Welcome to the jungle, baby! Essa é a era onde as plantas reinam absolutas dentro das casas.
A decoração urban jungle veio para espalhar o verde por todos os lados. E se você também vive nesse planeta já deve ter visto inúmeras referências desse estilo.
Mas que onda é essa? Porque as plantas estão ganhando tanto destaque no décor? Quer descobrir mais sobre essa tendência que de passageira não tem nada? Então cola aqui com a gente.
O que é urban jungle?
A ideia atual de urban jungle surgiu em 2016 na cidade de Amsterdã através de dois amigos, Igor e Judith, que resolveram unir a paixão por plantas e design.
Juntos, eles lançaram o primeiro livro sobre o tema, o Urban Jungle: Living and Styling with Plants, disponível para compra pelo site da Amazon.
Em uma tradução livre, a expressão urban jungle significa selva urbana. Só daí já dá para perceber o conceito por trás desse estilo de decoração.
As plantas são as protagonistas dos ambientes. Mas, diferentemente de outros estilos decorativos, a urban jungle não se limita apenas a proposta estética. Tem muito mais coisas envolvidas nessa ideia.
O motor que impulsiona essa tendência são os jovens adultos de hoje, conhecidos como millenials. A conexão com a natureza, a preocupação com a sustentabilidade e a busca por bem estar e conforto formou um casamento perfeito com a ideia da urban jungle.
Essa geração, nascida nos anos 80, também foi a primeira que se viu diante de um desafio: habitar casas menores em cidades super populosas.
Agora imagina o choque de quem cresceu em casa com quintal cercado de natureza e, de repente, precisa se ver habitando um apê de 40 metros quadrados onde a vista da janela revela apenas prédios e concreto? É no mínimo desesperador.
Como uma fuga para essa realidade concretada, a urban jungle surge como um óasis no deserto.
Quais são os benefícios da urban jungle?
Se você está aqui provavelmente já tem uma boa ideia dos inúmeros benefícios da urban jungle, mas vamos listamos a seguir para não ficar nenhuma dúvida do quanto essa tendência é incrível. Acompanhe:
Conexão com a natureza e sustentabilidade
Já ouviu falar de que só conseguimos cuidar daquilo que conhecemos e experimentamos? Isso é muito verdadeiro quando se fala em urban jungle e sustentabilidade.
Ao cultivar plantas em casa o cuidado com a natureza e os seres vivos que a compõe se tornam mais evidentes e necessários.
É praticamente impossível não mudar o olhar para o meio ambiente na sua todalidade.
Pode apostar que em toda casa que começa a ter uma pequena coleção de plantas, logo logo vai surgir uma composteira, algumas sacolas retornáveis, produtos de limpeza mais ecológicos e por aí vai.
Uma casa mais bonita
Como negar que a casa com plantas fica muito, mas muito mais bonita e com personalidade?
Elas preenchem espaços que até então estavam vazios e sem graça. Isso sem falar que elas são perfeitas para complementar a paleta de cores da decoração.
Terapia com plantas
As plantas se tornam um agente vivo da decoração, fazendo com que os seus ambientes estejam diferentes a cada estação.
Na primavera e no verão, as plantas revelam novos brotos, folhagens e ramificações. No inverno, em dormência, elas nos mostram que é preciso ir mais devagar, respirar, ter paciência e seguir o ritmo natural da vida.
O ato de observar as plantas cultivadas dentro de casa é uma experiência enriquecedora que pode auxiliar muita gente em quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos.
Ar puro e fresco
Você sabia que as plantas possuem a capacidade de renovar o ar de impurezas e substâncias nocivas à saúde? Isso mesmo! Diversos estudos comprovam esse beneficio das plantas para a qualidade do ar.
Poluição e fumaça de cigarro são facilmente eliminadas por elas. Além do que as plantas também ajudam a regular a umidade e microclima dos ambientes.
Um hobbie
A pandemia de COVID-19 veio para mostrar que o ser humano ama jardinagem. Não é a toa que nesse período o que mais se viu por aí foram pessoas cultivando plantas e iniciando mini hortas dentro de casa.
E mesmo depois do aparente fim da pandemia, esse hobbie parece que não vai nos deixar. As plantas vieram para ficar, definitivamente.
Como fazer uma decoração urban jungle?
Agora, a perguntinha do milhão que não quer calar: como afinal fazer uma decoração urban jungle? Todo mundo pode? Como funciona?
Sim, qualquer pessoa pode ter uma florestinha dentro de casa, mas antes é importante conferir as dicas que trouxemos a seguir.
Luz
As plantas são elementos vivos da decoração e, por isso mesmo, precisam de cuidados especiais, especialmente no que diz respeito a luminosidade.
A luminosidade é um fator decisivo no cultivo de plantas. Você pode ter a melhor intenção do mundo com as suas verdinhas, mas se elas estiverem sob uma luz inadequada, não vão sobreviver.
Por isso, a primeira e mais fundamental dica é: escolha as plantas a partir da luminosidade do seu ambiente.
Em jardinagem existem três tipos de luz: sombra, meia sombra e sol pleno.
A sombra (que não é escuridão) é um tipo de iluminação difusa, sem raios solares batendo diretamente. Imagine a luz que penetra por meio das árvores em uma floresta densa. Essa é a sombra da jardinagem. Não aquele lavabo sem janela, ok?
Já a meia sombra é quando o ambiente recebe uma parcela de luz direta e outra de luz difusa. Geralmente, o ambiente é iluminado pelo sol nas primeiras horas da manhã e depois fica levemente sombreado.
O sol pleno, por outro lado, é aquele ambiente em que a luz do sol bate direto sem filtro a maior parte do dia. Ideal para cultivar plantas que gostam de muito sol e calor, como espécies frutíferas, flores, ervas e nossos amigos cactos.
Disponibilidade
As plantas não vivem só de luz. Elas precisam de água e muitas delas de um reforço na adubação.
Portanto, se você tem uma agenda corrida e pouco tempo para se dedicar as plantas, escolha espécies mais rústicas e resistentes, como Espadas de são Jorge, Zamioculcas, Jiboias, Cactos e dracenas.
Deixe as marantas, begônias e samambaias para quando tiver mais tempo livre.
Espaço disponível
Para criar a sua urban jungle primeiramente considere o espaço disponível. As plantas não podem ficar no meio do caminho, tampouco reduzir a área útil do cômodo.
Se o espaço é pequeno, aposte em uma urban jungle suspensa em prateleiras e suportes altos ou ainda em um jardim vertical.
Reúna as plantas
Para criar o efeito da selva urbana que você tanto deseja, reúna as plantas ao invés de deixá-las espalhadas pela casa.
Quanto mais plantas reunidas no mesmo espaço maior a sensação de florestinha.
Crie composições
Não basta apenas reunir as plantas no mesmo local. As plantas precisam estar organizadas. Faça isso colocando as maiores atrás e aquelas com efeito pendente no alto.
Para criar uma composição com mais movimento, utilize banquinhos, mesinhas e outros suportes que possam criar diferentes alturas entre os vasos.
Cores e plantas
As plantas são as responsáveis por trazer o verde para a decoração. Mas o ambiente pode e deve ter outras cores. E aí tudo vai depender do efeito que se deseja causar.
Se você quer um ambiente com toque tropical, use rosa. Prefere dar profundidade e uma sensação maior de frescor ao espaço? Pinte a parede atrás das plantas de verde ou azul.
Já os tons terrosos de marrom, palha e a própria madeira conferem conforto e aconchego extra ao ambiente.
Mais folhas, menos flores
A principal característica da urban jungle é a presença de plantas com folhagens de diferentes tipos. Dificilmente você vai ver por aí uma urban jungle de flores. Não é essa a proposta desse estilo decorativo.
Por isso, prefira plantas com folhagens e, de preferência, as mais variadas possíveis, assim como acontece na natureza. Um verdadeiro mix de tons de verde.
Materiais e texturas naturais
Outra característica interessante que sempre acompanha as decorações de estilo urban jungle é a presença de materiais e texturas naturais, afinal, a proposta é conectar com a natureza.
Nesse sentido, o uso de móveis de madeira, tapetes de fibras naturais e elementos de cerâmica e barro são super bem vindos.
Plantas para urban jungle
O grande problema de muitas pessoas que não conseguem ter sucesso com a urban jungle é escolher as plantas erradas para o ambiente.
Se você colocar um cacto em um lugar que não recebe luz solar direta ele não vai aguentar. Do mesmo jeito que uma samambaia pode acabar queimando se ficar exposta ao sol do meio dia.
Por isso, trouxemos a seguir algumas sugestões de plantas para cada tipo de luz, confira.
Plantas para urban jungle de sol
- Cactos;
- Suculentas (alguns tipos);
- Heras;
- Croton;
- Rosa do deserto;
- Onze horas;
Plantas para urban jungle de sombra
- Jiboia;
- Zamioculca;
- Espada de São Jorge;
- Dracena;
- Samambaia;
- Costela de adão;
- Avencas;
- Lírio da Paz;
Plantas para urban jungle de meia sombra
Confira agora 50 ideias de decoração urban jungle para se inspirar e transformar sua casa.
Imagem 1 – Sala urban jungle com plantas suspensas bem pertinho da janela.
Imagem 2 – Nem só de plantas naturais vive a decoração urban jungle. Você também pode usar quadros e outros objetos.
Imagem 3 – Escolha plantas para urban jungle que combinem com seu estilo de vida.
Imagem 4 – Uma estante só para elas!
Imagem 5 – O jardim de inverno também pode ser considerado uma urban jungle.
Imagem 6 – Espaço pequeno? Faça a urban jungle em prateleiras.
Imagem 7 – Reúna as plantas para criar o efeito florestinha.
Imagem 8 – A urban jungle não tem limite! Quanto mais plantas, melhor.
Imagem 9 – Varanda urban jungle: um cantinho para relaxar
Imagem 10 – Jardim vertical em um projeto mais sofisticado de urban jungle.
Imagem 11 – Banheiro urban jungle? Com certeza!
Imagem 12 – Aquele espaço morto embaixo da escada é o lugar perfeito para a decoração urban jungle
Imagem 13 – Muito sol na florestinha? Use uma cortina
Imagem 14 – Os tons terrosos super combinam com as plantas da urban jungle.
Imagem 15 – Os materiais naturais também são bem vindos nesse conceito de decoração.
Imagem 16 – Mas se quiser um ambiente tropical, invista no rosa em contraste com o verde.
Imagem 17 – Os suportes trazem um movimento lindo para a urban jungle na sala
Imagem 18 – Já aqui, a dica é improvisar uma urban jungle na estante.
Imagem 19 – Cozinha urban jungle: o branco valoriza o verde das plantas.
Imagem 20 – A sala de jantar também merece plantas.
Imagem 21 – O melhor lugar para a urban jungle é perto da janela.
Imagem 22 – Os vasos são parte da composição da urban jungle.
Imagem 23 – Plantas pendentes são ideais para suportes altos.
Imagem 24 – Aqui, a hera tomou conta do teto.
Imagem 25 – Samambaia: a planta preferida para urban jungle.
Imagem 26 – O quadro de palmeiras complementa a decoração urban jungle.
Imagem 27 – Um mezanino recheado de plantinhas.
Imagem 28 – Escolha as plantas de acordo com a sua disponibilidade para cuidar delas.
Imagem 29 – Ambientes rústicos são a cara do estilo urban jungle.
Imagem 30 – O verde dessa sala fica por conta das plantas.
Imagem 31 – Sala urban jungle com parede azul: profundidade e frescor.
Imagem 32 – Com a luz certa, as plantinhas só crescem.
Imagem 33 – Um pouco de cor em meio as folhagens.
Imagem 34 – Quarto urban jungle. Não se preocupe, as plantas não irão te deixar sem ar.
Imagem 35 – A brutalidade do concreto faz um contraste lindo com o verde vivo das folhas.
Imagem 36 – Plantinhas no alto para não ocupar espaço no chão.
Imagem 37 – Já aqui, o charme é o hanger de macramê que suspende as plantinhas no teto.
Imagem 38 – Trabalhar ao lado das verdinhas é tudo de bom.
Imagem 39 – Costela de adão em meia sombra: a luz preferida para a espécie.
Imagem 40 – Combinar madeira com urban jungle é sempre uma boa pedida.
Imagem 41 – Banheiro urban jungle: mini SPA dentro de casa.
Imagem 42 – Quarto urban jungle para noites de ar fresco e puro.
Imagem 43 – Que tal reunir suas plantinhas em uma estante?
Imagem 44 – Mini urban jungle na parede.
Imagem 45 – Aqui, a dica é usar uma base branca e preta para as plantas da urban jungle.
Imagem 46 – A faixa azul pintada na parede e no teto demarca o espaço da urban jungle.
Imagem 47 – Sala urban jungle: respire e descanse!
Imagem 48 – Olha que ótima ideia para aproveitar o espaço da escada.
Imagem 49 – Parede de tijolinhos e pintura botânica para receber a urban jungle no quarto
Imagem 50 – Apartamento urban jungle: qualquer espaço pode receber plantinhas.