Algumas coisas nessa vida são tão automáticas que simplesmente fazemos, sem ao menos questionar. E uma delas é varrer a casa.
Mas você sabia que existem alguns truques que ajudam a tornar essa tarefa mais fácil e eficiente? Pois é!
Então esqueça tudo o que você achava que sabia sobre como varrer e organizar a casa e surpreenda-se com as dicas que vamos te dar a seguir. Vem ver e aprender!
Como varrer a casa: dicas para facilitar sua vida
Escolha a vassoura certa
Não dá para varrer a casa sem vassoura, certo? Então a primeira coisa que você precisa fazer é providenciar a vassoura certa para cada tipo de ambiente ou sujeira que pretende limpar.
Para dentro de casa, procure usar uma vassoura de cerdas macias e pelo curto. Para áreas externas, a vassoura de cerdas longas e grossas, como a piaçava, é a mais indicada.
Precisa limpar os cantinhos? Use uma vassoura com cerdas angulares que favorecem a limpeza desses espaços mais difíceis de serem alcançados.
E outra coisa importante: nem pense em usar aquela vassoura velha e detonada que está aí na sua despensa. Vassouras com cerdas desgastadas e emboladas não limpam, apenas espalham a sujeira. Então, se a sua vassoura está pedindo socorro, é hora de aposentá-la e comprar uma nova.
Do fim para o começo
Com a vassoura em mãos, parta para a limpeza. E qual o jeito certo de fazer isso? Sempre do fim para o começo. Ou seja, comece varrendo o cômodo mais distante até chegar na porta de entrada.
Essa tática evita que você tenha trabalho dobrado e, pior, leve a sujeira de volta para os cômodos que já estão limpos.
Divida o ambiente
Outra dica que ajuda muito na hora de varrer a casa, especialmente no caso de espaços maiores é dividir o cômodo em quadrantes. Isso significa traçar linhas imaginarias formando quadrados, dessa forma fica mais fácil não se perder na hora da varrição e evitar sujar aquilo que já foi limpo.
Não se esqueça dos cantinhos
Os cantinhos da casa são os que mais acumulam pó e pelos. Por isso mesmo, você precisa dar uma atenção especial para esses espaços. Use, de preferência, uma vassoura com cantos angulares. Mas se não tiver uma, sem problemas.
Apenas tenha o cuidado de limpar esses cantinhos para garantir que nenhuma poeira ficou para trás, ok?
Como varrer sem erguer pó?
Um dos maiores problemas de limpar a casa com a vassoura é o fato de que ela ergue muito pó. Isso é péssimo principalmente para quem tem problemas respiratórios e alérgicos.
No entanto, é possível reduzir essa nuvem de poeira com uma estratégia simples: passe a vassoura lentamente, com espaçadas curtas e controladas. Além dessa, outras táticas também podem te auxiliar, confira:
Recolha o pó de cada cômodo
Se você é do tipo que sai varrendo e deixa para recolher o pó somente quando chega no último cômodo, então está na hora de repensar essa atitude.
O ideal é recolher o pó com a pá de lixo após varrer cada ambiente da casa. Dessa maneira, as chances da poeira se espalhar por outros cômodos é menor e o seu trabalho de ficar recolhendo o pó do chão também diminui bastante.
Cuidado com as correntes de vento
Nada pior na hora de varrer a casa do que lidar com as correntes de vento que espalham todo o pó que acabou de ser recolhido. Por outro lado também não é legal manter portas e janelas fechadas na hora de varrer, já que a casa precisa “respirar”.
O que fazer então? A dica é manter apenas uma porta ou janela aberta, assim as correntes de ar não se formam. Quando acabar de varrer tudo, aí sim você pode abrir a casa novamente para arejar e ser feliz!
Finalize com um pano úmido
Acabou de varrer tudo direitinho? Então dê aquele toque final na limpeza, sabe como? Com um paninho úmido.
Umedeça um pano de chão e se quiser dilua em um balde algumas gotas do seu desinfetante favorito. Feito isso, passe o pano no chão com a ajuda de um rodo. Dessa forma você garante que todo o excesso de poeira seja removido e o chão ficará limpinho e brilhante!
Lembre-se apenas de deixá-lo secar bem antes de usar os ambientes novamente.
Varrer sem vassoura
Existem maneiras de varrer a casa sem usar a vassoura. Para eliminar o pó sem esse instrumento “mágico” a dica é apostar no aspirador de pó ou no MOP.
O aspirador de pó é um velho conhecido e garante limpezas bem eficientes e sem erguer poeira, mas você vai precisar lidar com todo o barulho emitido pelo aparelho. Outra opção é usar o MOP, aquele misto de vassoura e rodo que promete acabar com a poeira ao mesmo tempo em que passa pano no chão.
Limpe a vassoura
Com tudo higienizado e cheiroso, chegou a vez de dar um trato na sua amiga de todas as horas. Sim, você precisa limpar a vassoura antes de guardá-la novamente!
Para os casos em que a sujeira é apenas pó, pelos e detritos, limpe a vassoura esfregando-a delicadamente com uma escova ou usando outra vassoura (de preferência uma de cerdas duras, como a piaçava) para remover o excesso de pó que ficou grudado nas cerdas.
Como varrer a casa rápido?
É possível varrer a casa num zás trás? Sim, é possível! A dica aqui é focar apenas nas áreas que mais acumulam poeira, deixando os demais ambientes para os dias de limpeza mais pesado.
Varra, por exemplo, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o corredor. Os quartos e o home office podem aguardar pela limpeza semanal. É importante também manter um ritmo constante e limitar o tempo em cada cômodo, para evitar que se concentre demais em uma área específica.
Para ajudar a conservar esses ambientes limpos, tente não deixar as janelas abertas por muito tempo, assim como também é legal evitar fazer refeições nesses ambientes.
De quanto em quanto tempo é preciso varrer a casa?
No mundo ideal, a casa deve ser varrida todos os dias para evitar que o pó se acumule e prejudique a saúde respiratória dos moradores.
Mas se isso não é possível de ser feito diariamente no mundo real, estabeleça dias alternados de varrição. Outra possibilidade é varrer apenas as partes centrais e mais utilizadas da casa, assim você economiza tempo e energia para outras tarefas importantes.
Dicas para conservar a vassoura
Não adianta querer varrer a casa com uma vassoura velha e mal acabada. E a melhor maneira de garantir a vida útil da sua vassoura é conservando-a corretamente. Veja os segredos dos especialistas:
- Nunca guarde a vassoura com as cerdas apoiadas diretamente no chão para não deformá-las. Use um suporte para pendurá-las de modo suspenso ou, ainda, coloque-as com as cerdas viradas para cima;
- Sempre limpe a vassoura após o uso. Essa é a maneira mais eficiente de conservar a vassoura e garantir limpezas eficientes;
- Quando a vassoura estiver muito suja, deixe-a de molho em uma mistura de água quente e detergente. A sujeira vai se desprender e as cerdas ficarão como novas;
- Evite usar a vassoura em tapetes, carpetes e superfícies úmidas para não danificar as cerdas e diminuir sua eficácia;
- A vassoura piaçava pode ficar com as cerdas esgarçadas depois de algum tempo de uso. Quando isso acontecer corte as pontas e a vassoura ficará como nova!
Agora que você já sabe como varrer a casa do jeito mais eficiente é só ligar o som, colocar sua música preferida e começar a faxina!