É um produto derivado do leite de vaca. Para ser fabricada, é necessário bater o leite até que se transforme em uma emulsão de água e gordura. Estamos falando da manteiga, que até umas décadas atrás, era considerada um dos grandes vilões da saúde, por conta do crescente número de obesos e pessoas com problemas cardíacos.
Hoje em dia, mesmo sendo um alimento rico em gorduras saturadas e com colesterol alto, grande parte dos nutricionistas indica o uso na culinária ao invés de óleos vegetais, que não nutrem e prejudicam a saúde. Consumido em doses razoáveis, a manteiga cai bem no pão francês quentinho, passando por massas, molhos, bolos, refogados, risotos e onde mais sua criatividade permitir.
O assunto dá água na boca, não é mesmo? O mais impressionante ao falar sobre a manteiga é que ela não tem apenas propriedades culinárias. Esse produto derivado do leite, pode ser usado em diversas funções, desde conserva de outros alimentos até para acabar com ranger de uma porta.
Usos da manteiga
Está surpreso com tamanha utilização? Veja mais sobre 9 usos da manteiga que podem te salvar no dia a dia!
1. Conservar cebolas
A grande maioria das receitas culinárias leva apenas metade de uma cebola em seus preparos. O problema é com aumento desenfreado nos preços dos alimentos, além de pensar em termos de sustentabilidade, não podemos simplesmente desperdiçar comida. Pensando nisso, você pode passar um pouco de manteiga na outra metade da cebola cortada. Isso ajudará a mantê-la fresca por mais tempo na geladeira.
2. Conservar o queijo na geladeira
Você já retirou um pedaço de queijo da geladeira e notou que ele estava ressecado? Existe uma forma de evitar esse problema: assim que você comprar o queijo e levá-lo ao refrigerador, passe um pouco de manteiga em torno dele. Essa ação impedirá que este resseque com facilidade e o melhor, prevenirá a formação de fungos no queijo, como o bolor.
3. Amenizar o cheiro forte de peixe
Para quem ama frutos do mar, o peixe costuma ser o protagonista dos pratos. Mas independentemente da maneira que você for cozinhar esse peixe, ele costuma deixar um cheiro forte, ou melhor, um odor desagradável nas mãos. Para amenizar esse inconveniente, você só precisa passar manteiga nas mãos, aguardar agir por alguns minutinhos e, para finalizar, lavar as mãos normalmente.
4. Tornar uma faca antiaderente
Não tem nada pior do que cortar um alimento e ele grudar na faca. Parece até que existe uma cola invisível. Normalmente, caramelos, marshmallows ou tortas costumam ser difíceis nessa tarefa. Contudo, para facilitar nesse processo e deixar tudo mais fácil, sem que você perca horas cortando legumes, você só precisa untar a faca que será usada com um pouquinho de manteiga antes de começar a cortar.
5. Eliminar o ranger das portas antigas
Tem alguma porta da sua casa que faz um barulho alto quando é aberta ou fechada? Há uma maneira bem fácil de acabar com esse problema: basta passar manteiga! Você deverá aplicar um pouco desse derivado do leite nas dobradiças da porta e pronto! Os barulhos irritantes sumirão em um passe de mágica!
6. Remover manchas de água de móveis de madeira
Já aconteceu de você colocar um copo com gelo ou uma garrafa gelada em cima da mesa de madeira e um pouco depois, notar que há uma mancha de água no móvel? Apesar de chatinha, saiba que para remover essa mancha é mais fácil do que você pensa! Veja o passo a passo:
- Primeiro, passe um pouco de manteiga sobre a mancha de água;
- Após isso, deixe à noite inteira descansado com a manteiga;
- Pela manhã, limpe a região com um pano limpo e seco;
- Pronto: as manchas terão sumido!
7. Dar brilho a artigos de couro ou a metais
Quer devolver o brilho antigo a uma peça de couro ou uma de metal? Basta você passar um pouco de manteiga na superfície dessas peças. Em seguida, esfregue com um pano limpo e seco. Pronto: o brilho dessas peças voltará rapidamente!
8. Limpar cola das mãos
Foi colar um objeto e automaticamente grudou a mão junto? Para limpar todos os resquícios de cola, basta passar um pouco de manteiga em suas mãos.
9. Remover um anel preso
Foi experimentar um anel e agora ele não sai de forma alguma? Coloque um pouco de manteiga no seu dedo, dessa maneira o anel sairá rapidamente.
Diferentes tipos de manteigas
Depois de falarmos sobre as utilizações um tanto curiosas da manteiga, conheça mais sobre os diferentes tipos desse derivado do leite tão apreciado!
Manteiga extrafina (ou de baratte)
Essa manteiga é originária de uma cidade próxima a Nantes (na França). Ela é considerada uma das mais saborosas dentre todas. Para sua fabricação, é usada uma batedeira de madeira (conhecida como baratte), que ajuda a conferir um sabor diferenciado. Na sua produção, é usado leite cru que não tem pasteurização (quando o leite não passa pelo aquecimento e resfriamento). Normalmente, o processo da manteiga extrafina é artesanal.
Manteiga sem sal
Essa é manteiga mais vendida e encontrada em todo o mundo. Ela pode ser utilizada em diversos tipos de receitas, que vão desde pães, bolos e tortas. Seu método de fabricação é extremamente simples, já que a partir da nata ou do creme de leite pasteurizados, a manteiga é fabricada. Por não ter sal em sua composição, ela é melhor alternativa para a culinária e, claro, para o consumo diário.
Manteiga com sal
A manteiga com sal é preparada do mesmo modo da sem sal, sendo produzida através do creme de leite ou da nata pasteurizados. Contudo, a diferença entre ambas está no aditivo sal, que funciona como conservante. É importante sempre lembrar que existem opções com menos ou mais sódio e, ainda que seja mais gostosa comparada à manteiga sem sal, ela pode fazer muito mal à saúde.
Ghee (conhecida também como manteiga clarificada)
A ghee tem origem na culinária indiana. Ela que também é chamada de manteiga clarificada, pode ser definida como um tipo de óleo purificado, já que não possui as toxinas da gordura do leite. Além disso, ao contrário da manteiga comum, ela tem uma digestão mais fácil, é nutritiva, tem antioxidante e é rica em vitamina A.
Existem alguns estudos que afirmam que a ghee é considerada um superalimento, especialmente para atletas, já que auxilia na energia para prática de exercícios. Outra vantagem é que ela aumenta a resistência muscular.
Manteiga fermentada (chamada também de acidificada)
Por fim, há um tipo de manteiga com um gosto mais forte, chamada de acidificada ou fermentada. Ela tem um sabor mais picante. Além disso, ela recebe adição de cultura de bactérias e tem um teor maior de gordura em comparação às outras manteigas.
Gostou de conhecer os diferentes os usos da manteiga? Veja também os usos do sal em casa.