagem 59 – Detalhes vermelhos por todos os lados dessa sala.
Imagem 60 – Mescle o vermelho com outras cores e deixe a casa bem colorida!