Aumentar a durabilidade do gás de cozinha é uma preocupação comum em muitos lares, especialmente com o preço nas alturas.
Por isso, conhecer alguns truques valiosos pode ajudar a diminuir a frequência de reposição do botijão. Essas recomendações não apenas reduzem despesas domésticas mas também contribuem para um uso mais consciente e eficiente dos recursos energéticos.
Quer saber tudo e mais um pouco sobre? Acompanhe a leitura!
Truques básicos para fazer o botijão de gás durar mais tempo
Limpeza do fogão
Essa talvez seja uma das práticas mais eficazes para fazer o gás durar mais tempo: manter o fogão e seus componentes sempre limpinhos. Isso porque resíduos de alimentos e sujeira podem obstruir as saídas de gás, o que diminui a eficácia da queima e aumenta o consumo desnecessariamente.
Vem aprender o passo a passo para higienizar corretamente as bocas do seu fogão:
- Em primeiro lugar, desmonte todas as bocas;
- Separe uma esponja e detergente líquido;
- Esfregue cuidadosamente a esponja com detergente por todo o queimador e verifique se os furos estão sendo desobstruídos;
- Caso contrário, utilize um palito ou escova de dente de cerdas macias para te ajudar nessa missão;
- Ou deixe as peças de molho por alguns minutos para “amolecer” o acúmulo de resíduos;
- Enxágue e segue completamente com um pano que não solte fiapos;
- Coloque os queimadores de volta no fogão;
- Em seguida, acenda as bocas. As chamas devem ficar azuladas;
Tamanho do queimador acompanha o tamanho da panela
Ainda sobre queimadores: jamais use um queimador grande para uma panela pequena. Algumas pessoas acreditam que ao optar pela boca maior, a comida ficará pronta em menos tempo. A verdade é que boa parte do calor nem consegue alcançar o fundo da panela, estendendo-se além da base e perdendo-se nas laterais.
Por outro lado, panelas maiores colocadas em queimadores pequenos demoram mais para aquecer, também elevando o consumo de gás. Então, a regra é clara para poupar: o tamanho do queimador sempre acompanha o tamanho da panela.
Use seu forno da maneira correta
Utilizar o forno de maneira ineficiente ajuda a acelerar o consumo de gás. O primeiro passo para acabar de vez com esses maus hábitos é evitar abrir a porta desnecessariamente enquanto cozinha. Cada vez que a porta é aberta, uma quantidade considerável de calor é perdida, o que obriga o forno a gastar mais gás para retornar à temperatura ajustada.
Além disso, aproveite a capacidade do forno ao máximo para economizar energia (e tempo!). Caso não seja possível assar todas as refeições simultaneamente, prepare-as logo em seguida para não ter que pré-aquecê-lo novamente.
Papel alumínio como aliado
Não deixe de contar com um grande aliado para otimizar o uso do gás: o papel alumínio. Basta cobrir os alimentos enquanto assa, para que o calor seja distribuído de maneira uniforme e acelere o processo de cozimento.
Cozinhe com panelas adequadas
Panela velha faz comida boa, mas gasta mais gás do que deveria. Panelas desniveladas, descascadas e deformadas podem causar uma distribuição irregular do calor, aumentando o tempo de cozimento das refeições. Portanto, tente sempre mantê-las em bom estado e não deixe de investir em panelas de qualidade e materiais que melhor distribuem e retêm o calor, como por exemplo, as de cobre e inox.
Outra que vale o investimento é a panela de pressão já que reduz o tempo de cozimento em até 70%, dependendo do alimento, o que significa que o fogão permanece ligado por menos tempo e, consequentemente consumindo menos gás.
Tampe sempre as suas panelas
Tem gente que acha bobagem, mas não é. Cozinhar com a panela tampada pode aumentar significativamente a vida útil do seu botijão. Isso acontece pois o calor não escapa para o ambiente e permanece dentro da panela.
O resultado? Os alimentos cozinham mais rapidamente, de maneira mais uniforme, em temperaturas mais baixas, o que é ideal para grãos e legumes. Fora que tampar a panela ajuda na retenção de nutrientes que podem ser perdidos com a evaporação excessiva
Aprenda a maneira certa de como cozinhar o feijão
O feijão está presente quase que diariamente na mesa de inúmeros brasileiros. Por isso, saber prepará-lo corretamente não só beneficia o bolso, mas também o tempo que você fica na cozinha.
Um truque fundamental é deixá-lo antes de molho por no mínimo 12 horas. Dessa forma, os grãos absorvem a água, deixando-os mais macios e eliminando alguns gases que poderiam impactar consideravelmente o tempo necessário no fogão.
Aproveite o embalo e cozinhe todo o pacote de feijão de uma só vez. Depois, congele-o em várias pequenas porções separadamente. Essa estratégia minimiza o número de vezes que você vai usar o fogão, reduzindo também o consumo geral de gás ao longo do tempo.
Evite o cozimento excessivo de legumes e vegetais
Ao optar por cozinhar legumes e vegetais por menos tempo, você preserva mais de seus nutrientes, sabores, cores e textura, além de economizar gás e energia. O ideal é que estejam “al dente“, o que significa ainda terem uma leve resistência ao serem mordidos.
Uma técnica extremamente eficiente que concilia os dois é o cozimento a vapor. Basta dispor os alimentos em um cesto sobre uma panela com água fervente, mas sem que entrem em contato direto. O vapor gerado irá cozinhá-los uniformemente e uma tampa ajudará a reter o calor dentro da panela.
Aprenda a fazer macarrão gastando pouco
Um dos truques para economizar gás enquanto se cozinha macarrão envolve a técnica de “cozimento com desligamento antecipado“. Essa técnica consiste em trazer a água ao ponto de ebulição, adicionar o macarrão e deixar cozinhar com a panela tampada e o fogo desligado após alguns minutos de fervura.
Além disso, evite usar mais água do que o necessário para não prolongar o tempo em que o fogão ficará ligado. A proporção mais acertada é geralmente de cerca de 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva e os truques de economia andam de mãos dadas para maximizar a eficácia e segurança do uso de botijões de gás. Portanto, não deixe de verificar regularmente se há vazamentos bem como as condições das conexões, reguladores e mangueiras, substituindo-os se mostrarem sinais de desgaste.
Então, qual dos truques para fazer o botijão de gás durar mais tempo você vai colocar em prática agorinha mesmo?