Os novos queridinhos do momento, os tons pastéis poderiam até parecer cafonas e sem personalidade num passado não tão distante, mas há alguns anos eles voltaram a aparecer como fortes tendências do design em geral.
As cores pastéis suavizam não somente a visualização que temos do ambiente mas garantem que nós tenhamos uma sensação de calma e tranquilidade, não importando a ideia da decoração. É por isso que os ambientes minimalistas não parecem vazios ou frios com elas e os ambientes mais cheios de objetos e móveis não parecem abarrotados. Em ambas as decorações, o sentido geral da composição é suavizado pela escolha certa de cores.
E é por conta desse efeito que as cores pastéis têm e pela sua crescente aparição em objetos, móveis e decorações de ambientes que o post de hoje vai falar sobre esses tons, como eles voltaram à moda e seus crescentes usos na decoração!
Como usar os tons pastéis na decoração?
No mundo vibrante da decoração de interiores, é fácil ser levado a utilizar cores audaciosas e vibrantes que chamam a atenção imediatamente. No entanto, existe algo evidentemente atraente na serena suavidade e elegância dos tons pastéis. Uma paleta de cores pastel é capaz de criar um ambiente fresco, aconchegante e cheio de luz: um verdadeiro bálsamo para o espírito e a mente. Imagine um cenário no início da manhã onde o sol ilumina suavemente uma parede na cor pérola, enquanto um sofá cor lavanda aguarda pacientemente por você com seu conforto. É esse o tipo de cenário que os tons pastéis podem criar:
Abraçando a ideia dos tons pastéis
Optar pelo uso dos tons pastéis na decoração é, sem dúvida, um testemunho de amor pela sua sutileza. Azul bebê, rosa claro, verde menta, amarelo manteiga – cada cor tem a sua própria personalidade, mas todas transmitem a mesma tranquilidade. Essas cores não gritam por atenção, apenas sussurram calmamente, se entrelaçando e se misturando de uma forma tão bonita, que criam uma sinfonia visual de serenidade.
Onde usar os tons pastéis?
Apesar dos tons pastéis poderem ser usados em qualquer ambiente, eles realmente brilham quando são aplicados onde se deseja promover a sensação de relaxamento e calma, como quartos e salas. Uma parede rosa pastel no quarto pode criar um santuário de repouso, enquanto móveis na cor amarelo limão e tons de azul claro garantem um ar de leveza e frescor em uma sala.
Combinação de cores
Não existem regras na hora de combinar tons pastéis, você pode utilizar uma única tonalidade ou misturar e combinar a vontade. Um único tom pastel pode ser a estrela de sua decoração, garantindo um visual tranquilo e uniforme. O verdadeiro encanto acontece quando os tons pastéis se entrelaçam e reúnem, criando um bailado visual de harmonia e suavidade.
Tons pastéis em enfeites
Outra opção é incorporar os tons pastéis através de enfeites e acessórios no seu ambiente. A grande vantagem é que você pode experimentar esses tons sem a necessidade de um compromisso de longo prazo. Mantas, vasos, almofadas, obras de arte, cortinas, tecidos – as possibilidades são inúmeras. Aproveite ao máximo utilizando os móveis e acessórios de madeira estratégica, onde a luz natural possa realçar sua beleza.
Trabalhando com contrastes
Um outro recurso é experimentar introduzir elementos que criem contraste, para que os tons pastéis não tornem o ambiente monótono. Você pode escolher uma peça de mobiliário em cor mais vibrante ou escura. Este contraste pode ser capaz de destacar ainda mais a delicadeza dos tons pastéis.
Iluminação
A iluminação desempenha um papel crucial na forma como percebemos as cores. Devido a sua leveza, os tons pastéis refletem a luz de maneira incrível, tornando os espaços mais acolhedores e luminosos. Aproveite isso posicionando seus acessórios e móveis de forma estratégica, onde a iluminação natural possa realçar a sua beleza.
Paletas de tons pastéis: do bege básico às candy colors
Utilizadas na decoração de interiores, moda, maquiagem e peças conceituais de design, os tons pastéis pararam de se definir somente pelo branco e os derivados de bege para englobarem uma cartela de cores diversas.
Em 2016, a Pantone, empresa que cataloga e padroniza as cores para a industria geral, selecionou dois tons como cores do ano: o Rose Quartz e o Serenity, tons derivados do rosa e do azul bebê para funcionarem sozinhos ou em conjunto como uma tendência.
A escolha da Pantone definiu não só as novas tendências mas passou a explorar esses tons “bebês” de outra forma. Agora quando falamos em tons pastéis podemos pensar também nos tons mais claros de rosa, amarelo, azul, verde, lilás, laranja e cinza, que acabam dando mais personalidade para o que antes parecia ser “pálido”, “apagado” ou “sem graça”.
Elas ganharam tanta personalidade que passaram a ter outros nomes: candy colors ou off-white.
Esses tons candy (doce, em inglês) são aquelas consideradas mais coloridas em suas formas mais claras, muito parecidas com as cores que aparecem em algodões doces vendidos por aí. Elas são perfeitas não só para ambientes infantis, mas para dar um astral diferente para todos os ambientes. É com elas que os arquitetos e designers estão brincando na hora de decorar salas de estar, jantar, cozinhas e quartos.
Uso do cinza como uma cor super versátil
Já o cinza, que sempre foi associado a uma cor escura e fria, passou a ser utilizado como equilíbrio perfeito para o ambiente com os tons pastéis mais coloridos. Servindo tanto para o protagonismo como para equilibrar com esses tons, o cinza ganhou nos ambientes mais contemporâneos a importância que precisava para ser explorado de diversas formas na decoração.
60 ideias de decoração com tons pastéis para você se inspirar agora mesmo
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre essas cores, dá uma olhada na nossa seleção de imagens da galeria! Com certeza você também vai se apaixonar por essas cores que inspiram tranquilidade.
Imagem 1 – Tons pastéis em ambientes amplos e com grande luminosidade natural.
Imagem 2 – Escritório com tons pastéis e preto.
Imagem 3 – Cores pastéis no quarto: conforto e modernidade.
Imagem 4 – Sala de estar com uma mistura de tons de cinza e candy colors.
Imagem 5 – Branco e rosa claro como as bases desse projeto de sala super contemporânea.
Imagem 6 – Adicione acessórios de decoração em cores pastéis para dar mais leveza na sua sala.
Imagem 7 – Cores pastéis também como cores perfeitas para paredes de quartos infantis.
Imagem 8 – Tons pastéis ou candy colors para dar um tom mais delicado e charmoso para o quarto infantil feminino.
Imagem 9 – Menta como a cor queridinha dos ultimos tempos, especialmente para dar um toque moderno para as paredes.
Imagem 10 – Quarto de casal com cores naturais e tons pastéis.
Imagem 11 – Tons de verde pastéis combinados com tons mais fortes para uma combinação balanceada.
Imagem 12 – Os tons pastéis de azul, rosa e amarelo são os favoritos para os quartos infantis e para as brinquedotecas.
Imagem 13 – Os tons crus como o de madeira natural fazem ótimas combinações com os tons mais claros e candy.
Imagem 14 – Uma porta super estilosa e colorida num tom pastel para um aspecto mais despojado e contemporâneo.
Imagem 15 – Sala de jantar baseada em branco e cinza e pequenas incersões de cores em tons pastéis como nas almofadas, estofados e na pintura da parede.
Imagem 16 – Parede especial com as cores do ano 2016: Rose quartz e Serenity numa pintura meio a meio.
Imagem 17 – Escadas em tons claros cheios de personalidade: mix de estampas numa construção pop.
Imagem 18 – Banheiro em tom de menta para trazer mais relaxamento e tranquilidade para os banhos de banheira.
Imagem 19 – Candy colors que sempre podem ser combinadas: em vários objetos, essas cores nunca perdem o equilíbrio e a harmonia.
Imagem 20 – Tons claros em ambientes conjugados para dar unidade e harmonia para a decoração e a circulação entre os ambientes.
Imagem 21 – Transforme ambientes básicos em super coloridos, cheios de informação e, ainda assim, harmônicos com cores pastéis.
Imagem 22 – O verde pastel como o novo queridinho das cozinhas, seja no armário como nos acessórios de cozinha.
Imagem 23 – Um toque a mais de cor: mistura de um tom de rosa pastel e amarelo-dourado no ambiente.
Imagem 24 – Assim como nos seus tons médios, o azul e o laranja continuam formando uma dupla imbatível como opostos complementares dentro da decoração de interiores.
Imagem 25 – Combinação de rosa, cinza e branco também para ambientes amplos e cheios de luz.
Imagem 26: Para ambientes com as paredes completamente claras ou brancas, pense em uma cobertura para o piso com uma cor um pouco mais chamativa.
Imagem 27 – Tons pastéis combinados com cores e texturas de pedras naturais, como o mármore são super acertadas e dão um clima mais sofisticado para o ambiente.
Imagem 28 – A combinação de rosa e azul bebê nunca foi tão querida e acolhedora.
Imagem 29 – Inspiração nos azulejos antigos: cozinha com revestimento de parede em rosa pastel.
Imagem 30 – Painel rosa que chama atenção por inserir cor no ambiente.
Imagem 31 – Decoração pendente handmade: para quem ama artesanato, as cores pasteis trazem ótimas ideias e inspirações com diversos materiais, como as fitas utilizadas nessa decór.
Imagem 32 – Num clima mais sério e moderno, um banheiro com meia parede azul pastel.
Imagem 33 – Um contraponto diferente ao preto e marrom: essas cores mais escuras costumam levar o branco e bege como contraste, mas os outros tons pastéis da cartela de cores podem funcionar igualmente bem.
Imagem 34 – A volta do lilás também para a decoração de cômodos e quartos para casais.
Imagem 35 – Cobertura da cama em rosa candy num quarto predominantemente branco e cru.
Imagem 36 – Além do preto e marrom, alguns tons de cinza como o grafite combinados com os tons pastéis criam um equilíbrio perfeito entre claro e escuro no ambiente.
Imagem 37 – Móveis e objetos em tons pastéis: pela popularidade dessas cores, já existem diversos tipo de objetos de decorações e de móveis que podem ser comprados nesses tons.
Imagem 38 – Tons pastéis combinados com cores vibrantes também para animar o ambiente.
Imagem 39 – Sala de estar ampla em tons pastéis que recebem muito bem a luz ambiente da janela.
Imagem 40 – Candy colors como destaque dos quadros para ambientes baseados em bege e cinza.
Imagem 41 – Tons mais clarinhos de colorido para quebrar o ambiente completamente cinza do quarto com móveis planejados.
Imagem 42 – Procure móveis coloridos em tons pastéis para decorar o seu ambiente de forma fácil e rápida.
Imagem 43 – Outra forma de quebrar o cinza do ambiente: sala de jantar com piso e cortinas cinzas e um conjunto de cadeiras super fofo em rosa millennial.
Imagem 44 – Verde, amarelo e roxo em uma combinação que seria inusitada se não fossem os tons claros escolhidos.
Imagem 45 – Quarto do casal com detalhes em rosa que mais lembram tons crus.
Imagem 46 – Sala em tons clarinhos de azul: uma tonalidade tranquilizante sobre outra mais relaxante.
Imagem 47 – Quarto neutro? Nada disso! Inserção de tons pastéis mais coloridos no quarto de jovens compartilhado.
Imagem 48 – A casa rosada: num clima de veraneio, a decoração só em tons claros de rosa, laranja, amarelo e lilás forma um clima totalmente agradável e aconchegante.
Imagem 49 – Não só para ambientes internos: candy colors sendo utilizadas para toques em fachadas de prédios.
Imagem 50 – Candy colors até mesmo em ambientes com um estilo industrial: composição com um estilo moderno e uma tendência mais minimalista.
Imagem 51 – O verde menta de novo na pintura de parede em quartos: ambiente com um toque mais natural com quadros e plantinha de verdade.
Imagem 52 – Laranja pastel como outra opção para balancear o clima frio que o cinza no ambiente provoca.
Imagem 53 – Decoração lúdica e num estilo de geração millennial: loja de roupas infantis numa decoração minimalista e com acessórios criativos.
Imagem 54 – As cores pastéis se comportam muito bem com iluminação natural.
Imagem 55 – Outro exemplo de cozinha contemporânea: além do verde, a mistura azul e rosa domina nesse ambiente também.
Imagem 56 – Aliás, o rosa e o azul podem estar presente em diversos ambientes, como na sala de estar.
Imagem 57 – O tom verde claro na cozinha chama mais verde em elementos naturais, como flores, hortaliças e até ervas frescas numa mini horta.
Imagem 58 – Cada cômodo com a sua cor: verde e rosa criam uma combinação que também é classica, embora pouco usada
Imagem 59 – Quarto com ambiente em branco e cinza e um pouco de colorido na roupa de cama.
Imagem 60 – Sala de estar pequena em tons pastéis e alguns detalhes em verde vibrante.