Garganta seca, tosse, dificuldade para respirar, pele ressecada e até móveis deteriorados. Você sabia que a baixa umidade do ar provoca tudo isso? E é justamente para resolver esse problema que os umidificadores de ar existem!
Mas esse eletrodoméstico tem muitas outras vantagens. Quer saber mais? Então, fique aqui nesse post com a gente que vamos te contar para que serve o umidificador de ar e como você pode fazer o melhor uso dele. Acompanhe!
Para que serve o umidificador de ar?
Pode até parecer meio óbvio, já que o nome do aparelho é um grande indicativo da sua função, mas não custa detalhar um pouco mais.
O umidificador de ar serve para deixar o ar mais úmido e, consequentemente, mais “respirável”. A Organização Mundial de Saúde alerta que a umidade do ar deve ser mantida sempre a níveis seguros, em torno de 60% a 80%. Índices abaixo de 40% já se tornam preocupantes e prejudiciais à saúde.
Assim, o dispositivo cumpre um papel fundamental no bem-estar dos moradores da casa, especialmente em locais mais quentes e secos ou em ambientes onde o uso do ar condicionado é constante. Vale lembrar ainda que também é super recomendado em cidades grandes que sofrem com a poluição do ar.
Benefícios do umidificador de ar
O umidificador de ar é um grande companheiro não só nos períodos mais secos do ano. A função do aparelho vai bem mais a frente do que isso. Dá só uma olhada em quanta coisa ele pode ser útil!
Alivia sintomas de gripe e resfriados: Além de melhorar os sintomas de gripe e resfriados, especialmente tosse e a sensação de garganta seca, o uso do eletrodoméstico é indicado para prevenir a doença, uma vez que o ar seco é ideal para a proliferação de vírus e bactérias.
Ameniza quadros alérgicos: Quem sofre com rinite, sinusite e problemas respiratórios, como asma e bronquite, também se beneficiam muito. A umidade liberada pelo aparelho facilita a passagem do ar pelas vias respiratórias, auxiliando, inclusive, na redução do muco.
Diminui o ronco e auxilia no tratamento da apneia do sono: O umidificador de ar também é muito indicado para quem possui complicações com ronco e apneia do sono. Isso porque a umidade hidrata as vias respiratórias, reduzindo a intensidade do barulho e os sinais de garganta seca que prejudicam especialmente os que sofrem de apneia do sono.
Melhora a qualidade do sono: A umidade do ar adequada contribui para uma noite de sono de qualidade, tanto para bebês e crianças, quanto para adultos. Portanto, se você deseja dormir melhor, considere o uso de um aparelho umidificador.
Evita hemorragias nasais: O ar seco é propício para o surgimento de hemorragias nasais e o dispositivo pode ser um grande aliado para quem sofre desse incômodo.
Favorece pele e cabelos: Pele e cabelo também agradecem os bons níveis de umidade do ar! Nos dias secos, por exemplo, é natural que a pele fique ressecada e os cabelos apresentem frizz. Para melhorar essa condição, o umidificador de ar é o seu melhor amigo!
Protege móveis e paredes: Você sabia que a baixa umidade do ar pode deteriorar móveis, obras de arte, instrumentos musicais, além de provocar o descascamento da pintura na parede? Pois é mesmo! Para cuidar melhor da sua casa e dos seus bens, o umidificador de ar também é recomendado.
Tipos de umidificador de ar
Umidificador de ar é tudo igual? Não! Existem inúmeros modelos fabricados por diversas marcas, mas não é só isso que diferencia um aparelho do outro.
Veja a seguir os tipos mais comuns no mercado e escolha o que melhor se encaixa no seu perfil:
Umidificador de ar frio: O mais comum e utilizado, especialmente aqui no Brasil, tendo em vista que além de umidificar o ambiente, o aparelho ainda ajuda a melhorar a sensação térmica ao distribuir ar frio pela casa. É conhecido também como ultrassônico, graças à tecnologia empregada na transformação de água em vapor.
Umidificador de ar quente: Popularmente chamado de vaporizador, é indicado para ambientes frios, mas desaconselhado para quem tem problemas alérgicos já que o vapor pode induzir a presença de mofo e a proliferação de bactérias no ar. Lembre-se de tomar cuidado com crianças e animais domésticos, pois o dispositivo pode causar queimaduras.
Umidificador central: É aquele acoplado junto ao ar condicionado e serve justamente para melhorar a sensação de secura desses aparelhos.
Umidificador ultrassônico: É atualmente uma das melhores opções de umidificadores do momento já que utiliza o ar frio para otimizar os níveis de umidade do ar. Ou seja, não é necessário o aquecimento da água pois a tecnologia ultrassônica transforma a água em névoa de umidade.
Diferença entre vaporizador e umidificador
Basicamente, a grande diferença entre vaporizador e umidificador é o modo como o vapor ou névoa é produzida.
No vaporizador, a água entra em ponto de ebulição (fervura) e o vapor gerado pelo aquecimento é liberado no ar pelo aparelho. Já no umidificador, o “vapor” é obtido a partir de tecnologia ultrassônica, onde não existe a necessidade de aquecer a água. O que o aparelho libera no ar é chamado de névoa de ar frio.
Ambos os dispositivos possuem a característica de melhorar a umidade do ar, no entanto, o umidificador de ar frio (ultrassônico) é mais saudável porque evita a proliferação de bactérias, mofo e bolor nos cômodos da casa, ao contrário do vaporizador.
Como usar umidificador de ar?
O umidificador de ar deve ser utilizado por no máximo 4 ou 6 horas seguidas, mais do que isso pode ser prejudicial, uma vez que a umidade tende a se acumular nas paredes e móveis aumentando a probabilidade de mofo e bolor.
A maioria dos modelos possui sensor capaz de medir a umidade no ambiente. Assim, quando chega aos níveis recomendados (acima de 60%), o aparelho desliga automaticamente.
Outra recomendação importante é manter o umidificador de ar a uma distância mínima de dois metros da cama. Não é aconselhável manter o aparelho muito próximo das pessoas.
Cuidados e limpeza do umidificador de ar
Para que você conquiste o máximo de eficiência do seu umidificador é fundamental tomar alguns cuidados e seguir sempre as recomendações de limpeza. Confira!
- A água deve ser trocada com frequência, preferencialmente todos os dias ou, no máximo, a cada dois dias. Isso é importante para evitar a contaminação por bactérias;
- Use sempre água filtrada no aparelho. A água da torneira possui metais pesados, como cloro e flúor, que ao serem inalados são prejudiciais a saúde;
- Jamais use água de reuso. Lembre-se que essa água será inalada por você e pela sua família;
- Limpe o umidificador com a mesma frequência que você troca a água. Inclusive, o recomendado é fazer a limpeza sempre que a água for trocada. Nesse caso, basta desligar o aparelho da tomada e fazer a higienização removendo as placas de sujeira. O ideal é utilizar peróxido de hidrogênio a 3%, um produto facilmente encontrado em farmácias. Mas, se não tiver essa solução em casa, use apenas detergente neutro e evite o uso de químicos agressivos e que possam contaminar o ar, como desinfetantes, por exemplo;
- Se o seu umidificador tiver filtro, lembre-se de substituí-lo com frequência para garantir a qualidade do ar;
- Mantenha o umidificador a pelo menos um metro do chão para ajudar a umidade se espalhar uniformemente pelo ambiente;
- Caso esqueça o umidificador ligado por muitas horas, abra bem as janelas e as portas de modo que o cômodo possa ser bem ventilado.
Como escolher o umidificador de ar?
Com tantos modelos de umidificador de ar à venda por aí nada mais natural que você acabe ficando na dúvida de qual aparelho adquirir.
A dica, nesse caso, é sempre considerar o modelo com o melhor custo-benefício para suas necessidades. Por exemplo, se o cômodo for grande, o mais interessante é contar com um umidificador com maior capacidade de água no reservatório. Prefira ainda modelos com sensores capazes de medir a umidade do ar e desligar automaticamente.
Hoje em dia, os umidificadores ultrassônicos são os que apresentam o melhor custo-benefício. Só para você ter uma ideia, um umidificador de ar de boa qualidade com capacidade para 2,5 litros de água custa em torno de R$ 200, em sites como Amazon e Mercado Livre.
Um investimento que compensa (e muito) pela saúde de toda a família!