Está pensando em fazer um churrasco em casa nesse fim de semana? Ótimo! Mas antes de comprar as carnes e a cerveja é importante fazer um check list de todos os utensílios para churrasco que serão necessários para o preparo e o momento de servir as carnes.
Pois é! Tão importante quanto comprar uma carne de boa qualidade é ter em mãos os acessórios certos – que vão desde os básicos até os utensílios mais especializados – não só para facilitar e otimizar o trabalho do churrasqueiro, mas, sobretudo, para garantir que a carne fique bem suculenta e macia.
Bora então anotar tudo o que você vai precisar?
10 utensílios para um churrasco perfeito
Facas
Quem nunca passou perrengue com uma faca sem corte que atire a primeira pedra!
Uma faca afiada e de corte preciso é tudo o que um mestre churrasqueiro precisa para começar um churrasco de qualidade! Acontece que as carnes são tratadas e preparadas por etapa e para cada uma dessas etapas existe um tipo de faca mais adequada.
A faca do chef, por exemplo, é indicada para o momento de cortar as carnes, já que seu tamanho maior favorece um corte preciso sem agredir as fibras da carne. Outro tipo comum é a faca de desossa, que com suas lâminas afiadas e pontiagudas removem os ossos com precisão, sem desperdício de carne.
Já para o momento de cortar e servir carnes assadas ou grelhadas diretamente na mesa, o mais indicado é usar a faca trinchante. A lâmina longa e fina dessa faca permite cortes mais suaves e uniformes, ideal para carnes mais macias como picanha, contrafilé, cordeiro, javali e aves.
Tenha em mãos também uma boa faca de serra para cortar pães e outros acompanhamentos do churrasco também! E, para garantir que o corte das facas esteja afiado até o fim do churrasco carregue com você um amolador e use-o sempre que achar necessário.
Espetos
Os espetos para churrasco são polêmicos. Isso porque tem quem prefira passar bem longe deles, já que o furo provocado pelo utensílio compromete a qualidade da carne ao deixar o suco escapar, fazendo com que a carne resseque.
Contudo, os espetos podem ser usados desde que você saiba o tipo certo de carne a ser colocada nele. Os espetos longos e retos são indicados para carnes inteiras. Já os duplos ou triplos preparam diferentes tipos em uma única peça como linguiças, camarões, coração, aves e espetinhos.
Grelha
A grelha, ao contrário do espeto, é indicada para assar carnes sem que elas percam o suco e, consequentemente, mantenham a textura bem suculenta e o sabor defumado característico do churrasco.
A vantagem da grelha é que tanto as carnes, quanto pães e legumes, são assados por inteiro e de modo mais uniforme do que acontece com o espeto. Mas, para ter sucesso com o uso da grelha, é importante mantê-la a uma distância adequada da brasa. Se ficar perto demais, ela queima. Se ficar longe, ela cozinha, ao invés de assar.
E se puder escolher, a grelha argentina é uma das mais recomendadas, uma vez que possui uma chapa inteiriça na parte debaixo impedindo que a gordura da carne caia na brasa e levante muita fumaça.
As carnes mais indicadas para assar na grelha são aquelas sem ossos, como contrafilé, maminha, picanha, fraldinha, peito de frango e linguiça.
Avental
Não é só uma questão de estilo, ok? O uso do avental traz muita praticidade para quem está na linha de frente do churrasco!
Primeiro porque ele impede que gorduras, faíscas e outras sujidades caiam diretamente na roupa. Segundo, porque muitos modelos de aventais possuem bolsos que ajudam (e muito) o mestre churrasqueiro a ter tudo o que precisa em mãos na hora de manusear as carnes.
Tábua
Não dispense o uso de tábuas durante o churrasco. Elas servem para auxiliar o preparo das carnes, mas, sobretudo, são coringas na hora de fazer o corte e servir carnes e acompanhamentos. Sem contar também que mantém tudo mais higiênico!
Tenha pelo menos três tábuas diferentes para usar durante o churrasco. Uma para os alimentos crus que ainda serão preparados, outra para as carnes assadas e outra para o corte de legumes, pães e queijos. Dessa forma, você evita que um alimento “pegue” o sabor do outro.
As tábuas de madeira são as mais indicadas pela sua resistência, mas você também pode optar pelas de vidro que são fáceis de limpar. Evite apenas as de plástico por uma questão de higiene.
Garfo
O garfo é muito útil na hora de segurar e servir as carnes já assadas diretamente no prato. Mas não estamos aqui nos referindo aquele garfo utilizado no momento das refeições.
O garfo do churrasco é aquele comprido de apenas dois dentes pontiagudos e afiados, conhecido também como garfo trinchante. No entanto, ele não deve ser usado para manusear as carnes que ainda estão na brasa já que acaba causando furos, fazendo com que perca sua suculência.
Pegador
E se você não pode usar um garfo para virar as carnes vai usar o quê? Boa pergunta!
O mais indicado é o uso de um pegador ou pinça com mecanismo de trava. Com esse simples acessório você pode virar, mover e retirar os alimentos da churrasqueira com mais facilidade e segurança!
Acendedor para churrasco
O acendedor não é um item tão indispensável, mas pode quebrar um galho, especialmente para quem não tem muita experiência ao acender a churrasqueira e quer iniciar o fogo de forma fácil e controlada ao contrário de métodos tradicionais, como fósforos ou isqueiros.
O elétrico é o mais rápido e seguro de todos, uma vez que basta encostá-lo no carvão e pronto. Mas existem também outros tipos facilmente encontrados em supermercados como acendedores em gel, líquido e bastão.
Termômetro
Item importante para garantir que as carnes atinjam o ponto desejado com maestria especialmente para bifes, aves e costelas, onde um pequeno intervalo de temperatura é capaz de fazer uma grande diferença no resultado final!
É a sua primeira vez usando? Calma, é fácil e não tem segredo! Basta inserir a sonda do termômetro na área mais suculenta da carne e aguardar alguns segundos para obter a leitura.
Ventilador ou leque
Um legítimo churrasco sempre começa na hora do almoço e vai se estendendo até o final da noite.
Para garantir que as brasas mantenham-se acesas e sempre no ponto certo, recorra a ajuda de ventiladores ou leques. Com eles, é possível controlar a intensidade do fogo e manter a temperatura ideal para cada tipo de carne.
Apenas tenha cuidado no uso excessivo para não respingar cinzas soltas ou fragmentos de carvão e ocasionar um risco de incêndio, ok?
Pronto agora para fazer aquele churrasco de responsa e impressionar seus convidados? Arrasa!